Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

O que é wxWindows?

O Edson Tégila (edson@opensge.org) enviou este completo artigo explicando o que é o framework wxWindows, para que serve e por que os desenvolvedores devem se interessar por ele. Confira.

O que é wxWindows?

Edson Tégila (edson@opensge.org)

O desenvolvimento do wxWindows foi devido a uma necessidade muito grande de desenvolver aplicações com suporte a mais de uma plataforma sem a necessidade de re-escrever o código. Inicialmente ele foi desenvolvido somente para C++, porêm hoje já temos algumas derivações para o python, java, c#, perl, basic e muitos outros.

O wxWindows foi desenvolvido sobre a licença GPL, porêm com uma pequena alteração, você não precisa compilar ela somente como dinâmica(.dll ou .so) ou sequer citar que você a ultilizou no desenvolvimendo de sua aplicação.

Entre os componentes disponiveis no wxWindows estão, ajuda online, network, streams, multi-threading, manipulação de imagens em uma variedade de padrões, banco de dados, HTML, e etc.

Para facilitar e torna-lo mais rápido, foram desenvolvidos algumas ferramentas RAD, como:

- wxDesigner: http://www.roebling.de/

- DialogBlocks: http://www.anthemion.co.uk/dialogblocks/

Essas ferramentas são pagas, mas há alguns dias eu encontrei uma outra que está sendo desenvolvida por um usuário que me pareceu bem interessante.

Um outro ponto positivo é a grande quantidade de documentação encontrada no próprio site e o suporte pago (quando possivel) e um forum muito bom tambêm. Em português até hoje não consegui encontrar nenhum grupo que ultiliza o framework.

Seu código-fonte é encontrado na integra no site oficial sem restrições para nenhuma plataforma(diferente da Qt) o que ajuda muito na qualidade do aprendizado e consequentemente, nas aplicações geradas.

As plataformas suportadas pela wxWindows são:

Windows 3.1, Windows 95/98, Windows NT, Windows 2000, Windows ME.
Linux ou Unix usando GTK+.
Unix com Motif.
Mac OS.
Um port OS/2 está em desenvolvimento, e você pode usar wxWindows para GTK+ ou Motif sobre o OS/2.

O projeto têm outras duas divisões que ainda não sei ao certo como funcionam, são elas, wxEmbedded e wxUniversal. Quando tiver mais certeza sobre como funcionam escreverei sobre.

Uma grande nova parceria surgiu a um mês, com o anuncio do uso do wxWindows exclusivo para o desenvolvimento de aplicações GUI no C++BuilderX da Borland. Essa parceria irá ajudar bastante o desenvolvimento pois a borland anunciou que todas as alterações serão enviadas para o CVS. Porêm essa é só uma das grandes empresas que ultilizam essa tecnologia. O “AOL Communicator”, “Audacity” e o “AVG Antivirus” são outros exemplos de softwares consolidados que ultilizam o wxWindows, uma outra referência, principalmente para desenvolvedores python, é o bittorrent que tem diversos clientes que ultilizam python-wxWindows.

Bom, aos que se interessarem e quiserem criar um grupo de senvolvimendo brasileiro ultilizando wxWindows independente da linguagem de programação, entrem em contato(edson@opensge.org). Estou consolidando a OpenSGE para desenvolver e distribuir softwares brazucas, todos desenvolvidos com suporte a multi-plataforma.

Obs.: Não preciso de pessoas que já sabem tudo, preciso de pessoas dispostas a abrir portas para aplicações Open Source.

Edson Tégila Gonçalves

Postado por brain em janeiro 4, 2004 03:21 PM

Comentários para "O que é wxWindows?"

» Postado por: Diogo C. Gonzaga em janeiro 21, 2004 09:48 AM, 200.181.15.:

 

» Postado por: Sisifo em abril 5, 2004 02:49 PM, 200.207.210:

 

» Postado por: junior em abril 12, 2004 12:07 PM, 200.152.222:

 

» Postado por: Elton Dhiego em setembro 16, 2004 10:15 AM, 200.223.226:

 

» Postado por: Marcelo em setembro 25, 2004 02:15 PM, 200.189.232:

 

Antes de comentar...

- Preserve a qualidade desta discussão
- Leia os Termos de Uso.
- Este formulário deve ser usado para comentários sobre a notícia. Se você tem dúvidas ou precisa de ajuda, use o Fórum.
- Mantenha o foco nos argumentos e no assunto
- Não faça ataques pessoais.
- Pense 5 vezes antes de entrar em discussões inúteis, como "qual é a melhor distribuição/ambiente gráfico/linguagem de programação/etc.", mesmo se alguém já tiver provocado - um erro não justifica o outro
- Não seja um e-mala ;-)


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.