A dica vem do leitor ANIMAL (rortiz@horizon.com.br): "Um problema que atormenta muitos usuários do RedHat e que não acontece muito em outras distros com instalação padrão é o chatíssimo "mount - RPC - tempo esgotado". Eu estava muito acostuma do a utlizar o conectiva desde a versão 6 até o 8 mas depois decidi mudar para o RH. Estava eu montando um servidor NIS e me deparei com este erro. Daí a primeira coisa que pensei foi..é o firewall, desabilitei o firewall no servidor e nada...me esquecendo totalmente da estação....fiquei tentando um tempo até que decidi olhar o firewall da estação..o RH instala uma regra de iptables que bloqueia a porta 2049 que é a usa pelo nfsd impossibilitando assim de se montar diretórios exportados. então fica a dica...quem tiver problemas de montagem em nfs reveja as regras padrões em /etc/sysconfig/iptables e mude na regra que indica a porta 2049 como REJECT para ACCEPT .....no cliente...não se limite ao servidor somente...lembre-se o cliente também é gente..lembre-se dele!!!! :)"
Postado por brain em janeiro 4, 2004 03:29 PM
» Postado por: Luciano em junho 1, 2004 08:39 AM, 200.252.145:
Pessoal,
Muitos me dizem que é melhor se usar o Rsync ou até mesmo o SCP ao invés de NFS alegando que este último é pesado onera muito a rede, gera muito overhead e não é tão seguro quanto as demais opções. Gostaria de saber até que ponto isso é verdade e se realmente o uso do NFS não é aconselhável e a justificativa disso.
Att,
Luciano
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.