Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Newsforge: Linux não pode competir com o Longhorn

Notícia publicada por brain em setembro 9, 2004 12:32 AM | TrackBack


Lucas Zechim (lzechim[at]phreaker[dot]net) enviou este link e acrescentou: "Artigo no NewsForge, em que Joe Barr faz uma critica à Microsoft em relação a divulgar que seu futuro Sistema Operacional é o mais rápido, mais estável e mais seguro, sendo que esse sistema nem existe ainda. Ele também comenta sobre como começou tudo isso." É impossível competir com um produto que não existe, embora (nas condições adequadas) seja fácil colocar um produto que não existe como competidor imaginário de um produto real.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» depassagem () em 09/09 08:02

Curiosa esta notícia do Estadão (não tinham anunciado que o longhorn virá sem o winFS?):

http://www.estadao.com.br/tecnologia/informatica/2004/set/08/86.htm

Microsoft exibe vídeos do Longhorn

São Paulo - Em seis vídeos especiais, Carter Maslan, executivo-chefe do Departamento de Estratégias da Microsoft, comenta as principais novidades do Longhorn, a badalada versão do Windows, prometida para 2006.

Os aspectos do sistema operacional mais evidenciados por Maslan são o sistema de arquivos WinFs, o mecanismo gráfico Avalon e as áreas de gestão de saúde, finanças e educação. Os vídeos estão disponíveis em inglês na página dedicada ao Longhorn.


» Pierre () em 09/09 08:11

Nossa,

Será que o autor do artigo não conhece vaporware? (rs)
Este projeto só existe na imaginação dos engenheiros da MS.

Pierre


» Marcelo () em 09/09 08:48

Só para constar. O Win98 viria com um sistema de arquivos totalmente novo baseado em banco de dados relacional.

Quando vi sobre o WinFS comentei que eles iriam tirar fora antes do lançamento. E acertei em cheio!

Prometer o que não pode cumprir é uma pratica comum da MS, mas funciona muito bem. É mais ou menos como os politicos.


» Marcelo () em 09/09 08:52

Ah, esqueci, o Win98 também iria ser estável! Hehe.. essa piada podia ir para o zorra total, sem graça mas é uma piada!!


» Marcos Alexandre () em 09/09 09:28

No sBLP 2004 assisti uma palestra da MS onde eles próprios apelidaram o sistema de longwait. hehehehe

Até ele sair, muito do seu "diferencial" já estará incluso no Linux e no Mac OS.


» Joerlei P. Lima () em 09/09 09:46

Marcos, acho que você se enganou. Muita coisa que virá nele **já** está presente no Mac OS X. Outras, como algumas características prometidas para busca de arquivos, por exemplo, estarão presentes no Tiger, que será lançado em 2005. A Apple sempre esteve à frente da MS em inovação e só prometem aquilo que, de fato, vão cumprir.


» Xtian Xultz () em 09/09 09:56

O que eu acho mais engracado sao as estatisticas. O proximo produto da Microsoft nao eh soh mais rapido, mas eh 28,9% mais rapido, 37,3% mais estavel, 45,8% mais divertido, etc etc etc...


» Vinicius () em 09/09 10:39

Bem, no dia que a Apple lançar o Mac OS X pra X86 aí as coisas do mundo dos OS's pagos vai mudar... ora se vai.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 09/09 10:53

Vinicius,

Ueh... o MacOS X nao eh um BSDzão ?

alguem sabe se ele usa Xfree ?


» Welington Braga () em 09/09 10:59

Não vejo inovação nenhuma no novo Win.

No gnome já se pode desenvolver aplicações com janelas XML a um bom tempo (via libglade) no KDE acho que é possível também.
O sistema de arquivos como banco de dados acho que já havia lido algo a respeito de uma implementação que estaria sendo feita pelo pessoal do gnome também (se alguém puder confirmar!)

É como as emissoras de TV quando anunciam filmes inéditos ... eles esquecem de dizer que é inédito na emissora deles, pois já passou várias vezes em outro canal


» Tutu () em 09/09 11:05

É pessoal...
O Longhorn ta vindo ae...
Dessa vez o bicho vai pegar....

Se o linux não se tornar mais facil para o usuário comum, ele vai por agua abaixo dando entrada para o Longhorn que ta vindo muito bom.

Acho que vai ser.. Bye Bye Linux.


» Augusto Campos () em 09/09 11:14

Quando o longhorn chegar, em 2006, poderemos ver quem vai ganhar e quem vai perder na comparação. Até lá, é só especulação.


» Joerlei P. Lima () em 09/09 12:06

Dyego, não, o MacOS X não é um BSD. Ele foi baseado no Mach, com algumas extensões BSD. E não, ele não usa Xfree ou outra implementação do X11. Ele usa um servidor gráfico próprio, chamado Quartz (com excelentes características, por sinal).


» Alexandre Arruda Paes () em 09/09 12:17

Posso especular sobre uma coisa (talvez alguém já tenha dito isso)?
Será que o .NET (até o momento o ChifreLongo só vai rodar aplicações .NET) não será a forma mais fácil da M$ DAR "gratuitamente" o Windows (você compra a PCWorld e vem o CD por R$ 11,90) para tentar controlar a pirataria vendendo os softwares apenas on-line ?!?!
Uma das maiores preocupaçãoes do .NET é deixar os "executaveis" enxutos e pequenos, facilitando o seu download. Ficaria difícil piratear algo que só pode ser instalado por uma ativação instantânea, não... Eles mandariam o Windows apenas com versões enxutas de 3 softwares: calc, notepad e paciência ... hehehe... para nós, linuxers, é a mesma bobagem besta de sempre, mas para os incautos....


» Joerlei P. Lima () em 09/09 12:19

Concordo com o Agusto. Ainda tem um bom tempo até a chegada desse novo produto. Até lá muita água ainda vai passar embaixo da ponte. :-)


» André Simões () em 09/09 12:21

Não subestimem a M$, o Windows XP quando comparado com o 98 é realmente muito melhor, trava bem menos e os jogos por exemplo (única utilidade desta b!@%$# por enquanto) ficaram mais rápidos e isso eu não li, eu vi!!!

O problema esta mesmo na seguraça, ou seja, esse problema acredito eu nem o "ChifreLongo" resolve, mas a detecção de hardware, drivers e facilidade de uso eles podem continuar na frente.

Cada dia eu amo mais o meu Gnome e espero que ele continue firme e forte.


» henrique paiva () em 09/09 13:38

Peraí! o WinFS seria como banco de dados relacional? Neste caso não seria melhor se fosse como um banco de dados orientado a objetos como o ZODB ou multifuncional como o CACHÉ ? ou é viagem minha?

Será que as falsas especulações em torno do longhorn não seria bom, por incentivar a evolução do linux e MacOS?


» Penetro () em 09/09 13:42

Comentário:
"O Longhorn ta vindo ae... Dessa vez o bicho vai pegar...."

Ahh isso com certeza... Vai pegar pro bolso!!!

Quais vantagem este "vapourware" trará eu ainda nao sei, mas há 20 anos que a história sempre se repete: Novo SO da Microsoft -> Upgrade de Hardware.

Fico com pena do pessoal que suou pra comprar um notebook. O que eles vão fazer? Vender por uma ninharia para completar o preço de top de linha, só para deixar o longhorn usável??

Enquanto isso, os Desktops livres vêm se tornando mais leves para o mesmo hardware - mesmo com uma infinidade de "eye-candies".


» alan () em 09/09 15:25

Não alimente os trolls,
referência ao :-)


» Bruno () em 09/09 17:20

Concordo que para todo lançamento cria-se uma espectativa e uma grande imaginação em torno dele.. mas, para os usuarios GNU/Linux ter uma comunidade, poder compartilhar conhecimentos com amigos e participar do crescimento de um sistema operacional, ultrapaça qualquer barreira (ou qualquer OS novo) a menos que a microsoft passe a ser livre e passe a ter uma comunidade ai sim pode ser que ela atraia quem realmente gosta de computador..Pois o GNU/Linux vai além de um OS qualquer, quem usa gnu\Linux passa a fazer parte de uma comunidade, fazendo novos amigos, ajudando novatos,aprendendo e isso que importa no gnu/Linux..Linux é feito para pessoas que gostam de computador(me impolguei ;p )!! Claro mais cedo ou mais tarde ele se tornara mais facil(não que não seja.. pois o que encontramos são pessoas com preguiça de aprender e que só querem clickar!!) e quando digo que é feito para quem gosta de computador é pq ele é feito para quem ama novas experiências e quer participar
dessa comunidade.Mas como vão as coisas e o crescimento fantástico desse OS(gnu/LINUX!!) em breve não havera quase diferença alguma do windows para o gnuLinux(além é claro da superioridade do Linux que ja há sobre o windows ;) )

Obrigado.
Bruno


» Bruno () em 09/09 17:32

Não que o windows não tenha grupos de usuários(ou uma comunidade(eu nunca ouvi falar de uma mas..!!)), mas no windows vc fica limitado a somente criar programas nele ou utilizar aplicativos! Enquando no GNU/Linux vc pode ajudar no crescimento dele! Seja traduzindo documentos para seu idioma, ajudando no desenvolvimento dele ou de um software ou até mesmo ajudando novos usuários.. E vc quer mais o que ? além de poder dizer num futuro que vc ajudou e faz parte do crescimento do Linux!!!E poder estar orgulhoso de onde o linux ainda vai chegar..
"São coisas que só o linux faz pra vc!!"

falou =).
"Bruno".


» Cadu () em 09/09 18:01

Pode vir o Windows que a Microsoft quiser... Não vou deixar de usar Linux. Pode ser Longhorn, Shorthorn, XP SE, o que for... Quero distância! hehehe

Não odeio a Microsoft só por fazer softwares de má qualidade e cobrar caro por eles, mas sim porque é a Microsoft.

Acho que já falei demais dessa coisa... Vamos mudar de assunto? ;)


» Cadu () em 09/09 18:05

"Pretty amazing coincidence, eh? That the OFS -- oops! --- WinFS is being pulled from Longhorn. But don't worry! They're going to put it in a beta. Just as Gates promised, about ten years ago. With promises like that, you have to figure that guy in 1994 was right, and trusting Windows users really are idiots."

Essa foi boa demais! hehehe


» Ricardo Rabelo Mota () em 09/09 18:16

Engraçado. O Windows XP de um colega do meu filho fez coleção de vírus. Eram dezenas de novos vírus por dia, com o Norton atualizado. O mesmo caso de um colega meu de banco. Ele contabilizou mais de 3.000 vírus. Alguns o Norton não conseguiu consertar. Resultado: formatou o hd e instalou tudo do zero. Eta Xpezinho bão!


» Glauco () em 09/09 18:19

Hoje eu conversei com um usuário avançado de Windows (hmm... talvez fosse um troll disfarçado) e, nas palavras dele: "Linux, não gosto."
É o tipo da afirmação "nunca comi jiló, mas sei que não gosto."
Pela minha experiência com o "Golias de Redmond", muda a m... mas as moscas são as mesmas. Ah, e o cheiro também continua o mesmo.
Vai ser uma surpresa agradável se o "Chifre do Tio Bill" inovar em alguma coisa. Mas, não sei porquê (sei sim, todos sabem), não apostaria meus dados nisso.
O engraçado é que, se acaso inovar, o pessoal do SL implementa com melhorias em 10 minutos.
Só posso rir mesmo.


» Carlos Vitoriano () em 09/09 19:23

Chifre Longo é difícil e demorado para se digitar.
Que tal Windows X-frudo


» santo () em 09/09 20:36

É claro que eu acredito que o longhorn vai ser melhor que o xp e tambem acho que possivelmente vai ser mais atrativo que as distribuições de linux atuais, mas é necessario lembrar que nos estamos em 2004 ainda e o longhorn esta previsto para 2006 ate la tambem vão pelo menos mais uma geração de cada um dos grandes aplicativos linux e sem falar das distribuições que tambem serão melhores que o windows.

A pergunta que não quer calar é: o windows de 2006 será melhor que as distribuições de linux de 2006?

Só vendo para crer pois por enquanto tudo não passa de propaganda.


» Glauco () em 09/09 22:17

Pois é, Santo. O maior mérito da M$ sempre foi o da propaganda. Tio Billou sempre prezou por isso. Não ia ser diferente agora, mesmo.
Historicamente, a IBM "comeu bola"... devem ter olhado pra aquele cara com uma baita fuça de bundão e pensado: "naaah... essa cambada de doido nâo vai a lugar algum e a gente pode tirar proveito da inocência deles"... Ledo engano.
Resta saber em que patamar estarão o Linux e, por que não, o Mac OS quando da chegada do "Chifrão do Billou". Não acompanho notícias sobre a Maçã Psicodélica mas, pelo andar da carruagem GNU, o Linux vai estar difícil de engolir. Mas, vamos ver, vamos ver...


» Gilson () em 09/09 23:21

Ei pessoal.. afe...
Ow.. essa "coisa" nova da MS só sai em 2006... até la o linux tb vai evoluir.. e muito. Bom.. eu só quero vem quando chegar. E quem sabe (sonhando alto.. hehe) um kernel 2.8... bom.. como a amigo disse acima... eles são iguais a politicos. e a Microsoft só solta sistema operacional de 4 em 4 anos (igual os politicos..) e na administração sai aquela maravilha (igual os politicos..)... isso ainda vai dar muita conversa...


» roberto () em 09/09 23:55

independente de microsoft,eu acho que as comunidades que trabalham para o linux devem concentrar esforços em alguns pontos que considero fundamentais,seriam: sempre facilitar o uso do sistema,melhorar o tempo de resposta dos aplicativos em ambiente grafico,o kde precisa ser mais leve,deve haver um aprimoramento das diversas comunidades linux no que diz respeito a interação dos projetos,e tb uma diminuição do tempo de boot e sempre visar um melhor reconhecimento de hardwares,quanto ao file system acho que estamos bem servidos ,o recem lançado reiserfs 4 esta ai pra isso,esta é minha opinião particular,uma contribuição de ideias,felicidades a todos nós.


» M4rcoS () em 10/09 07:56

Ótima!
vamos chamá-lo de Windows X-frudo.


» rivo () em 10/09 08:29

seria legal para comecar a melhorar o linux se as distros viessem com drivers para todo tipo de hardware, tenho uma placa trident tgui 9440, configurei o xfree e coloquei poara usar o driver trident so que se colocar este driver o modo grafico nao inicia... ai ponho o driver vesa e tudo funciona, alias alguem poderia me dizer como o vesa funciona? dizem que ele é muito ruim... tb vejo um grnade problema na falta de aplicativos, por exemplo conheco poucos gerenciadores de download, sem falar que instalar programas no linux é uma novela, gracas as dependencias.


» Rafael Riedel () em 10/09 14:20

Não devemos nos preocupar com o longhorn. Primeiro, que ele não existe. Segundo, o que ele vai fazer, GNU/Linux já faz.

Devemos lembrar que as interfaces do GNU/Linux JA é amigavel ao usuário. Tem até interface IDENTICA ao windows XP...

Eu não tenho medo de nenhum windows. Ainda mais chifrudo.


» Emílio Wuerges () em 10/09 14:36

Olha, para mim, o linux É mais facil de se utilizar.

Pow, oje mesmo perdi 2 horas tentando instalar winXP numa máquina. É impossível!!!

Qdo vc coloca só uma partição, no hd principal, td funciona bem. Mas quando tem um linux junto, ou outra instalação do winXP ... é um INFERNO!


» roberto () em 13/09 14:58

Nao da pra comparar a estabilidade do MacOS com qualquer outro sistema operacional que tenha como alvo trabalhar em hardware diversos. Fazer um SO com controle total do hardware, parafraseando um celebre comentarista de futebol "sinceramente, até eu fazia!"


» Henrique Vicente () em 13/09 21:31

Digitei meia dúzia de senhas corretas num laptop com ruwindowsxpprofessional e a conta foi bloqueada, contactar o administrador... que administrador? :P
outra, tentei colocar um "IP" nele para se comunicar com meu desktop GNU/Linux... nada! perdi um dia assim.. no outro, raciocinei, e digitei um "IP" parecido com o que tava no ruwindows e funcionou...
O laptop travou pelo menos umas 3x nesse dia...
Rodei um kurumin nele e ele ficou perfeito...
(o que adianta o laptop ser um PIV 2400+ com 512MB se roda windows xp professional? sinceramente...)


» moonshadow () em 14/09 10:34

O XP, realmente não é uma blz, mas acredito que devemos concordar que a estabilidade dele, é melhor q os outros... apesar de ser pesado pacas. :(


» moonshadow () em 14/09 10:34

O XP, realmente não é uma blz, mas acredito que devemos concordar que a estabilidade dele, é melhor q os outros... apesar de ser pesado pacas. :(


» Henrique Vicente () em 14/09 13:44

moonshadow,
anm? peraí... estável? Nem! Pode ser mais estável que o ruwindows 2000.. e ME(nunca usei essas porcarias)... acho que até o 98SE fica menos travavel(para não dizer mais estável) que ele..
E tou nem ai se ele não é bom em outros pontos, não uso porcarias mesmo... uso é softwares livres :)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.