Notícia publicada por brain em agosto 17, 2004 10:14 PM
| TrackBack
Anderson C. Santos (anderson@itconsultant.com.br) enviou este link do evento e relatou: "Na COMDEX que está acontecendo aqui em São Paulo, uma das empresas expositoras é a Impacta. No stand, a Impacta colocou um CyberCafé aberto e gratuito para quem quiser navegar pela internet, conferir emails, etc. O que foi interessante (e ousado) é a utilização do Freedows como Sistema Operacional dos computadores colocados à disposição, e o que é mais incrível, muita gente utilizou sem perceber que não era MS-Windows. Alguns usuários, quando confrontados com a pergunta 'você notou que era Linux?', responderam dos modos mais variados, desde 'mas o Linux tem interface gráfica?', 'pensei que fosse mais dificil' até 'mas o LINUX acessa a internet?'. Mais uma vez mostra que a pergunta 'o Linux está preparado para o desktop?' perde um pouco o sentido, e deveria ser substituida por 'Quais as potencialidades do desktop Linux'. O que interessa para os usuários são as suas aplicações, e não o ambiente onde estas rodam."
muito interessante, mas acho que a pergunta deveria ser mesmo substituída por:
"As pessoas conhecem o Linux?"
Realmente, o usuário final quer o sistema pre-instalado, isso ainda é um tabú a se quebrar; com um CD de instalação automático, moleza no Linux e o sistema já pode vir com tudo, até suíte office.
Falou ae!
comdex não reúne a elite tecnologica e aqueles que querem ficar na última? no comdex buenos aires foi assim em 1998.
ta mal esta elite brasileira, heim, ou foi a imprensa? ou foi o público?
comdex não reúne a elite tecnologica e aqueles que querem ficar na última? no comdex buenos aires foi assim em 1998.
ta mal esta elite brasileira, heim, ou foi a imprensa? ou foi o público?
Eu vi aquele freedows ontem, que coisa nojenta.... hehehhe.... mas se o povo gostou ta valendo
Thiago,
Eu fiquei com esta impressao do Freedows tb(rs). Mas
o usuario Windows gosta dele mesmo. Aqui na empresa fizemos uma experiencia com alguns usuariose gostaram bastante( Fazer o que né?? )
Um abraço a todos.
É aquela velha história:
"Usuário: - Não gosto do KDE porque não tem potão "Iniciar".
Admsis: - Mas tem o botão "K", que é a mesma coisa!
Usuário: - A não, "Iniciar" é mais bonito."
Eu já ouvi isso, deu vontade de fazer o sujeito mastigar o HD.
Bom.
Preconceito sempre é baseado em conceitos injustíficáveis normalmente irracionais e instintivos.
O animal homem se apega a detalhes emocionais que no passado se justificavam como sobrevivência da sua linhagem, mas que agora são usados até por pessoas maliciosas para alcançar os seus objetivos perante as massas, pois são ineficazes.
Pode-se ver em frases do tipo "O iniciar é mais bonito" como o ser humano entra em conflito consigo mesmo pois tenta racionalizar aquilo que não é.
O ser humano precisa de um upgrade, como diria cazuza "O tempo não para".
He he he, hoje estou inspirado :-).
"Mais uma vez mostra que a pergunta 'o Linux está preparado para o desktop?' perde um pouco o sentido, e deveria ser substituida por 'Quais as potencialidades do desktop Linux'."
discordo se vc se referencia a desktop linux como usuarios comuns. eu passo a maior parte do tempo quando uso linux resolvendo problemas, sei que nao é pq eu tenho problemas d+ que o linux é uma merda parqa desktop, mas tb nao é pq o linux de um ou outro mais experiente ta funcionando blz que o linux pode ser considerado pronto para desktop. deixe-me citar algo que ocorreu comigo:
intalo o mandrake 9.2 tento colocar o som para funcionar com o alsa, blz o som funciona mas nao consigo controlar o volume do som, depois de muito encher o saco dos outros no forum resolvo instalar o oss e ate que enfim o som funciona perfeito. depois de certo tempo toda vida que inicio o linux tenho que mexer no mixer para o som funcionar. sem falar que uma vez que vou ouvir som nao posso fazer mais nada pois qq coisa que venho a fazer estando o som ligado da interferencia no som, por exemplo abrir o gerenciador de arquivos da umas travadas no som... pensei entao que se instalasse uma versao mais atual do alsa taria tudo resolvido. e la fui eu instalar o alsa. o problema dos alsa antigo continuo e para piorar agora o oss tb nao funciona mais...
agora pense se vc vai convencer seu primo ou namorada a usar o linux e se depara com algo deste tipo... qual sera a ideia que eles terao sobre o linux...
falows e espero que reflitam sobre isto...
Rivo, apesar de você estar certo, isso não se aplica a um sistema já funcionando aonde ninguém fica mexendo em configurações, e o Windows tem problemas parecidos.
Pegue por exemplo uma placa de som que não possua driver no Windows XP, também vai dar algum trabalho e apenas um técnico vai conseguir resolver, do mesmo jeito que ocorre no Linux.
Quanto aos problemas do Alsa, geralmente o Alsaconf sempre configurou as coisas pra mim e só precisei tirar o mixer do Mudo, mas isso deve variar muito entre as distros e o sistema gerenciador de som usado.
Citando o caso do rivo eu tambem com concordo que estas coisas ocorrem no linux com muita frequencia e que por isto muitos usuarios acabam se afastando do linux. Mas falta tambem um comprometimento dos fabricantes de hardware com o linux, por que a maioria dos fabricantes ainda não desenvolve drivers para linux e muito menos aplicativos para tirar todo o potencial dos seus hardwares, mas quando este apoio existe como no caso da NVIDIA a experiencia de instalar um novo hardware se torna muito mais agradavel assim como por exemplo é no windows.
Agora o que falta é os usuarios linux fazerem igual aos usuarios windows
"Não tem driver? então vou compar outro."
Quando comprei meu computador atual, fui atrás de especificações para saber se os componentes funcionariam adequadamente no sistema operacional GNU/Linux. Aí ficou tudo mais fácil.
santo nao conheco nenhum fabricante de hardware que se recuse a fazer drive p/ win, mesmo pq se o win tem grande parte do mercado, 90%, se ele nao fizer estes drivers vai vender pros poucos dos outros sistemas? com certeza isto ao vai ocorrer pois como qq outro fabricante o qe ele quer mesmo é faturar alto com seu produto.
Bem, voltando ao tópico.
Estas respostas evidenciam o grande trabalho de divulgação que deve ser feito. Como o SL não tem os milhões da empresa do Software Proprietário, precisamos ser criativos.
- O Importante é o indivíduo ter o primeiro contato com o Linux, a partir do momento que ele conheceu e vê que não é aquele bicho de sete cabeças (tem ambiente gráfico, acessa Internet, mouse, etc..) Ele poderá ser um futuro usuário.
- LIVE CD primordial. O camarada vendo o Linux reconhecer todo o seu hardware e em poucos minutos funcionando no seu computador e ainda mais (com AMBIENTE GRÁFICO), derruba muitos mitos.
- Ações: existem alguns jornais que publicam artigos (textos) encaminhados por leitores, Aqui na minha cidade, já foram publicados vários artigos que encaminhei (infelizmente nenhum sobre SL), mas a cada dois ou três meses, escrevo alguma coisa e mando, se publicarem tudo bem, se não pelo menos tentei.
- É importante não ser chato e ficar encaminhado a mesma coisa, todos os dias, pois desta forma os caras não publicam mesmo).
- Os artigos não devem ser técnicos e sim despertar a curiosidade do leitor. Então deve demonstrar que existem alternativas gratuitas ao software proprietário, ser de fácil instalação, ser acessível, sistema seguro, onde encontrar, etc..
- Goste ou não o Kurumin é sem dúvida a melhor opção para o usuário ter o primeiro contato com Linux, não tenha medo de citar, .
Rivo , eu tamben tive problemas com o som , voce resolve isso trocando o servidor de son do arts para o gstream do gnome que funciona legal ...(se vc esta em kde)
valeu varamaster mas nao uso o arts, só usava o oss mesmo, só. vo reinstalar o oss e ve no que mas o pior nao é isto opior é o fato de quando quero ouvir musica nao puder fazer mais nada...
'mas o LINUX acessa a internet?'
Essa foi pesada...
Participei da UNCTAD (Congresso da ONU sobre comércio e desenvolvimento) que teve em São Paulo na manutenção dos micros do congresso menos pro cybercafé que era da SERPRO... ele funcionou todo com linux e não ouvi reclamação... pelo menos os amigos do SERPRO não me relataram nada... estranho... em um congresso com muitas pessoas não especializadas em informática não há reclamação e em outra que se espera um melhor preparo do público há.... mistérios
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.