Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Livro "Combatendo o Spam"

Notícia publicada por brain em outubro 18, 2004 10:27 PM | TrackBack


Recebi da Editora Novatec um exemplar do livro "Combatendo o Spam - aprenda como evitar e bloquear e-mails não solicitados" para análise. Embora seja um assunto indigesto por natureza, trata-se de um livro de leitura leve e agradável, com pouco mais de 170 páginas recheadas de informações sobre esta praga da atualidade. Veja abaixo uma resenha do livro.

Em primeiro lugar é importante esclarecer que, apesar do subtítulo da obra, este livro não tenta explicar como usar recursos técnicos para bloquear e-mails não solicitados. Isto não reduz sua importância ou utilidade, mas é necessário levar em conta este fato na hora de decidir pela sua aquisição ou leitura.

Por outro lado, a autora se esmera nas explicações técnicas do que está por trás do fenômeno do abuso do correio eletrônico, apresenta (sem detalhamento operacional) as principais tecnologias de combate ao spam, como filtros e blacklists, ensina como funciona o correio eletrônico por trás dos bastidores e até detalha como criar uma política anti-spam para sua organização.

A autora, Renata Cicilini Teixeira, é mestre em Ciência da Computação pela USP de São Carlos e atua na área de segurança da informação há 8 anos. Reuniu sua experiência sobre prevenção e combate ao spam em seu período trabalhando no CAIS da RNP, e atualmente trabalha com segurança da informação no CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações).

Os três primeiros capítulos são dedicados a definir e classificar o spam e outras categorias de e-mails não solicitados, incluindo boatos, correntes, vírus e outros. Até mesmo o spam via orkut é mencionado. O capítulo 3 é especialmente interessante, ao tratar de questões polêmicas relacionadas ao spam, sua fronteira com o marketing por e-mail legítimo, as listas opt-in e opt-out, entre outros temas.

O capítulo 4 é particularmente interessante, e pode ser um bom motivo para distribuir exemplares deste livro na sua empresa ou escola. Trata-se de um guia sobre boas maneiras ao utilizar e-mail, englobando inclusive duas das piores categorias de spammers: os involuntários e os bem intencionados.

Os capítulos 5 e 6 explicam os aspectos tecnológicos do spam: como ele passa através dos servidores de e-mail até chegar à sua caixa postal, e como ele pode ser barrado no servidor (através de blacklists e filtros). A autora apresenta uma série de dicas e critérios para escolher um bom filtro. Ferramentas conhecidas, como o SpamAssassin e o Apache, são mencionadas brevemente.

O capítulo 7 é bastante importante para os administradores de redes corporativas, porque explica como e a quem recorrer em casos de spam. Que informações recolher, como entrar em contato. O outro lado da moeda também é mostrado: como agir caso alguém o procure com denúncias de spam partindo de sua rede. O capítulo 8 é um complemento falando sobre as organizações dedicadas à luta contra o spam, e as propostas de legislação e códigos de ética neste sentido.

O capítulo 9 é um guia completo para a elaboração de uma política anti-spam, seja ela pessoal ou corporativa. Todos os passos são cobertos pela autora, com recomendações e até mesmo sugestões de ferramentas para auxiliar na tarefa.

Para completar, os apêndices trazem os 10 mandamentos anti-spam para usuários e administradores, um glossário e uma lista de referências bastante completa e informativa.

Este não é um livro para quem deseja obter receitas de como implantar defesas contra spam em sua rede ou estação de trabalho. Mesmo assim, é uma obra valiosa para aumentar o nível de conscientização sobre este problema, bem como para esclarecer os "comos" e "porquês" associados ao e-mail não solicitado.

Como diz o décimo mandamento anti-spam para administradores, "estarás sempre em busca do conhecimento, um dos mandamentos dos profissionais da área: educação continuada". E mesmo o administrador de sistemas mais experiente nas práticas anti-spam sempre terá algo a aprender.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.