Servidor FTP com autenticação via banco de dados

O Luciano Barcaro (luciano@alvaro.com.br) enviou o tutorial abaixo explicando como ele fez para criar um servidor ProFTPd com autenticação via usuários registrados em um banco de dados SQL.

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 08:45 PM | Comments (11)

Implementando uma "lixeira" de arquivos no linux

Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) escreve: "Um dos problemas que normalmente enfrentamos no linux, principalmente no uso como desktop de leigos, é a questão: "Apaguei sem querer alguns arquivos... Como faço para recuperá-los ?". Os desktops KDE e Gnome possuem lixeiras de arquivos que armazenam os arquivos apagados pelos respectivos gerenciadores de arquivos (konqueror e nautilus), mas e fora destes ambientes?"

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 11:05 PM | Comments (10)

Gravando áudio na linha de comando

Itamar Santos de Souza (itamarnet@yahoo.com.br) deu a dica: "Há algum tempo atrás tive a necessidade de gravar aúdio para o meu PC tendo como fonte um aparelho externo ao micro. Todos os frontends que conhecia para isso não tinham a possibilidade de parar a gravação após um determinado tempo e desligar o micro depois. Mas consultado o man do sox (http://sox.sourceforge.net/) descobri que também havia os comandos rec e play, que atendiam os mesmos argumentos. Então eu poderia usar o rec e gravar por um tempo já conhecido. Por exemplo: "rec -r 44100 -w -c 2 audio.wav trim 0 1:30:00". Os parâmetros significam: -r 44100 : Sample rate 44100 (padrão para CD);
-w : 16 bits (word), mas poderia ser -b: 8 bits (byte) ou -l 32 bits (long word); -c 2: estéreo (2 canais) , mas poderia ser 1 (mono) ou 4 (4 canais); trim que define o tempo de início e duração da gravação 0 - início e 1:30:00 tempo de duração. Um outro parametro que pode ser usado é a velocidade, suponhamos que você queira gravar um disco de 78 rotações, mas seu aparelho toca no máximo 48 (em caso de toca-discos) você pode adicionar esse parâmetro ao final: "speed $(echo "78/45"|bc -l)", isso gravaria normalmente mas ao término estaria com a velocidade devidamente ajustada. Acho que a dica ficou um pouco longa, mas acho que é uma boa contribuição a quem queira fazer essas gravações caseiras...
"

Posted by brain at 09:42 PM | Comments (2)

Backup via tar com ssh e chaves assimétricas

Édson Flávio de Souza (edson@pop-pr.rnp.br) escreve "Gostaria de contribuir para o site e para a comunidade Linux com um script que desenvolvi para efetuar backups. Nada assim de muito espetacular, mas um pouco diferente do que estamos acostumados a ver. Ele usa o tar juntamente com ssh autenticando com chaves. Acho que o script é autoexplicativo, pois está bem comentado. Acrescentando o parâmetro --exclude-files, pode se excluir alguns arquivos do PATH especificados no arquivo include.txt, se houver necessidade. Pode ser usado no cron para automatizar o backup diário. Como o Tar tem opções, pode-se melhorar para um backup incremental."

Posted by brain at 09:31 PM | Comments (1)

Inserindo ou alternando números de páginas no OpenOffice.org 1.1

O autor, Paulo Zanbon, descreve: "Trata-se de um tutorial de como inserir ou alternar a numeração de páginas no OpenOffice.org 1.1 Português do Brasil. Neste tutorial está tudo explicadinho, bem "mastigadinho" mesmo de como fazer isso no Openoffice.org."

LER A ÍNTEGRA DESTE TEXTO...
Posted by brain at 08:38 PM | Comments (3)