Itamar Santos de Souza (itamarnet@yahoo.com.br) deu a dica: "Há algum tempo atrás tive a necessidade de gravar aúdio para o meu PC tendo como fonte um aparelho externo ao micro. Todos os frontends que conhecia para isso não tinham a possibilidade de parar a gravação após um determinado tempo e desligar o micro depois. Mas consultado o man do sox (http://sox.sourceforge.net/) descobri que também havia os comandos rec e play, que atendiam os mesmos argumentos. Então eu poderia usar o rec e gravar por um tempo já conhecido. Por exemplo: "rec -r 44100 -w -c 2 audio.wav trim 0 1:30:00". Os parâmetros significam: -r 44100 : Sample rate 44100 (padrão para CD);
-w : 16 bits (word), mas poderia ser -b: 8 bits (byte) ou -l 32 bits (long word); -c 2: estéreo (2 canais) , mas poderia ser 1 (mono) ou 4 (4 canais); trim que define o tempo de início e duração da gravação 0 - início e 1:30:00 tempo de duração. Um outro parametro que pode ser usado é a velocidade, suponhamos que você queira gravar um disco de 78 rotações, mas seu aparelho toca no máximo 48 (em caso de toca-discos) você pode adicionar esse parâmetro ao final: "speed $(echo "78/45"|bc -l)", isso gravaria normalmente mas ao término estaria com a velocidade devidamente ajustada. Acho que a dica ficou um pouco longa, mas acho que é uma boa contribuição a quem queira fazer essas gravações caseiras..."
» Postado por: Giełda Samochodowa em abril 9, 2004 12:11 PM, 63.247.87.1:
very nice site
---------------
Giełda Samochodowa
http://www.motonet.pl
» Postado por: Fernando em junho 17, 2004 06:16 PM, 200.168.14.:
Muito boa dica, pena que o meu sox não está funcionando.
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.