Notícia publicada por brain em setembro 16, 2004 01:00 AM
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Alexandre Rangel (arangel@solar.com.br) enviou este link e acrescentou: "Lançado o CD-ROM de treinamento multimídia BlenderZine 1 - Introdução ao Blender 3D. O foco do material é o processo de modelagem, abordando também o fluxo de trabalho do Blender, texturização, iluminação, animação e render. O CD contém 100 telas com textos e 3 horas de vídeo com locução em português. O Blender é um programa de criação 3D Open Source para as plataformas Linux, FreeBSD, Windows e Mac OSX." O CD-ROM custa R$ 90,00, e exige monitor com resolução de 1024x768 e browser com suporte a flash. Leitores que tenham tido acesso ao material e queiram compartilhar conosco suas impressões são bem-vindos para postar nos comentários.
É um ótimo livro para os iniciantes, pode ser que o Blender3D substitua o tão caro 3ds max.
O 3ds max e o Maya são softwares de modelagem e animação 3D muito proprietários. O Blender3D tem muito caminho pela frente para alcançar um dos dois. Precisaria-se de um bom renderizador como o Yafray ou o POV-Ray.
O Yafray é LGPL (um GPL compactível com soft comercial), totalmente aberto e pelo jeito é bom, devido às screenshots: http://www.coala.uniovi.es/~jandro/noname/screenshots.php
O efeito de vidro e transparência é muito bom!
nelson, o Yafray é muito usado por quem usa o blender.. :) o blender é "compatível" com ele...
não sei como me expressar...
O Blender possui um plugin que permite uso do Yafray pela sua própria interface.
http://www.blender3d.com/cms/Yafray.51.0.html
nelson_pivete-13a, não é um livro, é cd com aulas em video, o Alexandre Rangel levou cerca de um ano para produzir o cd.
Quem usa o blender nem se refere a este plugin como tal, para nos isto é parte do blender (tâo bom que é, quem tinha que exportar para xml antes de renderizar sabe do que estou falando).
Realmente me pareceu muito bom, apesar que eu comprei o Blender 2.3 guide e esse livro arrebenta.
http://www.blender3d.org/e-shop/product_info.php?cPath=21&products_id=79&PHPSESSID=a06792c64bf1b0d56f7f2a21c8200dc9
Quem já viu os trabalhos dos ``Masters of the Blender``, ficou pasmo, então dizer que o Blender tem muito caminho pra se igualar ao Maya é um equívoco. . .O renderizador dele, por exemplo, é ótimo,o problema é que o programa é díficil!
bebeto_maya, ele não é dificil não, o que acontece é que a interface não segue o padrão para outros softwares da area, mas depois que você "pega o jeito" o trabalho flui muito bem, gostaria de aproveitar o bote e apresentar a todos a revista procedural, que já tem duas edições e uma terceira a caminho que tem uma documentação muito boa do blender
www.procedural.com.br na seção de downloads.
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