Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Curitiba: Eleições x Software Livre

Notícia publicada por brain em setembro 30, 2004 12:16 PM | TrackBack


Humberto Sartini (humberto@onda.com.br) enviou este link e acrescentou o relato: "Enviei um questionário para os candidatos a prefeito, pela cidade de Curitiba, perguntando sobre a utilização do Software Livre no plano de governo. Na minha opinião o movimento é fraco na questão política, ou seja, é necessário pressionar os candidatos durante a elaboração de seus planos de governo. Não tenho intenção nenhuma em ajudar candidato A ou B, o que pretendo é demonstrar a quantas anda o Software Livre. Veja mais no link acima."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Morvan () em 30/09 13:53

há poucos dias atrás, por ocasião de uma discussão acerca da política de software livre X proprietário, por parte dos Governos estaduais, sugeri, Humberto, que se fizessem inquirições aos candidados sobre o tema. sou do Ceará e, acredite, perquiri não só aos candidatos, mas às forças políticas que lhe dão sutentação, não obtendo nenhuma resposta de força política, agremiação ou candidato que o seja. acho muito oprtuna a sua enquete! mesmo que eles sejam bem reticentes nas respostas, às vezes por ignorância mesmo, temos que martelar o tema. a sociedade precisa de respostas sobre o emprego do dinheiro do erário.


» Luciano Giordani Bassani () em 30/09 16:02

Bem que alguém poderia divulgar e manter uma lista de políticos, sejam deputados, vereadores, senadores, governantes, etc, que apóiam (de verdade e não apenas em época de campanha política) o software livre...

Quem sabe até um slogan:
"Político amigo do software livre"... :oD


» Flávio Matsumoto () em 30/09 16:07

Pelo que vi das respostas, somente o Bertoldi e o Richa tem algum posicionamento a respeito, mas não concordo com as suas linhas políticas. Rubens Bueno não diz nada sobre SL. O Vanhoni nem se dignou a responder. Sei lá, acho que vou anular o voto mesmo.


» byce () em 30/09 16:16

Flávio: Todos têm o direito a anular seus votos mas, veja bem, não dá para se basear em apenas uma pesquisa por e-mail para chegar a uma conclusão tão séria... Ou você acredita em palavras, slogans, propagandas e promessas de políticos?
O mais importante é observar os fatos: O Governo do seu estado está promovendo o Software Livre? Se sim, qual candidato ele apóia? Isto é fato, não discurso ou promessa. Se o apoio ao S.L. for decisivo na sua escolha, não perca tempo: vote nesta pessoa!
Agora, se o seu candidato pertence a um grupo político que nunca apoiou o S.L. e agora diz: vote em mim! eu prometo apoiar! bem, daí você já sabe: não adianta chorar depois....

byCE
==========================================


» Fernando Tauscheck () em 30/09 22:05

Para saber como o Bertoldi e o Beto Richa pensam em software livre, basta ir à qualquer local público (municipal) de acesso à internet em Curitiba e ver que sistema roda lá. Se tiver dúvidas, basta ir no site da prefeitura e ver quem ajuda ($$) com o ônibus itinerante com acesso à internet...
Mas discutir política pode causar uma super população de trolls neste forum, e na prática, cada um é que deve escolher aquele que tem as melhores propostas nas áreas que te interessam.
Só para concluir: O governo do Pr apóia bastante o SL.


» Pedro Spoladore () em 01/10 00:16

Não seria mais adequado utilizar o termo "Inclusão Digital" ao invés de "Inclusão Social" na segunda questão? O candidato Bertoldi, por exemplo, respondeu algo sem relação alguma com software livre ou tecnologia, mas que tem relação com a parte social (educação, capacitação profissional, etc). Só fiquei na dúvida, mas mesmo assim foi uma ótima iniciativa. Eu também deveria ter feito o mesmo :-/


» Harley () em 01/10 08:44

Bom dia a todos.
Acho que nós, a sociedade do software, deveíamos cobrar mais dos candidatos, pois eles são muito evazivos em suas respostas e nós como um todo aceitamos, pois não procuramos saber como encontrá-los ou por email, página de web etc... Se tivermos como acrescentar este tópico que poderemos chamar assim: "O Estabelecimento do Software Livre no Brasil" e Instituirmos uma "Comissão Reguladora do Software Livre no Brasil" que se encarregue de mostrar a importância do software livre em termos de preço de aquisição, preços dos tipos de treinamentos(Pessoa Física e Empresas), manutenção, segurança, A Licencça de Uso (GPL/GNU) e etc... Aí sim teremos nosso sonho concretizado!!!


» Sergio Salgueiro () em 01/10 10:00

Eu participei da elaboração do plano de governo de Software Livre aqui no Paraná, e confesso que a integração com o município de Curitiba está muito difícil.
Existe uma vereadora, a Adriana Tissot, que está comprometida com várias causas sociais, e ela já havia conversado com a gente sobre a implantação definitiva do programa de software livre do governo também nas escolas municipais. No total, seriam mais de 5000 pontos com Internet em laboratórios com software livre, usando boot remoto.
Se não me engano, o número dela é 11711.
Agora, para prefeito, acredito que o Beto seja o mais indicado para um programa assim. Conversei com o pessoal do Vanhoni, mas ninguém se interessou pelo assunto. Deve ser porque eles acreditam que isso não dá voto, e essa é a preocupação principal da maioria dos candidatos.

No mais, o importante é, independente de quem ganhe, que a comunidade esteja unida e cobrando das autoridades a implantação dos programas que nśo sabemos que são essenciais para a inclusão social.


» Flávio Matsumoto () em 01/10 13:13

Continuo ainda a querer anular o meu voto p/ prefeito. Como eu já disse, os dois candidatos que eu citei não se alinham com as minhas convicções políticas. Eu não voto só com vistas ao SL. Espero novos argumentos para ver se mudo a minha posição.
Mas isso não quer dizer que vou anular p/ vereador.


» Andy () em 01/10 19:02

Parece que o Vanhoni respondeu hoje, e apesar da demora, pareceu-me a resposta mais interessante (os demais candidatos deram respostas rápidas ou evasivas, enquanto o candidato do PT não só afirmou seu apoio ao Software Livre, como colocou suas intenções dentro da conjuntura Nacional e Estadual e citou projetos específicos de que tem conhecimento).

Caso alguém tenha idéia de candidatos a vereador que apóiem o SL, me avisem...


» Lewis () em 02/10 16:02

Não sou de Curitiba, mas sou do PT e tenho convicção plena que o meu partido está REALMENTE apoiando o software livre, é só prestar atenção no que está acontecendo na esfera federal.

Quem não vê isso é por pura cegueira política.


» Fabiano () em 18/10 14:54

Podem ter certeza que o PT/PMDB Apóia o SL. Um informação é que o mesmo grupo que administrava o Estado, administra a prefeitura. O Estado do Paraná Atualmente não adquire mais licenças de software proprietário,ou seja, não se compra mais equipamentos com sistema operacional. Está ocorrendo um processo de migração gradativo. Substituição do office pelo openoffice, do Lotus Notes para o expresso (egroupware), Migração dos controladores de domínio, etc.

Uma informação importante, é que anteriormente se desenvolvia para a plataforma proprietária, hoje isso não ocorre mais.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.