Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Desenvolvedores do KDE portam o Gecko para o KDE e QT

Notícia publicada por brain em setembro 11, 2004 07:52 PM | TrackBack


Caio Begotti (cbegotti@prefeitura.sp.gov.br) enviou este link e acrescentou: "Olha, pra ser sincero, se funcionar bem... o Konqueror (quem já experimentou alguns dos recursos poderosos dele, sabe) é um dos softwares mais animais que conheço, com um suporte a networking tremendo, integração total com tudo e com todos (viva as KIOs, viva!). Trechos traduzidos da notícia original: [essa implementação] dará ao Gecko o estilo e o visual do KDE com QT, e irá disponibilizar o código como uma KPart [porções de códigos, modulares, que programas do KDE podem compartilhar], permitindo uma alternativa ao renderizador HTML do Konqueror [que é atualmente o KHTML]. Lars e Zack [desenvolvedores do projeto] tiveram que mergulhar no código do Mozilla para ter noção da possibilidade de fazer isso ou não. Em menos de quatro dias (e antes do fim da maratona de programação do aKademy, evento de desenvolvedores e contribuidores do KDE que ocorreu até o último dia 29 na Europa) os dois já tinham um porte funcional da coisa: o Gecko rodando com QT. O porte para QT será mantido e desenvolvido no repositório CVS do Mozilla e o código para embutir o QWidget correspondente permanecerá, naturalmente, no repositório do KDE. --- Vale notar que já se tentou portar o Mozilla para QT uma vez, na época em que o Mozilla estava na versão 1.3b, branch de 2003, se não me falha a memória (eu mesmo compilei e vi funcionando lindamente!). Caso alguém queira fuçar: http://www.mozilla.org/ports/qtmozilla/"

A cobertura do LWN destaca: "Eles creditaram a velocidade da implementação à maturidade das respectivas tecnologias e à arquitetura de componentes do KDE. Na sua implementação, o Qt éapenas mais uma plataforma para o Mozilla, paralela ao GTK, Win32 ou MacOS X"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» bogomolov () em 11/09 20:16

No caso específico do konqueror, se arrumarem isso e integrarem os demais recursos presentes no mozilla (anti-popup, skins e cia - não sei se fazem parte do engine...) não vai ter pra ninguém, pois o carregamento e uso do konqueror tem um desempenho melhor que o do mozilla - ficaria algo tipo IE + Win98 no quesito desempenho...


» Glauco () em 11/09 21:21

Pois é. Eu uso bastante o Konqueror, mas, realmente, ele precisa de uma sacudida. É muito bom, mas precisa melhorar. Tomara que esse seja um bom "salto" pra frente.


» Matheus Villela () em 11/09 21:35

Eu estava lendo sobre a engine do Gecko justamente hoje pensando exatamente nisso... mas na possibilidade de "ebendar" na EWL(enlightenment widgets library) semelhante à GTK, mas que pode usar modo de renderização em OGL por ser baseado na EVAS.

Só que antes de mergulhar a fundo queria perguntar se alguém sabe se o que é renderizado que fica "dentro" da janela será papel da engine que controla, pois de nada adiantariam menus acelerados por ogl se a parte interna não puder ter essa modularização, alguém sabe detalhes sobre isso?


» Marcelo Vivan Borro () em 11/09 21:50

Seria bem vindo, mas continuaria usando o konqueror como navegador principal.

Por exemplo, a integração com o kde me traz recursos fantásticos como correção ortográfica enquanto digito em formulários de páginas de internet (como este :-) ).

E mesmo com os recursos extras adicionados ao Mozilla, ainda faltam alguns recursos como rolagem automática (experimentem apertar shift + seta para baixo. E a velocidade é ajustável, repetindo-se o procedimento ou com shift para cima), entre diversos outros...

Quanto ao engine, as mesmas páginas que abro com o Mozilla, consigo abrir com o Konqueror. E a velocidade do Mozilla melhorou muito na versão 1.7.2.

Como disse antes, será muito bem vindo... :-)


» Rodrigo Romano () em 11/09 22:06

Olha , o KHTML foi portado para Gnome .Veja essa
noticia .

http://www.vivalinux.com.ar/article-khtml-gnome.html

É impressão minha , vários projetos estão convergindo .


» nelson_pivete-13a () em 11/09 23:27

Pra vcs verem: "Em menos de quatro dias" esses dois desenvolvedores de SL já deram início a um bom projeto!

E a Microsnot (é Microsnot mesmo, em inglês fica tipo "Micro-Porcaria"), será que em 4 dias ela faria alguma coisa boa? Ou quem sabe... 4 anos, ou 4 décadas, ou 4 séculos, ou 4 milênios, ou 4 gerações....

A propósito, eu descobri (só agora) uma coisa fantástica no KDE: Coloque qualquer CD de áudio para tocar, então pelo Konqueror, entre no diretório do CD (acho que é audiocd://), e vc verá pastas escrito Vorbis, MP3, e nelas vc verá as músicas nos devidos formatos! E nem é preciso "rippar", só copiá-las para um diretório e vc terá as músicas em MP3 ou Ogg! (eu descobri isso agora no KDE 3.3, parece mágica!)


» liquidslave () em 12/09 00:53

Fala sério ! Isso tá no KDE desde o 2.1 !!!
KDE tem tudo pra ser o número 1, só falta uma boa equipe de marqueteiros !!!


» Hugo () em 12/09 01:10

Ia ser legal por que iria dar opção ao usuário, principalmente ao que gosta do Konqueror mas não consegue utilizar algumas páginas 100% por problemas com JavaScript, etc... mas o KHTML tem evoluído bastante nessas últimas versões do KDE...

P.S.: Esse negócio de corretor ortográfico em tempo real nos formulários de páginas da web é muito massa mesmo. =] O Firefox podia copiar ;)


» Marco Carvalho () em 12/09 01:16

Para mim, o que ainda falta no Konqueror (entenda-se KHTML) é ajeitar a aderênca aos padrões W3C, que ainda é meio "capenga", principalmente na parte de css (no que o Gecko hoje é imbatível), de resto é nota 1000, não tem o que falar, dá um couro legal no Nautilus do Gnome.


» Thiago () em 12/09 02:02

Nossa, isso do audiocd:/ nao sabia, fiz agora aqui e me supreendi... sei que não tem a ver com o KHTML e Gecko, mas, nao dia deixar de postar minha admiraçao... eu amo o linux


» CORRETOR () em 12/09 02:06

Sobre correção ortográfica no firefox é só usar a extensão http://spellbound.sourceforge.net/ , e pronto está lá o seu corretor ortográfico. Eu estou usando o firefox no linux e no windows desde o começo do ano e estou cada gostando mais do browse. Muito bom mesmo.


» Adailton () em 12/09 07:48

Vejam como são as coisas ... entrei apenas para me inteirar da noticia, e aprendi mais uma coisa do Konqueror ...
Apenas lembrando, no SoftWare Livre, os marqueteiros, somos todos nós, que o utilizamos.

:)

Adailton
Linux Registered User
eMala de Plantão / Troll nas horas vagas


» ano () em 12/09 20:18

Além da extensão corretora de texo que o colega já citou mais acima, o recurso abaixo pode ser encontrado na extensão All-in-one-gestures...

>>>E mesmo com os recursos extras adicionados ao Mozilla, ainda faltam alguns recursos como rolagem automática (experimentem apertar shift + seta para baixo. E a velocidade é ajustável, repetindo-se o procedimento ou com shift para cima), entre diversos outros...


» Marcos Alexandre () em 12/09 21:29

Uma coisa que o Linux ainda fica atrás é isso: falta de um marketing estruturado. Tem uma penca de recursos que ele tem e não são bem divulgados. A MS pode fazer muito menos mas tem um trabalho tão bom de divulgação que todo mundo fica conhecendo e usando o recurso, mesmo se não for grande coisa.
Falta uma empresa que apóia o Linux se empenhar nesse tipo de coisa.

Ah! Na época do Corel Linux a Corel queria fazer esse porte do Gecko pra Qt. Era um de seus projetos futuros, junto com uma super versão do wine.


» Henrique B. Jr () em 12/09 23:34

Concordo com o Adailton ali em cima: Quando se trata de software livre, a propaganda por parte de usuários têm um valor muito maior. Mas isso deve ser feito com muita cautela, pois senão o que fazem é só te xingar por qualquer coisa que está "fora do local padrão". Eu só recomendo aquilo que testei bem e sei que vai atender as necessidades do usuário, que eu também devo conhecer bem. Só para não falar mais: Marcos Alexandre, respeito a sua opinião, mas o que realmente falta é os usuários se unirem mais, sem medo de compartilharem o que já sabem. Não acho que devemos tentar ficar querendo convencer mais gente a usar tal sistema, mas sim convencer quem já usa a escrever sobre o que sabe, ajudar quem por conta própria está tentando cada vez mais se livrar de sistemas proprietários.


» Marcelo Beckmann () em 13/09 00:34

O firefox tem um recurso de rolagem automática também, desde algumas versões anteriores.
É só ir em Edit -> Preferences -> Advanced
e checar o "Use autoscrolling"

Depois, você clica e segura o botão do meio em algum lugar da página que está visitando, e vai aparecer um círculo com setas. Conforme a posição e distância do ponteiro do mouse desse círculo, vai rolar a página, com velocidade ajustável de acordo com a distância.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.