Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Resultados da DebConf4: Ubuntu Linux

Notícia publicada por brain em setembro 16, 2004 01:12 AM | TrackBack


Pablo Lorenzzoni (pablo(at)propus.com.br) enviou este link do Slashdot e acrescentou: "A Canonical, uma empresa internacional formada durante a DebConf4, empregando muitos dos desenvolvedores sêniores do Debian, acaba de anunciar para o mundo sua nova distribuição: o Ubuntu Linux. Os desenvolvedores do Ubuntu prometem lançar versões em intervalos regulares de 6 meses, e manter o suporte a elas por um ano e meio. Por ser baseado no Debian, o Ubuntu beneficia-se fortemente de seu sistema de desenvolvimento, e pretende ser um dos maiores contribuintes do Debian, como pagamento por utilizar toda sua infra-estrutura. O Ubuntu, ainda, mantém 4 compromissos básicos: ser sempre gratuíto, e não cobrar taxas extras para a versão 'empresarial'; incluir as melhores traduções e a melhor infra-estrutura de acessibilidade possível para torná-lo utilizável pelo maior número de pessoas;manter um ciclo de lançamentos estáveis de 6 meses, e suportar cada lançamento por 18 meses; ser completamente comprometido com os princípios do desenvolvimento de software de código aberto. Por um período curto, CDs gratuítos estão sendo oferecidos para aqueles que não puderem fazer o download."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Guaracy Monteiro () em 16/09 02:19

Para quem não gosta de perder muito tempo no /. pode ver a entrevista no OSNews com um dos desenvolvedores.

http://www.osnews.com/story.php?news_id=8286


» Glauco () em 16/09 11:42

O nome é feio, mas... :)


» a () em 16/09 11:58

a


» Henrique Vicente () em 16/09 13:17

Acho que você cometeu um engano..
acho que eles se comprometem em deixar o sistema livre e não gratis como você falou... sendo que ele é formado por desenvolvedores do debian..


» Augusto Campos () em 16/09 13:47

Não, eles se comprometeram a manter o sistema sempre gratuito também. Eis o trecho: "Ubuntu will always be free of charge, and there is no extra fee for the 'enterprise edition'"


» Henrique Vicente () em 16/09 13:51

brain, arram.. mas vai ter pacotes não livres nesse sistema? isso que eu queria saber.. coisas proprietárias porém gratuitas, vai ter isso? ou 100% livre? :)


» byce () em 16/09 14:19

Bem... mas... Para que mais uma distribuição? Tá bom que "viva a liberdade de escolha" mas, sei lá, acho que virou meio banal as pessoas criarem mais uma distribuição...

- Quais os diferenciais REALMENTE importantes?
- Eles não poderiam ser sugeridos à equipe de criação do Debian(eles fazem parte do projeto!)?

Eu sou daqueles que, ao ver grandes inovações, fico feliz (APT (Debian), Portage (Gentoo), YAST (SUSE), RPM (RH), etc, etc, etc por exemplo...) mas, fora isso... porque não ajudar a "distribuição-mãe"?????

byCE
============================================


» Augusto Campos () em 16/09 14:19

Henrique, o anúncio deles está lá disponível para você consultar, com todos os detalhes que eles já revelaram. Aqui nesta mesma página (basta rolar até o topo), na notícia enviada pelo Pablo, você encontra o posicionamento deles tanto quanto ao preço quanto à liberdade de software.


» semente () em 16/09 15:13

byce, como eles mesmos afirmaram, o Ubuntu é um Debian, mas com uma comunidade formada por outras pessoas e com releases semestrais. Eles são desenvolvedores Debian e decidiram criar essa distro na DebConf4, e se nao me engano, vao continuar ajudando no desenvolvimento do Debian e tambem financeiramente, pois dizem que é uma forma de retribuir ao Debian já que "toda infraestrutura é Debian".

Meu ingles nao é muito bom, mas foi o que entendi. No site tem todas informações. Às vezes, distros desse tipo podem muito beneficiar o Debian. Olhe os Debian CDD (Distribuiçoes Debian Personalizadas), procure no site do Debian para mais informacoes.


» Wconserta () em 16/09 15:28

Pelo que eu entendi ele sera um fedora e redhat invertido

debian sera estave e demora para sair versões

enquanto o Ubuntu seri instalve afinal atualização de 6 em 6 meses é quem a mandrake e o fedora


» André Simões () em 16/09 15:34

Me desculpem o palavrão, mas... puta nome feio!

E eu que achava que tão cedo não apareceria nada mais estranho que Cedega.

Vai ver os desenvolvedores que não concordavam com o tempo de release do Debian, resolveram criar outra distribuição para "oficializar" as versões mais atualizadas, mas não vão abandonar o projeto original para deixa-lo intacto perante adaptações com fins comerciais. Criar outra distro para manter a integridade do Debian.


» Yves Junqueira () em 16/09 15:45

Se o Ubuntu for mesmo o que está sendo anunciado é uma excelente notícia.

Na minha opinião, o Debian deixa na mão todos que precisam de uma distribuição com cilco de release menor.

E as alternativas não são comparáveis ao Debian no que se refere à qualidade e complexidade da distribuição como um todo.

A lentidão do pessoal do UserLinux, que até hoje discute e discute, sem uma equipe profissional dedicada ao projeto, impediu que ele tomasse o nicho importante de (pequenos) ambientes corporativos que se sentiram "abandonados" pela Red Hat (Fedora à parte).

Boa sorte ao UTUTU!


» Marcos () em 16/09 16:05

Eu gostei do nome.


» Sérgio Ronald () em 16/09 19:04

Ah, fala sério!
Parece nome de tanque de guerra!
Horrível!


» johnny taylor () em 16/09 20:57

Talvez a grande questão seja, "(grandes) empresas não compram um produto sem ninguém responsavel", que é um dos grandes ataques que ele$ (não só M$) fazem ao SL, com isso se seu cliente quer pagar algo agora ele pode escolher uma debian-like, isso será ótimo, como disse em discussões anteriores uso Mandrake, mas é bom poder oferecer o melhor de 2 mundos ao seu cliente UTUTU^H^H^H^H^HUNBUTU nos servidores, MDK nas estações.


» Douglas Augusto () em 16/09 22:45

Yves Junqueira:
> Na minha opinião, o Debian deixa na mão todos que precisam de uma distribuição com cilco de release menor.

Como assim? Quem precisa de ciclo de lançamentos menor? Meu palpite é que sejam aqueles que não podem ficar atualizando pacotes via apt. O Debian não produz lançamentos em curto espaço de tempo, mas permite que a distribuição seja tão atualizada quanto queira. O GNU/Linux Debian é uma distribuição para se instalar uma vez só.


» semente () em 17/09 02:30

Douglas, concordo!

Eu só reinstalei meu Debian para mudar umas partições. Até daria para fazer sem reinstalar, mas queria experimentar o novo instalador.

Não há necessidade de instalar novas versões do Debian se você sabe usar o apt-get ou o aptitude. Até mesmo quando você não tem internet e obtém novos CD's, só dar um dist-upgrade com os repositórios dos novos CD's configurado.


» Wconserta () em 17/09 08:10

Agora uma coisa eu vou falar porque será que as distro estão cada vez mais com nome nada haver vejam alguns exeplos

mandrake
fedora
Ubuntu
etc
vamos fazer nomes melhor , que nem a gente vai oferecer uma distribuição para uma empresa se a gente falar um nomes acima deste o empresario ou chefe as vezes até fica rindo nossa cara , tanto que quando é para apresentar eu falo ou RedHat ou Conectiva que são nomes com cara profissional, isso na minha opnião é falta de estudo por parte das distro que escolhe uns nomes destes


» henrique () em 17/09 08:18

Para mim isso não é nome, é algo dito enquanto se faz macumba :)


» Wconserta () em 17/09 11:47

vai ver que o pessoal da debian começaram a apela para macumbaria pra ver se a distro é mais atualizada, e ai acabou saindo esse nome hehehehheehehhahhaha


» troll () em 17/09 15:32

O empresário tem tanto do que rir antes de reparar no nome que isso acaba por não fazer a menor diferença.


» Henrique Vicente () em 17/09 16:50

mandrake - por causa do "mágico Mandrake"
fedora - um tipo de chapeu de cowboy/vaqueiro se não me engano
Ubuntu - pelas coisas achadas no google tem algum significado...

troll, rir de quanto já gastou em licenćas e não vai gastar mais? :P


» EdCrypt () em 17/09 17:56

"Ubuntu" is an African word, meaning "Humanity To Others". The Ubuntu Linux distribution brings the spirit of Ubuntu to the software world.
http://ubuntulinux.org/


» EdCrypt () em 17/09 17:56

"Ubuntu" is an African word, meaning "Humanity To Others". The Ubuntu Linux distribution brings the spirit of Ubuntu to the software world.
http://ubuntulinux.org/


» Leandro godoy () em 18/09 02:58

Faço minhas as palavras do Douglas Augusto:
O Debian Gnu/linux é uma distribuição para instalar umas vez só!!
Basta saber usar o apt ...

E quanto a atualizações??
Poxa, há a opção de usar a Unstable que para mim é tão estável quanto qualquer outra distribuição em versão final...
A unstable (sid) tem pacotes atualizados diariamente ... todos os dias eu rodo o apt-get update e apt-get upgrade ... sempre há pacote para atuaização ...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.