Notícia publicada por brain em novembro 3, 2004 08:01 PM
| TrackBack
Uchoa (uchoa@geolivre.org.br) enviou este link do Geolivre e acrescentou uma cópia do comunicado de lançamento: "Já está disponível para download uma nova distribuição Linux voltada para aplicações na área de GEO. O GEOLivre Linux vem com as principais ferramentas livres deste segmento já instaladas e configuradas, prontas para o uso. Entre as aplicações, estão o MapServer, o GRASS, o JUMP, o QGIS, o Thuban, o GPSMan e o GPSDrive. O GEOLivre Linux já vem pronto para ser utilizado como um servidor de mapas (através do MapServer) e possui um demo (“itasca” traduzido) que apresenta este recurso.
O servidor de mapas proprietário mais conhecido no Brasil é o ArcIMS da empresa americana ESRI. Esta aplicação, apesar de possuir recursos inferiores ao MapServer (Open Source), é bastante vendida para os órgãos públicos brasileiros e custa cerca de US$ 11.000,00. O autor do GEOLivre Linux é o Engenheiro Helton Nogueira Uchoa que também é autor do e-book Geoprocessamento com Software Livre que atingiu mais de 1.000 downloads em apenas 2 meses no site www.geolivre.org.br. Ele utilizou o Kurumin como base para criar o GEOLivre Linux com o objetivo de ter um sistema totalmente em português e muito fácil de utilizar.
Em comparação com o GIS-KNOPPIX, o GEOLivre Linux vem com os sistemas mais atualizados e com os dados geográficos organizados no próprio diretório do usuário local, permitindo que os arquivos sejam modificados (ramdisk) sem a necessidade de instalar o Linux no HD. Com isso, o aprendizado fica mais fácil e pode ser feito rodando todos os softwares totalmente do CD, já que o mesmo é “bootável” (pode ser inicializado assim que o computador for ligado). Outra novidade neste sistema, é que ele já vem com uma coletânea de material didático para GEO visando atender estudantes de áreas afins (Cartografia, Geografia, Geologia, etc). O download da imagem (ISO) está disponível através de um arquivo .torrentno link acima. O GEOLivre Linux faz parte de uma inciativa da comunidade GEOLivre.org.br e conta com o apoio da ABRASOL (Associação Brasileira de Software Livre) e da empresa OpenGeo. Alguns órgãos públicos, como o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, já fizeram o treinamento no GEOLivre Linux oferecido pela OpenGeo com o intuito de manipular dados geográficos e disponibilizá-los na WEB. Esta distribuição pode proporcionar, principalmente aos órgãos públicos, uma economia de alguns milhões de dólares."
__É isso que eu não entendo. O Mozilla é melhor, mais seguro e não tem sequer 10% do mercado, os programas de GEOProcessamento do Linux são melhores e IDem.Porra!Esses babacas que gastam fortunas em laboratórios de Geologia e Meteorologia deveriam abrir as ''cabaças'' que separam as orelhas, e ter pena do dinheiro público, usando software livre.Será possível que criaturas tão inteligentes e graduadas possam ser vítimas de alienação em massa. . .Isso é embitolamento puro.É preciso despedir metade dos profissionais de TI do Brasil, porque são eles que seguem o caminho mais caro, a custo do comodismo de seus parcos conhecimentos!
Gostaria de retificar que o ARCIMS não é tão limitado quanto o informado no artigo, pois o objetivo do ARCIMS é que você disponibilize suas próprias funções, criadas no ArcView, ArcObjects, MapObjects, ... As funções básicas do ArcIms podem expandir-se em modelos tridimensionais contendo edificações e muito mais, basta você possuir estes dados e disponibilizá-los através das funções que você mesmo cria na sua aplicação.
Sou completamente a favor do software livre e tenho o propósito a partir de minhas possibilidades de tornar soluções GIS open source realmente melhores que as soluções proprietárias.
(\o/)'s
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.