Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Análise do Xandros 2.0

Notícia publicada por brain em outubro 18, 2004 10:22 PM | TrackBack


Fabiano Rech (fabiano@nospam.linuxbsd.com.br) enviou este link e acrescentou: "Segue a dica para uma analise de minha autoria sobre o Xandros, distribuida este mês na Linux Magazine. É uma analise breve, mas que serve para se ter uma ideia inicial para quem não teve ainda oportunidade de testá-la." O Xandros é o sucessor (desde 2001) do Corel Linux.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» William da Rocha Lima () em 19/10 01:06

Agora com o português do Brasil...risos

Breve analise: Xandros desktop 2.01 Open Circulation Edition
Autor: Fabiano Rech
eMail: fabiano[NOSPAM]linuxbsd.com.br
Data: 17 de outubro de 2004

Introdução


Por diversas vezes foi indagado por usuários comuns que tentavam migrar para o linux, mas se encontravam em apuros quando tentavam instalar um modem como um lucente ou algum que é destes problemáticos, e também (apesar de eu não concordar com isto) não conseguiam ao menos instalar sem ter algum tipo de empecilho com o mesmo, o xandros se apercebeu de um mercado em que o linux ainda não tem uma massa de usuários significante se comparado à gama de usuários do Microsoft Windows, agora acredito realmente que o linux esteja sim preparado para desktop, não somente pela utilização do xandros, mas também por esforços de muitos, para se obter uma interface amigável e de uma aparência que atraia usuários para o linux, ou que ao menos quando migrarem não sofram de um impacto cultural muito forte. Mas por outro lado temos nossa comunidade, que muitas vezes menosprezam e ridicularizam projetos que visam aperfeiçoar ambientes para que um simples usuário, sim um que não precise devorar hotwos madrugada afora para poder escutar mp3 em seu computador, ou simplesmente configurar seu modem. Vejamos o exemplo do kurumin, uma distro que cumpre totalmente seu papel, trazer para dentro do seu computador uma forma mais fácil de encarar e utilizar o linux, mas se paga um alto preço, pois muitas vezes é ridicularizada pela fatia que se diz "usuário avançado" e ao menos se da ao trabalho de calar-se e deixar que quem quer trabalhar consiga ao menos tentar. Lembro de uma discussão em um fórum que não me recordo o qual, em que foi apresentado o gerenciador de janelas xpde, foi incrível perceber como uma simples mudança para deixar um ambiente parecido com o Windows xp, que agrada aos olhos de quem não tem e não deve dominar de informática, meu dentista, por exemplo, gerou flames violentos e uma depreciação pelo projeto que tenta criar uma alternativa para conquistar esta fatia do mercado que são os desktops. Bom desabafo a parte, quem não teve a oportunidade de ler a analise do Rafael Rigues na linux magazine, ou mesmo quem leu, pode ter agora uma visão e conhecer um pouco deste sabor linux que cumpre o que promete, facilidade.

Características do xandros


· Kernel: 2.4.22

· Sistema de arquivos: Reiser
· Window manager: kde


Visão da Instalação

A instalação do Xandros é realmente uma atração à parte, simplesmente sem muitas indagações, e simplificada ao extremo, podendo se optar pela instalação expressa que é a indicada para usuários iniciantes ou pode-se ainda optar pela instalação customizada onde é possível escolher entre particionamento e pacotes a serem instalados. O instalador é totalmente gráfico, é o mais interessante é que ele detecta já no inicio da instalação a minha placa da nvidia e assim carregando os drivers e kernel especifico para o mesmo não necessitando assim da minha intervenção.
Terminada a instalação o xandros instala o gerenciador de boot lilo, com uma aparência ótima, com um bootsplash realmente muito bonito, e também configura e instala todos os meus outros sistemas operacionais instalados no hd.


Visão do Sistema

Como mencionei anteriormente o xandros tenta limitar o usuário a menor quantidade de intervenções necessárias para utilizar o hardware instalado no computador, mas minha surpresa maior foi com o connection wizard que além de configurar minha conexão, configurou automaticamente o meu Linmodem (apesar de no connection wizard tratá-lo como winmodem) deixando-me livre de quaisquer procedimento diferente para já poder utilizar a conexão, como pode ser visto na figura 1. O xandros utiliza o gerenciador de janelas kde totalmente personalizado, com muitas implementações bastante significativas como o xandros network que une o poder do apt do debian, com a simplicidade de um sistema gráfico (veja na figura 2). Apesar desta versão utilizada ser a não comercial, é totalmente funcional, não encontrando somente os pacotes officecrossover, mas não é nenhum empecilho, pois o openoffice cumpre bem seu papel e como não tenho e não penso em adquirir licença do Office da Microsoft, não me fará falta. Como navegador web o xandros traz por padrão o Opera, fiquei um pouco decepcionado o mozilla não é instalado, mas com o apt-get fica até chato (brincadeira), foi somente dar um apt-get install mozilla e esperar um pouco para já poder surfar com o meu navegador predileto. O xandros traz ainda o kopete como cliente de icq, amsn e outros instalados por default, confesso que nunca tinha usado o mesmo, mas gostei da desenvoltura do mesmo, pois se conectou as duas redes que uso, msn e icq, sem maiores dores de cabeça. O kde do xandros vem com a língua padrão em inglês, mas tem uma dica na revista do linux do próprio Rafael Rigues, que resolve este pequeno problema.


Figura 1: A facilidade de instalação do connection wizard.


Figura 2: O Xandros Network em ação.


Pontos Fortes

· Facilidade na instalação, especialmente para novos usuários.

· Suporte a hardware problemático, como por exemplo, windmodens.

· Configuração automática de drivers de vídeo da nvidia.

· Interface gráfica muito boa para gerenciamento de pacotes.

· Suporte a mirros de pacotes debian, que não são poucos.

· Suporte de leitura nativo na instalação de partições ntfs.


Pontos Fracos

· Não instalar o navegador mozilla.

· Não ter o pacote de idioma Português do Brasil nativo, kde, mas creio que eu que não versão paga isto é deva existir.

· Sem opções para escolha de sistema de arquivos.


Considerações finais

O xandros realmente procura cumprir o que promete apesar de não poder testar a versão paga, a versão gratuita pode muito bem atender todas as necessidades de um usuário comum, pois o mesmo vêem com um player de vídeo instalado(xine), Player mp3 (xmms), e demais acessórios que no final das contas ajudam a convencer um usuário. Realmente se você tiver oportunidade experimente o xandros, ele pode ser obtido comprando a revista do linux ou ainda mesmo por download via bittorrent: (http://www.xandros.com/torrent/xandros-201-ocd-installation.zip.torrent).


Hardware Utilizado na instalação:


Modem Lucente chipset xircom

Placa de vídeo tnt2 agp (aceito doações para testes J )

Placa mãe Asus a7v8x-x com som e rede integrados.


http://www.linuxbsd.com.br
Todo conteúdo deste site é grátis e de livre distribuição, você pode copiar trechos ou mesmo documentos inteiros, desde que os nomes dos autores juntamente com o endereço do site sejam mencionados.
LinuxBSD © Copyleft - Projeto desenvolvido por: Equipe LinuxBSD


» Alexandre Martins () em 19/10 07:41

Legal sua análise, estou com o CD e a Revista e vou testa-lo hoje mesmo. Só um detalhe, acho que por força do hábito chamaste a revista pela nossa saudosa (pelo menos para mim) Revista do Linux, quiseste dizer na verdade LINUX MAGAZINE, que também é muito bem vinda.

Valeu.

Alexandre Martins


» jcarlos () em 19/10 13:21

Alguém sabe como diabos se passa parâmetros na linha de comando antes de começar a instalação? A minha placa mãe (ecs k7vmm) só da boot no linux se o kernel for compilado sem local apic, ou então se passar o parametro nolapic no prompt de boot, porém no xandros ocultaram a linha de comando pre-boot.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.