Notícia publicada por brain em agosto 27, 2004 11:02 PM
| TrackBack
Solicitamos a Renata Cicilini Teixeira, especialista em Segurança da Informação e autora do livro "Combatendo o Spam", publicado pela Editora Novatec, que nos enviasse uma breve descrição de sua recém-lançada obra, que não é específica sobre software livre mas trata de um tema que certamente interessa a quase todos nós. Ela gentilmente atendeu ao chamado, e o resultado você pode conferir abaixo.
"O spam conquistou espaço na mídia, especializada ou não, em informática e Internet. Esta fama não aconteceu por mero acaso. Os principais fatores para a transformação do spam em um assunto tão discutido e polêmico foram o assustador aumento do volume de spam trafegado na rede e o fato do spam ter se tornado veículo de propagação de codigos maliciosos (virus, trojans, spywares, etc), fraudes e golpes. Os efeitos colaterais do spam também se profiferam, atingindo o cotidiano de usuários, de administradores de e-mail e gerando prejuízos às empresas por conta do consumo de recursos computacionais e do tempo gasto pelos funcionários para limpar suas caixas postais. Neste contexto, o livro 'Combatendo o Spam' surge com o intuito de informar, em linguagem clara e objetiva, sobre a origem do spam, sua evolução e as técnicas de combate a esta praga da Internet."
Como de hábito, se você adquirir este livro na Tempo Real, o BR-Linux também agradece ;-)
Olá,
Creio que o livro tenha cobertura para soluções domésticas de como acaber o spam. Em todo o caso, enumero 4 soluções no lado do cliente: http://www.shroogle.net/kelon/doc/spam/
O texto foi feito para os alunos do meu curso que estavam reclamando de propagandas de comércio feitas pelos próprios alunos, aka, spam. O "simples" que disse no texto refere-se a como solucionar o nosso problema, mas está longe, bem longe, de ser a solução final para todos os spams do mundo, no entanto, quebra um galho.
Ainda para contextualizar o texto, venho recebendo algumas críticas (leia agressões) na referida lista de discussão e estava de "saco cheio" de tanto escutar uns caras falando bobagem porque não gostam do meu jeito (divulgação do software livre, críticas ao estado do departamento, esclarecimentos de hoax), por isso há o "Antes de falar qualquer coisa sobre mim, escute o que tenho a dizer". Isto não é válido aqui :)
Apontei também a solução do Outlook porque raros alunos usam algum sistema GNU. Não podemos forçar todo o mundo a migrar para outro sistema devido ao spam, embora seria muito legal ;)
Abraços, pessoal.
Antes de comentar pesso desculpas ao pessoal do br-linux, da Novatec e a escritora.. mais ao meu ver o spam ta conseguindo o que ele se propoem a fazer: ganhar dinheiro..
Desculpas se não concordão com migo mais é o que acho.
O SPAM não faz dinheiro do nada näo senhor !!
Tem os provedores que perdem maior grana e recursos por causa dele. Seja em banda desperdiçada, seja em problemas com caixas-postais abarrotadas, seja em horas/trabalho desperdiçadas que poderiam inclusive estar sendo usadas pra criar e manter software livre. (Sim estou perdendo um montão de tempo com isso e quanto aos meus projetos com o Apache, Koflinux e CIA ... baubau).
Antes que alguem me diga.. sim eu conheço spamassassin. E conheço tambem falso-positivo, bogofilter alimentado o filtro, proxy anti-spam (alias estou tentando fazer um em C para econimizar banda.., diferente dakele am perl neste ponto).
Os usuárias também pagam o preço, varios pagam impulsos telefônicos, aluguel speedy, Velox... etc. Não vou nem entrar no mérito da questão filosófica quanto ao tempo de vida que uma pessoa PERDE com propagandas fúteis e jogadas a esmo...
Para quem o spam é bom ? para quem faz ? É um tipo de propaganda barata e invasiva. Vai contra qq conceito mínimo de ética e bom ciso. Será que é preciso enumerar e provar e argumentar a cada "artigo" em revista "tecnica", em cada post vai ter um a favor. E um, apenas um a favor significa uma enchurrada de spam. É muito mais facil apertar send do que filtrar esta enchurrada de churume fétido. É automático enviar para centenas, milhares, milhoes de e-mail alguma tralha prometendo des da mudança na aparecia genital até V.!.A.G.A.R.A (escrito assim para despistar filtro anti-spam).
O SPAM não faz dinheito. o SPAM rouba dinheiro... Rouba pq comparar com propaganda de TV é até absurdo. Geralmente as propagandas fornecel algo em troca (como a TV aberta "grátis"). (Protanto não posso falar o mesmo de propaganda em TV a cabo, mas isto é outra estória!!)
O que o SPAM oferece mesmo ? Um membro maior ? Coma TROLL, mas coma com gosto pq num dá pra ficar calado numa dessas...
Não alimente os trolls!
Alan Kelon,
não entendi a sua... o Thunderbird ( www.mozilla.org.br ) por exemplo funciona sobre windows também.. existem milhares de softwares livres sob a licença GPL que funcionam sobre windows, imac, bsd, unix...
Eu uso thunderbird, mas mocê acha mesmo que ele é tão usado assim no ambiente windows.
Trata-se de um livro sobre spam, e não sobre software livre.
Henrique,
Exatamente. Citei o Mozilla por saber que ele funciona no Windows. Não quis citar todos os clientes de e-mail, apenas citei os que já usei no Windows: Mozilla e Outlook Express.
Abraços.
__Me admira que pessoas tão inteligentes se rebaixem aos mandes da MS, e disso eu não vou falar, pois já virou clichê, ''mas já tá lá instalado, é só usar'', é assim que pensam os usuários do Windows, a maioria acomodada a uma facilidade que lhes custa caro (também não vou comentar, pois idem ao clichê).VocÊ é livre pra usar o que quiser.Mas achar-se pensador e ficar pagando licenças voluptuosas de Office e Windows pro tio Bill, tenha dó, é rasgar o diploma. . .
__Tudo bem, o livro é sobre SPAM e não software livre, mas o que é SPAM. . .Será que toda propaganda é SPAM. . .Se assim o for podem processar os provedores e os Spywares,add-wares, e outros lixos. . .E contra o SPAM nada melhor que software livre. . .Que tal spamassassin, um programa livre que ''assassina'' SPAMs, ou ainda os programas do linux que não têm spywares.
__Enfim, aos meus amigos jornalistas,a uma boa parte deles, falta abertura de mente, para desvincular-se um pouco da viciosa trinca ''Win+word+IE'', e abrir a mente para as infindas possibilidades do Software Livre e do Linux, porque dizer que admira o Linux é uma coisa, se esforçar minimamente por usá-lo, é outra totalmente diferente, não comprarei o livro, sofro com o SPAM também. mas não uso IE nem Outlook(graças a deus)!
Alan Kelon, apenas não tinha entendido direito o que você tinha dito :)
bebeto_maya.. um jornalista que publicou uma matéria sobre os bugs do M$IE (que eu tinha cobrado :) a matéria) falou nela sobre o Firefox e decidiu usa-lo... não é que ele gostou e me enviou um email dizendo que IE nunca mais?
Lendo edições novas do jornal vi screenshots do pc dele com o Firefox e o outlook.. eu tinha falado no thunderbird mas acho que ele não teve tempo para ver.. acho que um bom começo é chamar a atenção dos jornalistas para os softwares livres, que infelizmente eles ainda confundem muito com softwares de código aberto..
Sim, essa é melhor estratégia, e não o comportamento "xiita" que tem sido cada vez mais frequente.
Pelo que lí sobre o livro, no site da editora, me parece não trazer nada de novo para quem tem alguma experiência como usuário de e-mail, ao que parece onde este livro é focado.
Agora R$ 42,00 por um livro de 171 páginas, total pois "uteís" devem ser entre 140 a 150, é um absurdo.
Como que este pessoal quer combater a pirataria se o custo de página deste livro é de R$ 0,245 e uma fotocópia sai a 10 centavos.
7413 http://www.rapid-debt-consolidation.com
consolidate debt
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.