Recuperando o BootLoader com Kurumin

Neste tutorial o João Luis Mancy dos Santos (joaocep@terra.com.br) explica o que pode ser feito para recuperar o acesso a partição raiz quando perdemos o BootLoader.

Se você deu um "cfdisk /mbr" sem querer no MSDOS, e não possui um disco de boot da sua distribuição, este tutorial vai lhe ajudar usando o Kurumin como ferramenta.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by fuji at 01:21 AM | Comments (13)

Controle de Banda com HTB

O Carlos Virgílio Beltrão Lessa (lessacarlos@ig.com.br) mandou um excelente artigo sobre o controle de banda usando o recurso HTB do kernel do Linux, e seu utilitário associado "tc". Uma versão resumida e condensada deste mesmo artigo dele foi publicada recentemente pela revista PC Master.

Com as técnicas expostas pelo Carlos, é possível atribuir prioridades no uso da conexão de rede para determinados serviços, impedindo que o tráfego web se sobreponha ao do banco de dados, ou que o BitTorrent se sobreponha à web, por exemplo.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 01:32 PM | Comments (32)

Agendamento de tarefas com o cron e as crontabs

Esta é uma reedição do artigo de Marcelo Araujo (msaraujo@tro.matrix.com.br) que publiquei originalmente em 1999, explicando como usar os recursos do cron para agendar a execução futura ou periódica de comandos no Linux.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 10:35 PM | Comments (9)

MRTG sem SNMP: monitoramento simplificado

Esta é uma atualização do meu artigo original sobre o assunto, publicado em março de 2000 no br-linux.org. A idéia é mostrar como é fácil monitorar qualquer variável numérica do seu sistema (exemplos: uso de banda de rede, uso do disco, quantidade de usuários conectados a um servidor) usando o MRTG em conjunto com pequenos scripts de aquisição de dados - dispensando o protocolo SNMP e alterações de configuração. Claro que o SNMP tem seus usos, mas não há porque ativá-lo onde não há necessidade...

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 10:18 PM | Comments (20)

Autenticação Postfix no Fedora Core 1

Diz o ANIMAL (rortiz@horizon.com.br): "Ae pessoal, gostaria de postar a vocês o resultado da dor de cabeça que tive ao tentar implementar autenticãção no Postfix com SASL e PAM no Fedora Core 1.. Espero que tenha utilidade para vocês...."

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 03:42 PM | Comments (2)

Dica: Ajustando os HDs com o HDParm

Se a sua dstribuição de Linux não faz ainda a configuração automática do desempenho dos discos rígidos, siga a dica do morvan bliasby (morvan_br@hotmail.com): "O usuário comum do linux, aquele que acaba de instalar uma nova distro, com suas peculiaridades (da distro em si), acaba descobrindo um sistema operacional com um desempenho default do HD e demais dispositivos IDE ou ATAPI sofrível, pois, como parte da filosofia que rege o linux, muita coisa ainda é feita no braço, e com a habilitação de UDMA não é diferente. Escrevi este Script para servir como modelo para outros usuários intermediários do linux. Nele, o sistema habilita automaticamente UDMA 5 no HD e UDMA 2 no cd-rom. O utilitário hdparm, além do uso óbvio, é uma excelente ferramenta de diagnóstico do HD e da placa-mãe. Lembre-se de colocar o Script no rc.local, para execução automática, bem como não se esqueça de manipular o Script, dando-lhe atributo de execução. Uma visita em qualquer site do linux dará uma miríade de parâmetros de utilização do hdparm. Não deixe de ler e se inteirar do poderio deste utilitário. Vale a pena!

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 03:39 PM | Comments (8)

Alterando a imagem no boot do kernel

A dica vem do Sylvio César (sylvio@ios.com.br) "Bem, para quem usa o grub ou o lilo com suporte a framebuffer com certeza já percebeu o "tux" no canto superior direito, pois é aqui vai uma dica de como alterar essa imagem."

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 03:35 PM | Comments (2)

Postfix com autenticação no Conectiva 8

Esta é mais uma dica enviada pelo ANIMAL (rortiz@horizon.com.br): "Galera....de tanto ralar para conseguir e de tanto ler mensagens em fóruns sobre Postfix+AUTH resolvi passar o resultado de meu aperto, procura e teste para vocês....este texto estava guardado há tempos mas como muita gente utiliza CL8 ainda é uma boa idéia colocar este artigo aqui...lembrando....o servidor para utilizar estas configurações tem que ser um servidor muito bem configurado e seguro pois fazermos alterações no shadow que podem via a trazer problemas se seu servidor for um queijo suíço...vamos lá então!!!

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 03:32 PM | Comments (3)

Dica: Problemas com NFS no Red Hat

A dica vem do leitor ANIMAL (rortiz@horizon.com.br): "Um problema que atormenta muitos usuários do RedHat e que não acontece muito em outras distros com instalação padrão é o chatíssimo "mount - RPC - tempo esgotado". Eu estava muito acostuma do a utlizar o conectiva desde a versão 6 até o 8 mas depois decidi mudar para o RH. Estava eu montando um servidor NIS e me deparei com este erro. Daí a primeira coisa que pensei foi..é o firewall, desabilitei o firewall no servidor e nada...me esquecendo totalmente da estação....fiquei tentando um tempo até que decidi olhar o firewall da estação..o RH instala uma regra de iptables que bloqueia a porta 2049 que é a usa pelo nfsd impossibilitando assim de se montar diretórios exportados. então fica a dica...quem tiver problemas de montagem em nfs reveja as regras padrões em /etc/sysconfig/iptables e mude na regra que indica a porta 2049 como REJECT para ACCEPT .....no cliente...não se limite ao servidor somente...lembre-se o cliente também é gente..lembre-se dele!!!! :)"

Posted by brain at 03:29 PM | Comments (1)

Dica: MSS - o fim das novas sessões do Mozilla

O Antonio Carlos V. da Silva (acvsilva_at_terra.com.br) mandou esta dica testada no Mozilla 1.3, 1.4, 1.4.1 e 1.5: "Se por um motivo qualquer você precisar abrir mais de uma vez seu navegador web mozilla ou firebird, terá de fazê-lo iniciando uma nova sessão sempre. Se você se irrita com isto e não vê nenhuma utilidade prática para aquela bendita janela, use o programa MSS como indicamos abaixo:
1) baixe o pacote no endereço http://kingant.net/?p=mss;
2) descompacte-o segundo a regra padrão: tar -xvzf nome_do_arquivo.tar.gz
3) dê permissão dexecução para ele: chmod 755 MSS
4) mova-o para qualquer diretório pertence ao PATH, por ex.: # mv MSS /usr/bin
5) se o browser não estiver no diretório /usr/local/seu_browser, deverá criar um nele: mkdir /usr/local/seu_browser e depois # chmod 755 /usr/local/seu_browser;
6) localize o binário do browser: whereis nome_do_programa;
7) linque-o ao diretório criado no passo "5":
# ln -s endereço_do_binário /usr/local/seu_browser
8) pronto, crie um ícone no desktop pondo como executável "MSS" (sem aspas) e todas as vezes que abrir um mozillo nunca mais terá de iniciar uma sessão nova... ;-))
PS.: estes passos também funcionam para criar um ícone no desktop de ambientes gráficos leves usando-se o programa "idesk". Procure este meu tutorial aqui no site..."

Posted by brain at 03:25 PM | Comments (1)

O que é wxWindows?

O Edson Tégila (edson@opensge.org) enviou este completo artigo explicando o que é o framework wxWindows, para que serve e por que os desenvolvedores devem se interessar por ele. Confira.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 03:21 PM | Comments (5)

Usando ícones em ambientes gráficos leves

O Antonio Carlos Vasques da Silva mandou um tutorial que ensina como colocar belos e práticos ícones em ambientes gráficos leves através do sistema idesk.

O resultado é visualmente agradável e acrescenta uma funcionalidade importante a quem é forçado a abrir mão dos ambientes gráficos complexos em favor dos mais leves, como o icewm ou o fluxbox.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 03:15 PM | Comments (8)

PDF da palestra "Software Livre nas Corporações"

O Rodrigo Campos me enviou o PDF da apresentação "Software Livre nas corporações" (veja o anúncio) que ele fez em conjunto com o Ivan Riveiro (ambos são analistas do UOL). A apresentação é muito interessante, e os temas incluem:

- Modelo de desenvolvimento de sistemas baseados em software livre
- Implicações legais das licenças para o uso de sw livre no desenvolvimento de projetos
- O uso do software livre para o desenvolvimento de sistemas de alta demanda
- Estudos de caso de sistemas em produção

Agradecemos a contribuição!

Posted by brain at 03:06 PM | Comments (1)