Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Surpresa: Programador de segurança da Microsoft usa Firefox?

Notícia publicada por brain em agosto 31, 2004 11:01 PM | TrackBack


Marcelo Vivan Borro (marcelovborro@ig.com.br) enviou este link da cobertura do Terra e acrescentou: "Parece piada, mas chequei o link do The Inquirer e a entrevista da Wired: 'Stephen Toulouse, um dos principais programadores da Microsoft que atua na área de segurança, deu pistas de ser um usuário do Firefox, o navegador de código-aberto desenvolvido pela Fundação Mozilla. A informação está um artigo publicado hoje no site The Inquirer.'" Segundo o Terra, o desenvolvedor "falava sobre como a segurança é um problema de toda a indústria e não especificamente do Internet Explorer. Para exemplificar, ele mencionou que naquela manhã mesmo tivera que baixar um upgrade para o Firefox para bloquear uma falha que poderia permitir a um invasor rodar programas no sistema." Ainda segundo o Terra, "o artigo, em tom de brincadeira, diz ainda que devem existir motivos razoáveis para que um alto funcionário ligado aos esforços de segurança da MS utilize um navegador open-source, e sugere cinco motivos. Entre eles, a hipótese de que a secretária baixou o Firefox e Toulouse, por não saber como desinstalá-lo, tem que ficar atualizando-o para que não seja um buraco no seu sistema. Outra das possíveis desculpas especula que Toulouse teria achado relaxante o esquema de cores laranja e azul do Firefox."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Elessar () em 31/08 23:22

Na verdade eu acho que o cara não é bobo nem nada e tá pulando fora (em off... baixinho, senão o bixo pega !) dos software proprietários, especialmente os da microsoft, que são cheios de falhas !

=]


» montaro () em 01/09 01:12

eu ja falei q o tio bill e toda sua corja usa linux escondido....

win pra nos so pra jogos e pra eles so por $


» Joao Emanuel () em 01/09 01:14

Se isso fosse novidade, já seria um começo. Mas não é, a própria Microsoft já está mudando a plataforma do IE para o Gecko, por isso pergunto: isso é novidade?


» Douglas Augusto () em 01/09 02:08

Joao Emanuel,

Qual a fonte da notícia sobre esta mudança do motor do IE para o Gecko?

Uma substituição desta teria um impacto forte e de grandes proporções no desenvolvimento web. Se a Microsoft não alterasse a engine a ponto de inserir extensões próprias, os sites teriam que se adequar ao padrão Gecko, isto é, seria o fim dos sites incompatíveis para a família Mozilla.

Mas pouco acredito nisso.


» Ark () em 01/09 08:05

Elessar: então todo soft proprietário é bugado? Exceto o Oracle e soft da IBM, claro, porque linux xiita que se preze detesta tudo não-gpl, exceto Oracle e IBM.

Ah, não me alimentem.


» Pierre () em 01/09 08:06

Eu tinha visto esta noticia antes em outro site.
Mas convenhamos deve ter muito exagero também. Daqui a pouco vao dizer que o Bill Gates usa Debian no notebook deles.
Mas será que o Firefox tem toda esta segurança por nao ser usado em larga escala quanto o IE? Bem esta é uma dúvida que vai ficar no ar, pelo menos por enquanto.
Não é troll.
Eu também uso Linux. :)

Um abraço a todos.


» tux-br () em 01/09 08:31

aé.. esse conversa de que o ie vai usar o engine do mozilla é viagem, não tem coerência


» Dyego Souza Dantas Leal () em 01/09 08:33

deletaram meu comentario :((((


» Elessar () em 01/09 08:46

Ark!
Sem querer te alimentar, mas já te alimentando... Presta atenção no texto !!

"especialmente os da microsoft, que são cheios de falhas !"

Não falei nada sobre os outros softwares proprietários, percebestes ?

Ah... Montaro !
Quer acabar com o dual booting por causa de jogos ? Arruma o cedega (ex-Wine ou WineX, sei lá..). Ontem mesmo consegui jogar CS no Linux..

Abraços !


» Augusto Campos () em 01/09 08:46

Dyego, seu comentário de onde? Quem deletou?


» Eu () em 01/09 08:46

Acho que já estão exagerando com esse negócio de "Não alimente os trolls".
Tomem cuidado para isso não ficar igual a censura da época da ditadura!!


» Eu () em 01/09 08:53

Ja deve ser o 10o lugar diferente que publica essa notícia.

Isso me faz lembrar desse caso: http://ianmurdock.com/archives/000061.html

Essa a página pessoal do Ian Murdock, criador da distribuição Debian (o ian do final de Debian é o nome dele, e Deb o da namorada dele, Debra). O caso é que tiraram uma foto dele, em um congresso sobre Linux usando um computador portátil com Windows XP.

O site que publicou essa "notícia" foi esse: http://www.zaragozawireless.org/zgzwl/article.php?sid=328 e ele obteve tanto destaque quanto essa notícia aqui.

A sábia resposta do Ian Murdock foi: "Listen, guys (and gals): Religous zealotry never got anyone anywhere. We don't have all the answers ourselves. The rest of the world has a lot to teach us."

Traduzindo: "Ouçam: idolatria religiosa nunca nos levou a lugar nenhum. Nós não temos todas as respostas. O resto do mundo tem muito a nos ensinar"

Considerando que o cara dessa notícia trabalha na MS, que desenvolve um browser concorrente do Mozilla, é normal que ele tenha contato com os concorrentes, assim como ocorre em qualquer outra indústria. Ele não disse que prefere o Mozilla/Firefox, nem que este é o seu browser padrão. Ele disse que tem esse browser instalado, assim como provavelmente ele dever ter o Opera, e todos os outros browsers que concorrem com o seu produto.

E mesmo que ele preferisse o Firefox, como eu prefiro, isso continuaria sendo uma não-notícia. Produtos diferentes podem ter públicos-alvo diferentes. O fato de alguém achar que um produto A se adapta melhor as suas necessidades não significa que essa pessoa ache que o mesmo produto se adaptará melhor as necessidades de todas as outras pessoas.

Da mesma forma, certamente existem muitos computadores com Linux e OpenOffice.org na Microsoft, assim como muitos computador com Windows e MS Office na casa dos desenvolvedores do Linux e outros Softwares Livres. Conhecer a concorrência é FUNDAMENTAL em qualquer negócio. (a única coisa mais importante do que conhecer a concorrência é conhecer a si próprio, mas isso é outra história)

"NAOT"
(A partir de agora vou abreviar "Não alimente os Trolls" para NAOT)


» Augusto Campos () em 01/09 09:08

Uma diferença fundamental entre a campanha pela qualidade dos comentários e a censura é que aqui não tentamos tirar a voz dos provocadores (e trolls), mas apenas reduzir o efeito de deslocamento de tópico que eles às vezes têm. A alternativa mais solicitada pelos leitores é começar a impor moderação - e aí sim eu vejo semelhança com a censura, não importando se a moderação for por uma pessoa só ou por todos.

No exemplo do comentário do ark, que ele mesmo marcou como troll, eu acho desnecessário querer debater com ele a diferença entre modelos de desenvolvimento ou citar outros exemplos de software não livre que fazem sucesso entre usuários de linux - ele é usuário antigo, já fez as mesmas afirmações antes, e claramente o que ele queria era só polemizar mesmo, e eu acho legal que este tipo de atitude tenha poucas respostas enquanto ainda está se debatendo o tema original. Ao mesmo tempo, acho legal que ele tenha a liberdade de expor a opinião dele, ainda que seja nestes termos.

Já no caso da tua contribuição, eu vejo o paralelo também, e não discordo do que você (e esta citação do Ian) afirmaram. Mas a notícia é mesmo interessante (como seria a do Ian), e isto explica o fato de ter saído em muitos lugares. Embora não seja exatamente a mesma situação, o interesse despertado por um caso destes é similar ao de quando um garoto propaganda da Pepsi é flagrado bebendo coca-cola, ou o diretor da Ford dirigindo um Fiat, etc.


» Victor Bathke () em 01/09 09:27

Re: Eu

Na mooooosca!
E quem achou empolgante, leia Arte da Guerra de Sun Tzu.

Analogia galera, o mundo não vai acabar em computadores, nem em Microsoft, nem em Linux.. bom, em Guerra Santa talvez!


» Joao Emanuel () em 01/09 09:43

Perante a mudança da engine do IE saiu aqui na BR-Linux, no Notícias Linux, no Slashdot, entre outros sites. E se for no bugzilla do Mozilla vai encontrar erros abertos pelos programadores da Microsoft. E concordo com o EU, estude seu concorrente e depois utilize os erros enconrados para o seu benefício. Isso já vem desde do começo do capitalismo.


» Augusto Campos () em 01/09 09:46

Não lembro desta notícia. Lembro de uma semelhante, mas que envolvia um browser da Apple para Mac.


» André Simões () em 01/09 10:18

O engine Gecko não é GPL?

Se sim, acho que a "micosoft" pode pegar o código fonte, usar o que já tem de bom e inserir o que falta para o Gecko ler corretamente os sites no padrão do IE e lançar um novo browser com licença proprietária!

Pronto, tá ai o novo "micosoft" Internet Explorer, com código legalmente chupado do Mozilla.

A a sacana ainda vai fazer propaganda dizendo, "O que já era bom ficou melhor!".

Deus nos livre.


» Charles () em 01/09 10:27

Não, o engine do Gecko não é GPL. Ela usa a NPL (Netscape Public License), que permite que o código seja fechado. Exemplo disso é o próprio Netscape 7, que é um produto closed-source que usa o Gecko.

Outra cisinha: belo comentário a do "Eu". Seria bom se víssemos mais do mesmo nível por aqui.


» santo () em 01/09 10:33

Este tipo de coisa é muito comum em empresas grandes, elas sempre dão uma olhada nos produtos da concorrência para ver aonde eles podem acertar, não tem nada de mais como o EU disse, e eu me lembre que eu li uma reportagem que dizia que possivelmente a Microsoft tem pescado boas ideias no linux, isto sim parece se confirmar nesta noticia.
O aspecto positivo é que mostra para os descrentes que em iniciativas abertas tambem surgem boas ideias.
Quanto a mudança do motor do IE para o Gecko eu não acredito nisto, ate mesmo por que abandonar a base do IE seria como dar um sinal de fraquesa por parte da MS.
Mas idependente de tudo pelo menos vai dar para fazer uma piadinha com os usuarios do IE.
O firefox do hoje é o IE de amanhã.


» halessandro () em 01/09 10:39

sera que as vezes um troll, pode ate tornar a discursao mais interessante?? é claro sem exageros!!


» Douglas Augusto () em 01/09 12:28

O "troll" é como uma mutação na biologia. Geralmente descartável e deteriorante, entretanto, às vezes pode levar a algum ganho substancial. ;)

Quanto ao Gecko no Internet Explorer, continuo cético. Seria um tiro pela culatra, o maior gargalo hoje para a família Mozilla é a incompatibilidade --culpa dos desenvolvedores-- com muitos sites otimizados para IE, e este seria eliminado caso fosse adotada a Gecko (desde que a Microsoft não fizesse mudanças que a tornasse incompatível).


» Nixon () em 01/09 13:44

Pow galera, precisa comentar?!!!!
Ainda bem que uso o Mozilla rsrsrs!!!!


» Sem fronteiras () em 01/09 13:52

Concordo que funcionarios da Microsoft usando o Firefox chama a atenção, seja por pesquisa da concorrencia, gosto pessoal ou qualquer outro motivo.
O que no meu ponto de vista é o mais interessante é o tempo estimado para se ter um "softaware seguro", segundo a Microsoft lá por volta de 2011 os usuarios de produtos Microsoft "terão um pouco de tranquilidade". http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u16849.shtml

Em quanto isso prefiro melhorar, utilizando e aprendendo com o SL e seus derivados.


» Junior () em 01/09 17:01

Galera,

Eu vejo esse tipo de coisa como fruto puro e tranparente da melhor das leis de mercado: Oferta e Procura. Sim porque, o IE como browser dominante, além de estar atrelado ao dumping (monopólio), conta com a juda de quase todos desenvolvedores "céticos" 'as alternativas.
Basta uma estatística, que deixo aqui para possível discussão: Quantos programadores/desenvolvedores começam aplicações sem se preocupar com o front-end?
Ah, claro, é fácil, se o IE é dominante, faço pra ele mesmo... Um exemplo disso é o Bradesco, entre outros.
Além da falta de profissionalismo, isso só aumenta a força do que já é grande.
Já imaginaram que as forças do IE são justamente coisas que não ele próprio? Sim, já que como produto é sofrível. Qualquer comparação com outros browsers mostra isso (independente de ser gpl ou não, por favor, sem flames).
Agora, se um desenvolvedor tiver um mínimo de massa cinzenta, vai elaborar um produto que funcione na maior qtde de plataforma possíveis...
Então, na minha opinião, a força do IE está calçada em elementos que seriam "facilmente" retirados e aí sim teríamos competição de verdade.


» Henrique Vicente () em 01/09 19:06

Não sei se é verdade mas moscas me disseram que à tempo atrás Bill Gates usava um computador da apple(e consequentemente um sistema dela).


» Leidson (PopolonY2k) () em 01/09 20:12

Na verdade em 1998 eu ouvi que dentro da M$, todos os servidores eram SUN rodando UNIX Solaris.

Na época a M$ se esquivou, mas sem uma resposta convincente.


Leidson Campos
PopolonY2k
PlanetaMessenger.org


» iao () em 01/09 20:50

Há algum fundo de verdade nisso:

http://www.fact-index.com/x/xe/xenix.html

"Microsoft is said to have used Xenix on VAX minicomputers extensively within their company as late as 1992."

Apesar de Xenix ser marca da Microsoft, na realidade era Unix portado para Intel e outras plataformas.


» Alecio () em 02/10 19:07

Ei pessoal, entendi a idéia da NPL do Gecko, mas nunca tive paciência pra ler a GPL (até já tentei começar a ler, mas deu um sono...).
Pelo que eu já entendi, mesmo se o engine fosse GPL, a Microsoft não poderia usá-la e depois vender, como código fechado, pois isso iria ferir a GPL.
Estou certo? Me corrijam, por favor...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.