Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Emulador quase universal

Notícia publicada por brain em setembro 16, 2004 01:14 AM | TrackBack


Denis (denisds@directnet.com.br) enviou este link e acrescentou: "Matéria do Wired News em português: 'A Transitive Corp., empresa do Vale do Silício, alega ter alcançado um dos objetivos mais perseguidos da indústria da tecnologia: um emulador quase universal que permite rodar softwares desenvolvidos para uma plataforma em qualquer outra, praticamente sem quedas no desempenho.'"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Douglas Augusto () em 16/09 01:52

Hmmm... 1º de Abril? ;)


» Augusto Campos () em 16/09 01:58

Tem cara de trote, mas preferi publicar e deixar que vocês julguem por si próprios...


» Marcelo Vivan Borro () em 16/09 02:02

É, o milagre é grande...

Vou esperar para ver se é verdade - a existência e o desempenho reclamado :-)


» bebeto_maya () em 16/09 02:19

__Li a matéria da Wired, se for trote, foi muito bem passado mesmo, o programa chama-se Quick Transit, e permite, segundo seus desenvolvedores, rodar quase tudo de qualquer plataforma em qualquer micro...Sem perda de desempenho, o que eles chamaram de ''ouro dos alquimistas''.

__Estou imaginando a discordia que isso vai gerar no reino da redmond. . Imagine você rodar pedaços inteiros do Windows no Linux. . .Como o explorer. . .

__No mais a maneira mais simples de se combater um programa desse, é fazer a pilantragem de sempre. . .Colocando parte das libs necessárias para se rodar determinados programas dentro do próprio SO, criando assim uma restrição legal!

__Estou esperando pra ver um Corel 12 rodando num Linux. . .


» Matheus Villela () em 16/09 02:23

A reportagem da wired é um tanto quanto "exagerada"

Falam em "quase universal" sendo que o emulador se limita a poucos hardwares(ok ok, são a maioria do mercado) e poucos SOs.

Outra, o que colocam como "diferencial" é a decodificação em blocos, isso não é um diferencial pois boa parte dos emuladores modernos tanto em hardware como em software trabalham nesse sistema, decodificando blocos e armazenando em cachê é trivial pra boa velocidade, emuladores em hardware como os da jtag usam, emuladores de vgs como pcsx2, 1964, mupen64, chankast todos usam tal técnica, bochs.. pearPC.. por aí vai.

Mas bastante interessante esse lance de intercompatibilidade de sistema operacional, além de emulador parece que ele simula o ambiente(não gráfico hehe) do SO, tentei procurar mais detalhes sobre como funfa mas não achei :S, deve ser um tanto limitada mesmo assim é excelente esse tipo de coisa... no caso de apps windows no linux nem tanto, acho que se existe uma compatibilidade é bastante pequena, mas pensando em sistemas unixes em geral se e quando vier a ter uma compatibilidade grande seria muito bom pra teste de cross-compilação, sem ter que ficar trocando de máquina ou rebotando, de qualquer forma a aplicação desse tipo de coisa não serve em muito pro "usuário normal", a única coisa que realmente importa pra um user normal atualmente é a emulaçãoo de PC 32 bits que os AMD64 fazem, importa mais pros users Windows até que os de linux e unix em geral, pra quem usa linux mais pra quem roda algum programa proprietário. Isso aí não dá compatibilidade de API, e se for pra emular 32 bits nem precisa, melhor usar um wine da vida e só simular libs, passando as instruções diretamente.


» Manoel Pinho () em 16/09 07:54

Mais detalhes do produto em

http://www.transitive.com/products.htm

Na página não fala nada de Windows, mas que o produto permitiria emulação entre Unices e Linux, inclusive entre binários de diferentes arquiteturas.

Assim, um PC com linux poderia rodar, p.ex., programas do Solaris/Sparc com pouca perda de desempenho.

E parece que o produto é sério sim, pois o Dr. que bolou a idéia já publicou papers sobre o assunto há vários anos.


» rivo () em 16/09 08:05

nao duvido nada da m$ comprar isto dai tb...


» Luciano () em 16/09 09:54

Na verdade nao entendi muito bem direito isso.

Eles fizeram um emulador de processador ou de SO's? Ou de tudo num só?

Tipo, um prog para linux, mas compilado para 64 rodaria num i386... beleza. Mas um prog para Windows i386 rodaria num Linux i386 sem perda de velocidade e etc?

Eles conseguiram fazer num intervalo de tempo pequeno o que o Wine nao conseguiu ate agora?

Pelo que entendi o que eles fizeram foi uma Maquina Virtual de cada arquitetura, mas isso o VMware ja faz. Ah sei la...

Hum... estranho... no minimo esquisito, vai ver q nem é la essas coisas...

Isso ta me parecendo a promessa do Lindows.


» Mandark () em 16/09 10:50

Só acredito vendo.


» Henrique Vicente () em 16/09 13:15

Luciano, vmware funciona como dividisse seu pc em várias partes... digamos bem grosseiramente assim...
então é como você ligar o seu pc várias vezes e em cada parte dessas rodar algo diferente...
ele não é um emulador... nem é tipo wine.. ele é um programa de maquinas virtuais...

bebeto, rodar o Exploder? hahaha! seria para testar a capacidade dos travamentos dele em outras plataformas?


» GNUser () em 16/09 14:38

Bom voces acreditam que o Windows nao trava..... eu tambem nao, voces acreditam que isso faz mesmo o que falam............ eu tambem nao


» Glauco () em 16/09 14:48

Parece que estamos, de fato, vivendo a Era do Vapourwares. "Chifrão do Billou", "Super Emulador"... Até agora, só boatos. Pelo menos, no mundo do SL, cumprimos o que prometemos.


» Jaime () em 16/09 15:13

Conversa pra boi dormir...


» =welrbraga= () em 16/09 20:17

Eu tenho usado o Qemu 0.6.0 e ele tem rodado muito o o bom e velho Win98 para eu fazer os testes que preciso!

O melhor é que quando aparece a "tela azul" eu simplesmente fecho a janela do qemu e pronto!


» Glauco () em 16/09 23:09

"Bom e velho Win98", realmente, foi muuuuuuuuita benevolência sua, amigo.


» Allan Almeida () em 16/09 23:27

O interessante dessa notícia destaca-se basicamente pela "ajuda" que isso dará ao XBox, que por motivos contratuais(leia-se Intel/Nvidia), não seria possível a retro-compatibilidade para o próximo Xbox_2, que será ATi/PowerPC.

Navegando pelo google, surgem só referências dessa ajuda ao Xbox e de softwares PowerPC para X86.

Será que BasiliskII e PearPC* irão ser ajudados nessa?
* = emuladores MC68k e PPC, respectivamente.


» Carlos E. Gorges () em 17/09 10:33

O produto deles é um emulador (nada a ver com virtualizador como eles querem que o chame) de hardware, não de ambiente como o wine. Se você quiser rodar algo de uma arquitetura na outra você pode, mas com o sistema operacional instalado e funcional na arquitetura emulada. A vantagem desse produto em comparação com os atuais é que ele traduz as chamadas ao processador em lote, possibilitando otimização e cache dessas chamadas. A idéia, se realmente foi aplicada, é simples e genial na teoria, mas muito complexa de ser implementada... realmente gostaria de ver isso funcionando.


» Afonso () em 21/09 10:01

Acho que Carlos esta certo,provavelmente é uma camada de software sobre o hw que traduz as chamadas do sistema operacional a um hw em outro hw, isto é um SO para o SO, tratando o SO como um se fosse um aplicativo.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.