Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Tutorial com exemplo de desenvolvimento usando Mono

Notícia publicada por brain em outubro 11, 2004 12:59 PM | TrackBack


O Tiago Paranhos Lima, coordenador Projeto Documentação Mono Brasil, enviou um tutorial que ensina passo-a-passo como fazer um programa na plataforma Mono para Linux que acesse uma base PostgreSQL, com interface gráfica em GTK#. Ele também informa que está à disposição para os interessados em colaborar com sugestões e tutoriais.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Eu () em 11/10 13:03

Mono e GTK, minhas apostas para o futuro.

(viu, nem sempre eu critico)


» Miguel () em 11/10 13:14

Sei lá viu, acho muito alienígena ficar implementando .NET pra Linux.


» MediaSonic () em 11/10 13:26

Hmmmm, será que o GTK# vinga mesmo para esta plataforma? Porque ouvi dizer que o pessoal estava implementando o Windows.Forms por completo. Se isso for verdadeiro, não sei se teriamos espaço para o GTK#, uma vez que usar o Windows.Forms seria muito mais natural e teria a portabilidade facilitada.


» Eu () em 11/10 13:30

Acho difícil que a GTK seja abandonada. Eles implementam a Windows.Forms para que os programas feitos para Windows rodem no Linux, e não para transformá-la no padrão de desenvolvimento para Linux.


» DMustaine () em 11/10 13:32

O resultado mais significativo do Mono vai ser a criação de um ambiente completo para desenvolvimento em Linux, a portabilidade vai ser o triunfo.
Eu também acredito no Mono.


» Dmustaine () em 11/10 13:40

O uso de Windows.Forms tende sim a substituir outras plataformas. Tudo depende da competência do projeto.


» Alimentem a Wikipedia.org () em 11/10 13:59

Traduza

Inglês : http://en.wikipedia.org/wiki/Mono_%28Ximian%29

Português: http://pt.wikipedia.org/w/wiki.phtml?title=Projeto_Mono&action=edit

"Não alimentem os trolls, e sim a wikipedia.org


» vigia () em 11/10 14:01

Eu sabia!!!
Eu = Klassik

Larga disso cara, você é bem inteligente, que prazer infeliz de ficar postando em fóruns Linux só para incomodar!
Usuários Linux são fanáticos sim, mas não ficam incomodando em fóruns Windows.
Sai dessa cara!...ou procure um psiquiatra...pois a sua atitude sim é um sinal de auto-afirmação compulsivo!


» Dmustaine () em 11/10 14:02

Corrigindo:
O Windows.Forms tende a se destacar nesta plataforma.


» Eu () em 11/10 14:08

"Eu sabia!!!
Eu = Klassik"

Que?
Acho que você se enganou de Troll: já disse diversas vezes que sou usuário de Linux, e não de Windows. (o que é fácil de ser confirmado, visto que diversas vezes ofereci contribuições técnicas que nem mesmo os devotos do Linux conseguiram oferecer)


"Usuários Linux são fanáticos sim"

Não. Usuários Linux não são fanáticos. Muitos são, mas não todos. Eu, por exemplo, não sou.


"ou procure um psiquiatra"

Essas respostas envolvendo psicologia, ou psiquiatria, já estão ficando recorrentes. Mais uma vez: da minha saúde mental cuido eu, obrigado. (e ela está muito bem)


» Augusto Campos () em 11/10 14:16

Eu: não sei qual o seu objetivo ao ser tão controverso intencionalmente. Sei que você é troll assumido, mas muitas vezes as discussões poderiam transcorrer mais tranquilamente sem as suas provocações. Gostaria que você reduzisse sua marcha, reconsiderasse seu papel. Se quiser expor sua opinião, estou sempre à disposição para considerar a publicação de artigos que você me envie.

Mas esta sua atitude de expor copiosas opiniões negativas sobre os mais variados temas não é o que eu tenho em mente para a área de comentários do BR-Linux. Da mesma forma, teu hábito de oferecer contrapontos contundentes cairia muito bem em artigos próprios, mas ao ser inserido em uma área de comentários sobre outra notícia, acaba desviando o debate para o foco específico do ponto controverso, e tende a desestimular o restante do debate.

Não quero ter de recorrer a medidas técnicas (que sei que são ineficazes para conter alguem que *realmente* queira postar), e como usas do teu direito do anonimato, não tenhou outra forma de te pedir esta colaboração que não seja assim, em público. Conto com a tua colaboração.


» Eu () em 11/10 14:28

Meus comentários não são intencionalmente controversos, e sim obrigatoriamente coerentes com as minhas opiniões. Eu desprezo qualquer tipo de preconceito, e, para minha insatisfação, sou obrigado a ver muito preconceito na comunidade Linux, por isso me manifesto.


» Augusto Campos () em 11/10 14:34

Você fala de preconceito, mas aí você vai na outra notícia e desqualifica o livro de um cara sem ler, por que ele escreve para uma revista cujo título é em leetspeak, ou para uma editora que você desaprova?

E aí vai em outra notícia que fala sobre uma distribuição de Linux, e fala que ela morreu, ou que quem a usa é porque tem problemas de afirmação?

De qualquer forma, está feito o pedido. Gostaria de contar com a sua colaboração.


» Eu () em 11/10 14:42

Isso não é preconceito, e sim pós-conceito. Já li as revistas da Digeratti, e posso dizer que são um lixo.

Preconceito seria falar isso sem ter lido as revistas.


» vigia () em 11/10 15:04

Augusto,

Infelizmente o br-linux está em sérios apuros, com certeza o "Eu" é o mesmo sujeito que postava no fgdh com o nome de usuário "Klassik". Me lembro claramente do perfil psicológico da entidade: deboche, perturbação gratuita, pseudo-honestidade, um prazer mórbido ao humilhar/ridicularizar as pessoas, etc
Esse sujeito foi expulso de lá (fgdh) só quando quase enlouqueceu os moderadores com posts super irritantes, mas ele ainda está lá usando outro nick...mas mais calmo...
Agora entendo o porquê...ele vem perturbar por aqui...
Meus pêsames e boa sorte...=(


» Eu () em 11/10 15:08

vigia,

embora o seu "perfil" psicológico se aplique a mim, lamento dizer que não sou quem você pensa, e se fosse não teria por que me esconder.


» Daniel Dantas () em 11/10 15:14

Eu fico imaginando se esses caras não são contratados pela M$ para ficar pertubando a comunidade Linux.
Para a gente que está aqui, eles não significam nada, mas para alguém de fora, iniciante, vendo uma comunidade tão "desunida"... Ai, o cara olha para o windows, onde existe uma "verdadeira" "tranqüilidade"...
Parece loucura, mas se eu fosse um megamilionário, dono de um império desses, às custas de enganção dos outros, o que acham que eu faria???


» Eu () em 11/10 15:17

Sim, eu sou contratado da Microsoft.
Meu cargo é Troll Senior, meu email é eu-o-troll@microsoft.com


» jcassale () em 11/10 15:41

O gente! É só desprezar, vocês ainda ficam dando corda?


» oi () em 11/10 21:20

O Augusto demorou tanto para tomar algumas medidas contra os "trolls" e quando fez, fez besteira. Está terrível este cinza e pior ainda a mensagem que vem abaixo. Isto chama mais atenção das pessoas que querem atenção. Pior do que isto são as pessoas (incluindo o Augusto) que respondem a uma provocação enviando um comentário :
"não alimentem os trolls" ou "não me alimentem"

Só para relembrar, quem retirou a discussão do rumo, não foi o "Eu". Mas ele aproveitou a oportunidade e foi "alimentado" outra vez.

Só para não perder a oportunidade, o mono, se cumprir o prometido, será o estopim tão esperado para que o desktop linux estoure nos pcs.


» Augusto Campos () em 11/10 21:42

Não sei se o Mono vai ser o estopim para o estouro dos desktops linux, mas ao mesmo tempo não tenho dúvida de que é um assunto que merece ser acompanhado com atenção.

Quanto ao seu comentário sobre as mensagens, obrigado pela sugestão. Certamente será considerada. Aos poucos, chegaremos lá - preferencialmente sem ter que impedir ninguém de comentar e sem ter que remover comentários.


» Pierre () em 11/10 22:36

Será que estou com problemas no meu pc?
Alguns comentários estão em cinza!! Algum problema no site?
Eu aposto no .NET e acho que o mono vai ajudar alavancar o Linux tambem.


» Marcelo Vivan Borro () em 12/10 00:16

Pierre, leia logo abaixo:

- Comentários considerados fora do assunto ou provocativos poderão receber tratamento diferenciado (incluindo alterações no seu modo de exibição). Caso você discorde da classificação dada a algum comentário, envie sua sugestão por e-mail para classificador@br-linux.org.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.