Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Alta disponibilidade: Xen ganha mecanismo de HA

“Manter a sincronização perfeita de múltiplos servidores Xen, cada um com diversas máquinas virtuais, não é tarefa das mais fáceis. Atualmente, é preciso replicar arquivos de configuração entre os servidores e manter sincronizado todo o restante da estrutura.

Felizmente, tudo isso pode mudar para melhor com o projeto Kemari. Trata-se de um software de código aberto (GPL) descrito por seus autores como “um mecanismo de código aberto para sincronização de máquinas virtuais para tolerância a falhas. Oferece uma técnica utilizável para tolerância a falhas que não requer o uso de hardware específico ou a modificação dos aplicativos ou sistema operacional”.

O objetivo do projeto é “manter as máquinas virtuais rodando transparentemente em caso de falhas de hardware”. Para isso, ele “transfere o estado da máquina virtual primária para a secundária quando a primária está prestes a engiar um evento para dispositivos como armazenamento e rede”.

A página do Kemari disponibiliza patches para o xen 3.3 e para o kernel Linux 2.6.18. Os patches permitem a replicação de toda a paginação de memória entre os servidores envolvidos, o que exige algum mecanismo de armazenamento remoto, como drbd, iSCSI, NFS ou nbd.

No anúncio feito à lista de desenvolvedores do Xen, os autores também citam slides sobre o projeto e um vídeo com uma máquina virtual Windows rodando perfeitamente após a queda do servidor primário.

Espera-se que o Kemari seja integrado ao Xen 3.4, a próxima versão estável do popular sistema de virtualização.”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxnewmedia.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    curioso_original (usuário não registrado) em 27/11/2008 às 6:03 pm

    Só falta agora os “contêinerizadores” (OpenVz, Vserver e FreeVPS) arrumarem algo do tipo – dá uma trabalheira danada colocar essa bagunça em ordem :)

    Meu sonho de consumo!!!

    Tenho usado o XEN para virtualizar alguns servidores e estou satisfeito com o resultado, mas não tenho redundância o que já me rendeu trabalho dobrado algumas vezes. Isso vai ser uma maravilha, principalmente quando integrarem tudo.

    Mas bom mesmo ficará quando conseguirem nos livrar do bom, porém velho, kernel 2.6.18.

    Já está a caminho:
    http://lists.xensource.com/archives/html/xen-devel/2008-11/msg00600.html

Este post é antigo (2008-11-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.