Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Acesso centralizado: PHP com autenticação via LDAP

“Não importa se o objetivo é escrever um aplicativo web próprio ou colaborar com uma solução de código aberto: armazenar as informações dos usuários em um diretório LDAP simplifica o gerenciamento do acesso entre diversos aplicativos, deixando a infraestrutura de TI mais consistente. A única coisa que faltava era a autenticação via LDAP…

O LDAP é o padrão estabelecido quando se trata do armazenamento de informações de usuários e endereços e, nessa área específica, funciona de forma mais eficiente que um banco de dados. De outro lado, o PHP dispõe de uma API de comunicação com esse serviço de diretório, que é utilizada por algumas aplicações web — infelizmente uma minoria delas atualmente — para autenticação de usuários. Este artigo ilustra como programar uma conexão LDAP a aplicações PHP.”

Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    isso é fundamental para se ter uma estrutura de gerenciamento de identidade efetiva.

    Pena que poucos desenvolvedores de aplicações web estejam cientes dos ganhos de usar a autenticação e autorização por meio de um repositório LDAP (mesmo que seja o AD).

Este post é antigo (2008-06-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.