Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Campanha "Get the Facts" deve ser ampliada

Notícia publicada por brain em agosto 10, 2004 10:34 PM | TrackBack


flipe (flipe@hyperlinux.com.br) enviou este link para a notícia do IDG Now que informa: "A Microsoft pretende ampliar sua campanha contra o Linux intitulada "Get the Facts" durante o próximo ano aumentando a quantidade de casos de sucesso e relatórios de estudos independentes no seu arsenal. Kevin [Johnson, vice-presidente de vendas da MS] usou estudos próprios e de terceiros para mostrar que o Windows continua a manter e a crescer seu market share do mesmo modo que o Linux. No caso dos servidores ambos, Linux e Windows, estão tomando o mercado da Novell e de outros sistemas Unix, ao invés um do outro." A Microsoft afirmando que seus sistemas crescem da mesma forma que o Linux seria uma situação inimaginável há poucos anos atrás...

O leitor flipe comenta: "Quem é que conhece o Get the Facts da Microsoft....!!! você nem conhecia!!!! então lê ai... o que que esta esperando!!!! Segundo uma nota que saiu no idgnow!, a Microsoft pretende ampliar a campanha Get the Facts, que tem como alvo mostrar que o Windows é melhor que o Linux(alguns preferem dizer que é uma pagina voltada a criticar o Linux) segue ai o link."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» penetro () em 10/08 22:59

Hehhehe não vou resistir...

"Get The Farts", ehehhehe


» Miguel Filho () em 10/08 23:04

E da-lhe FUD!!!!!!!!!!


» nelson_pivete-13a () em 10/08 23:12

Ô M$, vão se FU D.!!!!!


hehehehe... desculpe Augusto, ñ me leve a mal.... é brincadeira de pivete...


» bebeto_maya () em 11/08 05:01

___Já conheço a história. . .
___A posição da MS é tal. . .que quanto mais eles falam e ¨provam¨ ser superiores, mas expoem o Linux a curiosidade, afinal eles são monopolistas odiados até pelos seus usuários, e por isso são suspeitos para falar, aconteceu assim com o Mp3 que é crime, CD pirata que é também e ainda ´´estraga o aparelho``. . .E tudo quanto foi condenado por governos e corporações, pegou e é muito usado. . .Sinceramente, bater no Linux só faz dele um Martir. . .Eu tenho medo dos golpes sujo que ela, a Redmond, disfere por baixo dos panos, como eventuais financiamentos a SCO (que o Diabo a tenha. . .), e acordos com fabricantes de hardware/software, para que os mesmos boicotem o Linux!


» Marcos Alexandre () em 11/08 07:52

Nao sei na cidade de voces, mas por aqui a MS está tomando o mercado da Novell e o Linux o da MS. Com isso, a MS tambem aumenta seu mercado num ritmo que compensa as perdas com Linux, mas o Linux cresce com mais força.


» Imposto Bolchevique () em 11/08 11:10

Acaba sendo propaganda a favor, deveriam mudar de FUD para CSF -- "Fear, Uncertainty and Doubt" para "Courage, Sure and Faith", ou "Critical Success Factor"...


» Manoel Pinho () em 11/08 11:11

Espero que venham com FATOS reais e não com conceitos e siglas obscuras e difíceis de medir como o TCO.

A maioria dos estudos de caso que demonstram partem sempre do princípio que a empresa já é um "M$ Shop" (baseia tudo em softwares e tecnologias M$ e já gastou treinando seus funcionários nisso) e então fala que migrar para as versões mais novas dos mesmos softwares M$ é mais barato do que migrar para o linux e softwares livres.

Aqui no Brasil pelo menos a realidade é bem diferente: geralmente os "M$ shops" usam de forma primária os produtos e tecnologias M$ e quase sempre as licenças de uso não estão regularizadas. Migrar para o linux quase sempre sai mais barato.


» Augusto Campos () em 11/08 11:14

Eu discordo, e esperio que eles venham com as mesmas bobagens e afirmações vazias de sempre. Se eles viessem com fatos reais, absolutos e palpáveis, nossa tarefa seria bem mais dificultada ;-)


» Imposto Bolchevique () em 11/08 11:34

O br-linux também deveria ter uma seção chamada "Get Deffects"


» penetro () em 11/08 13:30

Augusto, me desculpe novamente (normalmente posto coisas mais sérias), mas peço licença para propor um concurso de frases paródia para a campanha "Get The Facts"

Já tem:
"Get the FUD"
"Get the Farts"
"Get Deffects"

Sugestões? Votos?


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 11/08 14:20

Se de repente os sítios e periódicos relacionados a GNU/Linux se organizassem e fizessem uma campanha contrária - digamos, a "Get The FUD" -, com pesquisas, considerações e argumentos que fizessem frente à campanha da Microsoft, a tarefa desta multinacional seria bastante dificultada. Mas ao contrário, temos é publicações como as vendidas Linux Magazine e Geek, que publicam dcom a cara lavada anúncios da campanha da Microsoft.

Aliás, pouca gente percebeu - eles não estão tão preocupados assim em que os argumentos sejam verdadeiros. Não esperam que as pesquisas resistam a análise minuciosa. Esperam apenas que agências consideradas "independentes" e que tenham algum prestígio as façam; e esperam também que convençam através da repetição incessante. "Qualquer mentira dita 500 vezes torna-se uma verdade" Especialmente verdadeiro para diretores, gerentes e presidentes de empresas contemporâneos.


» Penetro () em 11/08 15:54

Estava conversando com um amigo meu sobre o assunto e ele fez uma observação interessante: A microsoft insiste que migrar para o Linux fica caro. Mas quanto será que fica migrar para a próxima versão do Windows? Principalmente porque mal o XP está no mercado e a MS já está para lançar o LongHorn. Mal veio o XP server e o 2003 server já está ai... E o custo com esse troca-troca de SO não fica, afinal de contas muito mais caro??

Outra coisa que me ocorreu, é qeu já que a MS proibiu a Lindows.com de usar um nome parecido com o produto da empresa dela, será que não é possível o Linus (dono do nome Linux) proibir a MS de usar o nome Linux nas suas campanhas publicitárias, e obrigá-la a usar apenas "o sistema concorrente"?. Isso seria pagar com a mesma moeda....


» Eu () em 11/08 15:56

"siglas obscuras (...) como o TCO"

Obscura? Pra quem? Pro cara de 15 anos que quer instalar Linux por que ele odeia a "M$" e o "Rwindow$$$$", ou para um gerente da seção de informática de uma empresa? (detalhe: a campanha é direcionada ao segundo tipo de pessoa)

Dica: http://www.google.com/search?q=define%3A%20tco

Do que você espera que campanhas publicitárias voltadas para empresas falem? Sobre como o sistema operacional X é interessante, pois você pode configurar o kernel com a opcão Y que vai gerar uma característica Z, e que com isso você vai aprender como funciona o computador internamente ao usá-lo, ou que você vai realizar o mesmo trabalho em menos tempo e/ou gastando menos dinheiro?

Nota: não estou dizendo que os fatos apresentados pela campanha "Get the Facts" estejam corretos, mas dizer que uma campanha voltada para empresas não deva incluir medidas de custo (TCO) é a mesma coisa que dizer que currículos vitaes não devam incluir conceitos como formação acadêmica. Para uma empresa, se duas tecnologias permitem alcançar o mesmo ponto, a melhor é a mais barata, e isso é indiscutível.


» Henrique Vicente () em 11/08 17:23

Dessa vez concordo com Eu, com certeza o melhor é o mais barato com o retorno desejado..


» Manoel Pinho () em 11/08 19:00

Caro Eu,

O que quis dizer é que TCO é altamente subjetivo, bem diferente dos custos de aquisição de um software que tem preço tabelado.

É fácil falar que o TCO do linux é maior usando nos cálculos o custo de aquisição de um Oracle para linux (versus um M$ SQL Server no windows, que é mais barato), de um Red Hat advanced server e dizendo que você terá que treinar todo mundo na nova plataforma. Some a isso um custo mais alto de um administrador linux e eles chegam àqueles números.

Isso pode até ser verdadeiro em certos casos, mas eles normalmente não colocam o custo dos upgrades forçados e o mais importante: livrar-se de um único fornecedor.

Na grande maioria dos casos as pessoas não precisam de um Oracle nem de um RH advanced server e um administrador linux consegue gerenciar muito mais máquinas do que um administrador windows, sem contar que assim como muitas empresas contratam um MCSE já formado, podem contratar um administrador linux (e portanto não pagar o treinamento) pelo mesmo salário ou pouco mais.

Se eu usar a tática da M$ eu poso até provar que o TCO de um Honda Civic é menor do que o de um Palio. Basta nos cálculos eu colocar o próprio usuário consertando o Honda e o Palio sendo sempre consertado numa concessionária Honda.


» Henrique Vicente () em 11/08 19:18

Olha sobre o TCO do pálio e o Honda com certeza à longo prazo o do Honda é melhor :) ao menos em comparação ao pálio antigo.. o daqui de casa faz uns 9km/l e quebra toda semana!
agora sobre a sua idéia: Linux + oracle eu acho que não é bem assim que devemos pensar, então se for, pense windows + oracle ou linux + oracle, afinal oracle é multi-plataforma, porque pensar apenas em Linux? Poxa, Linux é apenas um kernel gente... existem 1001 softwares livres no mundo... e o povo continua a chamar linux.. software livre até é um nome mais atrativo :)
e outra, será que não existe nenhum(Mysql, postgre..) banco de dados que seja livre e comparável ao oracle? o que esse oracle tem que o mysql ou outro livre não tenha? alguém ai que saiba as vantagens técnicas do oracle para ele ser citado normalmente como o superior poderia me dizer..? :) também não concordo com o software, hardware proprietário de modo algum... mas temos que adimitir que a apple não vende gato por lebre ao menos tecnicamente.. e aproveitando, alguém sabe porque o Camino continua apenas desenvolvido para Mac OS X e não já foi portado para outras plataformas?


» dafaca () em 11/08 21:04

Henrique Vicente pergunta:
... o que esse oracle tem que o mysql ou outro livre não tenha? alguém ai que saiba as vantagens técnicas do oracle para ele ser citado normalmente como o superior poderia me dizer..? ...

Tente criar um banco de dados, com milhões de tabelas, trilhões de registros por tabelas, com cerca de 5000 usuários acessando simultaneamente. Agora coloca uns DBAs para manter esse conjunto de dados e você terá a sua resposta.

MySql é bom, sem dúvida, é rápido e fácil, ideal pra muitas coisas. Mas, mara muitas empresas, bancos de dados precisa ser muito mais que um repositório de dados.


» Henrique Vicente () em 11/08 21:25

Tá certo então, sobre o oracle até acredito mas não é possível que o MySQL não substituiria o M$ SQL não é? :) ou se não ele mais facilmente, outro.. porque pela falta de qualidade dos produtos da m$..


» hamacker () em 12/08 11:03

Como DBA e tendo trabalhado com varios BDs, digo que nao há nada que Oracle, Sybase, MSSQL possa fazer que o Postgre ou Firebird nao possa. Mas ainda o Oracle ganha no conjunto, pena que é caro.
E ainda tem mais : dependendo da solucao PG ou Firebird é muito melhor que Oracle, Sybase ou MSSQL.
Esse negocio de TCO é que nem sardinha, voce tem que abrir para ver o que tem dentro, nao se fala de custos sem conhecer o que está no calculo. Gerentes de TI estudaram muito para saber diferenciar "marketeiros" e coisa séria. Voces fazem parecer que Gerentes de TI tem cerebro de uma ameba. E nao é isso...


» Joao Emanuel () em 12/08 21:44

OLha pessoal sobre isso, só demonstra que a Microsoft está achando que o GNU/LINUX já não é mais moda. E o Bill Gates e o Steven Ballmer parecem que estão começando a levar a sério a história de que eles não podem destruir o GNU/LINUX com uma simples compra como fizeram e muito antigamente. Sobre as revistas anteriormente citadas simplesmente demonstra como estão a maioria dos jornalistas brasileiros que não tem capacidade de nada e só copiam o que os jornalistas estrageiros são pagos para noticiar.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.