Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mailnees: software nacional verificador de conteúdo de email

Notícia publicada por brain em agosto 31, 2004 10:40 PM | TrackBack


Marcelo Barreto Nees (marcelo.dpd[NOSPAM]jaraguadosul.com.br) enviou este link para seu sistema e acrescentou: "Durante os últimos 5 anos estive desenvolvendo um projeto de verificador de conteúdo de emails para servidores GNU/Linux. O nome deste software é 'mailnees'. Este foi, inclusive, o projeto de conclusão do meu curso de Bacharelado em Informática na época (2002). Naquele período o diretor da Divisão de Informática da empresa onde trabalho me pediu que instalasse em nosso servidor de emails uma solução de bloqueio de vírus e conteúdo (anexos, textos etc..). Num primeiro momento, fiz alguns testes com o Amavis mas ele não atendia nossas expectativas pois não verificava os emails enviados, somente os recebidos. Então encontrei um software chamado Inflex (Autor: Paul L. Daniels). Este software verificava tanto os emails enviados, quanto os recebidos. Faltava a ele apenas algumas modificações. Na época entrei em contato com o Paul e tentei sugerir estas modificações. Sem obter êxito, acabei criando meu próprio software utilizando as idéias e algum código extraído de lá. Claro, mantendo os devidos créditos. Algumas funcionalidades deste sistema: Procura por palavras ou frases que você deseja bloquear; Procura por arquivos anexos que devem ser bloqueados; Poderá avisar o administrador do servidor quando uma mensagem é bloqueada; Permite a customização das mensagens de alerta para qualquer idioma; Possui suporte a antivírus (clamav, uvscan da McAfee e sweep, da Sophos); Gera logs contendo o IP de origem das mensagens bloqueadas. Útil quando necessário bloquear hosts remotos infectados com vírus; Permite que sejam criados filtros contendo alguma descrição breve. Esta descrição será enviada no email de alerta quando houver um bloqueio; Outras funcionalidades estão disponíveis no site. Para ajudar os iniciantes criei um tutorial de instalação do mailnees no Conectiva 9. Espero que gostem do software e que ele possa ajudá-los em sua empresa, escola, universidade..."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Elessar () em 01/09 08:02

Caramba.... que show !
Parabéns, Marcelo !


» Cabelo (Luciano Silveira) () em 01/09 09:39

Parabéns pelo trabalho.
Uma ferramenta que seria interessante para o dia a dia seria um filtro para o meu proxy (Squid), que filtrasse por palavras no conteúdo das paginas antes de exibi-la. Por exemplo, existe alguns usuarios na minha rede que verificam conteúdo pornografico em seus e-mails, e por ser uma lista de distriuição sempre aparece uma palavra em comum no campo "enviado por", porém não gostaria de bloquear acesso aos webmails dos usuarios.
Alguem conhece alguma ferramenta do gênero?


» flipe () em 01/09 09:46

como entusiasta e usuário do linux tenho que dar meus parabéns, porém como brasileiro tenho que afirma que um projeto brasileiro sem documentação em português é irõnico.


» Lucas Zechim () em 01/09 10:39

Apenas um lembrete, o Amavis atualmente, filtra e-mail enviados e recebidos.


» chimpa () em 01/09 10:58

Parabéns pelo projeto!
O único ponto crítico é ele ser um shell script o que se torna problemático em termos de performance em grandes MTAs.


» Tiago Cruz () em 01/09 11:51

Legal mesmo!!!!
Mas qual é o problema de faze-lo trabalhar com o postfix? Está em beta-test ainda ne?

hehehhe


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 01/09 12:09

Qual é a vantagem dele sobre outros que fazem a mesma coisa, como o procmail? Simplicidade?


» Marcelo Barreto Nees () em 01/09 16:39

Primeiramente gostaria de agradecer os elogios e os emails que recebi da comunidade.
Estou me esforçando para adicionar suporte de configuração automática para mais distribuições.
Alguns usuários inclusive já estão executando testes no Red Hat e Slackware.

"Comentando os comentários":
flipe - Você está certo. Eu deveria ter feito a documentação em Português também. Estou trabalhando nisso. Mas criei o Tutorial de instalação do mailnees no Conectiva 9, que pode ser usado como base.

Tiago Cruz - Sim. Ele ainda está em beta teste quando em uso com o Postfix. Uso ele a pelo menos 5 anos com o Sendmail sem problemas.

Patola - Não sei se tem vantagens ou não sobre outros filtros. Na época em que comecei a desenvolvê-lo não havia tantas opções. Ou pelo menos eu não tinha conhecimento. Acho que uma das coisas que diferencia o mailnees dos outros filtros é a maneira como as regras são criadas. Aliás, estas regras poderão ser até compartilhadas pela comunidade. É uma idéia que tive a algum tempo. Bastaria fazer o download e salvar a regra no diretório apropriado e pronto. Ela já entraria em funcionamento. Cada regra tem um campo contendo uma breve descrição. Esta descrição é enviada junto com as mensagens de alerta. Assim o administrador, remetente e destinatários sabem exatamente o que aconteceu.

Finalizando: disponibilizei o projeto para a comunidade porque acredito que ele vá ajudar muitas pessoas. Sei que ele tem que amadurecer mais, mas com o passar do tempo e a ajuda da comunidade a documentação será melhorada, o código ficará mais polido, mais distribuições serão suportadas.
Estou tentando disponibilizar um fórum para troca de informações e solução de dúvidas dentro do site, o que vocês acham?


» Tiago Cruz () em 01/09 17:24

Marcelo,

excelente velho! Faz um forum sim para centralizarmos as informações!

Vou tentar instalar ele no Fedora, vamos ver se rola (pior que deu mó tabalho para deixar ele redondo, mó dó de "estraga-lo" mas eu apoio qq iniciativa nacional, ainda mais como a sua que com certeza vai ajudar MUITA gente)


» Marcelo Barreto Nees () em 02/09 09:48

Já está disponível o Fórum para que a comunidade de usuários do mailnees possa tirar suas dúvidas e trocar experiências.

Link: http://mailnees.kicks-ass.org/pt/forum/


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.