Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


50 alternativas Open Source

“Recentemente o VidaGeek.net publicou uma matéria com uma referência a 50 alternativas open-source a softwares proprietários. Todos os queridinhos do mundo open-source estão presentes: Firefox, GIMP, Pidgin, OpenSSL e Blender, mas outros softwares são abordados, como o brasileiríssimo CAD Archimedes.”

Enviado por Rafael Schouery (rafaelΘvidageek·net) – referência (vidageek.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Interessante que dá pra ver as áreas que as alternativas precisam melhorar. O Dia por exemplo é bem mais limitado que o Visio e o MS Project ainda é mais completo que qualquer uma das alternativas abertas. A ferramenta mais próxima é o Primavera, que infelizmente é comercial.

    Em compensação o Thunderbird não deve nada ao Outlook, exceto pela integração com outras ferramentas e o K3B pra mim já é melhor que o Nero enquanto não troco o Amarok por nenhum player pra Windows.

    Muito bom o artigo.

    cristo (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 2:18 am

    E o MPlayer e o Xine são bem completos, o blender está pau a pau com o 3DS Max, o Firefox é bem melhor que o IE 8, o Aptana é bastante completo, o Inkscape já está de bom tamanho, entre outros.

    Em compensação o Thunderbird não deve nada ao Outlook, exceto pela integração com outras ferramentas e o K3B pra mim já é melhor que o Nero enquanto não troco o Amarok por nenhum player pra Windows.

    Acredito que você quiz dizer não deve nada ao Outlook Express, certo? O Outlook qe vem no pacote Office passa muito longe disso e para brigar no mesmo patamar, que me lembre agora, só o Novell Evolution (padrão em distros com gnome) ou o a suite de comunicação do KDE que não me recordo o nome, mas falam muito bem dela.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 1:29 pm

    A comparação 25 (Windows Notepad to ConTEXT) não foi adequada, visto que o ConTEXT não é open source. Para susbtituir o Bloco de Notas, o KWrite, Kate, Gedit e até o Notepad++ são boas opções.

    Na comparação 45 (Kaspersky Anti-Virus Personal to Winpooch), é complicado comparar porque o Winpooch (anti-spyware que, combinado com o ClamWin, detecta vírus em tempo real) está com o desenvolvimento parado há um bom tempo (além de não funcionar com as versões 64 bits do Windows, a página inicial do Winpooch no SourceForge mostra que o projeto está abandonado).

    E a comparação seguinte (McAfee VirusScan to ClamWin) é impraticável em desktops, visto que o ClamWin não monitora as atividades do computador em tempo real. Entretanto, em relação a quantidade de vírus que eles detectam, o ClamWin está quase no nível do VirusScan (o primeiro detecta 434940 assinaturas de vírus – estatística de 27/09/2008, enquanto seu concorrente proprietário detecta por volta de 475 mil assinaturas atualmente).

    Mas a lista não deixa de ser bacana, embora esta tabela da Rússia e a lista da Wikipedia sejam bem mais completas!

    Comparar o Archimedes com o AutoCAD (Autodesk) seria o mesmo que comparar o MS Paint com o Gimp.

    Atualmente não existe alternativa (a altura) do AutoCAD, Inventor, SolidWorks, Catia, Pro-Engineer, etc.

    Em todos esses casos, ainda vale a pena manter algumas máquinas com Windows na empresa.

    Att,
    Renato

    LKRaider (usuário não registrado) em 28/09/2008 às 4:31 pm

    … ou Mac. Vi alguns escritórios de arquitetura que mudaram para plataforma Mac e usam o VectorWorks, que é mais barato que o Autocad.

Este post é antigo (2008-09-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.