Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Acordo entre Sun e Microsoft não inclui OpenOffice.org

Notícia publicada por brain em setembro 16, 2004 01:41 AM | TrackBack


Mussi (mussi at brfree.com.br) enviou este link para a matéria do site LinuxElectrons sobre documentos recentemente divulgados pela Sun sobre seu acordo assinado em abril com a Microsoft. O artigo revela que o acordo de isenção mútua de processos por violações de patentes entre as duas empresas exclui o OpenOffice, e a partir desta exclusão parte para insinuações sobre possíveis planos das duas empresas para prejudicar o OpenOffice.org (talvez em favor do Star Office ou do Microsoft Office). A Sun nega, afirma que a exclusão de um pacto como estes de um sistema desenvolvido fora do ambiente da empresa é natural, e reafirma seu comprometimento com o OpenOffice.org. Teremos que esperar para ver.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcelo Vivan Borro () em 16/09 02:12

A Sun afirma que continua comprometida com o OpenOffice. Porém não é bem com a Sun que devemos nos preocupar...

Com a tática adotada aqui no Brasil devido ao nome Open Office (Conectiva Office, Kurumin Office), não seria possível ao OpenOffice sobreviver criando forks no caso de um "ataque de patentes"? Isto no caso de países nos quais as patentes de software não tenham validade.


» Heitor Moraes () em 16/09 07:54

Open Office não é OpenOffice.org.
Nesse ponto o documento é confuso e a SUN pode estar guardando isso pro futuro.
Além disso o projeto não tem dinheiro para dar a sangue-sugas. Essa pendenga aqui no Brasil não vai dar em nada.

Quanto a política da SUN, acho que eles só querem se proteger.
Se eles não conseguiram proteger tudo da fúria negra da MS e tiveram que deixar o OpenOffice.org de fora, isso é uma pena. Até porque é um tal de "Open Office" que é citado no documento.
Se eu estivesse no lugar da SUN acho que faria um sacrifício como esse, mesmo que do "OpenOffice.org", se fosse para proteger o resto do meu portfolio. É uma solução mais racional que gastar milhões com advogados.


» rivo () em 16/09 08:10

bom se a sun estivesse com planos para prejudicar o OpenOffice como foi dito na noticia, sera que ela pensa que o seu StarOffice vai sair ganhando alguma coisa? mal vejo este StarOffice nas empresas ou em qq outro canto, no mais o m$ office continuaria a ser o mais usado no mundo.


» Marcus Grando () em 16/09 09:03

Posso estar enganado, mas a SUN ainda ajuda muito o projeto. Não teria porque deixar ele afundar, visto que é a base do StarOffice.


» eje del mal () em 16/09 10:58

A $UNW não poderia processar a M$FT por patentear uma imitação de Java? Isto daria bastante trabalho para a M$FT, o que a faria preder o foco de melhores estratégias de combate contra o OOo, como aconteceu com o processo anterior (quanto tempo demorou para sair o C:\)


» #startx# () em 16/09 12:55

OpenOffice, Koffice ou seja lá o que for que sobreviva... o importante já aconteceu: uma mudança de mentalidade. Sempre haverão pessoas e instituições dispostas a quebrar o monopólio e sempre existirão alternativas. Cabe aos profissionais de TI exercerem poder de influência. Eu, por exemplo, consegui uma vitória. Convenci o meu cliente a migrar para o Mozilla Firefox e Thunderbird e testar o OpenOffice paralelamente numa fase de adaptação.


» nelson_pivete-13a () em 16/09 13:24

Alô Comunidade!

O OO.org não é 100% LGPL? Não podemos nós mesmos contribuir para esse excelente projeto sem precisar da Sun?


» Marcelo () em 16/09 13:43

>> A $UNW não poderia processar a M$FT por patentear uma imitação de Java?
Não, a SUN já processou a MS porque a MS lancou uma versão do Java incompativel com o Java original e colocou imbutido no Windows. Até hoje muita gente fala: "- Não gosto do java porque tem muitas versões incompativeis." Isso que gerou o processo que a sum ganhou quase 2 bilhoes de dolares.

A Sun continua investindo bastante no OO.org e a versão 2.0 dele que vai sair em Janeiro deve competir de igual para igual do o MS-Office e ai vai ser a chance do Word perder a liderança. A Sun não vai largar o OO.org porque ele é a base do StarOffice que ela vende. Então se ela parar com o OO.org o StarOffice morre. E a chance de tirar o MS-Office da liderança também.

>> O OO.org não é 100% LGPL? Não podemos nós mesmos contribuir para esse excelente projeto sem precisar da Sun?
O OO.org é LGPL, e a criação de forks é bem ruim. Se tu quer melhorar o OO.org vai lá e contribui pro projeto principal. E querer tirar a Sun da jogada não é um pensamento muito "correto" visto que foi ela que DEU o OO.org pra ti :D


» maxguzenski () em 16/09 13:50

nelson_pivete-13a
um projeto livre do porte do OpenOffice nao é movido apenas com "contribuicao" de codigo, precisa de $$$
te garanto q boa parte dos programadores do OpenOffice sao PAGOS para trabalhar neles (isso mesmo, recebem salarios por isso), pela SUN ou qualquer outra empresa...

Sem essas empresas pagando para os profissionais se concentrarem 8h por dia no projeto, garando q o projeto ainda estaria muiiito longe da versao 1.0, e nao estaria andando na velocidade q esta.


» Pink () em 16/09 15:02

> O OO.org é LGPL, e a criação de forks é bem ruim. Se tu quer melhorar o OO.org vai lá e contribui pro projeto principal.

Pelo contrário. A criação de forks é altamente saudável. O GCC melhorou muito depois do EGCS - que por sinal, passou a ser o fork "principal" do GCC.

Em forks, idéias malucas ou simplesmente contrárias ao status quo do projeto principal podem ser testadas sem causar prejuízos à base instalada ou aos mantenedores do projeto.

Acho pouco provável, contudo, que alguém disponha de recurso$ suficiente$ para "forkar" o OOo. Mas se aparecer alguém disposto, é minha opinião que ele deve ser apoiado na iniciativa. Na pior das hipóteses, as idéias que derem certo são mescladas à codetree oficial - e as que derem errado enriquecem a base de conhecimentos.


» aldoir () em 16/09 16:11

O que acontecerá com todos os sistemas operacionais/softwares se a Microsoft continuar registrando patentes de todos os recursos possiveis de serem usados, com por exemplo (em casos recentes), o sudo e o duplo clik com o mouse?


» Fernando Tauscheck () em 17/09 00:15

Segundo o posicionamento do Pink, podemos considerar o porte do OO.o para o Gnome e para o Kde (ambos em estágio embrionário) como 'pequenos' forks do Oo.o, e que em breve serão 'incluídos' no projeto maior. Atualmente os dois são patrocinados pelo Oo.o, e espera-se para a versão 2.0 do Oo.o o release oficial destes dois 'ports' do Oo.o.
Isso só mostra que são possíveis forks do Oo.o, inclusivel com ganhos para todos.


» bebeto_maya () em 17/09 01:14

__Na matéria da Wired, há um teste, usando o Gimp do Linux no Windows, e segundo os expectadores, o desempenho foi fenomenal . . .Agora, resta saber se o inverso ocorreria também, com os programas comerciais do Windows rodando no Linux sem perda de desempenho. . .Ah, será que ele também ~emula~ drivers de dispositivos!


» bebeto_maya () em 17/09 01:22

__Droga, errei, foi mal pessoal, eu ia postar em
``EMULADOR QUASE UNIVERSAL``! ! !

__Mas j[a existe um ``fork`` pro OO, desenvolvido pelo Freedows, a versão do OpenOffice deles é idëntica a do MS Office!


» Olivier () em 17/09 10:57

Um projeto como o OO é grande o suficiente para acomodar melhorias. "forkar" o OO implica em riscos enormes pois não haveria de inicio uma comunidade para te apoiar no seu fork. Seu fork deverá realmente valer a pena para arregimentar seguidores.

Como fui um dos que participou ativamente da tradução do OO para o pt-BR, digo com conhecimento que há muito o que fazer na versão Brasil. Mas tivemos a surpresa de ver forks na tradução (e.g. freedows, sun). Vi na do Freedows que nem toda a interface desta versão do OO está traduzida. Por que não usaram a da comunidade e assim agregar, eu não sei. A da SUN tem erros crassos de tradução.

A vantagem creio eu do OO, é sua licença dupla em particular a SISSL, que OBRIGA as adições ou forks a obedecerem os padrões abertos adotados pelo projeto. Impede alguem desenvolver tecnologia baseada no OO com elementos propritários incompativeis com o projeto original. Graças a esta licença, qualquer OO abrirá um arquivo de outro "OO".

Uma melhoria possivel que espero que não se torne um fork é o help do OO, que mesmo na versão em ingles ainda é muito ruim, e tem muito que melhorar.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.