Notícia publicada por brain em agosto 23, 2004 10:47 AM
| TrackBack
Cristiano Evangelista (cristianoae em yahoo.com.br) enviou este link e acrescentou: "O Ministério da Educação promove na segunda-feira, 23, um curso de informática que vai capacitar 700 técnicos de suporte que apóiam os multiplicadores dos 338 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs,) implantados em todas as unidades da federação. O curso Desktop Linux & Aplicativos – Primeiros Passos é uma parceria da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) com o ITI e a IBM. A execução do curso Linux Primeiros Passos faz-se necessária considerando que o MEC iniciará em setembro, a entrega de mais cinco mil computadores com o sistema operacional Linux instalado em escolas públicas e NTEs. O Linux é uma plataforma de software livre que permite ao usuário executar, copiar, distribuir, estudar, modificar e aperfeiçoar o sistema, adaptando-o de acordo com suas necessidades. Serão 500 laboratórios, com dez microcomputadores em cada um, além de impressora e switch (concentrador de rede)."
A adoção do SL pelos NTEs será obrigatória? sei de NTEs que receberam PCs com Linux e "reinstalaram" windows em seguida.Coordenadores e Operadores dos NTEs precisam do apoio da comunidade SL/Linux, muitos deles ficam perdidos na metade da viagem, daí a importância de iferecermos ajuda a esses NTEs.Sendo obrigatório o uso do Linux,o apoio vale mais ainda.
Não alimente os trolls!
Vcs acham que o Linux pode ajudar na educação?
Antes de conhecer o Linux eu era um pivete mal educado, sem jeito. Hoje, o Linux me educou e não doeu nada! Apenas as dores de cabeça no começo para aprender a mexer no sistema (eita época difícil aquela!)
__Se os NTEs receberam computadores com Linux e desinstalaram depois, para instalar o Windows, provavelmente estes foram piratas. . .
__Só é criar regras internas que proíbam, que usuários inaptos e inconsequentes mecham na configuração dos computadores!
A adoção do software livre para esses pc´s são de um ganho cultural e financeiro maravilhosos, porém o uso dos softwares educativos que preocupa-me. Durante esses anos o Estado adquiriu milhares de softwares especificos para educação desenvolvidos para plataforma W32. Esses softwares não rodam em ambientes linux, porém existem métodos "Wine" para emular o software, mas ainda não está em seu melhor momento o pacote, pois estive envolvido em um projeto para as instituições de Ensino utilizando linux mas nosso principal problema foi realmente adaptar os softwares educativos a plataforma open-source
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.