Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Ovos de Páscoa, fim de ciclo no Kurumin, regulamentação de profissões de TI

Kurumin NG será baseado no Kubuntu – fim do Kalango e da série inicial do Kurumin: “Depois de informar sobre o possível fim do Kurumin e sobre a resposta do Morimoto dizendo que era apenas uma desaceleração do desenvolvimento, continuei observando, alguns usuários se juntaram e tentaram levantar um projeto de continuação, mas agora, numa reviravolta vejo que o Leandro Santos, desenvolvedor do Kalango informou que em conversa com o Carlos Morimoto assumiria a distribuição, ou melhor, tanto o Kalango como o Kurumin que conhecemos deixariam de existir oficialmente, dando passagem para uma terceira, o Kurumin NG (Next Generation), desta vez baseada no Kubuntu e não mais na versão estável do Debian.

Comunicado oficial da equipe do Kurumin NG: “Vale lembrar que o Kurumin NG é apenas baseado no Kubuntu, ou seja, só os repositórios serão em comum.

Podcast do IDGNow: BR-Linux e Computador para Todos: Às vezes o código aberto não é a solução completa, e o usuário precisa recorrer também ao código de defesa do consumidor.

Software Livre e BR-Linux no jornal “Estado de Minas”: O jornal “Estado de Minas” (EM) dedicou, nesta última quinta-feira, o seu caderno semanal de informática ao software livre, destacando o seu avanço nos mercados doméstico, corporativo e governamental.

Projeto que regulamenta as profissões de analista de sistemas e técnico de informática tem parecer aprovado na CCT: “A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou, nesta quarta-feira (5), parecer favorável do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao projeto de lei que regulamenta o exercício das profissões de analista de sistemas e técnico de informática.

Ovos de Páscoa no Software Livre: “Como estamos no mês dos ovos de páscoa, vou presentear vocês com alguns ovos de páscoa, não de chocolate, mas de softwares livres.

Mozilla Firefox 3 BETA 4: “Foi disponibilizada hoje a versão BETA 4 do Mozilla Firefox 3 para download.

Miguel de Icaza lamenta o pacto de patentes entre Novell e Microsoft: “Miguel de Icaza, o criador do Mono e vice-presidente da Novell, se manifestou sobre diversos tópicos em um recente evento tecnológico – incluindo a afirmação de que não está feliz com o pacto de patentes entre Novell e Microsoft.

A batalha pelo seu desktop: “PCMag fez um comparativo entre Ubuntu, Windows e Mac OS X.

Screenshots e novidades do Amarok 2.0: “O amarok 2.0 promete ser uma (r)evolução tão grande quanto o seu sucessor.

Cluster Debian com 320TB Lustre FS nos 1.5PB de discos para seqüenciamento de genoma: “Wellcome Trust Sanger Institute, Inglaterra roda um cluster Debian GNU/Linux em mais de 640 processadores com 320 Terabytes de “dados ativos”, como uma partição swap de memória virtual gigante, contida em seus 1.5 Petabytes de armazenamento em discos.

Lançado o GNOME 2.22: “Acaba de sair do forno a versão 2.22 do GNOME.

RepRap – impressora 3D livre já imprime vários objetos, inclusive suas próprias peças: “RepRap (Replicating Rapid-prototyper) é uma impressora que em vez de imprimir em pedaços de papel ela constrói partes mecânicas, usando uma técnica chamada de “Fused Deposition Modelling Rapid Prototyping”, que constrói os componentes em camadas de plástico.

A semana no BR-Linux: repórter desmascara vendedores de PC popular, Emacs e o novo Eee: Repórter se disfarça de consumidor e vai ao varejo ver como as lojas oferecem os micros com Linux: “Nessa reportagem do IDGNow, um jornalista fingiu ser um usuário e visitou 3 grandes varejistas para pesquisar sobre o Computador para Todos com Linux.

Lançado o GCC 4.3.0: “O recém-lançado GCC 4.3.0 contém substanciais novas funcionalidades não disponíveis nas versões anteriores.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    pssgyn (usuário não registrado) em 18/03/2008 às 2:55 am

    Que pena que o Kurumin está sendo descontinuado. Eu sou fã, usuário e admirador do Slackware e tenho o sentimento que também pode ser uma distribuição que pode a qualquer momento ser terminada. No caso do Kurumin, temos que parabenizar o Morimoto pelo seu excelente trabalho, numa luta inglória, solitária, mas que fez um belo trabalho pelo Linux no Brasil. Que pena . Mas é era uma bela distro no País. Tomara que isso não aconteça com o Slackware, Debian, etc, que são distros consagradas no mercado mundial. Afinal, vejamos a Conectiva ….. que foi a alavanca do Linux no Brasil. Ainda tem cursos no País, ministrando cursos sobre essa distro e que querendo ou não, foi o marco de Linux no nosso País tupiniquim, e que hoje virou Mandriva. Outra distro interesssante. Não desejo criar nenhum tipo de polêmica. Um grande abraço a todos ….

Este post é antigo (2008-03-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.