Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Versão reduzida do Sybase para Linux é gratuita

Notícia publicada por brain em setembro 10, 2004 09:18 PM | TrackBack


ThLux (thluxx@yahoo.com.br) enviou este link do Terra e acrescentou um trecho: "'A desenvolvedora de soluções para infraestruturas corporativas e redes sem fio Sybase tornou gratuito o acesso a uma versão light de seu software Sybase ASE Express Edition para Linux, como uma forma de ampliar a base de clientes para esse software gerenciador de banco de dados. O ASE utiliza a mesma tecnologia do ASE RDBMS, concorrente direto de alguns softwares produzidos pela Oracle, IBM e Microsoft, por exemplo. A partir dessa ação, a desenvolvedora Sybase quer que tanto a comunidade de desenvolvedores quanto micro e pequenas empresas possam construir, testar e colocar em prática novos aplicativos sem a necessidade de pagar qualquer licenciamento. Segundo comunicado da empresa, a edição expressa do ASE não é grátis apenas para projetos de desenvolvimento, também podendo ser aplicada em outros sistemas de produção.' O ASE Express Edition pode ser baixado do site da Sybase.'" - e não é um software livre.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Alexandre Arruda Paes () em 10/09 21:44

Como a MS não dava conta de produzir rapidamente um banco de dados para concorrer com Oracle e DB2, há anos atrás, comprou o código da Sybase... Aliás, os dois num passado não muito distante tinham o MASTER.DAT praticamente idênticos.
Mas com softwares livres como o Postgre na parada, acho que o gerente de TI deve pensar 10 vezes antes de adotar soluções como essa da Sybase: "pegue o dedinho, mas se quiser o resto venha de alma limpa" :)


» Andy () em 11/09 12:24

Vejam abaixo os "Requisitos Mínimos de Sistema" listados no manual de instalação (PDF)...

Vê-se que a "oferta" não é para qualquer distribuição do Linux (Por exemplo, não há versões para o Slackwave, Debian nem Mandrake, apenas para as certos "releases" de versões "enterprise" comerciais da Red Hat, SuSE/United Linux e também para o Red Flag Linux do qual nunca ouvi falar...).

Portanto o aplicativo não deve ser de código aberto, mas sim um pacote binário/pré-compilado:

Table 1-1: Minimum operating system requirements Operating system Requirements
Red Hat Enterprise Linux 2.1 for Intel x86 (32-bit)
kernel 2.4.9-e3
glibc 2.2.4-26

Red Hat Enterprise Linux 3.0 for Intel x86 (32-bit)
kernel 2.4.21-4
glibc 2.3.20-95.3
compat-libstdc++-7.3-2.96.123

SuSE Linux Enterprise Server 8.0/United Linux 1.0
kernel 2.4.19-113
glibc 2.3.5-213
compat-2002.8.15-29

Red Flag Linux 4.0
kernel 2.4.21-AS.1 or higher
glibc 2.3.93-5.1 or higher

Fonte da informação de requisitos mínimos: O "ASE Quick Install Guide"

http://www.sybase.com/content/1032298/aselxqig.pdf


» Joerlei P. Lima () em 11/09 12:39

O Sybase ASE Express Edition não é um software de código aberto. Essa é uma versão gratuita e com algumas limitações (que podem ser destravadas ao se inserir o código de uma licença comercial).


» Augusto Campos () em 11/09 12:44

Sim, como informa a notícia, este não é um software livre


» Marcos Alexandre () em 11/09 13:51

Trabalho com Sybase tem quase 10 anos. É um excelente banco e sua versão Enterprise rivaliza com Oracle e DB2, bem mais completo que o MySQL e Postgree. Só que com o tempo ele decidiu sair da competição direta e se especializar em dispositivos portáteis e em Data warehouse.

Pra aplicações comerciais simples, não compensa mais usar um BD comercial. Para alguma coisa mais parruda, é uma opçao


» Paulo Junqueira () em 11/09 18:38

A opção de oferecer o seu banco de dados em uma versão free pode fazer com que eles ganhem mais clientes e/ou popularizem o uso do banco. Me parece que o modelo comercial tradicional mudou muito pra algumas empresas, como a Sybase. Com a onda open-source, abrir o seu código ou mesmo liberar versões free pode ser uma chance de ganhar mercado ao invés de competir diretamente com empresas maiores.

Para aplicações pequenas e médias, não dispenso o Firebird de jeito nenhum. Muito fácil de instalar e manter e com muitos recursos que facilitam muito o desenvolvimento. Somado ao Delphi, fica muito produtivo.

Eu não me sinto tentado a usar um banco "free download". Não sei qual será o rumo do produto ou mesmo se vai continuar sendo gratuito. Me sinto muito seguro com Firebird, MySql e até com bancos de dados comerciais mais usados como Oracle e até MS SQL, que sabemos que vão ter continuidade.


» Patola () em 12/09 01:25

Estou apenas dizendo o que outros disseram, mas de qualquer jeito:

Eles não captaram. Estão totalmente por fora.

Talvez até funcionasse se o Sybase fosse líder de um nicho bem específico, mas não é.

Não adianta tornar grátis. Tem que tornar LIVRE. (Aliás, Paulo, pra que ficar usando a palavra estrangeira "free", notadamente dúbia, em seu discurso?)

Temos, pra uso geral, de escalabilidades diversas, Firebird SQL, MySQL, PostgreSQL, SAPDB e ainda soluções de pequeno porte/embutidas como SQLite. Tudo livre. Como a Sybase pretende concorrer com esses?

Vão morrer na praia se continuarem com esta miopia sobre o mercado.


» against () em 12/09 15:13

Mysql eh o melhor mysql do mundo.
Te todos os mysqls que eu conheco, o Mysql eh o mais rapido, pratico e leve. Posso ficar horas descrevendo as vantagens do mysql em relacao ao outros mysql.
Mysql soh pode ser comparado com mysql. Se vc quer um banco de dados, nao use mysql.
Se vc decidiu usar mysql, use o mysql como se usa um mysql, nao como se usa um banco de dados. A partir dai vc nao vai querer mais usar banco de dados, a nao ser quando for realmente necessario.


» Marcos Alexandre () em 12/09 21:35

Patola, a estratégia da Sybase não é concorrer com esses bancos. É sua competição com o Oracle, DB2 e SQL Server que recentemente reduziram o preço.

Voces sabiam que já tem um tempão que os produtos da Oracle são 100% free para todos os desenvolvedores? Inclusive a Oracle Magazine tem a assinatura gratuita. Voce pode pedir no site que ela chega a sua casa (em ingles, claro).


» Pierre Freire () em 13/09 08:21

A versao Oracle que tem site dela, não é apenas um trial, você pode usar pelo temp que quiser. O desenvolvedor por ter todos os recursos do banco a disposição, enquanto desenvolve o seu apalicativo, sabendo-se que se trata de uma cópia ilegal.
Estou certo ou enganado!! Alguem pode me tirar esta duvida?

Pierre


» hamacker () em 13/09 10:01

Tem muito MSSQL6.x rodando por aí, sem nenhum interesse em migrar para versoes recentes do MSSQL por causa do seu licenciamento que ficou transbordantemente + caro do que a época que eles lançaram (antes vinha como bonus no backoffice com licencas muito em conta).

Espero que a compatibilidade do MSSQL6.x e o Sybase ainda sejam muito próximas. Se ainda for, daria um excelente howto "Concluindo migração MSSQL para plataforma Livre", claro que teria de passar por um aplicativo non-free como o sybase, mas seria apenas para ganhar tempo.

Eu tenho um cliente que ainda usa MSSQL 6.5 vou ver se poderia dar certo.


» Marcos Alexandre () em 13/09 10:45

Talvez a Sybase esteja fazendo uma experiencia para "sentir" o mercado antes de liberar realmente o banco. Pra uma empresa que vivia de software proprietário a transicao é bem mais complicada do que simplesmente abrir seu programa e viver só de serviço. Por isso, muitas empresas procuram uma migração gradual.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.