Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

IBM para tribunal: 18 meses se passaram, e a SCO não apresentou nenhuma prova

Notícia publicada por brain em agosto 17, 2004 12:00 PM | TrackBack


A IBM apresentou hoje ao tribunal onde está sendo julgado o processo da SCO contra ela por, alegadamente, ter deixado vazar para o Linux código de propriedade da SCO, uma petição para que esta acusação seja desconsiderada. A petição leva em conta que passaram-se 18 meses desde a acusação, a SCO recebeu todos os documentos da IBM solicitados pelo tribunal, e ainda assim não ofereceu nenhuma prova que sustente sua história. Ainda que a petição seja aceita, o processo não se encerra, pois há outras acusações acessórias. Ainda assim, é um Ás a menos no castelo de cartas da empresa que iniciou uma guerra particular contra o Linux. Ou, como diz a cobertura do Groklaw, desta vez a IBM avançou diretamente na jugular."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Yuske () em 17/08 12:52

por mais pessimista que seja, sempre haverão empresas como SCO e Microsoft. afinal, tá, é tudo muito bonito a utopia de free/openware, mas programador também tem que viver (não sou nem gosto de programação :p relax), eles também tem que ter a grana deles...
e a SCO achou que com isso iria conseguir barrar essa ameaça aos seus lucros... se deu mal.


» Augusto Campos () em 17/08 13:01

Sete modelos de negócio para vantagem competitiva com software livre: http://br-linux.org/noticias/002420.html

Open Source for business: http://www.opensource.org/advocacy/case_for_business.php


» anonymous () em 17/08 16:37

Yuske,

Lamento... Sou programador e vivo de software livre. Aos que acham que isso não é possível, sou o grande espinho no dedão. Os links do Augusto resumem tudo.


» oi () em 17/08 22:17

Augosto e anonymous,

Eu tenho algumas dúvidas quanto a ganhar dinheiro desenvolvendo software livre. Eu gostaria de alguns exemplos de empresas no Brasil, que ganham dinheiro desenvolvendo software "comercial" livre. Eu li um dos artigos e fiquei um pouco desconfiado com algumas das alternativas, já que elas citam:

"Loss Leader: In this model, you give away open-source as a loss-leader and market positioner for closed software. This is what Netscape is doing."

Perda de liderança? Isto eu chamo de desespero.


"Widget Frosting: In this model, a hardware company (for which software is a necessary adjunct but strictly a cost rather than profit center) goes open-source in order to get better drivers and interface tools chea per. Silicon Graphics, for example, supports and ships Samba."

Tudo bem, para empresas que fabricam hardware (e não são muitas no Brasil). Mas estamos falando em ganhar dinheiro desenvolvendo software. Neste caso o software só é um complemento (necessidade) para a venda do hardware. Eu não fabrico hardware. Terceirização ? Pode ser. Opiniões, por favor.

"Accessorizing: Selling accessories - books, compatible hardware, complete systems with open-source software pre-installed. It's easy to trivialize this (open-source T shirts, coffee mugs, Linux penguin dolls) but at least the books and hardware underly some clear successes: O'Reilly Associates, SSC, and VA Research are among them."

Eu desenvolvo software e não pretendo escrever um livro (não técnico, pelo menos;) e vou morrer de fome se ficar tendando vender pinguins de pelúcia e camisetas.

Agradeço antecipadamente, pelas opniões.

PS: Por favor, seriedade. Isto não é um troll e não sou contra o software livre. Apenas desejo alguns esclarecimentos.


» Augusto Campos () em 17/08 22:29

É normal e sadio ter dúvidas. Quando você encontrar os exemplos que procura, por favor compartilhe com todos nós.


» oi () em 17/08 22:44

Augusto,

Eu gostaria, realmente. O problema, é que o único exemplo que eu vejo é a Conectiva, que faz uma distro, e não um software "comercial". Além disso, ela já esteve bem mais saudável, financeiramente falando.

Tem as lojas renner, varig, banrisul, etc. Mas apesar deles utilizarem software livre, não disponibilizam e nem vendem suas aplicações (segredo é a alma do negócio?).

Existem muitos outros, mas não conheço nenhum que se encaixe no modelo software "comercial" (contabilidade, contas a pagar/receber, estoque, pdv, tef, etc).

Se alguém souber, por favor compartilhe.


» Alexandre Arruda Paes () em 17/08 22:57

Oi, caro Oi...

Não é o fato de você não encontrar caixinhas de orçamento doméstico ou síndico 2004 feito em Linux que sistemas assim simplesmente não existem. Se você quiser um software HJ, 20 paus legalizado em qualquer loja de informática ou conveniência 24 hs, para controlar seu estoque de 5000 itens, vai ver que é fria. Chame um profissional que está programando em Linux e estes softwares feitos decentemente podem até custar o mesmo que um similar no Windows... Mas funciona do Linux, o que já é uma Brastemp de economia.

:)


» Augusto Campos () em 17/08 23:48

É normal as pessoas buscarem exemplos. Eu não mantenho um catálogo deles, e em geral não procuro me informar sobre o assunto - não é o meu foco de interesse.

Talvez o exemplo da cooperativa Solis possa te interessar. Lá certamente vários desenvolvedores vivem do software livre. Depois, quando você encontrar o que busca, não deixe de compartilhar as informações com os demais interessados.


» oi () em 18/08 00:48

Augusto,

Obrigado, Eu já estive no site da solis a algum tempo atrás (através de notícia do br-linux) e não achei muita coisa. Mas é uma boa lembraça. Vou visitar outra vez e procurar em outros lugares. Quando encontrar algo, eu aviso.

Alexandre Arruda Paes,

Acho que não entendeste a questão. Se existem, por favor aponte e diga está ganhando dinheiro com isso no Brasil. Não sou contra o SL, muito pelo contrário. Estou apenas estudando maneiras de desenvolver SL e sem deixar de ganhar dinheiro. As empresas não querem chamar um profissional para desenvolver. Querem uma solução pronta e que funcione. Quem tem isso para vender ? Está sob GPL ? Quem instala ?

Obrigado.


» hamacker () em 18/08 10:57

Gostaria de saber o que ocorrerá se a IBM ganhar a causa, porque afinal de contas houveram prejuizos/desgaste da marca Linux para os seus negócios, honorarios advocaticios, etc...
É impressão minha ou ela perde mesmo ganhando ?


» Augusto Campos () em 18/08 10:59

Se ela de fato vencer, abre todo o espaço jurídico para reparações, né? Mas neste tipo de assunto, não se antecipa medidas.


» Adilson Oliveira () em 18/08 15:23

Já que o assunto rolou para o lado de ganhar dinheiro com software livre, deixe eu dar o exemplo da empresa para a qual eu trabalho, a NoMachine. A NoMachine ganha dinheiro via serviços e valor agregado. Todos os componentes básicos da tecnologia são abertos, até porquê a maioria deles é baseada em software livre já existente e melhorado como o XFree. Existem 2 componentes apenas que são comerciais, o nxclient e o nxserver. Não vou explicar o funcionamento deles agora mas basta dizer que eles não são nada mais que facilitadores, agregadores para usar os componentes base. Quem quiser pode escrever seu client e server livres, aliás, o pessoal do Gentoo criou o FreeNX que é exatamente isso.
A vantagem do cliente licenciar os nossos clientes e servidores (aliás, o cliente é fechado mas gratuíto) é que ele tem a garantia de funcionamento e suporte da NoMachine.


» Ronaldo Yoyart () em 18/08 15:36

Quem abriu o processo foi a SCO, se ela perder, ela arca também com os custos de quem ela acusou, pelo menos isso é o padrão nos EUA.

Quanto a ganhar dinheiro com o software livre, vamos alguns exemplos:

Compieri (desenvolvido muldialmente) no brasil tem umas 4 ou 5 consultorias que vendem a implantação e programação para customizar o que a parte livre não oferece.

OpenNMS (Só uma empresa desenvolve) ele disponibilizam ele como GPL, e vendem a instalação / customização.

Astaro SE (só uma empresa desenvole), ela utiliza base linux GPL e mais as customizações para seus produto fechado, completo e ótimo, inclusive tem umas 5 revendas no Brasil, onde ele pode ser usado gratuitamente em casa, ou na empresa através de um contrato de manutenção anual.

FTPmonD , FTPmonD Relat Web, (Luciano Magalhães Tomé: Desenvolvedor amigo meu) Foi pago pela minha empresa desenvolver um programa em C e outro em PHP que checa toda vez que um arquivo chega no servidor FTP, Envia um e-mail de acordo com uma lista, e registra tudo numa base mysql para ser auditada depois. (Neste caso ele ganhou dinheiro para desenvolver e o prg foi disponibilizado via GPL), pois não é fóco da minha empresa ganhar dinheiro com Software e não tinha um chefe mesquinho, e percebeu que ele pagou por uma coisa, mas no final levou um sistema operacional, com servidor FTP, Mysql, Apache e agora com um recurso a mais que éra o aviso por e-mail de arquivos que chegavam no servidor FTP.

O modelo de ganhar dinheiro com software esta mudando, pois como ja disse outras vezes, o programador vai ganhar por horas trabalhadas e não em cima do produto, é como um pedreiro que constroi a casa, mas a casa não é dele, a casa vai ser de quem pagou, no maximo ele vai falar que foi ele que fez, e se fez bem feito, nunca vai faltar serviço pra ele, até mesmo na hora de reformar, ou demolir e construir outra.

Cansei de escrever, alguém mais ?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.