Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Resenha: Eu amo meu Firefox!

Notícia publicada por brain em agosto 31, 2004 10:52 AM | TrackBack


O leitor Admirador Secreto enviou este link e acrescentou: "Mais uma resenha sobre o Firefox. Ela se destaca pelo tom pessoal, pelo recheio de links e vir de fora do universo nerd. Quem vive no Orkut já deve ter esbarrado com essa moça por lá, aliás, acho que devíamos nos juntar e comprar para ela o bichinho que ela pede no fim do post." Não sei se é apropriado dizer que vem de fora do universo nerd, considerando as circunstâncias...

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Douglas Augusto () em 31/08 11:13

Do texto referenciado:

> As maravilhas já começam pelo tamanho dele: 4.7MB! Não estou falando do executável para baixar mais coisas, mas o programa todo!

Há muito tempo o Firefox não tem apenas 4,7MB. Atualmente são 8,1MB[1].

1. http://www.mozilla.org/products/firefox/


» Douglas Augusto () em 31/08 11:19

Ops, fui precipitado. 8,1MB é a versão Linux, mas o autor descreve a versão Windows, que realmente tem 4,7MB. Entretanto, não estou certo se é o mesmo conteúdo que vem na instalação Linux, pois há um .zip para Windows[1] com 6,0MB, que teoricamente deveria ser menor.

1. http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/0.9.3/Firefox-win32-0.9.3.zip


» tux-br () em 31/08 12:23

se o firefoz tivesse 30mb de download ainda assim seria o melhor browser da atualizade e pra quem naum estou o 1.0 esperem que tem muitas novidades..


» santo () em 31/08 13:14


É legal ver usuarios não tecnicos fugindo da rotina e buscando alternativas, mas se me perguntarem eu ainda prefiros os browsers dos dinossauros(Mozilla).


» Wilfredo () em 31/08 13:17

Discordo. Se ele tivesse 30 MB de tamanho eu NÃO instalaria. Usei, e uso, o Opera justamente por causa do tamanho. Diga-se de passagem, um dos motivos do Mozilla ter passado por um grande processo de recauchutagem pelos desenvolvedores quando o código foi aberto foi justamente o seu tamanho - tinha virado um monstro.

Instalei o Firefox em julho. Gostei dele, tanto que não uso mais o Opera em casa. É leve, estável, rápido (quase como o Opera) e as extensões permitem que eu instale apenas os recursos extras que eu desejo -- em vez de baixar um programa com dezenas de opções que provavelmente nunca usarei.


» Henrique Vicente () em 31/08 13:40

Alguém tem idéia porque o Mozilla e o openoffice para ruwindows é bem menor que para a versão para GNU/Linux? Seria porque a versão para GNU/Linux vêem optimizada..?


» Ricardo Rabelo Mota () em 31/08 13:41

O Firefox realmente é muito bom. No meu caso, que gosto de integração entre navegador e programa de email, tenho o costume de utilizar o Mozilla, Opera ou Konqueror. Atualmente utilizo o Konqueror, que com o Kmail (atualmente editando email em HTML), tem dado show de bola.


» Claudio () em 31/08 13:50

Henrique,

Até onde sei, o instalador do Firefox para Windows utiliza um sistema de compactação mais eficiente, o 7z (http://www.7-zip.org/7z.html), o que torna seu instalador menor que o de Linux.


» Marcus () em 31/08 15:14

Opera... testei em casa e não sei porque acham tão bom assim! Não vejo mesmo porque tanto elogio, o Firefox humilha o Opera...


» Henrique Vicente () em 31/08 16:13

Também acho que o Firefox humilha o Opera...
e espero que apareça algum método de compactação melhor.. :)


» Wilfredo () em 31/08 16:34

Não cheguei a instalar a versão 7.5.x do Opera. As versões 5.x e 6.x tinham apenas os recursos necessários para navegação. As versões 7.x acrescentaram um leitor de e-mail. Por um lado passou a ter um excesso de opções, por outro está compatível com os padrões recentes adotados na Internet.

O Firefox resgata o objetivo inicial do Opera: ser um navegador leve e funcional. Se os programadores do Opera estão aos poucos perdendo esse objetivo, espero que o pessoal do Firefox não faça o mesmo. Principalmente com os acertos que fizeram na versão 0.9.


» eu também amo () em 31/08 16:35

Eu também amo o meu FireFox... E já consegui ganhar pelo menos uns 5 ou 6 adeptos do FireFox :-) Agora que se acostumaram não querem mais saber do IE...


» Zyk () em 31/08 16:51

Até tu Brutus?

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u16849.shtml

"Hoje de manhã tive que instalar uma atualização do Firefox para evitar que meu micro fosse atacado" (Stephen Toulouse, gerente de programação de segurança da Microsoft).


» Job () em 31/08 16:57

Tenho simplesmente removido o icone do IE, colocado o Fire e o Opera.
Falo claramente, se quiser encher sua maquina de virus adware etc, fique a vontade em usar o IE.


» Dmustaine () em 31/08 17:03

O Opera é uma alternativa interessante e que sempre trouxe novos recursos de navegação, mantendo sempre sua rapidez.
Creio que o Firefox aprendeu muito com ele, aliado às qualidades do Mozilla se tornou o projeto mais importante na sua categoria.
Gostoso mesmo é saber que ele está substituíndo o IE em desktops Windows por suas qualidades, e não preço.
E no desktop Linux do futuro é Firefox...


» Bogo () em 31/08 17:25

Uso o Firefox em casa no Linux no Windows. Aqui na empresa tenho que usar o Mozilla 1.7.2 por problemas na autenticação do proxy usado (o firefox não autentica de jeito nenhum!). Já o IE6 já deve fazer uns 6 meses que não uso, sem sentir a menor falta.


» Hugo () em 31/08 18:19

O IE ta obsoleto... a quanto tempo ele esta na versão 6.0?

Dos navegadores que conheço o FireFox/Mozilla é o que mais respeita os padrões Web (DOM, CSS, etc...), o IE acho que vem por último...

Normalmente quem usa IE é porque não sabe que existe outro navegador ou não liga para isso e quer apenas ver um ou dois sites de vez enquando.


» Okut () em 31/08 18:32

Orkut umas das coisas mais bestas q ja vi surgir nos ultimos tempos na internet


» Wilfredo () em 31/08 19:00

Também acho o Orkut uma inutilidade.


» Elessar () em 31/08 19:47

rs....

Concordo com os dois acima, mas..... off-topic paaacas né ! =]

Fico feliz demais ao saber que Firefox, Opera, Mozilla e qualquer outro navegador estejam voltando a crescer no mercado..

Fiquei sabendo que o percentual de adesões ao IE diminuiu, fazendo crescer as adesões aos browsers "alternativos".... show de bola !


» Pobretão () em 31/08 19:56

Ei, Elessar

Faz o favor de desligar os malditos JavaScript de rolagem de texto lá no teu portal. É uma inutilidade feia, lembra os abomináveis gifs animados. Já tempou entrar no teu site a bordo de um micro modesto?

Obrigado.

P.S.: Desculpem o off-topic


» Elessar () em 31/08 21:29

Vish....

Pra que isso fio ?
Custa ser educado ?


» SirTroll () em 31/08 21:39

Mas é claro!

Estimado Senhor Elessar.

Rogo a vossa excelência considerar a hipótese de usuários economicamente desfavorecidos usufruírem do seu inestimável portal, o qual, dado a utilização de fragmentos de código na linguagem JavaScript para deslocar textos em sentidos verticais e horizontais sem maior serventia para a informação veiculada que deveras é o cerne de um sítio, praticamente exclui qualquer cidadão da leitura do mesmo.

Outrossim, deixo-lhe meus mais sinceros votos de sucesso dada a saudável concorrência aqui em nossoa verde e fervoroso pátria,

Saudações,

Sir Troll.


» Henrique Vicente () em 31/08 22:47

Eiii, eu acho que Firefox não pode ser chamado mais de alternativo :)

"Hoje de manhã tive que instalar uma atualização do Firefox para evitar que meu micro fosse atacado",
isso soa como uma provocação.. :)


» Elessar () em 01/09 00:28

Henrique:
É por isso que eu citei o termo "alternativo" entre aspas... concordo que o Firefox e Opera estãp passando a ser as melhores opções !

Troll:
Entendo perfeitamente a sua reclamação... mas veja bem, não podemos deixar todos contentes, podemos ? Eu acho que isso jamais será simples de se atingir, a felicidade global de todos com um produto ou serviço..
Pode deixar que eu vou pensar num jeito de agrupar as informações de forma que não ocupem muito espaço (é justamente esta a função do scroll, que pelo visto você não entendeu...).

Até mais.


» Elessar () em 01/09 08:25

Prontinho SirTroll !

Resolvi aceitar sua sugestão... porque no final das contas até concordo contigo... humpf ! =]


» Bibi (Bianca Bueno) () em 01/09 10:03

Puxa vida quanta honra postarem a entrada meia boca do meu blog aqui :)

Muito obrigada pelos comentários e por aumentarem a visualização da minha página. Fui quase slashdotada! :D Dez vezes mais do que o número de visitas que aparece por lá.

E quem me convenceu a usar o Firefox foi um usuário de Linux ativo a mais de 10 anos. Migrei para o Firefox porque meu Netscape estava dando muitos problemas. Foi a melhor coisa que fiz.

Abraços e obrigada de novo .


» Helvécio Guimarães () em 01/09 10:38

Aos poucos a casa vai caindo. Não tem estratégia de marketing que vença isso.
Quanto aos sites que só funcionam com IE, faço o seguinte. mando um e-mail para o Webmster solicitando a correção da página. Sugiro que todos façam o mesmo.
Saudações
Helvécio


» PiTsA () em 01/09 11:50

Eu gosto do FireFox mas ninguem tira meu Mozilla 1.7 de perto de mim.


» Charles () em 01/09 13:32


Eu pessoalmente tambem gosto do mozillão hehe mas para os outros fico em duvida... existe vantagens e desvatagens em usar os programas separados(firefox,thunderbird e agora sunbird)...
Acho que deverira existir um mozilla-base que reuniria os que existe de comum entre os programas.. vcs não acham.


» Wilfredo () em 01/09 20:22

Prefiro as duplas Opera + Sylpheed e Firefox + Sylpheed.


» Pachequinho_RJ () em 03/09 11:05

Já gostava do FireFox, e depois que eu instalei o tema Plastikfox Crystal SVG, foi aí que ele ganhou adeptos de vez! Lá em casa, o pessoal fica babando pela belíssima imagem apresentada, aliada aos recursos de antialising das fontes e a beleza do KDE! Pelo visto, durante MUITO tempo ficarei utilizando o FireFox.

Ter ótimas funcionalidades disponíveis é muito importante, mas beleza e acabamento também contam. Muitas vezes não é pela capa que um livro deixa boas impressões?

PS.: IE? O que é isso? ;-)


» Rui Andrada () em 03/09 15:53

Na minha opnião o Internet Explorer nem é um navegador.
Acho que ele nunca facilitou a navegação de ninguem.

Simplesmente não o considero um navegador e sim um engine renderizador de html que já foi muito, antes de existir o mozilla.

Agora o IE só serve como componente para maioria dos programas da M$.


» Blindman () em 04/09 04:10

Henrique & Marcus,

Me desculpem, mas o Firefox está muito longe de humilhar o Opera. Na minha modesta opinião o Opera só tem dois defeito: O pior deles é não ser software livre, o outro é estar um pouco 'gordinho' nas últimas versões.

Já testei quase todos os browser que existem (Netscape, Mozilla, Konqueror, Opera), e estou sempre testando alternativas e o Opera é meu browser default. O Firefox é um excelente projeto, mas ainda é um pouco imaturo.

Além disso o Opera tem um recurso que me parece óbvio, mas que não encontrei em nenhum outro: ZOOM (muito útil em altas resoluções), todos os outros aumentam apenas o tamanho da fonte desfigurando o layout da página, o Opera aumenta tudo proporcionalmente. No Opera posso reorganizar as abas abertas na ordem que preferir, no Firefox não. O Opera salva sessões, de forma que posso continuar a navegação iniciada anteriormente, o firefox nem sonha em ter um recurso semelhante. Opera é o que eu chamaria de "useful".

O Firefox tem muito o que apreender com o Opera. Em termos de usabilidade, ele está muito, mas muito longe de "humilhar" o Opera, assim como o Linux, infelizmente, ainda está um pouco longe de bater o rWindows no desktop (mas chega lá ;-)

Se tem uma coisa que eu aprendi usando Linux é que é preciso ter a mente aberta. Não é porque um software é proprietário que ele é necessáriamente ruim, e esse é um dos poucos defeito que encontro no Opera. Se o Opera aderisse à GPL, adeus Mozilla/Firefox ...

Não quero transformar esse comentário numa provocação como pode parecer.

Gosto do Firefox, mas acho que ele precisa melhorar muito ainda, aí sim será melhor opção que o Opera. Quando àquele outro browser da M$... aí sim, Firefox anos-luzes à frente :-)

|-)Blindman
------------------
infelizmente ainda no dual-boot, mas Wine e derivados prometem ...


» Blindman () em 04/09 04:12

Henrique & Marcus,

Me desculpem, mas o Firefox está muito longe de humilhar o Opera. Na minha modesta opinião o Opera só tem dois defeito: O pior deles é não ser software livre, o outro é estar um pouco 'gordinho' nas últimas versões.

Já testei quase todos os browser que existem (Netscape, Mozilla, Konqueror, Opera), e estou sempre testando alternativas e o Opera é meu browser default. O Firefox é um excelente projeto, mas ainda é um pouco imaturo.

Além disso o Opera tem um recurso que me parece óbvio, mas que não encontrei em nenhum outro: ZOOM (muito útil em altas resoluções), todos os outros aumentam apenas o tamanho da fonte desfigurando o layout da página, o Opera aumenta tudo proporcionalmente. No Opera posso reorganizar as abas abertas na ordem que preferir, no Firefox não. O Opera salva sessões, de forma que posso continuar a navegação iniciada anteriormente, o firefox nem sonha em ter um recurso semelhante. Opera é o que eu chamaria de "useful".

O Firefox tem muito o que apreender com o Opera. Em termos de usabilidade, ele está muito, mas muito longe de "humilhar" o Opera, assim como o Linux, infelizmente, ainda está um pouco longe de bater o rWindows no desktop (mas chega lá ;-)

Se tem uma coisa que eu aprendi usando Linux é que é preciso ter a mente aberta. Não é porque um software é proprietário que ele é necessáriamente ruim, e esse é um dos poucos defeito que encontro no Opera. Se o Opera aderisse à GPL, adeus Mozilla/Firefox ...

Não quero transformar esse comentário numa provocação como pode parecer.

Gosto do Firefox, mas acho que ele precisa melhorar muito ainda, aí sim será melhor opção que o Opera. Quando àquele outro browser da M$... aí sim, Firefox anos-luzes à frente :-)

|-)Blindman
------------------
infelizmente ainda no dual-boot, mas Wine e derivados prometem ...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.