Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


7 passos para instalar uma máquina virtual no seu computador

“Quer testar o Linux utilizando uma máquina Windows, ou instalar o Windows dentro de um computador com Linux instalado? Ou então, se você quiser, pode ainda testar a criação de uma rede de computadores, tudo isso pode ser feito com o VirtualBox. O VirtualBox é um programa código aberto, comprado pela Sun nos últimos dias. Uma ótima alternativa para as versões gratuitas (mas proprietárias) do VMWare. Você pode instalar o programa no Windows, Mac OSX, ou Linux (no Ubuntu você pode encontrar no Synaptic).

Como funciona? Com o VirtualBox você pode criar uma máquina virtual com todas as especificações que você desejar: o tamanho do HD, memória RAM, memória de vídeo, conexão com a rede externa, e até os componentes periféricos como CDROM. Defina a máquina de teste que você desejar. Depois da máquina ser criada, você pode instalar um sistema operacional e utilizar da mesma fora como se fosse uma instalação normal em um computador. Você está seguro para testar o que você quiser, se encontrar algum erro não haverá danos para o seu computador.

No momento estou utilizando o VirtualBox na minha instalação do Ubuntu Linux para testar outras distribuições Linux sem precisar reiniciar a máquina. Meu objetivo depois será de instalar o Windows e ter ambos trabalhando simultaneamente. Quer aprender como utilizar o VirtualBox? É bem simples. (…)”

Enviado por Danilo (daniloΘsolutio360·com) – referência (solutio360.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Rogério (usuário não registrado) em 14/02/2008 às 2:17 pm

    Ola. Gosto muito do Virtualbox, porém vejo deficiencia no sistema de compartilhamento entre o hospedeiro e o sistema virtual.
    Não consigo compartilhar as pastas, coisa simples com o Paralles e o Vmware Fusion com a utilização do Drop Drag ou até mesmo compartilhando as pastas. No Virtualbox não achei nenhum tutorial que explique como fazer isso. Esse é o único empecílio para largar de vez o software pago!!
    Abracos,

    Paulo Rogério
    User: Mac os X Leopard

    Felipe Raposo em 14/02/2008 às 2:33 pm

    Nossa, achei tão fácil compartilhar pastas no VirtualBox. Fiz rapidinho, sem ler tutoriais, só com o help do VirtualBox.
    Eu não estou em casa agora, e não lembro como faz de cabeça, mas quando eu chegar, eu te falo.
    Mas, no sistema “guest”, você entra no menu e clica em Instalar Adicionais sei lá o que, que ele permite você compartilhar pastas, melhor gerência da resolução da tela, o mouse não fica preso no sistema quando você clica na tela, etc… depois em casa eu vejo direitinho como que faz.

Este post é antigo (2008-02-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.