Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Construindo uma firewall sem disco - e sem distribuição

Notícia publicada por brain em agosto 26, 2004 11:42 AM | TrackBack


Este artigo do Linux Journal é muito interessante para quem está em busca de um projeto menos comum para o aprendizado do funcionamento do Linux. O autor explica, com detalhes, como instalar uma firewall a partir de um micro antigo, sem usar nenhuma distribuição de Linux - e sem usar o conhecido 'Linux from Scratch'. Ou seja, você compila todos os componentes (kernel, libc, servidor ssh, ferramentas de administração, gerenciador de boot, etc), configura e monta seu próprio layout de disco, e instala. E não pára por aí: o autor substitui os discos rígidos e disquetes por uma unidade Compact Flash (similar às de alguns modelos de câmeras digitais da Canon) montada (em tempo de execução) como read-only. Confira!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Vinicius () em 26/08 12:22

Bem, achei muito interessante o artigo. É ótimo para estudos, mas na prática é melhor usar as mini distros do projeto Leaf(leaf.sourceforge.net), onde cada uma tem um destino diferente e tbm usam compact flash. Vale a pena conferir. Chamando atenção da wisp-dist, uma mini distro usada como wireless router/bridge/ap que funciona muito bem e venho usando há anos em vários clientes. Recomendo.


» Peter Parker () em 26/08 12:30

Também tenho usado o Coyote. Indico pra leigos, porque tem até uma interface gráfica que ajuda na configuração. Roda do disquete (a distro).


» Augusto Campos () em 26/08 12:31

Espero que no texto da notícia esteja suficientemente claro que eu também achei o projeto interessante especificamente para o aprendizado.


» Vinicius () em 26/08 17:36

Augusto, sem dúvidas. Apenas um comentário/contribuição, já que o projeto Leaf não é tão divulgado...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.