Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Análise do gNewSense 2.0 DeltaH

o gNewSense, distribuição ultra-ortodoxa apoiada pela Free Software Foundation baseada no Ubuntu mas que não inclui nenhum componente que seus mantenedores não considerem completamente livre, teve lançada recentemente sua versão 2.0 DeltaH.

Nesta análise, um usuário que não se considera parte do público-alvo da distribuição analisa a versão recém-lançada e comenta as funcionalidades, desempenho e qualidade do que encontrou.

Saiba mais (techiemoe.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    arch (usuário não registrado) em 7/05/2008 às 11:15 pm

    Abaixo a essa ‘distro’.

    arch (usuário não registrado) em 7/05/2008 às 11:20 pm

    I noticed a few holdovers in the Add/Remove programs menu that I was surprised by. There was a check box for NDISWrapper and the Nvidia drivers….

    Distribuição tão ortodoxa (vagabunda) que usa uma variante do Debian e nem mesmo faz uma limpeza ‘étnica’ completa entre pacotes ‘gpl’ e não gpl, por isso deixou escapar esta opção de instalar os drivers da nvidia.

    Eu perdi um CD só pra testar essa COISA, que porcaria!

    Eu acho uma iniciativa positiva a dessa distribuição. Meus parabens paraos idealizadores do projeto. É bom ver que ainda existem pessoas preocupadas com a liberdade de software.

    self_liar (usuário não registrado) em 8/05/2008 às 12:00 am

    Vai demorar um pouco pra purificar a distribuição.Talvez eu posso colaborar pra limpar a gNS logo.

    Pra vc ver a situação de como as pessoas “colaram” o software proprietário com o livre.

    Mas mesmo assim estou muito satisfeito com ela.Legal que nem o ubuntu.

    O unico detalhe é que ela só lança versões após 18 meses

    E a sensação é que estou contribuindo ativamente para uma sociedade melhor sem precisar pedir “justiça” na televisão.
    As pessoas deveriam entender que pirataria e falta de privacidade que o windows nos força são igualmente problemáticas a violencia e a pobrez.
    .

    gabriel (usuário não registrado) em 8/05/2008 às 6:57 am

    Também acho o gnewsense uma boa iniciativa, o público interessado num sistema 100% livre tem mais uma opção.

    Não entendo é a repulsa de alguns trolls em relação à distro. Já vi pessoas que usam linux e que não se incomodam em usar drivers proprietários. Mas usuários linux se incomodando com o fato de outros usuários não usarem drivers proprietários, me parece realmente estranho.

    lordtux (usuário não registrado) em 8/05/2008 às 8:14 am

    No mundo de hoje, com tudo que se tem, filmes, musicas, jogos, uma distribuição assim não vinga.

    No mundo de hoje, com tudo que se tem, filmes, musicas, jogos, uma distribuição assim não vinga.

    Bem, algumas pessoas ainda usam o computador para trabalhar… Você sabe, produzir documentos, gerar código, fazer cálculos financeiros, desenhar, modelos 3D, emitir notas fiscais, rodar um servidor de e-mail/WEB, prestar assistência on-line. Coisas assim.

    gabriel (usuário não registrado) em 8/05/2008 às 11:17 am

    Bem, respondendo ao lordtux e complementando o comentário do Clésio Luiz:

    Utilizando um SO 100% livro você pode:

    -Músicas: Se você não for adepto da pirataria, basta passar seus CDs pro computador em formato ogg. Mas isso seria por preferência pessoal mesmo, já que o problema com o mp3 é o fato de ser um formato patenteado (patente não coberta no Brasil), mas há decoders livres que tocam mp3.

    -Filmes em DVD: Novamente se você não for adepto da pirataria, é possível assistir DVDs utilizando pacotes livres (libdvdread3…).

    -Vídeos: Ao que me consta, os únicos tipos de arquivos de vídeo que exigem pacotes proprietários para rodar em linux são aqueles dependentes do win32codecs e do realplayer,uma minoria.

    -Youtube: O gnash ainda está bastante instável, mas ainda assim é possível assistir youtube com ele. Sem contar que muita gente vive tranquilamente sem o youtube.

    -Jogos: Se você gosta dos grandes lançamentos em matéria jogos, esqueça o linux, seja gnewsense, ubuntu ou opensuse. Se quer apenas um joguinho de cartas ou xadrez pra se distrair de vez em quando, o gnewsense te supre.

    gabriel, discordo em parte do seu último comentário. Porque eu uso o linux como minha platadorma de jogos (nada de wine ou cedega), utilizando jogos livres (xmoto, world of padman, warsow, torcs, mania drive (e outros, muitos outros)) ou jogos proprietários (alguém já jogou o Penumbra Black Plague? Baixem o demo que é um jogo simplesmente inovador), seja pirata (sim, confesso. Eu tenho uma cópia não-autorizada do Shogo para Linux, mas acho que isso não tem muita importância, já que este jogo antigamente vinha em revistas que se comprava em qualquer banca ;-)), ou então os jogos emulador (zsnes, snes9x, gngeo) que, embora sejam livres, dependem de algo não tão legal (perante a legislação)… ;-)
    Para lançamentos, é bom esquecer mesmo, já que quase ninguém consegue acompanhar os últimos lançamentos (principalmente quando requerem um quad core com 4GB de RAM e Windows Vista com suporte à directX 11 (?) hauahua).

    Uso Linux como plataforma de jogos, e não sinto falta alguma do Windows (uso janelas somente para clarear a sala). Lógico que não poderia fazer isto de forma 100% purista (já converti todos os meus arquivos de áudio (baixados via torrent?) para ogg – o que representou uma economia enorme de espaço, mas como meu mp3player não toca este formato muito bem, uso muito mp3).

    Com relação à tocar dvd, eu confesso que tinha muito mais problemas para tocar dvd quando usava Windows (sim, já crackeei codec do powerdvd, pois quando comprei o pc, ele vinha com este programa, mas um dia tive que formatar o micro e aí? cadê o programa?). Já no Linux, instalo um ou outro pacote, e executo:
    $ xine dvd://
    Ou
    $ mplayer dvd://

    Ou com o VLC, ou com o ogle, ou com o kaffeine, ou smplayer, ou…

    Com relação ao flash, o fato de a adobe ter liberado as especificações dos formatos certamente permitirá que os desenvolvedores do gnash melhorem seu programa mas, como li na lista de discussões deles, com a documentação liberada será possível criar somente um player de flash, mas dificilmente um editor/criador de animações.

    Para quem utiliza profissionalmente o computador, é bem possível que o mesmo com Linux não supra suas necessidades (alguma área que não CAD, photoshop, flash e edição de vídeos?), principalmente no caso de uma distro ultra-ortodoxa, mas para o usuário comum uma distro popular é ais que suficiente (falou o capitão óbvio ;-))

    self_liar (usuário não registrado) em 8/05/2008 às 2:38 pm

    E a gnewsense é uma questão de estratégia.É uma tentatvia de ter um repositório 100% livre.
    Atualmente não podemos garantir que mesmo os repositórios livre tenham somente programas livres.Pra vc ter uma idéia,até mesmo no aiglx tinha código fechado e passava batido por todo mundo.

    Não sei mo que o tenchi fuma para ficar tão engraçadinho kakaka ;) queria só dar uma pitada neste cachibo hahaha, mas valeu pela dica do penumbra quando chegar em casa vou testar……mas no geral sou um pecador o <a href=”http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Stallman
    Santo Ignucio que me perdoe mas sou muito chegado em jogos proprietários, apesar de ter o cedega vi que existem bons jogos portados para o Linux, é so procurar…..

    Repetindo post anterior (maldito backspace) e aproveitando para pedir a volta na edição dos comentarios!!!!

    Não sei mo que o tenchi fuma para ficar tão engraçadinho kakaka ;) queria só dar uma pitada neste cachibo hahaha, mas valeu pela dica do penumbra quando chegar em casa vou testar……mas no geral sou um pecador o Santo Ignucio que me perdoe mas sou muito chegado em jogos proprietários, apesar de ter o cedega vi que existem bons jogos portados para o Linux, é so procurar……

    aff agora vai acho que ele ja esta me punindo!!!

    Santo Ignucio

    Me perdoe Santo Ignucio

    O que ta acontecendo com os links?

    Santo Ignucio

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 8/05/2008 às 11:44 pm

    Alguém poderia me explicar a vantagem entre instalar gNewSense e instalar o Ubuntu removendo os pacotes não livres?

    foobob (usuário não registrado) em 9/05/2008 às 1:34 am

    self_liar:
    “O unico detalhe é que ela só lança versões após 18 meses”

    Garanto que consigo remover todos os poucos pacotes proprietários em meu Ubuntu em menos de meia hora. Não entra em minha cabeça que alguém fique esperando 18 meses para provar o último Ubuntu com recursos removidos por outros.

    self_liar (usuário não registrado) em 9/05/2008 às 11:18 am

    Não ,mas eles também removem todos os códigos fechados e tentam nao deixar o usuário nao instalar nenhum pacote livre,mesmo que ele queira.

    Eu sei que você pode fazer isso,mas eles com o tempo estão purificando toda a base sem ninguém precisar mexer nos códigos fonte.

    E usar o gnewsense significa que nos estamos contribundo com uma sociedade melhor e apoiamos a idéia de um repositório 100% limpo.

    foobob (usuário não registrado) em 9/05/2008 às 1:51 pm

    “tentam nao deixar o usuário nao instalar nenhum pacote livre,mesmo que ele queira.”

    Eles tentam, é? Isso me parece interferência em minha vida digital tanto quanto a Microsoft.

    self_liar (usuário não registrado) em 9/05/2008 às 2:13 pm

    É porque a filosofia do software livre olha o software proprietário como um problema.Eles não recomendam instalar software fechado,mas nada impede que vc o instale.

    Acho que me interpretei mal.Não é que eles não deixam instalar ,mas eles não recomendam.Eles não vão te impedir ,mas também não vão te ajudar.
    Eles só tiram o repositorio restricted e alguns programas proprietários.

Este post é antigo (2008-05-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.