Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Wikipédia em português chega aos 15.000 artigos

Notícia publicada por brain em setembro 9, 2004 12:39 AM | TrackBack


Patrick (allan.patrick-ig-com-br) enviou este link da Wikipedia em português e acrescentou: "A Wikipédia em português chegou aos 15.000 artigos - um crescimento de 50% desde o mês de julho. Convidamos todos a participarem do projeto. Observações importantes: por favor, não adicionem texto ou imagens copiados de outros sites ou de livros. O respeito ao direito autoral é importante para o crescimento sustentável do projeto. Outro ponto importante é o respeito mútuo entre os colaboradores que usam o pt_PT e o pt_BR. A Wikipédia, como um todo, deverá bater a marca de 1 milhão de artigos ainda este mês!"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Rafael Goulart () em 09/09 08:16

Uma coisa bem legal é que no Farejador CDF( http://farejador-2.ig.com.br/educacao/ ), uma ferramenta de busca para educação, a Wikipedia é o primeiro site citado.

Eu que era um devorador de enciclopédias na minha infância, fico completamente fascinado com este projeto.


» Leonardo S. R. () em 09/09 08:38

Outra parte interessante deste projeto, que parece ser pouco conheciada, é o WIKCIONARIO: http://pt.wiktionary.org/.


» Daniel Dantas () em 09/09 09:13

Alguém, como eu, já pensou que seria melhor ter uma wikipedia para o português do Brasil??
É muito esquisito para o cara que acessa a wikipedia pela primeira vez ver aquele tipo de coisa: ecrã, ficheiro... Eu achei muito esquisito.
Você primeiro pensa que não existe para o português do Brasil, depois vê que as coisas estão misturadas. Muito estranho.
Por isso, queria perguntar: o que acham da gente criar uma versão para o português do Brasil???
Acho que seria legal. É um pouco de refazer o trabalho, mas teríamos um produto final melhor. Além de que existe muito mais brasileiros na internet do que portugueses.


» Patrick () em 09/09 09:33

Compreende-se que o KDE, o GNOME, o OpenOffice ou um aplicativo qualquer tenha duas versões em português: pt-pt e pt-br. É um caso em uma pequena quantidade de texto é preparada uma vez e utilizada repetidamente. Já uma enciclopédia é diferente: há um esforço enorme (repetindo, ENORME!) na produção de conteúdo. Não faz sentido dividir esse esforço apenas para agradar quem se sente incomodado em ver duas dúzias de palavras com as quais não está acostumado.

As wikipédias que se dividiram tomaram o rumo do limbo: as duas norueguesas, as duas da bósnia, as duas da sérvia, etc.

Há mais diferenças entre os países de língua espanhola (que são mais de 20) ou entre os de língua inglesa (que têm até sistemas de medida diferentes: imperial e métrico) do que entre os países de língua portuguesa.


» gbitten () em 09/09 09:44

Caro Daniel,

Eu vejo mais desvantagens do que vantagens:
- Dividiria esforços.
- Diminuiria a riquesa de haver culturas diferentes. Alem de fonte rica de informação, a Wikipedia em português é uma comunidade com uma diversidade muito rica, onde brasileiros, portuguêses, angolanos, timorenses e entre outros tantos convivem, trocam informações, experiências e procuram minimizar as diferencia entre as variedades do português. A wikipedia é hoje talvez o local de maior interação entre falantes da lingua portuguesa na internet. Pergunto, por que perder isso?
- Mesmo em artigos com variante da lingua de Portugal são de fácil entendimento para nos brasileiros.


» Daniel Dantas () em 09/09 10:02

Calma ai. As diferenças não são tão pequenas e eu não estou preocupado com algumas palavras. Afinal, eu sou uma das poucas pessoas que sabe que ecrã é tela. Já vi muita gente achando que isso é erro de português, ou procurando no dicionário para ver o significado, ou mesmo ignorando a palavra por não saber o que significa.
Estou pensando nos usuários finais que vão ver isso pela primeira vez. Eles, sim, vão achar isso muito esquisito, esquisito demais. O que vão fazer??? Certamente, vão ignorar a wikipedia. Então, a wikipedia se transforma em algo que alguns querem que o linux vire: uma brincadeira para hackers.
Até concordo que esse tipo de coisa não deve ser feita, mas devemos ponderar bem isso para as desvantagens que isso pode acarretar. Desvantagens tão importantes ou mais que as vantagens.
Bem, pedi a opinião. Quem tiver opinião, opine. É muito bem vindo.


» Gbitten () em 09/09 10:52

Daniel,

Qual o problema em se olhar o dicionário? Deveria ser uma prática como a todos.

Não acho que a wikipedia corra qualquer risco de ser ignorada, veja aqui:
http://wikimedia.org/stats/pt.wikipedia.org/

Hoje a wiki portuguesa é a nona mais acessada e uso continua crescendo mais do que as outras wikipedias.

A diferenças são pequenas e faceis de assimilar, existe o caso de dois irmãos de 11 anos, brasileiros e eles são contribuidores regulares da wiki. Se a lingua não é impeditivo para eles, a quem mais seria.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio:Dario_e_mario

Os usuário finais podem achar esquisito na primeira vez, na segunda não. Aconteceu comigo. Garanto, acontece com todos.

Vários artigo na impressa não especializada estam dando destaque a wikipedia, lá existem pessoas de todas as áreas de conhecimnto, portanto com certeza não é um nicho de Hackers.
Rapidamente:
Prof Quimica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio:Hinkel
Papilocopista:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio:Marcico
Psicologia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio:Alexandre_Lu%C3%ADs


» Leonardo S. R. () em 09/09 11:08

Acho que seria mais util se fossem criados links no wikcionario para as palavras que confundam as pessoas. Assim é só clicar e saber o que significam esssas palavras.


» Ricardo Carvalho () em 09/09 13:03

Uma coisa que falta gente para trabalho é alguém para disponibilizar conteúdo brasileiro na Wikipedia em inglês, há muita pouca coisa lá, de vez em quando eu tento ajudar com alguma coisa, a galera poderia se mobilizar para traduzir algum conteúdo que diz respeito ao Brasil.


» Manoel Pinho () em 09/09 14:29

E por que não criamos uma "linuxpedia" com o wiki ?

Em vez de ficarmos escrevendo milhares de tutoriais, artigos e receitas-de-bolo repetidas e espalhadas em diversos sites, por que não criarmos uma ÚNICA "linuxpedia" ?

A minha idéia era começar com um guia-base como o Focalinux ou os guias do Morimoto e então ampliá-lo com mais conteúdo de forma dinâmica. Assim, se eu escrevo algo como

"Como instalar o programa xyz na distribuição abc", alguem pode complementar escrevendo como instalar na distribuição "def", e assim por diante.

Essas wikipedias são uma forma impressionante de geração e armazenamento de conhecimento que não devíamos desperdiçar.

Estou pensando nisso há um bom tempo e acho que se todos os portais de linux e os maiores expoentes de linux do Brasil se unissem a coisa iria andar e resolveria um dos grandes problemas que os leigos falam: a excessiva quantidade de informação e não organizada sobre linux e softwares livres.

A mesma idéia poderia ser estendida para softwares livres populares como o OpenOffice, gimp, etc. Poderia até fazer parte da mesma "árvore" da "linuxpedia" como um ramo.


» Enderson Maia () em 09/09 15:08

MUITO BOA IDEIA!!!!!!!!

:D


» Augusto Campos () em 09/09 15:12

O conteúdo aqui do BR-Linux é livre (licença GNU FDL). Sinta-se à vontade, Manoel, para incluí-lo em sua Linuxpedia, desde que seja mantida a mesma licença.


» Patrick () em 09/09 15:16

Já existe a "linuxpedia". É o Grokdoc. Divulguem: http://www.grokdoc.net Talvez um contato com o pessoal que toca esse projeto seja suficiente para iniciar uma edição em português.


» Henrique Vicente () em 09/09 23:13

Glauco,
tenho vários amigos assim..

infelizmente muitas pessoas são sem-noção...
acham que só porque algo é caro ou proprietário (sim, literalmente no sentido da palavra)... feito por uma empressa cheia do dinheiro acham que o produto deve ser bom...


» ofranja () em 09/09 23:32

Coincidência ou não, hoje foi minha primeira contribuição à Wikipedia. E olha que nem tinha lido a notícia...

Os dois itens que foram editados: Raul_Seixas (um absurdo estar em branco!) e UFSC.


» Mr. Pipe (Kenzo) () em 10/09 04:18

Acabei de fazer uma contribuição! Coloquei alguns poucos dados sobre a minha cidade (Avaré-SP). Não sabe sobre o que escrever? Escreva sobre a sua cidade! :-)

[]s


» Patrick () em 12/09 09:45

Há um projeto irmão da wikipédia que pode ser um bom lugar para dar início a uma "linuxpédia": é o wikibooks (wikilivros), que já está em português. Seu endereço é: http://pt.wikibooks.org/


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.