Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Distribuição Live CD para desenvolvedores acadêmicos: kuruminDeveloper

Notícia publicada por brain em agosto 31, 2004 10:43 PM | TrackBack


Elton Luís Minetto (eminetto@gmail.com) anunciou: "Eu precisava de uma ditribuição livecd que tivesse as ferramentas de desenvolvimento já instaladas para entregar aos meus alunos de uma disciplina de programação. Como não encontrei, acabei fazendo uma remasterização do Kurumin. Se servir para alguém, está no endereço http://www.unochapeco.edu.br/~elm/kurumin. O 'kuruminDeveloper' é uma remasterização do projeto Kurumin, mantido por Carlos E. Morimoto e pela comunidade. A idéia é criar uma versão do Kurumin voltada aos desenvolvedores e para quem está iniciando no estudo de programação em ambiente Linux. É útil para programadores que precisam dar suporte ou desenvolver aplicativos e agora podem contar com a mobilidade do Kurumin. Além disto, é conviniente para professores de disciplinas de programação entregar aos seus alunos uma distribuição que rode direto do CD e conte com as ferramentas básicas de desenvolvimento, onde podem aplicar os exemplos vistos em sala de aula. Nesta reformulação foram retirados alguns aplicativos de desktop e adicionadas algumas ferramentas, bibliotecas e linguagens: bibliotecas C/C++, python, pyQT e pyGTK, boaConstrutor, PHP"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Zarb () em 31/08 22:50

Parabens,

nunca utilizei o Kurumin devido a necessidade de ferramentas de programacao ausentes.
E muito importante carregar um cd do Kurumin com essas ferramentas para uma emergencia.


» CWagner () em 01/09 01:05

Já utilizei o PUX da PUC, é bem interessante, apesar de que você só pode ter todas as funcionalidades se instalar o S.O. no HD.

Mas se você precisa de um ou mais ambientes de programação, tem que instalar as ferramentas em algum lugar.

Estou tentando, aos poucos, implemtar a visão do Software Livre na Faculdade Federal que freqüento. Estamos usando Kurumin em estações antigas, com um servidor NIS/NFS, outro servidor Proxy/Firewall e há tempos nos perguntam por ferramentas de programação. Infelizmente as máquinas mal suportam o ambiente de desktop para os alunos poderem fazer suas pesquisas e navegar na Internet.

Senti falta do Java+NetBeans na relação da mensagem, bem como ferramentas de Banco de Dados e UML, e infelizmente não consegui abrir o site do autor, mas assim que conseguir farei uma visita e tentarei entrar em contato com o EltonLuís, para ver como posso contribuir.


» Estive "Aqui" Balmer () em 01/09 03:28

Essa M$ é o maior barato... ;-))


» Flavio Moreira () em 01/09 11:39

Parabéns pelo trabalho ... já estou baixando ... porém :

Faltou o md5sum !

... e também tem duas versões 1.0 e 1.1 ... a lógica recomenda baixar a 1.1 ... mas poderia se omitir a versão 1.0 da página ou pelo menos citar as diferenças entre elas.

Obs: o arquivo parece ter 304.812.032 bytes segundo o wget :-)


» Flavio Moreira () em 01/09 13:43

update :

eu encontrei este md5sum :
803adb33c6dd33396548948133c01fde kuruminDeveloper-1.1.iso

... espero que esteja correto ;-)


» Elton Luís Minetto () em 01/09 13:50

Valeu pelas dicas.
Já coloquei o md5sum e vou descrever os pacotes que adicionei ou removi do kurumin o quanto antes.


» Anônimo () em 01/09 17:57

A iniciativa é digna de elogios.
Porém,não gostei nem um pouco do nome. Developer?
Não seria melhor Desenvolvedor,ou talvez Programador. Por que esta frecura, professor?
O raciocínio de Brasil-colônia pesa na cabeça de muita gente que não consegue se desvencilhar da idéia e, às vezes, nem perceber que ela existe. Uma pena...


» Henrique Vicente () em 01/09 18:51

Ai ai, o cara já lançou o negoço.. com esse nome... mudar para que? oras! que coisa... tu vai querer também traduzir as linguagens de programação?
Já imagino:
int principal () {
n=1;
f=4;
se(n==1) imprimirf("n=%d"f);
senão retornar(1);
retornar(0);
}

vamos deixar essa tal frescura de patriotismo de lado poxa.. patriotismo não é bom para ninguém..


» Alexandre Oliveira () em 01/09 20:27

Patriotismo é ótimo sim, mas bom senso é melhor ainda. O nome tá ótimo.


» Henrique Vicente () em 01/09 21:18

Tu que disse que patriotismo é ótimo.. o que acha do povo do USA serem patriotas? Ai dizemos que eles se acham superiores... ué, então nós também quando dizemos que somos patriotas não estamos querendo ser superiores não? ah, todo mundo é igual gente..


» David () em 01/09 22:41

ditribuição = distribuição
conviniente = conveniente

Abraços


» bebeto_maya () em 02/09 06:57

__Sem xenofobismo, que é diferente de patriotismo. . .Afinal, línguas são patrimônio da humanidade,do contrário português é língua dos portugueses e não nossa,(a nossa é Tupi)!


» Internacionalista () em 02/09 11:55

Patriotismo é um nome para o nacionalismo. Um nacionalismo camuflado. Mas utilizar uma língua que nada tem a ver com o povo em nossa volta...
Infelizmente a computação tem grande influência do Inglês, mas será que precisamos utilizar o inglês pra tudo?
Sejamos criativos!


» Pachequinho_RJ () em 03/09 11:25

Concordo com o "Anônimo" sobre a questão de nomenclaturas em inglês. Temos uma língua maravilhosa para ter que ficar "contaminando-a" com termos que não fazem parte de nossa cultura! Ao escrever, utilizo termos como inicialização, ao invés de boot; autenticação, ao invés de login; tela capturada p/ screenshot; disco p/ disk; estação de trabalho p/ desktop, e por aí vai. Porém em algumas circunstâncias, determinados termos ficam mais fáceis de aplicar, por ser compacto, de fácil pronúncia e de ter um melhor "marketing". Enfim, espero que para estas situações os brasileiros utilizem o bom senso.


» Henrique Vicente () em 03/09 20:27

usar linguas diferentes nunca foi problema.. concordo que a lingua portuguesa seja rica (se bem que eu prefiro a inglesa, não sei se é porque eu não sei ela e gosto de aprender algo novo.. sei lá)..
mas em alguns casos vale apena usar outras linguas como por exemplo.. é comum encontrarmos escrito technique(acho que se escreve assim) que é uma expressão em francè.. etc :)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.