Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Dicas para novos usuários: ajude a verificar e complementar

Notícia publicada por brain em agosto 28, 2004 02:30 PM | TrackBack


Há cerca de um mês convidamos os leitores a enviar dicas para novos usuários de Linux, tendo em vista a publicação de um artigo aqui no BR-Linux, o envio para a revista Geek e (claro) a distribuição de brindes aos participantes. Hoje completei a primeira rodada de seleção das dicas recebidas (considerando as definições incluídas no convite ao envio), gerando a lista preliminar de 20 dicas reproduzida abaixo. Ela ainda não é definitiva, portanto os anúncios sobre brindes e envio para a Geek virão posteriormente.

Como são dicas para os novos usuários, a responsabilidade é grande. Assim, resolvi fazer uma pré-publicação das dicas selecionadas para que os demais leitores possam verificar se há alguma falha ou incorreção. Se houver (ou se você quiser enviar algum complemento), mande seu texto via e-mail para dicas-agosto@br-linux.org até o dia 1 de setembro. Se for aceito, seu nome e e-mail serão publicados junto ao artigo.

Veja abaixo as 20 dicas selecionadas.

1 - Algumas dicas genéricas para antes de começar
Por Alexandre da Silva Costa (anakinpendragon@hotmail.com)

- Sempre procurar uma fonte de suporte basico, que não precisa ser pago, um amigo que já entenda do assunto, ou descubra um forum em portugues da sua distribuição, o que torna o Kurumin ou Conectiva possíveis escolhas para iniciantes mais leigos em informatica: http://www.kurumin.com.br/forum
- Antes de instalar um sistema operacional novo no seu HD, sempre ter uma cópia externa dos seus dados, pois acidentes podem ocorrer. Isso vale para Windows, Linux, FreeBSD, etc...
- Descubra na documentação da distribuição ou do seu equipamento junto ao fabricante sua compatibilidade com Linux. Apesar de sua grande compatibilidade com hardware atual, algum item pode não ter sido portado devido a falta de interesse da comunidade ou do fabricante.

2 - Como escolher uma distribuição
Por Alvaro Campoy Neto (focus2br@yahoo.com.br)

É sempre uma dúvida muito comum a novos usuários de Linux a seguinte questão: "Qual é a melhor distribuição ?". Isto ocorre principalmente devido à enorme liberdade de escolha no mundo do software livre, não existindo nenhuma melhor ou pior que outra, mas sim com pontos fortes e fracos. Existe um fator que determina a escolha da distribuição que mais se adequa a você: conhecimento. É essencial, pois dentro de qualquer S.O se você deixa o computador "mandar" em você, as coisas não acontecem como deveriam. Imagine o seu computador como um monte de metal e plástico que sabe fazer contas rápido. :) Uma boa maneira de começar a escolha seria analisando qual o hardware da sua máquina e comparar para ver se existem tais drivers na distribuição eleita, tirar um tempo para dar uma olhada boa nela e por fim colocar ela para funcionar na sua máquina, lembrando que o vai afetar tudo isso é o que você já sabe sobre ela e como se virar depois que estiver instalada na máquina. Boa Sorte !

3 - Use sempre a versão mais atual da distribuição escolhida
Por Marcelo Vivan Borro (marcelovborro@ig.com.br)

Ao contrário de outros sistemas, o Linux tem por tradição manter suporte a hardwares antigos. Mesmo que possua uma máquina mais antiga, é recomendado tentar primeiro uma distribuição atualizada. A evolução do Linux é muito rápida e a melhoria de uma versão para outra é notável. Usando a versão mais atual da distribuição de Linux escolhida, você terá não apenas versões com mais recursos de todos os aplicativos, como ainda mais garantias que hardwares mais recentes sejam detectados, instalados e configurados automaticamente.

4 - Escolhendo aplicativos
Por Alexandre da Silva Costa (anakinpendragon@hotmail.com)

Alguns programas Windows podem rodar no Linux por emulação ou outras técnicas, mas não há compatibilidade plena entre os programas feitos em plataformas diferentes, independente de qual seja - Linux, Mac OS, Windows... Assim, procure programas nativos para fazer suas operações rotineiras. Alguns exemplos: AMSN, Gaim ou Kopete como messenger, Mozilla como browser, OpenOffice como office, XMMS para ouvir MP3, Gimp para tratamento de imagem, Sodipodi ou Inkspace para desenho vetorial, Mplayer para video, leitor de e-mail Kmail ou Evolution, etc. Logicamente existem muitas opções para serem citadas, existem muitas escolhas, apesar da dificuldade inicial você pode se surpreender com a qualidade desses programas livres, que podem em grande parte ser utilizados também no Windows por existirem ports para essa plataforma. Assim como existem várias interfaces graficas, no caso de iniciantes sugiro o KDE ou GNOME, mas teste todas as possiveis e veja qual mais lhe agrada :) .O Enlightment por exemplo não é tão intuitivo mas é muito bonito!

5 - Migrando aos poucos: OpenOffice no Windows
Por Heitor Moraes (heitor.moraes@gmail.com)

Se você quer começar sua migração para o mundo do Software Livre, e não quer ir direto ao Linux neste primeiro momento, então vá até www.openoffice.org.br, baixe o OpenOffice.org para Windows, e evite usar a alternativa caríssima para o seu sistema operacional - ou aquelas cópias ilegais. Pirataria é crime! E crime ainda maior é pagar R$1000,00 em uma ferramenta de office se o gratuito OpenOffice.org atende suas necessidades O OpenOffice.org consegue, inclusive, ler e gravar arquivos do Word, Excel e Power Point. A partir da versão OpenOffice.org 1.1.2, a inicialização ficou incrivelmente veloz e a Ajuda passou a vir em português do Brasil. Tente convencer o seu chefe a mudar a Suite de Escritório para o OpenOffice.org. No futuro, essa mudança pode aliviar muito as dificuldades em migrar para o Linux, já que a Suite de Escritório parece ser o conjunto de ferramentas mais usado por aqui.

6 - Lendo arquivos em formatos do Office no Linux
Por Bruno Ernesto do R. Moraes (brunoerm@yahoo.com.br)

Quando se trabalha no dia a dia com computadores, precisamos manipular vários formatos de arquivos. Ao fazermos por exemplo uma pesquisa sobre qualquer assunto pela Internet, achamos uma variedade enorme de documentos, com uma variedade também enorme de formatos. Quando temos um ambiente proprietário, estamos quase que totalmente aprisionados aos tipos proprietários (doc, ppt, xls, etc...), tanto para ler, como para criar esses tipos. Quer um exemplo? Tente ler uma apresentação feita em OpenOffice ou no MagicPoint em seu software de slides proprietário. Não irá conseguir, mas o inverso não é verdadeiro: usando ferramentas livres eu posso ler formatos fechados - além dos meus próprios, é lógico. Pelo menos, o meu OpenOffice 1.1.2 (lindo e maravilhoso) abre qualquer arquivo DOC, XLS ou PPT sem fazer nem força.

7 - Importando mensagens do Outlook Express
Por Henrique Pinto (henrique.pinto@kdemail.net)
Uma dúvida comum de vários usuários ao migrar para o Linux é como mover dados de sistemas Windows para os aplicativos do novo sistema operacional, principalmente as mensagens de correio eletrônico. Felizmente, importar essas mensagens é muito simples: usando o cliente de e-mail KMail, do Projeto KDE, basta que você escolha o item "Importar Mensagens..." do menu "Ferramentas. Um assistente será aberto, e o guiará por todo o processo.

8 - Configurando o papel de parede no ambiente KDE:
Por Henrique Pinto (henrique.pinto@kdemail.net)
Se você quer trocar seu papel de parede e usa o KDE, o procedimento mais simples é arrastar o arquivo de imagem para a área de trabalho. Ao soltá-lo, aparecerá um menu que lhe permitirá configurar a imagem como papel de parede. Se quiser uma configuração mais avançada, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolha "Configurações". A janela que será aberta lhe permitirá configurar diversos aspectos relacionados ao papel de parede, como, por exemplo, montar um "show de slides", de forma que seu papel de parede seja automaticamente trocado em intervalos regulares.

9 - Obtendo temas, papéis de parede e ícones
Por Heitor Moraes (heitor.moraes@gmail.com)

Existem vários sites onde você pode baixar backgrounds, ícones e outras personalizações para GNOME, KDE e outros aplicativos e Ambientes Gráficos. Para evitar que você gaste duas horas no Google, eu resolvi listar os melhores sites para procurar um visual mais agradável. No caso do KDE vá em: www.kde-look.org. No caso do GNOME vá em: art.gnome.org. Se o que você quer são temas para o seu Mozilla, então o lugar é: http://themes.mozdev.org. O GNOME parece mais maduro que o KDE no que diz respeito a instalação dos temas. Basta copiar a pasta com o tema em /usr/share/themes/ e ele já estará disponível. Mas não subestime o sistema de configuração de Fontes e Cores do KDE! O seu problema pode ser só uma corzinha!

10 - Instalando temas e ícones no KDE
Por Danillo Ferreira (danillofa@terra.com.br)

Primeiramente descompacte o arquivo do tema em um diretório de sua escolha. Depois vá em: Menu K / Configurações / Centro de Controle; uma vez no Centro de Controle vá em: Aparência & Temas depois clique no "+" para expandir as opções, depois Gerenciamento de Temas. Aí clique no botão Adicionar e procure pela pasta em que você descompactou seu arquivo; escolha seu tema, clique em Ok e pronto, seu tema está instalado. Para os ícones, descompacte-os em uma outra pasta e no mesmo painel acima vá em Ícones, ai clique no botão Instalar Novo tema..., escolha seu ícone e clique em Ok. Clique no botão Aplicar e pronto, seus novos temas e ícones já estão funcionando.

11 - Executando programas automaticamente
Por Henrique Pinto (henrique.pinto@kdemail.net)

Para quem usa KDE, há uma maneira simples de se iniciar um programa qualquer sempre que o ambiente gráfico for aberto. Com uma janela do gerenciador de arquivos aberta, selecione o item "Auto-início" do menu "Ir". Arraste itens do menu K para a pasta que foi aberta, e eles sempre serão executados quando o KDE for iniciado. Outra forma de conseguir o mesmo efeito é simplesmente deixar os programas abertos quando for sair do KDE: na próxima inicialização, esses programas serão restaurados ao estado em que estavam, de forma que se, ao sair do KDE, você deixou aberta uma janela do Konqueror minimizada mostrando o BR-Linux.org, na próxima inicializaç?o essa mesma janela, também minimizada e mostrando o mesmo site, estará disponível.

12 - Criando documentos PDF no OpenOffice
Por Bruno Ernesto do R. Moraes (brunoerm@yahoo.com.br)

No OpenOffice 1.1.2, escreva seu texto (ou planilha, ou apresentação) normalmente ou abra um arquivo existente. Ao terminar a edição, vá no menu Arquivo, opção "Exportar como PDF..." e salve com o nome que quiser. Pronto, temos um documento em PDF rápido e sem dores de cabeça.

13 - Tenha sempre um disco de boot
Por Marcelo Vivan Borro (marcelovborro@ig.com.br)

Em qualquer sistema operacional é sempre bom ter uma maneira alternativa para iniciar o sistema. Quando for solicitado a criar um disco de boot na instalação do sistema, não deixe de fazê-lo. Isto é especialmente válido para quem usa dual boot: muitas vezes, ao se reinstalar o Windows, a MBR (área do seu disco rígido onde é gravado o gerenciador de inicialização) é sobreposta pelo Windows, impedindo o acesso ao Linux. As distribuições mais modernas permitem que se use o próprio cd de instalação como disco de boot e de reparo para o boot loader instalado.

14 - Iniciando o KDE com numlock ativado
Por Antônio Carlos Vasques da Silva (acvsilva@terra.com.br)

É simples. Abra um terminal e digite kcontrol, procure o ítem "periféricos -> teclado", em "NumLock na inicialização do KDE" selecione "Ligar". Clique em "Aplicar" e feche o kcontrol e o terminal. Agora,sempre que iniciar o KDE o numlock será ativado automaticamente.

15 - Abreviando comandos em modo texto
Por Alex Rabelo (linux@vialog.biz)

Se você é usuário frequente do modo texto e se ressente das digitações de longos comandos, há várias alternativas. Para fazer atalhos de programas, edite o arquivo .bashrc no diretório do usuario, e acrescente os aliases para qualquer comando que achar necessário, como no exemplo:

alias desligar='clear; shutdown -h now'
alias reiniciar='clear; shutdown -r now'
alias mcdrom='clear; mount -t iso9660 /dev/cdrom /mnt/cdrom; cd /mnt/cdrom; ls'

No exemplo, o primeiro comando definido desliga a máquina, o segundo a reinicia e o terceiro monta e exibe automaticamente o conteúdo do cdrom. Note que as alterações no arquivo .bashrc normalmente só serão percebidas a partir de seu próximo login ou abertura de nova shell.

16 - Executando programas automaticamente na inicialização do sistema
Por Marcelo Vivan Borro (marcelovborro@ig.com.br)

O local mais adequado para usuários iniciarem programas automaticamente depende do ambiente utilizado. No KDE, por exemplo, bastaria colocar um atalho para o programa na pasta /home/[usuario]/.kde/Autostart. Caso não seja usado um ambiente gráfico, o local ideal seria o arquivo .bash_profile na pasta do usuário. Se houver a necessidade do programa estar rodando como root ou estar disponível para todo o sistema, o local mais fácil é o arquivo /etc/rc.d/rc.local (nas distribuições derivadas do Red Hat). E se o programa for um serviço, basta marcá-lo para iniciar no boot usando o programa ntsysv, ou o equivalente na sua distribuição. Sempre lembrando que no Linux, existe mais de uma maneira correta de executar uma ação.

17 - Softmodems e winmodems da Motorola no Linux
Por Rodrigo Messias Barros - Arkhanjo (rodrigomessiasbarros@terra.com.br)

Todo mundo sabe que os winmodens são difíceis de se configurar no Linux. Isso tem mudado muito nos últimos tempos, graças à comunidade e há alguns fabricantes que, ou desenvolvem os drivers ou disponibilizam as especificações do hardware à comunidade e ela acaba resolvendo o problema. Dentre os "felizes" usuários de Winmodens, alguns dos mais prejudicados eram os que tinham os softmodens da MOTOROLA. Isso mesmo, ERAM... pois andando por aí descobri que já existe muito driver disponível para este winmodem - e da própria motorola! Para comprovar, é só visitar o link página oficial de drivers. Lá você encontra drivers para Red Hat 7.3, 8.0 e 9.0, para Mandrake 9.2 e 10.0 ... ou seja, os winmodens da motorola já funcionam inclusive no novo kernel 2.6. Muitos usuários não usam o Linux porque este winmodem não funcionava no Linux. Hardmodem é muito caro para os padrões brasileiros... com essa INICIATIVA a Motorola está de Parabéns! Eu era usuário deste softmodem... mas comprei um Lucent... e depois, com minha nova máquina, que veio com uns dos SmartLinks da vida, não tive mais problemas... (Conectiva, SUSE já disponibilizam drivers pré compilados para estes softmodens).

18 - O que não fazer com com pacotes RPM/Debian
Por Marcelo Vivan Borro (marcelovborro@ig.com.br)

Se sua distribuição é baseada em pacotes RPM ou DEB, existem algumas dicas que são muito importantes principalmente para iniciantes - elas evitam que o usuário renuncie à proteção do sistema de dependências e acabe fazendo-o voltar-se contra si. Com a experiência você começa a entender melhor as consequências destas dicas e descobre quando pode quebrá-las - principalmente no caso das três últimas.

* Para instalar ou desinstalar pacotes, use a ferramenta de gerenciamento de pacotes da sua distribuição (apt-get, urpmi, yum, yast, etc.). Elas identificarão e ajudarão a resolver qualquer eventual dependência de pacotes.
* Nunca force a instalação de pacotes ou ignore dependências. É pedir para ter problemas.
* Não use pacotes de outras distribuições a menos que sejam oficialmente suportados (como no caso Kurumin/Knoppix/Debian).
* Evite instalar pacotes diretamente a partir do fonte (./configure/make/make-install). Aprenda a criar os pacotes apropriados para sua distribuição a partir dos fontes e instale a partir deles.

19 - Efetuando seu logout sem interromper processos em execução
Por Arthur Henrique S. Tupinambá (arthur@speednetwork.com.br)
Para os usuários de conexões shell a equipamentos remotos, é muito chato quando estamos logados remotamente em um servidor, subimos alguns processos e ao sair, os processos caem. Isso geralmente é uma dúvida que os iniciantes em administração de sistemas possuem quando estão começando a trabalhar com Linux... Para evitar este efeito, utilize o prefixo "nohup" antes do comando que você deseja que continue em execução mesmo após o fim da sessão. Exemplo: nohup nome-do-comando parâmetros &
Isso fará com que você execute o comando de modo que você possa dar um logout sem o processo cair. O "&" utilizado no final da linha de comando garante que o processo rode em background, ou seja, ele inicializa e você já pode continuar utilizando o terminal novamente.

20 - Relatório dos Dispositivos do seu micro com o Kudzu
Por Morvan (morvan_br@hotmail.com)

O leitor já deve ter se deparado com a seguinte situação: chegou à oficina um micro com o S. O. Windows danificado, de um usuário leigo, destes inclusive que não guardam qualquer documentação, mesmo de micros "de griffe". Pastas de sistema, por quaisquer motivos, inacessíveis, quer sejam: C:\Windows, C:\Windows\Inf (a pasta onde o Windows guarda as definições de hardware), C:\Windows\System32, etc. É preciso reconstruir tudo, reinstalar o S. O. (lembre-se: precisamos, malgrado seja você um usuário Linux, respeitar o usuário!), com todos os dispositivos de hardware bem configurados. A solução é bem simples: com um CD de Recuperação Linux, desses que a gente consegue via internet, pode ser o Gentoo, o Kurumim (excelente!), o SysrescCD ou o Mondo Rescue, dê boot na máquina-alvo. Quando inicializar seu Linux Rescue, monte as partições desejadas, principalmente o disquete, para posteriormente guardar o relatório de dispositivos. Usaremos basicamente os comandos ECHO e KUDZU, o detector padrão de hardware.
Execute estes comandos:

echo "Relatório de Dispositivos" > rel.disp.cliente.txt
kudzu -p >> rel.disp.cliente.txt
cp rel.disp.cliente.txt /mnt/floppy

Pronto. Quando da instalação do sistema para o cliente, você já dispõe de uma relação confiável de dispositivos para a máquina do seu cliente. Esta é uma situação, acredite, bastante típica no meu dia-a-dia como técnico de suporte.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Alan Kelon () em 28/08 16:12

Olá,

O pessoal está de parabéns: São dicas bastante valiosas, muito simples e realmente úteis!

Abraços.


» Eu () em 28/08 16:50

Kde, Kde, Kde, Kde... :(

Dica 21: ignore as dicas, e use o Gnome.


» Augusto Campos () em 28/08 16:55

Reclamar é válido, mas você poderia ter aproveitado para enviar mais algumas dicas sobre o seu ambiente gráfico favorito.


» Marcelo Ulianov () em 28/08 17:28

Pois é... Criticar é fácil !!! To atras de dicas sobre o enlightenment ! quem puder me ajudar ! Usei ele no Mandrake, que vinha td configurado, e agora to querendo usar no Slack, to querendo aprender, mas é difícil pacas pra um novato configurar esse troço !!!


» Eu () em 28/08 17:57

O Gnome não precisa de dicas. Ele é intuitivo.

Além disso, eu não vejo nenhum motivo para contribuir gratuitamente para uma revista ganhar dinheiro com as minhas dicas. (principalmente se for da Digeratti, "mamãe sou hacker")


» Augusto Campos () em 28/08 18:25

Neste caso, fica o registro da sua reclamação.


» Manoel Pinho () em 28/08 19:11

Gnome intuitivo ? Eu diria pouco customizável e daí sua simplicidade. Não achei nada intuitivo aquela cópia do registry (a coisa que mais abomino no Ruindows, que também dizem ser fácil) que ele usa...


» Eu () em 28/08 19:41

"Não achei nada intuitivo aquela cópia do registry (a coisa que mais abomino no Ruindows, que também dizem ser fácil) que ele usa..."

O gconf?
O gconf é para ser usado pelos aplicativos, e não pelo usuário, logo, não vejo como ele pode tornar o Gnome mais ou menos intuitivo.

É a mesma coisa que dizer que o Windows não é intuitivo por que a API é complicada, ou então que o KDE é mais complicado de usar do que o Gnome por que a Qt é feita em C++, e a GTK em C. (são coisas que não afetam o usuário, e sim o desenvolvedor)

Agora, quando ao Gconf: Configurações armazenadas em arquivos de texto, em um local centralizado, usando uma mesma sintaxe para todos os programas, que estão dispostos de uma forma hierárquica.

O que você acha intuitivo? Cada programa armazenando suas configurações em arquivos completamente diferentes, cada um com uma sintaxe diferente, cada um em um lugar diferente? (por exemplo, um gravando em "~/.programa1rc", outro em "~/programa2/conf", outro em "~/~programa3.conf", e dentro de cada arquivo sintaxes diferentes)


» Augusto Campos () em 28/08 20:08

Debate KDE X Gnome? O Eu é um troll habitual e não surpreende, mas... mais gente entrar nessa?


» Diego () em 28/08 20:26

Nao sou 1 troll, mas concordo q contribui com a plublicacao q so faz sujar o nome do brasil la fora nao eh uma coisa muito legal..

Tambem sou a favor de fazer as coisas de graca pra ajudar os outros..agora fazer pra uma revista ganhar com isso ja eh coisa de troxa..

Abracos


» Vidal () em 28/08 20:35

Na tentativa (insensata ?) de acalmar os ânimos, registro o óbvio : sempre existirá uma dica aproveitável, não importando o quão intuitiva é a ferramenta.


» Augusto Campos () em 28/08 20:53

Acho normal sempre existir gente para achar que as promoções e parcerias são insuficientes. De minha parte, fico feliz de haver publicações interessadas em publicar material escrito pela comunidade, e pretendo continuar viabilizando este tipo de parceria sempre que conseguir.

Certamente há pessoas que preferem uma publicação ou outra, mas felizmente o contingente de usuários interessados em divulgar a sua mensagem é suficiente para viabilizar este tipo de iniciativa, mesmo que sempre haja os que preferem não contribuir e depois reclamar do trabalho dos demais. Faz parte do jogo ;-)


» Manoel Pinho () em 28/08 21:05

Augusto,

Me desculpe pela crítica ao Gnome. Alimentei um Troll e acabei virando um... :-) Vou parar com essa guerra santa.


» Manoel Pinho () em 28/08 21:14

Vou dar uma dica para novatos:

Em programas que não pertencem aos projetos KDE e Gnome normalmente há, nas configurações de impressão, um campo com o comando de impressão.

No Mozilla, por exemplo, no campo "propriedades" da impressora, há um campo contendo o comando lpr (com alguns parâmetros) como o comando de impressão. O problema é que o lpr não permite a mudança de certas características da impressão (como número de páginas por folha, etc) que certas impressoras permitem.

Uma forma rápida de poder fazer isso é substituir, no campo de configuração de impressão do programa, o comando lpr simplesmente por

kprinter

Dessa maneira, ao imprimir, surgirá uma janela de configuração da impressão (do KDE), que permite escolher diversos detalhes, como qualidade de impressão, número de páginas por folha, impressão frente-e-verso, etc (dependendo das possibilidades da impressora e do driver configurado no cups ou LPRng).

Isso vale não só para o Mozilla, mas para todos os programas que não pertencem ao KDE e Gnome.


» patrulheiro-antitroll () em 28/08 21:49

Puxa! Por pouco não grito:

Não alimente o Augusto

:-P

Ainda bem que o wrobal não mandou sugestões (confirma, Augusto?) se não ia gastar tempo procurando no google daonde ele copiou!

Lembrando que uma das anedotas mais antigas da vida do plagiador-mor foi exatamente ter forjado a autoria de artigos ao entrar num concurso deste gênero! Infelizmente não achei o link.


» patrulheiro-antitroll () em 28/08 21:49

Puxa! Por pouco não grito:

Não alimente o Augusto

:-P

Ainda bem que o wrobal não mandou sugestões (confirma, Augusto?) senão ia gastar tempo procurando no google de quem ele copiou!

Lembrando que uma das anedotas mais antigas da vida do plagiador-mor foi exatamente ter forjado a autoria de artigos ao entrar num concurso deste gênero! Infelizmente não achei o link.


» Adailton () em 28/08 22:00

Desculpem-me pela franqueza: As dicas deveriam ser para novos usuários, mas me parecem mais adequadas para usuários intermediários.
Usuários novos, geralmente, não sabem o que é um 'terminal', procuram o 'painel de controle' e outras coisas, que nos parecem absurdos.
Como usuário ex-iniciante (tentando chegar em intermediário) e pai de 2 já iniciados, deixo as seguintes dicas:
1. LEIA. Leia tudo, até a nota fiscal ou 'orçamento' antes de fazer qualquer 'bobagem'.
2. Usuário não é administrador. Não instale nada, nem modifique as configurações que não conheça ou não entenda. Depois de algum tempo, quando já conhecer melhor a 'máquina' você aprenderá a fazer essas coisas. Inicialmente, procure alguém que faça para você ou que lhe explique, detalhadamente, como fazer.
3. Experimente os programas. O OpenOffice não morde.
4. A 'Linha de Comando' é muito poderosa, mas é necessário saber o que se está fazendo. Leia, e muito, antes de se aventurar nela.
5. A conta 'root' não deve ser utilizada como 'conta faz-tudo'. Quanto menos usada, menos riscos para o sistema e seus documentos.

Essas dicas são baseadas em experiência própria: Minha filha mudou as 'Ações do botão do mouse'. Imaginas o que aconteceu ? Minha esposa queria imprimir um documento, mas, depois de clicar em 1imprimir', aparecia um erro, em inglês, que ela não anotou. Re-instalei o CUPS e ainda não funcionava, no usuário dela. No meu, tudo 100%. Adivinhou ? Servidor errado. Um clic e a impressora voltou a funcionar.
Em outros 'Sistemas Operacionais', ela me liga do trabalho e pergunta: 'Amor, salvei um texto no Word, mas não consigo achar. O que será que aconteceu ?'
Uso Linux desde 1999, e ainda me descubro fazendo 'bobagens'. Mas já aprendi a 'Ler'. Tudo !
'Quem acha que sabe, não sabe nada. Quem não sabe nada, já sabe alguma coisa.'

Adailton


» flaviothunder () em 28/08 22:02

"Uma forma rápida de poder fazer isso é substituir, no campo de configuração de impressão do programa, o comando lpr simplesmente por

kprinter"


Ou...

gtklp

no caso do Gnome

fica aí a dica também pra quem prefere Gnome.


» Augusto Campos () em 28/08 22:04

Adailton, sugestões e correções são muito bem-vindas. Se você quiser submeter alterações ou complementos para alguma das dicas, é só mandar para o e-mail mencionado na notícia, ok?

No exemplo específico que você mencionou, procurei pela palavra "terminal" no texto e achei ocorrências delas apenas em duas dicas, espero que isto não baste para caracterizar as dicas como sendo para usuários intermediários.


» wolf () em 28/08 22:09

Aproveitando toda esta boa vontade de ajudar os novatos,será que alguem pode me dar uma ajuda?
Em 50% das vezes que tento iniciar o Kurumin 3.1 a tela corre velozmente e para com a seguinte mensagem:
Code: 0f 0b ce 01 b7 36 27 c0 e9 90 fd ff ff 89 f6 85 44 24 04 85
Sou forçado a reiniciar o sistema,já postei mensagem no forum do Kurumin,mas não obtive resposta,fico grato se alguem me indicar como resolvo este problema.


» André S. () em 28/08 22:59

Você verificou a imagem antes de gravar/?


» Henrique () em 28/08 23:04

Legal as dicas, ótimo trabalho. Mas não comprem a Geek e nem qualquer outra coisa da Digerati... Deixem eles passarem fome. As revistas deles são tão ruins e eles são tão oportunistas (alguém definiu eles como "publicações engana-bobo", muito feliz) que não vale a pena gastar nosso tempo tentando dar dicas construtivas.
Pisaram na bola demais. Vamos dar oportunidade para quem quer trabalhar de verdade... Lembre-se: Existem outras publicações, tem coisa nova surgindo...


» Douglas Augusto () em 29/08 00:32

Ainda, somando às dicas do Manoel Pinho e FlavioThunder, ainda pode-se usar o "X Print Panel", ou simplesmente XPP[1], que não é a favor nem do Gnome nem KDE --desenvolvido em FLTK[2]-- e faz parte do projeto CUPS.

Esta liberdade do mundo do software livre é excitante. ;)

1. http://cups.sourceforge.net/xpp/
2. http://www.fltk.org


» wolf () em 29/08 08:15

André,eu não verifiquei a imagem antes de gravar, mas o Kurumin da edição da PCMaster deste mês apresentou isto tambem,minha configuração é:
Placa-mãe Gigabyte 7vml, atlon 1.6, 512 ram, placa de video 32M SIS 315 windows em hda e linux em hdb, lilo em mbr de hdb.


» johnny taylor () em 29/08 10:57

Nas dicas do Adailton, pode-se complementar a 2 para orientar o usuário a criar uma conta (usuário) teste, ou coisa parecida e brincar à vontade com essa conta, se acontecer algum desastre, cria-se a teste1, teste2..., sem prejudicar o sistema.


» Ricardo Freitas da Costa () em 29/08 12:15

Olá,Sr's Sou usuário novato (nivel + ),porém, ainda tenho certas dúvidas básicas como:
_ Já tentei de todas as formas que conheço,Baixar programas e ou Instalar programas ( executáveis,como Jogos,aplicativos,utilitários,etc...)Via cd´s e ou web e no máximo que consigui foi ter o programa todo baixado ( ex.: Netscap 7.0 ),más, não consigo instalar ou seja fazer funcionar!!!, caros amigos ajude-me,pois, isto está me dixando num extress a ponto de achar que o linux ( Draque 10.0 ) entre outros que tentei " OS enganadores " . Se conseguir executar esta tarefa depois da ajuda dos Sr's, caramba!!! vou me sentir o "Papa do LINUX". Vejam só como estou aflito,abaixo segue lista de email's pra que não sobre dúvidas de como será facil, para aquele que quer ser o meu salvador;
_ ric69sil67@terra.com.br
_ ric69sil67@ibest.com.br
_ ric69sil67@ubbi.com.br
_ ric69sil67@yahoo.com.br
_ ric69sil67@bol.com.br
_ ric69sil67@uol.com.br
_ ric69zil67@aol.com
_ ricsildo@ig.com.br


Obs.: Viram, o tamanho da minha aflição. Santos deuzes da ajuda a usuários Bad,favor me ajudemmmmm!!!!!


» David () em 29/08 13:17

Só faltou o hotmail e o gmail pro rapaz...


» Wilfredo () em 29/08 14:06

Faltaram também o Click21 e o Pop.


» Marcelo Vivan Borro () em 29/08 15:26

"Comentário de johnny taylor (200.150.52.xxx) em agosto 29, 2004 10:57 AM

Nas dicas do Adailton, pode-se complementar a 2 para orientar o usuário a criar uma conta (usuário) teste, ou coisa parecida e brincar à vontade com essa conta, se acontecer algum desastre, cria-se a teste1, teste2..., sem prejudicar o sistema. "

Gostei, bem lembrado! Que tal formalizar a dica assim:

"Aprendendo com segurança"

Uma das vantagens do Linux é que se você está executando qualquer operação como usuário comum, você é incapaz de afetar outros usuários da mesma máquina ou o sistema em si.
Aproveite esta vantagem para aprender com segurança: crie uma nova conta para testes e faça todos seus testes lá.
Se ocorrer algum problema mais sério, basta deletar todo conteúdo da pasta /home/ (logicamente você não tem informações importantes lá...:-) )
O sistema vai criar novos arquivos de configuração de acordo com os padrões do sistema.
O que você aprender pode aplicar (sem erros) ao seu usuário "oficial"


» Marcelo Vivan Borro () em 29/08 15:32

Ricardo Freitas da Costa, uma das ferramentas mais importantes para aprendizagem em informática é o google (www.google.com).

Por favor, não espere que as pessoas façam as coisas por você, ou que alguém vá até sua casa para resolver um problema seu.

Você pode contar com a comunidade para ajudá-lo à resolver um problema. e para isto, é necessário que você informe o que está querendo o que já fez, e quais foram os erros (mensagens) encontrados.

Sugiro que leia o link abaixo para começar. apesar de ser específico para o CL10, vai te dar uma boa noção do que fazer.
http://200.204.198.164/mvb-rpm/comofaconocl10/instalandoprogramas.html


» Marcelo Vivan Borro () em 29/08 15:36

Opa, na minha sugestão anterior, saiu deletar o /home/ !! Por favor, não façam isto!! ;-)

Era para ser /home/nomedousuariodeteste/


» Cwagner () em 29/08 16:29

Ótima iniciativa, mesmo que não consiga agradar a todos (acreditem, nem Jesus Cristo conseguiu essa façanha :).

Seria bom mesmo ter um ponto de partida com questões bem básicas, afinal de contas, ninguém nasceu sabendo tudo, e se você não é capaz de compartilhar o que sabe, realmente não entendeu o siginificado de Software Livre.

Em relação a uma das respostas anteriores: claro que existem sites de busca e mesmo alguns sites específicos para Linux, alguns muito bons (claro que o BR-Linux.orgt é um dos meus preferidos), mas temos que entender que nem todo mundo AINDA tem entendimento de um recurso como um site de busca ou mesmo não querem perder tempo lendo páginas e mais páginas para saber como conectar na internet usando o seu winmodem onboard. A maioria desses usuários estão acostumados a sair clicando no computador "pra ver no que dá". Como o Linux é bem mais seguro, eles não conseguem fazer muita coisa e acabam desistindo, desinstalando o S.O. mais querido da comunidade Open Source :).

Espero que respostas como essa não virem algo comum entre os que realmente acham que sabem alguma coisa, pois fica parecendo que o sabichão em questão não tem tempo para gastar com newbies estúpidos e suas dúvidas idiotas.

A comunidade não precisa de atitudes como essa.

Sei que você não é obrigado a compartilhar nada do que sabe com ninguém, mas lembre-se: o seu conhecimento só existe graças ao conhecimento de outras pessoas.


» Marcelo Vivan Borro () em 29/08 17:16

Acredito que é necessário aprender a falar antes de tentar cantar uma ópera.
Nos dias de hoje, principalmente em informática, uma das primeiras coisas a se aprender é a procurar onde estão as respostas (alias vou escrever um tutorial sobre como pesquisar respostas para dúvidas de informática).

Principalmente porque é idiotice ficar repetindo a mesma explicação quando a mesma está disponível, muitas vezes com uma qualidade superior, na Internet aguardando para ser lida.

Contribuições para a comunidade são respostas para coisas novas, ou um novo texto agregando informações espalhadas pela net. Qualquer coisa que ajude outros usuários e que esteja disponível para ser consultado.
Se alguém acha que contribuição para a comunidade é ficar repetindo incansavelmente a mesma seqüência de comandos, sugiro que leia "man cron" :-P

P.S. Assim que escrever o texto sobre pesquisa de dúvidas (quem sabe se chame "man google" ?), enviarei ao Augusto para aprovação.


» SdnNv () em 29/08 17:21

Uma coisa que sempre tive vontade era conhecer uma distro toda em ncurses, sem ambiente gráfico, mas com suporte ao mouse: mc, links-g, mp3blaster, pine etc...


» Glauco () em 29/08 18:16

Meus caros,
Independente de onde for publicado, notem que esse pode ser o início de uma boa documentação que favorecerá a popularização (maior ainda) do Linux em nossas praias.
Parabéns, mais uma vez, pela boa iniciativa, Augusto.


» cesarkallas () em 29/08 19:18

Eu gostaria de dar algumas dicas, que juntei nesses 7 anos de mundo nix.

1º - Quebre seu paradigma. Essa é a maior dica que alguém pode dar a um novo iniciante no linux. Tudo o que você aprendeu antes, em outro sistema operacional irá te servidor no linux, mas veja, as coisas agora são diferentes, os programas são diferentes, seu modo de funcionar é diferente, a arquitetura do linux é diferente. Intão poupe comentários do tipo: "Isso não funciona no linux" "No windows é mais fácil instalar programa", etc.

2º Depois de quebrar seu paradigma e abrir sua mente para uma nova maneira de usar o computador, você deve ter a vontade de aprender. Aprender porque, quando você não sabia nada de informática, você gastou um tempo (e dinheiro às vezes) para um curso (windows na maioria) para aprender. Agora no linux e aplicativos relacionados, você irá usar somente o conhecimento teórico do aplicativo e não a sua usabilidade e localização dos botões. Intão, esteja sempre apto a aprender como operar esse novo software.

3º Não desista a primeira vista. No começo tudo parece obscuro, você não entende nada e dá aquela impressão imensa de ser complicado d+. Isso é porque agora é diferente, mas quando você aprender e se acostuma, vai ver que não tem nada de difícil. Apenas diferente.

4º Cuidado com as inúmeras possibilidades de flexibilização e customização que o linux e outros softwares livres lhe proporcionaram. É muito legal você ter a possibilidade de ir mudando tudo, coisas que até pouco tempo você nem sabia que era possível modificar em um programa, porém, liberdade demais dá dor de cabeça e a culpa é sua, não do desenvolvedor e muito menos porque o programa é ruim e parou de funcionar.

5º Diga sim a liberdade, seja livre, pratique, nosso mundo será melhor se pessoas como nós se unirem na causa de ajudar aos outros sem querer nada em troca. Você terá uma grande experiência de vida quando uma pessoa que você nunca conheceu fizer de tudo pra te ajudar e te ensinar, sem pedir nada em troca. :)


Se você é um iniciante, pode usar uma apostila que disponho nos cursos que ministro.

http://cesarkallas.soulivre.org
seção curso gnu/linux

Abraço a todos.


» wolf () em 29/08 19:19

Eu só queria saber como evitar que o linux Kurumin exibisse a seguinte mensagem ao inicializar:
Code : 0f 0b ce 01 b7 36 27 c0 e9 90 fd ff ff 89 f6 85 44 24 04 85
Jogaram confeti para lado,mandaram consultar o google,não faltou o aviso de que ninguem tem obrigação de ajudar ninguem (acho certissimo) acho que só me resta consultar o oraculo aproveitando que a Grecia é noticia constante devido as olimpiadas.
Nos livros de Adilson Rodrigues Bonam e Maria Heloiza Magrin (muito bom,por sinal) o tal Code ... da vida não é citado,o Ricardo é mais um que não consegue instalar jogos ou programas,existem milhares nesta situação que nunca conseguiram instalar os jogos da extinta "Revista da Linux" o que funciona em uma distro não funciona em outra, a solução para isto só virá quando cursos sobre como gerenciar o Linux se tornarem comuns em todo o Brasil,as pessoas certamente vão preferir pagar para aprender do que serem chamadas de newbies da vida, ah,e troll é a comadre da madrinha de quem achar que ninguem pode expor a situação de quem está iniciando.


» Augusto Campos () em 29/08 20:07

wolf, provavelmente tua solicitação e tuas críticas teriam maior efeito se fossem postadas nos locais onde as pessoas participantes da comunidade do Kurumin costumam participar mais diretamente, ainda que em uma primeira manifestação tua lá não tenha havido resposta.

Por mais que eu tenha boa vontade de ajudar, sinceramente eu não sei o que pode levar esta mensagem a ser exibida no teu computador. Se você enviasse a mensagem completa, e não só o fragmento final dela, talvez fosse mais fácil ajudar a diagnosticar. Mas aqui de fato não é o lugar ideal, portanto espero que você não o faça aqui, e sim nos locais onde mais gente interessada poderá te ajudar. Alguns deles são:

- Fórum do Kurumin
- Lista Linux-BR (mantida pela Conectiva)
- O fórum aqui do BR-Linux

Fora isso, não é de se espantar que você não receba respostas diretas se pergunta nos lugares que não são os ideais (como aqui, neste debate sobre a correção de um conjunto de 20 dicas específicas).


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.