Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Análise do recém-lançado Fedora 9

“Hoje foi lançado a versão da distribuição Linux Fedora, o Fedora 9. A última e maior versão do Fedora, que tem o codinome de Sulphur, está disponível para download e oferece excelentes melhorias e incrementos, além de novas funções. No artigo abaixo falamos sobre as novas funcionalidades, aplicações adicionadas ao sistema e as melhorias aplicadas. Uma avaliação da nova versão da distribuição.”

Enviado por Rodrigo Menezes (rmenezesΘfedoraproject·org) – referência (rmenezes.orgfree.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    valdeir (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 11:47 am

    O fedora é pesadao, como seu antecessor o Redhat 9.0, mas em compensação é para MIN a distro mais adequadapara leigos com computador NOVO. Pelo sua facilidade, suporte e comunidade!
    Espero que continue como uma distro da comunidade assim com Debian e Slackware!!
    abraços!

    valdeir (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 11:51 am

    ops escrevi com alguns erros corringindo….

    O fedora é pesadão, como seu antecessor o Redhat 9.0, mas em compensação é para MIN a distro mais adequada para leigos com computador NOVO, pela sua facilidade, suporte e comunidade!
    Espero que continue como uma distro da livre assim com Debian e Slackware!!
    abraços!

    Rodrigo Menezes (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 12:17 pm

    Valdeir, acho que você deveria testar o sistema novamente.

    Não tem como você querer comprar o Fedora 9 com o RH 9, a diferença dos dois é só de 4 anos!!!

    O Fedora teve pontos positivos e negativos no passado, mas hoje se mostra uma das distribuições mais estáveis, com um volume de ferramentas para seus usuários cada vez mais imprescindíveis, levando o Linux para mãos que nunca o viram antes.

    Lógico que com a implementação de novas versões de software o Fedora pode ter ficado mais pesado do que o Red Hat 9, isso é esperado, assim como todas as outras distribuições. Não tem como comparar uma versão atual do Slackware contra uma versão de 4 anos atrás… Se quiser falar em performance, o Fedora tem melhorado muito a resposta do sistema, ficando cada vez mais leve e rápido.

    Se o seu problema é falta de equipamento, então tirar a interface gráfica ou utilizar alguma alternativa mais leve com o Xfce ou Windowmaker vai resolver a sua vida.

    Tenho alguns servidores rodando o F8, e acredito que vou instalar muitos F9 ainda, lógico que não vou colocar um Gnome ou KDE neles, certo?

    Vale a dica, baixe o sistema e teste ele, não necessariamente em um live CD pois ele é limitado ao barramento do leitor de CD, teste instalando o sistema em um Pen Drive, fica bem mais rápido (lógico que nada se compara com a instalação do sistema).
    Abraço,

    Rodrigo Menezes

    Rodrigo, boa tarde.

    Não há como negar que o Fedora é um pouco pesado sim, se comparado a distros atuais como slackware (está bem, apelei) ou Mandriva 2008.1 e acho até um pouco mais pesado que o Ubuntu 8.04 que muita gente está reclamando do peso. Infelizmente as distribuições estão sim, ficando cada vez mais pesadas e exigindo cada vez mais equipamentos…. O Suse, por exemplo está bastante pesado e exigindo um bom harsware pra rodar confortavelmente, lembro que uma máquina c/ processador AMD athlon de 02 anos atrás e 512 M de RAM eu rodava o SUSE com muita rapidez, hoje todas esssa distros ficam um pouco pesadas em um Pentiun 4 c/ 512 M de ram que possuo. O Mandriva parece ser mais leve, não sei o motivo, mas o Fedora 9 que tenho instalado em minha máquina (c/ 512M) consome toda a RAM e mais um pouco do swap com poucos programas abertos, como o Firefox e o terminal. Acho que o Linux tem evoluído muito, principalmente na faciliade de instalação e detecção de periféricos, mas no uso no dia-a-dia acho que não mudou tanto não e o consumo de recursos tem sido muito maior que o ganho em outras áreas.

    A propósito, tem um bug no Firefox do Fedora que existe desde o Fedora 4 se não e engano. Muda Firefox (1.5->2.0->3.0), muda Fedora (4…5…6…7..8..9), mas o bug permanece lá firme e forte. Pra mim isso depõe contra a qualidade da distro, embora eu continue a achá-la muito boa.

    Um abraço.

    valdeir (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 1:46 pm

    Caro amigo Rodrigo Menezes
    Não quis comparar o Redhat 9.0 com o fedora core 9, e sim lembrar que ele mantem o bom suporte da Redhat!
    Quanto ao sistema pesado, devo concorda com o laurocesar,sem tirar, nem colocar. Não foi só o fedora que engordo, mais todas as distro, pois elas(inclusive o Slackware) vem utilizando os novos recursos para deixar mais facil e pratico o linux.Vide:hal, dbus, udev, Xorg(que esta mais pesado que o antigo X), o proprio kernel que também ja passa dos 2MB!.
    Queria dizer que EU torço para que ela(fedora), apesar de ser de uma EMPRESA, fique sempre disposta e ouvindo a comunidade, assim como Debian e Slackware!
    abraços !

    Rafael (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 2:01 pm

    Não foram as distribuições que se tornaram pesadas. Foi o KDE, o Gnome, o OpenOffice e assim por diante. O kernel é o mesmo para todas, assim como os programas.
    Qualquer distro é leve contanto que se escolham os programas corretos como lembrou Rodrigo.
    Não para comprar o “peso” de uma distro de hoje com o peso de 2 anos atrás porque os programas mudaram e ficaram mais pesados.

    Rodrigo Menezes (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 2:47 pm

    “Queria dizer que EU torço para que ela(fedora), apesar de ser de uma EMPRESA, fique sempre disposta e ouvindo a comunidade, assim como Debian e Slackware!”

    Valdeir,

    Tenho uma boa notícia pra você, a idéia do Fedora sempre foi liberar a distribuição para que a comunidade dê continuidade a ela, e nesse estágio do Fedora 9, a comunidade ganhou mais um ponto. Agora, a bancada de líderes do projeto é composta principalmente por membros da comunidade, não mais funcionários da Red Hat. Com cautela a empresa conseguiu manter uma base legal de desenvolvimento e equipes fortes trabalhando com ele. Nisso a RH se sente cada vez mais confiante e dá o gerenciamento da distribuição para a comunidade.

    Lógico que muitas aplicações são desenvolvidas só pela RH e colocadas no Fedora como o PackageKit, Anaconda, etc… mas todas essas frentes tem o seu desenvolvimento aberto para que a comunidade possa trabalhar com o desenvolvimento, e em um futuro próximo a RH possa ser somente uma patrocinadora do Fedora.

    Agradeço a torcida de todos, e queremos que a distribuição seja cada vez mais forte. Uma grande vantagem que já vejo hoje é o fato de todo o desenvolvimento do sistema seja feito ouvindo nossas reclamações. Por exemplo, o redimencionamento de discos pelo Anaconda foi feito para usuários poderem redimensionar suas partições Windows por exemplo, quem nunca quis fazer isso?

    Abraço a todos,

    Rodrigo Menezes

    Epa, o tapping do touch pad de meu note não está funcionando com o Fedora 9… Arrumei o CD da versão de pré-lançamento do F9 e ele desistiu, pois não conseguiu fazer o tapping funcionar no Note dele. Pois bem, baixei a versão final onté à tarde e estou testando agora em meu note e… o tapping continua sem funcionar. Procurei o xorg.conf e não o encontrei, achei através do oráculo esse bug, agora estou com a dúvida, será que instalo o F9 ou deixo o F8? A vontade de exprimentá-lo é grande, mas se eu não conseguir pôr o touch pad pra funcionar corretamente? Alguém por aí tá com o mesmo problema? Sabe como resolvê-lo?

    Um abraço a todos.

    Outra: quando clico em Sistema > About this computer o nome da versão aparece como “Lançamento” ao invés de Fedora 9, por exemplo, estranho né?

    João (usuário não registrado) em 14/05/2008 às 4:03 pm

    Ops. Resolvi o problema do meu notebook, que com o ubuntu 8.04 não rodou, parecia que iria torrar o LCD.

    Funcionou perfeitamente o LCD,e a cada release o Fedora está mais leve.

    Parabéns FEDORA !!!

    João, seu touchpad funcionou de primeira?
    Notei que o sendmail, por exemplo, não é habilitado no boot, devem ter dado uma enxugada nos serviços desnecessários para um desktop comum…

    João, seu touchpad funcionou de primeira? Instalou qual versão? A minha foi a live com Gnome.
    Notei que o sendmail, por exemplo, não é habilitado no boot, devem ter dado uma enxugada nos serviços desnecessários para um desktop comum…

    Rodrigo Menezes (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 9:59 am

    Lauro,

    Volte para a página de bugs que você linkou acima, não era uma falha do sistema e sim uma decisão (errada no meu ponto de vista) de se desabilitar o tapping.

    Tem duas opções, ou atualiza o pacotes do synaptic (http://www.ocf.berkeley.edu/~bobk/packages/ , pacotes fornecido pelo Bob Kashani), precisa de reboot ou edita as informações o X.org, segue o link novamente, é o penúltimo post:

    https://bugzilla.redhat.com/show_bug.cgi?id=439386

    Valeu, Rodrigo! Obrigado!

    Acho que essa decisão acabou virando um “bug” para os usuários, pois quem não for atrás de respostas ficará com esta impressão, aliás, decisão equivocada em minha opinião.

    Um abraço.

    PS.: De qualquer forma, estou testando o Mandriva 2008.1 aqui e, graças a coisas assim (e principalmente a um bug persistente no Firefox), o Fedora pode perder um usuário, não que isso faça grande diferença para o projeto (o Fedora é grande em vários sentidos), mas para uso em desktop, por enquanto o Mandriva parece estar um passo a frente das outras distribuições.

    Desculpe, mas essa é minha opinião pessoal e momentânea, pode ser que mude amanhã, quem sabe.

    Rodrigo Menezes (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 12:39 pm

    Já está sendo revisto a posição em relação ao driver do Synaptic, acredito que na próxima atualização já venha com a correção.

    Concordo com você que a distribuição tem que ser montada para atender o usuário, e infelizmente o Fedora apresenta essa decisão que pode lhe prejudicar um pouco. Bom, se quiser voltar a testá-lo e precisar de ajuda, estamos a disposição.

    Tem o link sobre o bug do Firefox? É aquele de não conseguir imprimir um texto marcado?

    Abraço,

    Rodrigo Menezes

    Olá Rodrigo, espero que revejam mesmo esta nova “feature” do Fedora 9… E espero sim em breve testá-lo novamente e faço votos que corrija estes pequenos, mas chatinhos, problemas. Sobre o bug do firefox eu havia colocado o link na mensagem anterior, é este aqui:

    https://bugzilla.redhat.com/show_bug.cgi?id=221336

    Um abraço e até outra hora.

    Rodrigo Menezes (usuário não registrado) em 15/05/2008 às 2:48 pm

    Bom,

    Mandei um e-mail respondendo o Paul Frields, líder do projeto, mostrando esses dois problemas que estão atrapalhando a adoção do sistema aqui. Vão tirar o meu couro dizendo que mandei o e-mail para a lista errada mas acredito sair com uma resposta sobre ele, hahaha.

    Abraço!

    Rodrigo Menezes (usuário não registrado) em 16/05/2008 às 10:09 am

    Até agora não tive resposta não, me pediram pra falar com o pessoal do Devel-list, a lista de discussão gigante do Fedora. Tem um amigo que é assíduo participante dessa lista, vou pedir pra ele postara reclamação e ver o que o pessoal responde.

    Att,

    Rodrigo Menezes

    É infelizmente, difícil de entender como um probleminha pequeno, chato e fácil de resolver pode demorar tanto tempo pra ser resolvido!

    Um abraço.

Este post é antigo (2008-05-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.