Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Segundo a HP, Linux ultrapassará Mac nos desktops

Notícia publicada por brain em agosto 10, 2004 10:24 AM | TrackBack


ThLux (thluxx@yahoo.com.br) enviou este link de notícia e acrescentou trechos: "A HP, que na semana passada anunciou seu primeiro notebook Linux, acredita que o sistema operacional de código aberto vá superar o Mac OS e se tornar o segundo sistema mais usado em desktops, atrás do Windows, muito em breve. O site da revista Wired conta que, apesar de alguns analistas - o IDC entre eles - garantirem que isso já aconteceu em 2003, ainda não será agora que o Mac OS será relegado ao terceiro lugar, já que versões pirateadas do Windows ainda saem na frente na preferência dos usuários de vários mercados, especialmente os menos desenvolvidos.O Gartner, por outro lado, está com a HP: um estudo diz que, hoje, 2,5% dos PCs em todo o mundo usam o sistema operacional Mac OS, contra 1,3% que usam Linux. Mas mostra também que este panorama vai mudar em 2005. A previsão do instituto é que o Mac estacione na casa dos 2% e o Linux chegue a 2,1% de presença no ano que vem e que, em 2008, esta presença aumente para 3,4%, enquanto o sistema da Apple deve se manter nos 2%." Aparentemente, o estudo leva em conta as cópias piratas de Windows, mas não as instalações de Linux feitas a partir de downloads da Internet.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Joao Ninguem () em 10/08 12:33

Eu acho que o linux jah ultrapassou o mac há mto tempo.


» Augusto Campos () em 10/08 12:37

O IDC concorda com você.


» Carlos Wagner () em 10/08 13:03

Realmente é apenas uma questão de tempo...

O que você prefere: Um sistema operacional fechado, que roda em uma plataforma que é homologada por apenas uma empresa que vende seus computadores a preços proibitivos aos meros mortais, ou um sistema operacional aberto que pode ser executado em computadores "ultrapassados" ou desde um relógio de pulso até supercomputadores?

A resposta pode ser difícil para a maioria dos usuários leigos, mas torna-se até óbvia à medida que as interfaces gráficas e aplicativos de massa para Linux vão se tornando mais fáceis de usar.

Vida longa ao Linux.


» Anakinpendragon () em 10/08 13:22

Devo conhecer no minimo 20 pessoas que usam linux no desktop, mac so conheço umas duas pessoas que usam, ainda assim em suas empressas para editoração grafica ou tratamento de audio.
Pra mim também o linux já passou o mac, só não existe um jeito correto de contabilizar isso.


» Matheus Villela () em 10/08 14:07

Talvez aqui no Brasil o número seja consideravelmente superior ao Linux mesmo porque um Mac é caro para os padrões nacionais.

Mas não acho que os números estejam errados, se olharmos para as estatísticas de acesso do google dá pra ver que o número é por aí mesmo: http://www.google.com/press/zeitgeist.html pois duvido que o google fosse manipular esses números e acredito que o google é o mehlor termômetro pra qualquer tipo de análize, pena que eles não mostram estatísticas individuiais de cada país(ao menos eu não achei).

Acho que o mais importante não é só o Linux crescer, mas sim o Open Source por um todo, queira ou não uma hora vai aparecer um novo kernel melhor e que atende melhor às necessidades de quem usa GNU :D


» Manoel Pinho () em 10/08 14:49

O google não é uma boa medida, pois nem todos os desktops linux têm acesso à internet. Muitos deles são usados para funções específicas nos ambientes de trabalho. Outros usam o linux em dual boot e, por não saberem como configurar os seus winmodems, acabam entrando na internet pelo windows.


» job () em 10/08 15:02

Seja como for, a medida para empresas que vendem computadores, são as vendas. Não lhe interessam tb os que tiram os rW98 rw2k rwxp pelo Linux.
Acho que a Apple, se daria melhor saindo da area de SO, e focando em produtos.
Com a grana economizada, baixaria os preços, e assim poderiamos pagar um pouco mais caro e termos um computador com a qualidade e design do Apple.
Sucesso total


» jcarlos () em 10/08 15:37

Seria interessante a Apple portar a interface do Mac OS X /p o Linux... isso não seria dificil... já um Mac OS X nativo seria problema porque a Apple não iria fazer uma porção de drivers /p os diversos hardwares existentes em x86.


» Matheus Villela () em 10/08 16:26

Manoel Pinho, não cheguei a pensar nisso, mas realmente faz sentido ;)


» Henrique Vicente () em 10/08 17:07

Também concordo que a Apple deveria se centralizar mais no desenvolvimento de hardware e até mesmo transformar os seus programas em livres... mas ela fazer isso já é querer demais...
De acordo com o W3schools o Linux em si já está maior que o Mac.. já de acordo com o google falta muito... o fato é que se não ultrapassou(para mim já ultrapassou.. e no Brasil com certeza), com certeza ultrapassará :)
http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp

Ai vemos também que o Mozilla de Junho para Julho deve ter crescido em torno de 2% e agora continua a cresce como antes (uns 0.7% por mês)... e que o IE está com cerca de 79% do mercado, já o Mozilla uns 15%.. é claro que essas estatísticas são de um site apenas que não deve ser tão visitado como o google, e portanto não refletir números perto da realidade em todos os lugares... mas isso já mostra que o uso de software livre está crescendo :)


» cwagner () em 10/08 17:37

Acho que algo que pode ajudar os Programas Livre é a adoção dos padrões abertos por parte dos programas/sistemas de acesso às informações... Ou seja: Nada exclusivamente "For WindoW$".

Desde que a M$ existe, vive alterando padrões e lançando "novos" produtos a preços absurdos... as únicas ferramentas que disponibiliza gratuitamente são aquelas que têm valor estratégico.

Quantos de nós não tivemos que usar o IExplorer porque um site ou outro não aceita Mozilla ou Opera? Quanto tempo ficamos penando para que surgisse um aplicativo que soubesse ler, a níveis aceitáveis, arquivos .doc ou .xls? Não sei se meu desabafo contribui ou não para os comentários... Se for o caso: "Não alimente os Trolls" :)


» Glauco () em 10/08 19:28

Dias atrás, sondei com várias pessoas sobre a possibilidade de alguma delas - ou mesmo um amigo delas - terem uma cópia do MacOS X prá eu testar em um emulador. Nem mesmo pessoas ligadas à área gráfica e de editoração (que são nichos que a Apple - como ela mesmo afirma - domina) sequer conheciam alguém que tivesse um Mac.
É, no mínimo, curioso. Sei que não serve de parâmetro mundial, mas sugiro que os vários leitores do br-linux façam a mesma experiência; "Alguém tem um Mac por aí? Não? E um CD do Linux?"
O que será que vamos descobrir hein?


» Henrique Vicente () em 10/08 20:02

Normalmente quem tem computadores da Apple tem o poder aquisitivo bem mais alto... essa do cd não vale! ai é concorrência desleal :), melhor seria perguntar quem ai usa GNU/Linux, também temos que lembrar que não existe apenas o GNU/Linux mas outros, porém, claro, deixa isso para lá que a "discussão" é entre GNU/Linux e apple... e sobre as estatísticas de browser, na verdade nesse mês(dia 10) o Mozilla já está sendo utiliazado em mais 0,8% segundo as estatísticas daquele site, se continuar assim... no final do mês ele terá um crescimento de uns 2,5% de usuários em comparação ao mês anterior.. isso faria o Mozilla ter uma participação de algo menos que 17%, ainda é pouco mas pela taxa de crescimento.. podemos notar que é pouco mas já é muita coisa :)


» nelson_pivete-13a () em 10/08 23:32

Diz uns colegas meus, já avançados na area de informática que no Brasil só o Slackware (sozinho) ultrapassa os Macs nos desktops. Alguém aqui mergulha em dinheiro para comprar um iMac de R$6.000, sendo que só serve pra ficar de enfeite, na loja ainda! (pq ninguem compra, não tem programas). O pessoal compra mesmo por beleza, mas se for por beleza, vou fazer uma "ponta" pro KDE:
Pra ficar com a cada de Mac OS X baixem:

Tema Baghira: http://kde-look.org/content/show.php?content=8692
KSmoothDock (barra inferior que é igualzinha aquela do desktop do Mac, tem os mesmos efeitos e ñ precisa ter uma placa de vídeo monstruosa como muitos pensam): http://kde-look.org/content/show.php?content=6585

E lembrem-se que Macs só servem de enfeite... na prateleira das lojas! pq ninguem tem interesse ou dinheiro pra comprar uma coisinha cara daquelas, e levar pra casa só pra ficar lá de enfeite...


» bebeto_maya () em 11/08 05:29

__O MacCOSX é o sonho de consumo de 10 em cada 10 publicitários. . Mesmo que só usem para editar textos. . .Todos fazem publicidade gratuita da Apple! ! !Em anúncios de jornal, propagandas , filmes. etc. . .O fato é que a Apple não faz nada pelo Software Livre e tem acordos com a MS, para a produção de Office, IE, MSN. . .etc. . .

__É um bom sistema, eu o compraria se estivesse nadando em dinheiro.Como não é o caso, prefiro os PC´s beges, mesmo.Afinal. . .A maioria dos softwares do Windows já rodam emulados ou não, no Linux!

__Não sei se o Slackware sozinho da cabo do MaC´s, mas só o Kurumin, que já deve ter mais de 100,000 downloads, tira um casquinha grande. . .Se adicionarmos Conectiva, Slackware, Mandrake e outras distros. . .Acho que a Apple e seu ``Maquinho`` ficam na lona!


» Henrique Vicente () em 11/08 17:44

Nelson você está totalmente equivocado!
Eu espero quando acabar de concluir o ensino médio e entrar na universidade(pública) poder comprar um laptop de boa qualidade.. se o preço dos apple baixarem um pouco talvez seja um, ele não serve apenas de enfeite não, eu pessoalmente iria instalar/usar o GNU/Linux nele.. mas vontando ao assunto.. um iMac não é um enfeite e sim uma maquina que normalmente é poderosa mesmo as mais simples.. o sistema operacional mais novo dos computadores da apple são UNIX like system, não preciso dizer mais nada, só com isso posso mostrar que existem milhares de programas que você e eu usamos aqui no GNU/Linux que funcionam no iMac..
Para alguém que eu não tivesse tempo para indicar uma solução GNU/Linux para desktop boa e ajudar à essa pessoa a ajeitar(já que eu não conheço ninguém/nenhum lugar aqui que monte computadores com GNU/Linux).. eu com certeza indicaria um apple, ao menos do ruwindows a pessoa estava livre e teria um computador de qualidade, quanto ao sistema ele me parece ser tão bom visualmente quanto o KDE e poderoso como o GNU/Linux. Ah, o kernel usado nos computadores da apple novos é baseado no do BSD...


» Manoel Pinho () em 11/08 19:06

Eu acho os Macs muito bonitos para olhar nos Shoppings. Podem até ser máquinas boas mas com certeza o custo não compensa, especialmente no Brasil.

Realmente ele é baseado em Unix e dá para instalar muitos dos mesmos softwares livres usados no linux, mas a filosofia dele é completamente diferente. É um hardware fechado, proprietário e você vai ficar duplamente preso a um único fornecedor: a Apple.

Vocês sabiam que até teclado USB do Mac tem várias teclas invertidas em relação aos teclados de PC só para que vc não possa usar um ?

Se eu uso linux é justamente para fugir do monopólio M$, que atinge o software. Para que eu iria usar um SO proprietário (MacOS X) em um hardware proprietário ou mesmo o linux no Mac se eu posso usar o linux em um hardware razoavelmente livre (pelo menos existem vários fabricantes e opções), mais barato e mais rápido (quando se aplica o mesmo dinheiro nas duas plataformas) ?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.