Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


ABNT solicita a ISO cancelamento da aprovação da OOXML

Via IDG Now! (obrigado pela cortesia!): “A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) resolveu pedir à Organização Internacional para Padronização (da sigla em inglês, ISO) que cancelasse o processo ISO/IEC DIS 29500, responsável por tornar o OpenXML, da Microsoft, um padrão de mercado para documentos eletrônicos. A decisão é um desdobramento do pedido de reconsideração que a organização havia enviado à ISO para impedir a formalização do OpenXML, no final de maio. A ABNT espera uma resposta oficial da ISO para estudar suas próximas atitudes.”

Via Avi Alkalay: “Significa que além de o Brasil ter votado NÃO em todo o processo de normalização do ISO/IEC DIS 29500 (mais conhecido como padronização do OOXML), tivemos também coragem de peitar a ISO e pedir o cancelamento de todo o processo por irregularidades que foram documentadas e enviadas a ISO semanas atrás. Pelo que ouvi falar, isso nunca aconteceu antes em um processo Fast Track. Nunca inclusive houve uma apelação de nenhum país após um BRM antes do OOXML. Mas quatro países apelaram nesse caso. Nunca antes também os processos da ISO foram tão expostos a níveis populares.”

Via Linux Magazine:

“A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, acaba de solicitar à ISO o cancelamento de todo o processo de elaboração da ISO/IEC DIS 29500 e seu retorno como um novo item de trabalho (NWIP), seguindo o processo normal de elaboração (sem Fast-Track) no âmbito do ISO/IEC/JTC1/SC34. Isso significa que está sendo solicitado o cancelamento do processo de aprovação do padrão de documentos digitais OOXML da Microsoft.

A entrada da ABNT nessa briga pode virar definitivamente a balança em favor de todas as pessoas, instituições e entidades que foram contra esse processo de homologação. Muitos, inclusive, foram os questionamentos feitos à ISO durante todo o processo de avaliação da OOXML, apontando vários pontos considerados insatisfatórios e que, mesmo assim, permaneceram sumariamente ignorados pelo órgão internacional. Segundo o regulamento, apenas um único ponto negativo não solucionado é preciso para tornar inelegível um padrão. Se o pedido da ANBT for deferido, teremos então o retorno do padrão OOXML ao status de reavaliação perante a ISO.”


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Filipe Saraiva (usuário não registrado) em 26/06/2008 às 5:07 pm

    Isso é uma vitória não só para os entusiastas do padrão ODF, mas para a indústria, governos e entidades que desejam poder trocar e acessar seus documentos sem preocupações com o pacote office que utiliza.

    Parabéns à ABNT e aos brasileiros que, durante o preocesso, requisitaram a associação uma tomada de postura condizente com sua missão.

    Que satisfação !

    Jorge (usuário não registrado) em 26/06/2008 às 6:58 pm

    Eu sinceramente espero o deferimento do pedido. Mas infelizmente, empresas como a Microsoft utilizam métodos nada éticos de persuasão e creio que só é questão de tempo até que a Microsoft atinja seu objetivo. Hoje, com os governantes e instituições que temos, o interesse coletivo não é nada perto do interesse de grandes corporações… Infelizmente…

    Vinícius Vieira Marques (usuário não registrado) em 27/06/2008 às 12:14 pm

    Estou começando a achar que pelo menos um órgão público no país é justo e sensato: a ABNT.

    Parabéns à ABNT. Acredito que estão agindo de forma correta.

    A ABNT tem algumas atribuições públicas importantes, mas não é um órgão público.

Este post é antigo (2008-06-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.