Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

28 de agosto é o Dia da Liberdade de Software

Notícia publicada por brain em agosto 26, 2004 11:13 PM | TrackBack


Denis Brandl (denisbr@gmail.com) avisa: "Escrevi um texto para ser publicado nos jornais locais aqui da cidade em divulgação do Dia da Liberdade do Software, entreguei para algumas pessoas analisarem, foram modificadas algumas coisas e o resultado é o que estou colocando na íntegra." Veja abaixo o texto do Denis.

" Dia 28 de agosto é comemorado pela primeira vez o Dia da Liberdade de Software. Essa data tem como objetivo a conscientização, divulgação e incentivo da utilização do Software Livre em diferentes lugares do mundo. Ouve-se falar em liberdade todos os dias: liberdade de expressão, liberdade de ir e vir, etc. É sabido também que todas as nossas liberdades encontram limites na esfera de liberdades do próximo. Usuários de computadores devem ter conhecimento ou pelo menos ouvido falar em "software livre", cuja filosofia confere a qualquer pessoa a liberdade de usar o software conforme sua vontade.

Mas antes de falar em software livre é necessário definir o que é software. Software pode ser compreendido como o programa utilizado nos computadores para a execução de determinadas tarefas. Uma coisa que praticamente todos estes programas têm em comum, é que são, na maioria das vezes, criados por equipes de programadores que usam um vasto conjunto de linguagens de programação como ferramentas de desenvolvimento, disponíveis para os vários modelos de computadores existentes.

Entendido o que é um software, compreender o que é software livre fica muito mais fácil. Um software livre é o programa de computador disponibilizado com a permissão para que qualquer um possa usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo.

Ou seja, qualquer pessoa pode utilizar o software em vários computadores diferentes, emprestar para os amigos (não se preocupando com pirataria), e pessoas com conhecimento técnico podem modificar este software e caso tenha interesse, distribuir essas modificações.

A filosofia do software livre uniu pessoas de diferentes cantos do planeta, que muitas vezes se comunicam somente através da Internet. Como conseqüência, houve o surgimento de dezenas de comunidades dedicadas ao software livre, formadas tanto por usuários como por desenvolvedores.

Aqueles que não tem conhecimentos em programação, também colaboram com o software livre, fazendo documentações, traduções, divulgando, ajudando outros usuários com dificuldades. E caso você não esteja atento a esse tipo de notícia, saiba que o Software Livre tem sido uma grande ferramenta para utilização em projetos de inclusão digital. Por que? Porque permite e promove a evolução e o desenvolvimento, não somente o consumo.

Software livre muitas vezes não exige computadores modernos para o seu funcionamento, o que torna possível a utilização e o reaproveitamento de máquinas que até então eram consideradas obsoletas. No Brasil há um grande número de grupos de usuários de software livre, telecentros que utilizam esse software, e até mesmo o Governo Federal possui seus programas de utilização e divulgação do software livre.

Dia 28 de agosto, é comemorado pela primeira vez o Dia da Liberdade de Software, essa data tem como objetivo a conscientização, divulgação e incentivo da utilização do Software Livre em diferentes lugares do mundo. Se você deseja saber mais sobre esta liberdade, visite os sites:

http://www.softwarelivre.gov.br/

http://www.softwarelivre.org

http://www.softwarelivresc.org.br

http://www.gulux.unerj.br

Finalizando, um dos Softwares Livres que tem um grande número de usuários/desenvolvedores e sempre lembrado é o Linux,

Linux é um sistema operacional livre, desenvolvido por uma comunidade de programadores voluntários extraordinariamente estável, rápido, fácil de personalizar e eficiente na utilização em redes, edição de textos, etc.

Um sistema operacional é o programa que gerencia o computador inteiro, desde que é ligado até ser desligado. Os programas aplicativos rodam "sobre" o sistema operacional, que por sua vez é responsável pelo gerenciamento de seus componentes.

No dia 25 de agosto, o Linux completou 13 anos de criação. É um grande exemplo que um software livre e desenvolvido por diversas pessoas só tem a crescer.

Seja livre. Use software livre.

Denis Brandl

denisbr@unerj.br"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Paulo () em 27/08 11:11

Denis,
Muito bem lembrado porém, onde você diz que os aplicativo rodam "sobre" o s.o, na realidade deveria ser "sob". Uma vez que entendemos, como você mesmo disse, que o s.o gerencia todas as funções da máquina desde o momento em que ela é ligada até o seu desligamento, então o s.o está, na realidade, "acima" dos aplicativos, certo?
Um abraço.


» Augusto Campos () em 27/08 11:17

Acho que no modelo de camadas mais comum, a de hardware é considerada a inferior, e a de software de aplicação é a superior, ou de mais alto nível. Assim, a aplicação estaria mesmo sobre o sistema operacional.


» Denis Brandl () em 27/08 11:53

A idéia que o Augusto passou é a mesma que tentei passar no texto.
O Texto fiz para usuarios leigos, então tentei não entrar em vários detalhes.


» Paulo () em 27/08 11:55

Sim, Augusto, concordo. Mas, sem criar polêmica e já criando, se levarmos em consideração que o kernel é na realidade o s.o propriamente dito, por este raciocínio, os aplicativos estariam sob e não sobre ele. Não sei se estou certo. Corrija-me se eu estiver errado.
Um abraço.


» Henrique Vicente () em 27/08 14:48

Na minha opnião o kernel não é a parte mais significativa de um sistema operacional no ponto de vista de um usuário final...
Coloque um usuário final usando um ambiente gráfico no GNU/Linux, depois Solaris e depois BSD, veja se ele nota alguma diferença, e se nota qual é...


» montaro () em 29/08 14:34

o kernel eh o a parte mais importante do sistema operacional justamente pq o linux eh justamente o kernel e nao o X ou kde....


» Henrique Vicente () em 29/08 15:26

ei montaro, esse seu comentário tá meio "não entendível"... acho melhor dizer que o kernel é uma parte fundamental do sistema.. porém não a mais importante.. :) Por exemplo, o coração é uma parte fundamental.. mas não a mais importante.. (a não ser que você ache que o cérebro não é nada demais :))


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.