Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Microsoft permitirá que governos inspecionem código do MS Office

Notícia publicada por brain em setembro 20, 2004 10:51 AM | TrackBack


A notícia do IDG Now é menos interessante pelo fato em si (já que o código não vai se tornar aberto ou livre, mas apenas poderá ser inspecionado por governos selecionados), mas pela motivação alegada: o avanço do código aberto no setor público. Trechos: "Diante do avanço do software de código-fonte aberto no setor público, a Microsoft decidiu permitir que governos e organizações internacionais acessem o código-fonte de seu pacote de produtividade, Office 2003. No domingo (19/09), a empresa informou que iria oferecer aos governos o acesso ao código do Office como parte do Programa de Segurança Governamental. Além de sinalizar maior flexibilidade para conquistar um setor que, geralmente, representa o maior comprador da indústria de software, a Microsoft também deve aliar-se a rivais para oferecer mais licenças compartilhadas. Em um acordo firmado com a Sun, no início deste ano, a empresa declarou que buscaria formas de trabalhar em conjunto com os desenvolvedores do projeto Open Office de código-fonte aberto."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» ThLux () em 20/09 11:17

Isso não acrescenta nada no meu ponto de vista. É na verdade uma forma desesperada de tentar reverter a situação em que a empresa se encontra em relação ao software livre.


» River de Morais e Silva () em 20/09 11:21

"a empresa declarou que buscaria formas de trabalhar em conjunto com os desenvolvedores do projeto Open Office de código-fonte aberto."

Uma boa forma seria liberar a documentação completa sobre os formatos DOC e XLS, assim o OpenOffice.org poderia melhorar a compatibilidade e impussionar ainda mais o processo de transição MSOffice->OO.org hehehe


» rivo () em 20/09 11:23

bom se esta for igual a uma licença da m$ permitindo que se vj o codigo do win mas nao pode-lo compila-lo, para que ter este codigo? como ja tinha dito no site do m$ baboo, a m$ podia muito bem chegar pro governo brasileiro com 2 cd´s um com o codigo do win e outro com ele pronto para instalacao. Entao a m$ diz: vc nao pode compilar este codigo, apenas ler. Ora nao precisa ser um Einstein para saber que ela poderia muito bem colocar codigo malicioso no win pronto para instalar e depois tirar este codigo do cd que possui o "codigo fonte do win" e entregar este "codigo fonte" como se fosse o verdadeiro fonte do win. Se isto tb prevalecer com o Office, nao sei mesmo pra que ter esta porqueira.


» fl0cker () em 20/09 11:25

"Em um acordo firmado com a Sun, no início deste ano, a empresa declarou que buscaria formas de trabalhar em conjunto com os desenvolvedores do projeto Open Office de código-fonte aberto."

Não sei porque, mas isso não me agrada nem um pouco...


» Hermes () em 20/09 11:36

- Será liberado para alguns governos.
- a estimativa é que o código do Windows seja algo em torno de 30 a 50 milhões de linhas.

QUERO VER ALGUNS ANALISTAS AUDITAREM ISTO,
Talvez uns dez a 15 anos, considerando a morosidade do setor público.


» Paulo Zambon () em 20/09 11:36

Não estou sendo um troll, pelo contrário, só estou avisando. Já vi em inúmeros posts de fóruns e em algumas matérias, aqui, em alguns outros lugares a denominação do OpenOffice.org como sendo "Open Office" e todos sabemos que são algo diferentes. Devemos nos atentar para esta denominação. Na própria página do projeto OpenOffice.org.br ( www.openoffice.org.br ) há um protesto sobre isto " OpenOffice.org não é "Open Office"". Só para constar!


» Mussi () em 20/09 12:18

É so a MS nao vim com papo de PATENTE para cima do OO.org q eu me dou por "tranquilizado". Isso ainda vai dar dor de cabeça ... é só esperar.


» Jonas () em 20/09 12:37

Concordo com o ThLux, isso realmente é uma forma desesperada de tentar algo frente ao SL.


» Marco Carvalho () em 20/09 12:50

Sinal dos tempos...


» Henrique Vicente () em 20/09 13:37

» Comentário de River de Morais e Silva
"Uma boa forma seria liberar a documentação completa sobre os formatos DOC e XLS"
River, nem! O formato DOC e XLS são podres... basta saber do lixo que se encontra em documentos feito com ele.. já viu algum documento do office que tem uns 300KB quando por algum motivo estranho um do openoffice.org tem 30KB? :P

rivo, primeira coisa que eu pensei quando tava terminando de ler a notícia foi isso.. o código tá lá, mas quem não garante se tem alguma coisa a mais ou outra a menos? Essa certeza só podemos ter com softwares de códigos abertos que permitem compilaćão no mínimo..


» CWagner () em 20/09 13:57

Venhamos e convenhamos...

Do jeito que a M$ é, esse "programa de liberação" só vai servir para auditagem própria. Os governos poderão analisar o código, não vai poder alterar, envia as análises para a M$ e eles as adotarão, ou não.

A própria Microsoft admite que só mantém a cobrança de licenças porque tem idiotas que pagam.

Se os governos, e as grandes instituições, tiverem coragem, o Software Livre terá vez em todos os setores da sociedade.


» River de Morais (amonati) () em 20/09 14:17

Olá Henrique Vicente,

O comentário que fiz era sarcasmo.

No entanto, já que o assunto surgiu e é uma curiosidade interessante, o motivo dos arquivos gerados pelo OpenOffice.org serem, em sua maioria, menores do que os do MS Word, é que os primeiros sofrem compactação Zip durante o salvamento:

http://xml.openoffice.org/faq.html#3


» olivier () em 20/09 14:43

Eu acho isto uma arapuca sem tamanho.

Eu nem por nada quero dar qualquer espiadela neste código. O risco é enorme.

Basta voce dar uma olhada no código que a MS já pode vir pra cima de voce e dizer que voce usou propriedade intelectual dela no seu programa "Hello World".

Nem morto!!!

O próprio Linus Torvald e a maioria do pessoal do Kernel se recusou a olhar o código da SCO pelo mesmo motivo.

Olho vivo.


» andreas () em 20/09 14:55

Segurança é um processo. Não adianta liberar o código da noite para o dia e esperar algum resultado. Precisa ficar open source por um bom tempo, ou seja, melhor ainda se já tivesse nascido open source.


» Marco Carvalho () em 20/09 15:47

"No entanto, já que o assunto surgiu e é uma curiosidade interessante, o motivo dos arquivos gerados pelo OpenOffice.org serem, em sua maioria, menores do que os do MS Word, é que os primeiros sofrem compactação Zip durante o salvamento"

Não é só isso, se vc descompactar o arquivo continua sendo maior que do Office (já fiz o teste).

Outro detalhe é que os arquivos do Excel crescem exponencialmente só de abrir, alterar alguma célula e salvar (pelo menos até o 2000, que foi o último que usei).


» Marco Carvalho () em 20/09 15:48

ops, menor


» Al_Qaeda () em 20/09 15:58

olho nesses malandros da microbugsoft,eles estam sempre querendo aplicar alguma se fingindo de santinhos,eles gostam de jogar sujo e adoram mentiras e trapaças eles ja estao se preocupando ,''como iremos espionar os governos se eles estao usando programas que nao sao nossos'' ainda mais nos tempos de hoje que as liberdades civis esta em cheque!!!!usuarios microbugsoft se tornam presas faceis ainda mais com aquelas famosas portas que nao podem ser fechadas!!! e o mesmo que entregar cartao e senhas para aquele amigo alheio que tem por esporte a pratica de subtrair as coisas sem permissao do dono!!!! olhos neles eles representam apenas os interesses do Grande Satan(país que adora acusar os outros de terem armas de destruiçao em massa) jihad!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


» Rockwolf () em 20/09 16:00

A MS é engraçadinha... quem garante que o código que vão mostrar é o mesmo dos executáveis comercializados? Ô santa inocência.... *hehehe*


» moe () em 20/09 16:00

Em outras palavras: "placebo!!!"
Absurdo..
Não tenho nem o que comentar


» Marcos Alexandre () em 20/09 16:01

Pessoal, não sei se todo mundo sabe, mas o código do Windows já é compartilhado com vários governos e inclusive na documentação eles mostram como compilar o código para ficar exatamente igual ao que eles vendem. Li isso no UOL em 2002 quando o FHC estaria negociando para o Brasil ser um dos "contemplados".

Vou procurar algum link com calma pra mostrar e encontrando eu posto aqui ou entao remeto pro Augusto.


» /-//_/(¬( ) () em 20/09 16:10

a questão não é qual é aberto ou não, e sim, qual é nelhor ou não.......

mesmo sendo aberto e melhor o povo prefere M$....vai entender.......

chega a ser ridículo


» /-//_/(¬( ) () em 20/09 16:10

a questão não é qual é aberto ou não, e sim, qual é nelhor ou não.......

mesmo sendo aberto e melhor o povo prefere M$....vai entender.......

chega a ser ridículo


» William da Rocha () em 20/09 17:10

A Microsoft e sua estratégia de Marketing, a mesma não fala que seu maior problema é a Pirataria e não o Software Livre!!! E porque abrir o código do Office e não se preocupar com as piratarias...

Link: http://www.linuxit.com.br/article-3373--0-0.html


» Marcelo Ulianov () em 20/09 17:55

Ainda não me conformo como as notícias sobre a microsoft dão mais ibope aqui do que várias sobre o Linux ... Acho isso uma grande besteira... A microsoft é uma empresa, está brigando para manter sua fatia de mercado, e cabe à concorrência fazer melhor ! No mercado é assim. Eles não têm nada de demoniacos, nem o Linux é uma grande cruzada de anjos libertadores. É só uma questão de mercado, só isso. Mas muitos ainda preferem acreditar nessa cruzada quase religiosa ! Coisa mais adolescente, acreditar que ainda vão mudar o mundo...


» Augusto Campos () em 20/09 18:31

As notícias sobre a MS em geral estão entre as mais comentadas, mas não é muito frequente estarem entre as mais lidas. Julgar a popularidade das notícias pelo número de comentários nem sempre dá certo.


» Henrique Vicente () em 20/09 19:04

» Comentário de River de Morais (amonati) (201.3.23.xxx) em setembro 20, 2004 02:17 PM
aaaah valeu por lembrar disso.. :) mas como falaram ai e eu falei o código gerado pelo m$ office é um lixo mesmo... fazer algumas coisinhas e apagarem pode deixar a coisa incrivelmente gigante do nada :) é o festival do crescimento! poxa, nem nisso a m$ acerta?


William da Rocha, a pirataria faz parte da estratégia de marketing da M$.. porque fulano usa, ciclano usa, tolueno usa na empresinha dele... mas benzeno tem uma empresa e usa lá, e quem disse que tolueno também não tem um laptop que veio com uma maldita licenća do ruwindows/office? Ai que tá a jogada... ela domina o povo e ganha assim...

Marcelo Ulianov, para mim é importante o software livre estar presente na sociedade... isso porque não está relacionado apenas a custos monetários... mas a inúmeros fatores como qualidade, inclusão, liberdade, etc :)

Sobre o de ser mais comentada talvez seja porque o povo gosta de falar mal dela(assim como de outras coisas ruins) mesmo... hoje falei com meu professor de física que usa um iBook e nunca usou GNU/Linux e ele disse que ele não usa windows de jeito nenhum.. por ai comeća :) se o povo que "ainda" usa ruwindows já fala mal porque os que não usam não vão falar? Tá difícil..


» Ark () em 20/09 19:10

Marcelo Ulianov: falou tudo. Notícias que falam mal da MS ou de algum produto provocam orgasmos na molecada. Notícias mesmo sobre Linus são as menores, assim como no Slashdot (embora esse não seja voltado somente a Linux).


» Wilfredo () em 20/09 19:37

Para aqueles que têm problemas com o crescimento do tamanho dos arquivos no MS Office, uma dica:

Em cada programa do pacote, entre na caixa de diálogo 'Opções' e vá na aba correspondente às opções de salvar. Lá, desmarque a opção 'gravação rápida'. Depois, confime a mudança clicando no botão 'OK'.

A técnica da 'gravação rápida' foi adotada pela primeira vez no WordPerfect. Nela, o programa simplesmente acrescenta no fim do arquivo as mudanças feitas. Por um lado, a gravação é de fato mais rápida. Porém o arquivo mantém muita informação inútil, fica com lixo guardado.

Atualmente, com a velocidade dos computadores recentes, não faz mais sentido manter essa recurso habilitado. Afinal, esperar mais uns 2 ou 3 segundos para gravar um arquivo não é um grande problema.

Se o arquivo já estiver muito grande, abra-o e grave-o com outro nome. O novo arquivo ficará sem os entulhos das gravações anteriores.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 20/09 19:41

Já eu acho que tem sentido a popularidade das notícias contra a Microsoft sim. Ela mesma aceitou o papel de Grande Inimigo do Software Livre e o vem cumprindo do "melhor" jeito possível.

Eu também torço para que a Microsoft afunde porque ela não é só "mais uma empresa". Ela é uma empresa que adotou com muita ênfase as piores práticas do ramo para chegar ao sucesso e manter-se nele. É uma questão de Ética. E é por isso que as pessoas se exaltam tanto: a questão do "Certo" e "Errado" é algo que permeia nossas vidas, e não é pouca gente que vê certos valores simplesmente perdendo lugar.

Me incomoda mesmo, aliás, esse enfoque "neutralista" sobre a Microsoft. Ela É uma empresa perversa, não há dúvida. Mas algumas pessoas tentam justificar citando dois fatos: (1) Uma empresa só existe para ganhar dinheiro. (2) Se ela sucede, devemos comemorar e não lamentar isto. Mas se esquecem de outras coisas: (3) Uma empresa é apenas mais uma instituição entre as várias de uma sociedade. Ela não pode ter poder/prioridade sobre os direitos dos indivíduos, sobre seu bem-estar, sobre suas liberdades e obrigações. Que ela cumpra seu objetivo (ganhar dinheiro) estando dentro dos limites que lhe têm que ser impostos. Esses limites vêm em forma ou de leis (e a Microsoft foi condenada - com uma pena levinha, infelizmente - por abusar de seu monopólio, entre outras coisas) ou de "moral", o que não é legislado mas todo mundo sabe que ela não deveria fazer.

Portanto, notícias sobre a Microsoft importam sim. Do ponto de vista Ético e Moral. Não há nada de neutro nas atitudes desta empresa maligna (e uso deste adjetivo sem reservas para ela). Se para vocês que lêem isso o DINHEIRO é o Valor Moral, só lamento que tenham caído numa das falácias da modernidade.


» Manoel Pinho () em 20/09 20:05

Não sou nenhum adolescente, mas é óbvio que a Microsoft é um caso mais do que especial em relação às outras empresas de informática. Ela domina mais de 90% do mercado de desktops, possui uma boa parte do mercado de servidores e ferramentas de desenvolvimento e tenta se infiltrar em outras áreas como games, formatos de streaming e multimídia, etc. Uma notícia sobre ela, especialmente sobre o MS Office (que dominacompletamente o mercado de aplicativos de escritório) é uma notícia MUITO importante.

Que ela está tentando defender o seu market share como outras empresas fariam isso é óbvio, mas o problema é COMO ela faz isso, com lobbies, uso de patentes, aquisições ou destruição de concorrentes, dumping (dar de graça ou a preço artificialmente baixo um produto para quebrar a concorrência), etc.

Essa notícia mostra que o OpenOffice está ameaçando o MS Office para ela estar mudando de atitude em relação ao fechamento do código. É óbvio que ela tenta "economizar" com medidas paliativas como essa, de mostrar o código (sem poder compilar) aos grandes clientes (governos). Num caso extremo tenho certeza de que até tornariam o MS Office freeware só para garantir a franquia "Windows".

Engraçado é que ela prefere abrir o código aos governos a fazer versões não-Windows e não_Mac (que poderiam ser vendidas) do MS Office, perceberam ?


» zé do caixão () em 20/09 20:55

Marcelo Ulinov, o destaque para notícias Microsoft atende a vários interesses.

Serve para pastorear os mais inocentes, tal qual em uma igreja universal, onde o Edir Macedo grita "aleluia Irmão", e todo o povo grita "aleluia Irmão" em coro.

Serve para gerar mais grana($) ou prestígio para os mais espertos, já que uma notícia sobre Microsoft é garantia de muitos comentários e discussões estilo "Microsoft Sucks", "Microshit", "Ruindow$", etc...Quanto mais comentários, mais click e pageviews! (Ôba, mais grana! 8-)

Por fim, também serve para os mais raivosos extravasarem sua raiva (eu odeio a Micro$oft,ela é má, má, má, eu sou frustrado e não tenho ereções por causa dela) e suas teorias de conspiração(o windows tem backdoors por toda a parte a mando da CIA, para impedir o Brasil de virar um superpotência Mundial, blah, blah e etc).

[]´s do Zé.


» Manoel Pinho () em 20/09 22:02

"Por fim, também serve para os mais raivosos extravasarem sua raiva (eu odeio a Micro$oft,ela é má, má, má, eu sou frustrado e não tenho ereções por causa dela) e suas teorias de conspiração(o windows tem backdoors por toda a parte a mando da CIA, para impedir o Brasil de virar um superpotência Mundial, blah, blah e etc)."


Zé do Caixão,

Como está o tempo aí em Key West, Florida ? Não está começando a pensar como americano e gostar do Bush também, não ?

Eu não gosto nada da Microsoft por causa das práticas maléficas que faz ao mercado de informática. Em outras épocas, os "vilões" já foram outros, como a IBM por exemplo, mas nada se compara à situação monopolista de hoje, principalmente num mercado de informática mundial muito maior de hoje.

Não sou frustrado e nem tenho problemas de ereção por causa dessa falta de simpatia total contra essa empresa. E a questão dos backdoors do Windows não é coisa de Arquivo X não; basta ver como os governos da China, Russia e de outros países levantaram essa suspeita e assinaram contratos para ter acesso ao código-fonte do Windows, que deve ter sido maquiado para ser mostrado (já que não deixam compilar o código-fonte e comparar os binários obtidos). Pode ser até que não existam, mas há mais evidências a favor dessa teoria do que contra.


» Glauco () em 20/09 22:17

Se observarmos a história, sempre vazam informações vitais daqueles que têm algo a esconder, principalmente quando vindas de uma empresa do porte da M$ . Estar atento e não descartar, de pronto, possibilidades é uma atitude razoável por parte dos que se importam realmente com a questão do controle.


» Marcelo Ulianov () em 20/09 22:39

Práticas maléficas ? Será que popularizar a informática foi uma " prática maléfica " ? Fui usuário Macintosh por 8 anos. Ali sim, td é fechado. E se dependesse do Steve Jobs continuaria assim. Empresas servem para gerar lucro ! Quem não quer lucro funda uma ong ! Eles vendem um produto, compra quem quer ! Sempre existiu Macintosh ! O povo optou por windows . Fazer o que ? E acho sim totalmente adolescente essa idéia de " cruzada ideológica ". Isso aqui é só uma bostinha de um computador ! Ética eu cobro de politicos ! Ainda tem gente que vota no Maluf e fica aqui falando de ética ! Fala sério ! Marijuana faz mau à saúde ! Olha a cara doRichard Stallman ! Hippie em pleno século 21... Ta na hr de acordar gente ! A Red Hat já acordou ! A Novell tb ! ACORDEM !


» CWagner () em 20/09 23:14

Oi, Marcelo.

Acho que o certo seria popularizar os seus "produtos", e não a informática, visto que informática é bem mais que o conjunto Window$ + M$ Office. É certo que estes foram as portas de entrada no mundo da informática para muitos de nós, mas se formos a fundo nessa comparação, podemos concluir que nem pela porta entramos, mas sim por uma janela, de maneira furtiva, tal qual marginais que invadem a casa de alguém, pois não tínhamos o passe válido (licença paga).

Já o Software Livre, como o próprio nome diz, é uma casa aberta a todos que queiram apenas usar ou mesmo aprender informática/computação.

O MacIntosh é apenas um capítulo da história da Informática. E um capítulo à parte que deve ser adquirido apenas na loja de seu fabricante, pelo preço que eles acham justo, já que você não encontra em outras "casas". Quanto a isso eu não tenho nada contra, afinal você cobra pelo serviço/produto o que achar certo. Se tem cliente/consumidor para pagar, ótimo.

Quanto ao seu linguajar, só tenho a lamentar por ser obrigado a ler o comentário na íntegra para poder tecer algumas palavras. E creio que nunca entenderás o que é Software Livre, se és daqueles que em pleno século 21 ainda compra o livro pela capa.

Mas vamos lá, se possível sem flames ou trollices, por favor.


» nelson_pivete-13a () em 20/09 23:16

EXTRA! EXTRA!
Entrem no site: www.microsoft.com e lá está um grande banner em fundo laranja escrito algo assim: "Os especiallistas se encarregam adentro - Veja o que as companhias líderes e analistas independentes têm a dizer sobre Windows e Linux", ou seja, o LINUX já está logo de cara na página inicial da Micro$oft! Não sabia que eles se importassem tanto assim com o Linux!


» nelson_pivete-13a () em 20/09 23:21

Augusto Campos, o que está acontecendo que eu não consigo postar a palavra "especia listas" normalmente? Eu tive que colocar especiaLListas pq senão o site bloqueia palavras que contém "C I A L I S" no meio...


» Samuel Kemmer () em 20/09 23:29

Para min é preocupante as afirmações da M$.
Quem é da antiga sabe que antes de melhorar o Ruindows a famigerada se juntou a IBM e na reta final deu pra tras, mas já tinha descoberto um monte de segredos do OS2. A história dela e cheia de casos onde os safados se fazem de bons moços, so pra jogar fumaça nos olhois da galéra e depois dar o bote. Cuidado galera este pessoal da M$ é tudo traira.


» Samuel Kemmer () em 20/09 23:29

Para min é preocupante as afirmações da M$.
Quem é da antiga sabe que antes de melhorar o Ruindows a famigerada se juntou a IBM e na reta final deu pra tras, mas já tinha descoberto um monte de segredos do OS2. A história dela e cheia de casos onde os safados se fazem de bons moços, so pra jogar fumaça nos olhos da galéra e depois dar o bote. Cuidado galera este pessoal da M$ é tudo traira.


» nelson_pivete-13a () em 20/09 23:33

Não quero colocar flame, mas acho que esse c_i_a_l_i_s (tenho que escrever disfarçando, senão bloqueia) era um pentelho, troll, flooder, flamer, etc. que ficava fazendo propagandas insignificantes nos comentários aqui no site:

http://brlinux.linuxsecurity.com.br/tutoriais/000213.html
entre outros...


» Carlos Roberto () em 21/09 01:59

Re: Marcelo Ulianov

Monopólio deve ser combatido e se possível destruido! Não importa a área que a empresa monopoliza, ela é uma desgraça que só atrapalha a evolução humana como um todo.


» Marcelo Ulianov () em 21/09 06:22

Como já disse antes, ha " romântismo " demais nessa coisa de " software livre ". Isso aqui é só um pczinho... E todos usam o que melhor lhe convém, seja livre, proprietário ou pirata mesmo ! Acho que tem que ser muito inocente pra embarcar nessa cruzada. E monopólios são construidos e destruidos à toda hora. E o que vcs gostariam é de um " monopólio linuxer ". Não se esqueçam de que em nome da " liberdade " o comunismo soviético e o chinês, assassinaram milhões, que em nome da mesma suposta " liberdade " americanos invadem, roubam e matam. Portanto deixem de querer impor a sua grande verdade ao mundo. Divulguem sim, porque como eu disse, uso o que é bom, seja qual for a licença. Só não vale querer impor...


» CWagner () em 21/09 08:37

O que para alguns é "só um pczinho", para outros é o ganha pão e sustento da família. Se não sabemos programação, pelo menos posso digitar trabalhos escolares, fazer pesquisas na Internet para quem não tem tempo, ou seja, pequenos e insignificantes trabalhos, sem a mínima importância para aqueles que têm toda a condição de ADQUIRIR licenças dos programas que melhor lhe convier.

Quanto a romantismos: o mundo seria muito fácil para aqueles que querem APENAS dominar a vontade dos outros, se não existissem os românticos e sonhadores com suas causas perdidas para atrapalhar.

É muito fácil e cômodo ficar sentado na poltrona esperando o que vier do Big Brother, ou de quem tomar o seu lugar. Se você quer viver em um mundo assim, problema seu.

Se não gosta de quem aprecia ter opções ou simplesmente emite suas opiniões, ignore-os, pois para muitos devem ser como mendigos que "são pobres por opção". Então deixe-nos com nossa tentativa de pelo menos tentar mostrar que ninguém precisa, necessariamente, "roubar" dinheiro das grandes "fabricantes" de programas de computador.

Se você é um dos poucos felizardos que pode PAGAR mais de R$10.000,00 em Window$ + M$ Office + Corel Draw + Antivírus + PhotoShop + DreamWeaver + AutoCAD + 3DStudio, etc... Parabéns.

Eu não tenho esse dinheiro todo. Uso Software Livre, gosto e divulgo aos quatro ventos que existem alternativas aos programas pagos. Pode ser uma "cruzada ideológica", mas sem ideologias o mundo não seria como conhecemos hoje.

Obrigado.

Carlos Wagner


» Afonso () em 21/09 11:06

Segundo a notícia,eles vão liberar o código do Office para alguns governos auditarem,não do SO, o que na minha opinião dá na mesma, isto é o SO pode conter backdoors, trojans e outros furos de segurança e nada disso será visto, além de ser passivel de se instalar, após auditarem o código, uma "atualização" para determinados offices e SOs com facilitações, já que os patchs provavelmente não serão auditados, outra coisa é ter uma clausula para a audição do código que impeça o auditor de fazer um trabalho semelhante, alegando mais tarde que este "se propriou de código do programa" como foi uma vez comentado na RDL sobre a liberação de partes código do Windows via uma licença.
Concluindo, liberar a auditoria no office ou somente em partes do SO é não liberar nada.


» Henrique Vicente () em 21/09 11:25

Patola (Cláudio Sampaio),
infelizmente hoje o povo só da valor a dinheiro e coisas do gênero... tão nem aí para algum pobre coitado da África quando podem melhorar a vida dele.. muitos (essa pérola é de um amigo meu) prefereria descascar o ouro de onde tivesse Vaticano, derreter e comprar comida para alimentar as criancinhas da África por um tempinho... como o Vaticano não fosse no mínimo patromônio da humanidade, etc...
Mas aquela "empresinha" de software que faz acordos milhonários com os países de lá... é ótima...
ela ajuda um centro comunitário com 15 pcs!
Isso é o que dá viver em um mundo onde agora boa parte das escolas se resumem a fazer os alunos passarem no vestibular... e isso acaba influenciando até os alunos de escolas mais "sérias" que procuram também formar no aluno uma mentalidade mais interessante..

Manoel Pinho..
a Micro$oft com certeza só não lanćou agora uma versão do M$ Office para GNU/Linux e outros sistemas porque imagine o retorno.. quem é disposto a trocar de distribuićão com certeza tem disposićão de trocar de editor de textos... além do mais ela estaria "se entregando" se fizesse isso agora.. se ela for fazer isso talvez seja daqui quem sabe uns 4 anos.. ou quando terminarem de corrigir alguns patchs de seguranća do Longo horse :)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.