Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Gildot muda política em relação aos comentários dos usuários

Notícia publicada por brain em outubro 11, 2004 10:55 AM | TrackBack


O popular site português Gildot anunciou mudanças profundas em sua política de comentários dos leitores, incluindo limitações de número de comentários por dia, quarentenas automáticas e/ou por intervenção de moderadores, quarentenas para novos usuários, possibilidade de o autor de um comentário definir que seu comentário não poderá ter respostas, e várias outras restrições. Segundo o anúncio, o pacote de medidas deve-se a "uma degradação constante na qualidade das discussões, com uma quantidade cada vez maior de comentários, mas cuja maioria são apenas ruído que não acrescenta nada à discussão."

Pelo visto, o aumento da quantidade de usuários influencia negativamente a relação sinal/ruído também do outro lado do Atlântico. É importante mencionar que o sistema de comentários do Gildot permite moderação (baseada em pontos) pelos próprios leitores, e não permite comentários de usuários que não estejam registrados no sistema.

Na minha opinião, como mantenedor do BR-Linux, isto demonstra mais uma vez que a solução para a questão da qualidade da informação veiculada nos comentários não é tecnológica. Exige-se registro, e os provocadores e desinformados registram-se. A moderação pelos usuários tem se mostrado pouco eficaz na prática, nos sites brasileiros (alguém me apresenta três exemplos de sites populares da comunidade nacional em que este recurso seja usado pelos usuários em geral?). Quando algum editor cede à tentação e instaura censura, moderação prévia ou acostuma-se à remoção de comentários dos quais ele discorde, fatalmente acaba causando um mal maior.

E qual é a solução? Ela depende de você, e inclui dois passos simples:

(1) Poste mais comentários informados, não provocativos e que complementem bem as notícias de assuntos que o interessem ou que você domine. Ajude a tornar as áreas de comentários em geral (não apenas a do BR-Linux, mas as de toda a comunidade) um local de complementos e debate inteligente.
(2) Não responda aos provocadores, o interesse deles é justamente esse. A partir do momento em que a discussão passa a ser nos termos do provocador, ele já ganhou.

Mais detalhes na campanha Não alimente os trolls, que está mais atual do que nunca.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Wconserta () em 11/10 11:35

Bem algusto, eu pessoalmente sou afavor de registro e de moderação e de limitação de comentario, pois alem de atrair mais pessoas técnicas, e menos trolls , melhora a qualidade dos comentarios dou 3 exemplos de site BR que funciona assim www.forumgdh.net, www.vivaolinux.com.br, www.linuxdicas.com.br

e não se tem tanto trolls e nem brigas.

o incoveniente , talves seja perder tempo sendo moderador no inicio, e que diminua a visitas do site por usuarios do windows e leigos, porem aumente a vinda do pessoal mais linux mesmo e sério, assim outra vantagem seria a limitação dos comentario que não carregaria o site e não seria cansativo a leitura pois texto muito estenso acaba cansando e diminuido a qualidade dos comentarios

Este são meus pontos de vista não quero alimentar discusão nenhuma e se caso eu errei na digitação em alguma parte foi por esta com pressa afinal estou no trampo rs..


» LinuxNewsReader () em 11/10 11:58


O problema do registro é que muitas pessoas não
querem se registrar,porque se registrar é um processo chato.

Muitas vezes alguém lê um noticia e quer apenas colocar um link, ou corrigir um link apontado
na noticia e quando vai postar tem que se registrar, A pessoa simplesmente vai embora.

Resultado o site acaba ficando restrito a um grupo de usuários registrados.


» Augusto Campos () em 11/10 11:59

Você quer dizer que nos três sites mencionados, a moderação é feita pelos próprios usuários, e eles usam este recurso com freqüência?

De que forma, na sua opinião, a censura/restrição atrairia mais pessoas técnicas? Até onde eu percebo, o que atrai mais usuários (técnicos ou não) é a qualidade e freqüência das notícias. Os comentários são algo adicional, que não contribui para atrir novos usuários.


» Fabio () em 11/10 12:11

Solução?
As pessoas procuram escutar opiniões apenas de quem é reconhecido pelos pares como uma fonte de opiniões relevante, independente de concordarem com a opinião ou não.
O esquema de moderação de comentários é muito fraco pois não tende a criar uma reputação dos opinadores. Por exemplo: o karma do Slashdot que até poderia ser usado como reputação não é usado como filtro de comentários!
Peguem por exemplo o mercado livre (ou e-bay): as pessoas valorizam demais a reputação construída pelos vendedores, fazendo com que os próprios vendedores se sintam obrigados de manter uma boa reputação.
Uma moderação apropriada para comentários seria algo como:
- útil e interessante (pontuação ao opinador positiva)
- útil e correto (pontuação ao opinador positiva)
- útil mas discordo (pontuação ao opinador positiva)
- útil e engraçado (pontuação ao opinador positiva)
- inútil (pontuação ao opinador negativa)
Após algumas pontuações positivas a maior parte das pessoas tenderão a manter o nível nas discussões para manter sua reputação.
Para estimular ainda mais este esquema, poderia ser usado algo como o uso de cabeçalho no comentário na cor dourada para quem tem mais de 10 pontos por exemplo.


» Augusto Campos () em 11/10 12:12

Concordo, LinuxNewsReader. E este é um problema cumulativo: depois de alguns meses com registro habilitado, já haverá um certo número de chatos registrados (muitos deles com endereços de e-mail anônimos ou criados especificamente para a ocasião) para comentar da mesma forma como já estamos acostumados, mas a barreira do registro continuará impedindo as outras pessoas que só desejariam fazer uma pequena contribuição, mas não estão motivados o suficiente para se registrar.

Veja o exemplo do Gildot: um mês depois de desabilitar os comentários de usuários sem registro, eles publicaram que a medida havia sido um grande sucesso: http://www.gildot.org/articles/03/05/02/2248245.shtml

Agora, pouco mais de um ano depois, novas medidas técnicas surgem para tentar conter uma situação que não é técnica - é social.

Por isso eu insisto: façam comentários inteligentes, e não respondam aos provocadores ;-) Se os usuários bem-informados deixarem para comentar apenas quando há uma discussão ou debate em andamento, realmente não há como manter a saúde dos comentários.


» Eu () em 11/10 12:34

Eu acho que a opção de fazer o registro seria muito interessante, pois permitiria a criação de uma espécie de reserva de nomes. Ou seja, eu registraria o nome "Eu", e ninguém mais poderia postar usando o nome "Eu".

Mas o registro poderia ser opcional, permitindo que aqueles que querem "fazer uma pequena contribuição", mas "não estão motivados o suficiente para se registrar" possam enviar sua "contribuição".

Isso, é claro, não diminuirá o problema com os trolls, mas, para mim, seria interessante.


» dermeister () em 11/10 12:35

Minha sincera sugestao e' implantar um sistema de karma, mas permitindo comentarios anonimos, mas comentarios anonimos teriam o nivel minimo de karma. Claro, permitindo filtrar comentarios pelo karma do usuario.


» André () em 11/10 13:05

Eu gostei desta última sugestão. Mesmo assim o cadastro se faz necessário. Eu não vejo problema nisso.

Eu mesmo, depois das "lambanças" nas notícias envolvendo o Carlos E. "Kurumoto", eu comecei a me perguntar se o que eu iria escrever seria relevante e diminui muito a quantidade de comentários.

Um sistema faria com que outros passem a pensar duas vezes antes de escrever asneira. Nas polêmicas envolvendo o Kurumin e o Morimoto, estouraram de comentários porque não custa nada clicar no box do formulário e sair "vomitando" asneira, ter de se registrar e confirmar o registro antes de poder comentar alguma coisa vai tomar tempo e será algo chato que esses pentelhos não tem paciência.

Se houvesse votação eu seria a favor do sistema de reputação, porém mesmo assim deve haver um moderador para "abonar" as pontuações negativas injustas ou indevidas, caso a pontuação seja dada pelos usuários não faça sentido ou alguém que dê uma pontuação negativa peça para mudar porque se enganou. Deve ser possível saber quem pontuou seus comentários, se à algo pessoal entre as pessoas isso não deve servir para queimar ninguém.

Exemplo: Em algum comentário por algum motivo contiver uma frase como esse: "eu prefiro o Conectiva ao Slackware porque sua configuração é mais fácil e etc...", se esse comentário for pertinente a notícia qual o problema, o sujeito é usuário Conectiva e Conectiva é Linux, por mim problema nenhum, mas prestem atenção no meu exemplo... você acham que os usuários do Slackware vão fazer o quê com esse sujeito, pontuar negativamente esse "pobre coitado" claro.

Se o comentário for do "wrochal" então, o cara deu uma pisada e a galera tira muito sarro até hoje.


» Fabiano Rech () em 11/10 13:49

Tá ótimo do jeito que está, os maiores culpados dos trolls somos nós mesmos que damos corda.

Não existe moderação melhor que o silêncio.


» Marcelo Vivan Borro () em 11/10 14:03

Concordo como Augusto, que a qualidade e freqüência das notícias aumentam as visitas.

Porém o ruído em excesso espanta os mais experientes.

Acho que o nível das discussões caiu muito devido ao excesso de trolls e a diminuição de comentários inteligentes.


» Augusto Campos () em 11/10 14:05

Mas colocar comentários inteligentes depende de cada um ;-)


» Leonardo S.R. () em 11/10 14:36

Se é chato ler comentários de trolls, qual a razão para "obrigarmos" alguém a le-los para poder apaga-los?
Por isso concordo com a campanha "Não alimente os trolls", traduzindo "O silêncio mata os trolls".


» Wconserta () em 11/10 14:52

Sabe eu acho que essa folia de trolls começou justamente quando o augusto começou esta campanha a impressão que dar é que isso mexeu com a ira de alguns usuarios e ai o caras pensaram a é agora que vou encher a paciencia de raiva, enfim acho que se não ficassem esta folia de "Não alimente os trolls", isso não teria crescido tanto.


» Glauco () em 11/10 15:22

De qualquer maneira, penso q ignorar é a melhor saída. Só posto sobre o q eu sei ou q julgo poder ajudar.


» Fabiano Rech () em 11/10 15:31

Wconserta, na sua opnião qual a melhor solução? o login ? mesmo fosse com autenticação de emails os emails gratuitos estão ai para isto.

A melhor solução também é a mais inteligente, ingnorar, um dia cansa e eles somem, voltam com outro nome, e somem novamente.

A campanha anti-trolls, foi muito feliz e está ajudando a que não é troll a não se portar como o mesmo.


» Eu () em 11/10 15:51

"A melhor solução também é a mais inteligente, ingnorar, um dia cansa e eles somem, voltam com outro nome, e somem novamente."

Concordo plenamente com o Fabiano Rech. Não existe solução técnica viável para o controle dos Trolls. O melhor sistema seria um em que os usuários moderassem os outros, mas esse tipo de sistema só funciona para um número muito grande de usuários fazendo a moderação, o que não é o caso aqui.

Assim, o melhor realmente é ignorar os comentários de conteúdos irrelevantes, e se ater aos que têm algo para acrescentar.


» Marco Carvalho () em 11/10 16:33

Uma idéia que me ocorreu seria ter duas áreas de comentários na notícia, a "normal" com comentários estritamente relacionados á notícia e que acrescentem algo de útil e uma outra para o "ruído", onde a moderação colocaria todo o conteúdo não relacionado, comentários inúteis e comentários claramente provocativos, e quem quisesse embarcar em discussões fúteis teria ali um parque de diversões.

Não sei qual seria o custo operacional ou a viabilidade disso, mas é uma idéia para manter a abertura mantendo também as discussões "limpas"


» Augusto Campos () em 11/10 16:38

Já estou tentando, a partir de hoje, passar a marcar claramente as notícias que eu (vejam bem, vai ser uma decisão pessoal e individual) considerar como provocativas ou fora do tema.

As mensagens assim classificadas aparecerão em uma cor mais esmaecida, e terão um rodapé explicando a razão da demarcação, sugerindo que os demais leitores não respondam, e incluindo um endereço de e-mail para eventuais questionamentos.

Mas isto é uma medida técnica. Nada substitui a educação dos próprios leitores, para que não deixem de compartilhar seus comentários interessantes, e que não respondam as provocações alheias.


» Fabiano Rech () em 11/10 16:45

Augusto, não seria mais interessante então ao invés de apenas esmaecer apagar, já que o objetivo do trolls foi postar provocações vai estar ainda funcionando, deletar apenas o que ele escreveu e deixar no lugar a mensagem de moderação.

Ficaria menos poluído.

apenas sugestão.


» Augusto Campos () em 11/10 16:54

Fabiano, eu sou contra a censura. Não quero impedir ninguém de ler. Não gosto nem mesmo de classificar, mas do jeito que está não pode mais ficar. Tenho gastado mais tempo administrando comentários do que postando notícias, e isso não faz o menor sentido....

Só quero poder indicar o que eu considerei como "off-topic" ou "troll" (para usar os termos comuns, já que os brasileiros eu já usei no comentário acima), e aí quem aceitar minha classificação pode evitar perder tempo lendo. Quem não aceitar, pode ler como de hábito. Mas quem responder a um post marcado como troll é mulher do padre ;-)


» Fabiano Rech () em 11/10 16:57

Certo entendi o seu ponto de vista, quem sabe desta vez melhore pra valer!


[]´s


» Fabiano Rech () em 11/10 17:01

Desculpe o flood, mas isto vai te acarretar um trabalho grande tb, quem sabe mais para frente um link que indicasse um flame ou troll, evitaria de você ficar procurando.

Apenas Sugestão.


» sanegolento () em 11/10 17:13

Augusto, sempre entro no br-linux e admiro muito esta site.
tenho visto as discussões recentes e também vi seu tipo de comportamento e sua posição: e de não censurar posts mais agrassivos.
bem, todos t falam em por login/senha e tal mas vc se diz contra então, te sugiro a fazer como em um site, o www.aspbrasil.com.br, onde a pessoa tem que confirmar seu post após ser notificado uma confirmação por email.
não será censura nem nenhum tipo de cadastro etc, mas acredito que ajuda a desmotivar o pessoal a ficar postando porcaria...
espero que leve isto em consideração ou que te dê alguma idéia doque fazer a respeito, blz?
tb concordo com oque disse, que a qualidade das discussões devem partir do usuários mas como dá pra ver, educação tá em falta.


» Augusto Campos () em 11/10 17:17

Educação não está em falta não. Pelo contrário, sobra. O que há é uma minoria de pessoas que acaba destoando.


» F.I.A.T. () em 11/10 20:34

Augusto, em vez de ter o trabalho de marcar os trolls, que tal marcar as mensagens que você considera boas? Assim, você não precisa dar justificativas. Muitos trollers vão considerar a marcação como troll uma distinção e vão continuar trollando. O ideal seria você demonstrar apreço pelos que realmente contribuem.


» Augusto Campos () em 11/10 21:14

Eu considerei as alternativas disponíveis, e optei pela que me pareceu melhor. Se eu fosse marcar as que me parecem corretas, teria que marcar uma quantidade muito maior, e no intervalo entre a pessoa marcar e eu postar ela ficaria com a presunção do troll.


» William da Rocha Lima () em 11/10 21:36

Concordo com a política quando se trata de trolls, quando alguns "usuários" (se posso chamar de usuários), posta comentários atacando a pessoa em si. Exemplo foi quando o Morimoto informou que iria dedicar menos tempo ao Kurumin, muitos reclamaram agora veja se 1/3 colabora, é mais fácil criticar do que ajudar. Então concordo que é ideal requer registro nos comentários.

Sem Mais,


» Giuliano () em 11/10 21:37

Caro Augusto,

A muito tempo sou um leitor assíduo do BR-Linux, e considero, sem sombra de dúvida, o que há de melhor em conteúdo informacional sobre Linux, e considero-o muito justo e de posição muito correta em todas as suas colocações (sejam em comentários ou notas). E, até então, em virtude do meu limitado tempo, nunca havia me dado ao trabalho de comentar ou sugerir nada. Mas, aproveitando este momento, sugiro-lhe marcar cada comentário com sua avaliação para cada um dos flags: útil, válido, interessante, etc. Sem criar nenhum para as categorias troll, inútil, agressivo... e deixar que cada visitante defina o filtro que quer ver (Podendo ficar salvo como cookie).

Tudo isto, é claro, você dispondo de tempo ;-)


» William da Rocha Lima () em 11/10 21:44

Um site que acho interessante é o OSNEWS, aonde os usuários reporta "abuso nos comentários".


» PEB () em 11/10 23:09

Todos deveriam fazer como eu faço :
Se não tenho informações a acrescentar, apenas leio e guardo os comentários pra mim !
Não alimento discussões inúteis, não ofendo companheiros de profissão... basta ter ética... mas como a ética é subjetiva...


» Carlos Roberto () em 12/10 00:13

Ainda sou a favor do cadastro facultativo, assim nenhum troll poderia postar msgs com outro nome só para tumultuar.


» Marco André () em 12/10 00:39

Se é para criar uma classificação, esmaecendo os trolls, por que não criar mais uma classificação, mostrando quem são os usuários cadastrados? Existe um grupo assíduo de pessoas que postam com frequencia comentários uteis e acredito que eles não teriam problemas em se cadastrar no site e receber um cookie no seu computador. Desta forma, poderiamos ter a opção de ler apenas os comentários de usuários registrados. No geral, são estes comentários que acredito que irão me interessar em ler.



» Augusto Campos () em 12/10 01:29

Ok, deixa para lá. Se a classificação proposta não agrada, voltemos ao que era. Vou tentar dissociar (tanto quanto possível) a área de notícias da área de comentários, e permitir que os comentários sejam a voz dos leitores, interferindo neles o mínimo possível.

E torcer para que os comentários bem-informados e no interesse de compartilhar conhecimento superem os provocadores.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.