Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Governo Brasileiro discute computador popular com empresários

Notícia publicada por brain em agosto 10, 2004 10:29 AM | TrackBack


O leitor anonymous enviou este link para a notícia do PSL-BR e acrescentou um trecho: "Como parte do Programa Brasileiro de Inclusão Digital (PBID), o gaúcho César Alvarez, assessor especial da presidência da República, começou a discutir em reunião hoje com representantes de associações de empresas de telecomunicações e de fabricantes de produtos eletroeletrônicos o tão esperado 'computador popular'. A idéia é antiga, mas com o lançamento do PBID ganha um novo fôlego. Uma fonte da Reuters disse que a intenção é entregar até o começo de setembro um projeto fechado ao presidente Lula para finalmente tirar do papel o computador popular e reduzir a exclusão digital no país, onde cerca de 20 milhões de pessoas, ou 34 por cento da população, têm acesso à Internet em casa. As discussões, que prometem ser longas, vão continuar individualmente com representantes de cada setor."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Bode () em 10/08 10:35

Alguem sabe se sera usado o dinheiro do FUST?


» Anakinpendragon () em 10/08 10:57

Vai ser dificil alguem tirar dinheiro do fust pra alguma coisa, ja que o PSDB quer que ele seja usado pra comprar licenças de windows...
já o PT é contra, e ficam nessa briga a anos, não ata nem desata. Enquanto isso a rede globo fala que o dinheiro não sai por que o PT queria que os computadores comprados com o FUST usassem software gratis.É so um desabafo, não me alimentem pra não sair do escopo da noticia.
Uma pena que o projeto do pc popular já esta tanto tempo no papel, que inicialmente ele era com processador K6, espero que dessa vez saia do papel, e com linux instalado! Oque além de ser bom pro país é bom pros profissionais linux.


» Denisbr () em 10/08 11:46

Realmente, a idéia de um PC Popular está há bastante tempo no papel, mas, mais uma vez ficamos na expectativa de que finalmente possamos ter PCS a preços acessíveis e com boa qualidade também!


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 10/08 12:41

Fazendo contas:

Se 20 milhões de pessoas forem 34 por cento da população, então a população são cerca de 60 milhões de pessoas.

Se no entanto 34 milhões de pessoas forem 20 por cento da população, a população são cerca de 170 milhões de pessoas.

Acho que os números aí foram invertidos, porque a população brasileira, até onde vi, já tinha ultrapassado 160 milhões.


» Israel G. de Oliveira. () em 10/08 13:01

Legal seria se tivesse um acordo entre fabricantes e governos pra desenvolver chips que venham com processador, memória, controlador de dispositivos, gpu, apu, etc. Pô, já tem isso na Inglaterra, mas é caro por não ser fabricado em grande número. Pô, e mesmo assim, já não tem aquelas placas mãe com tudo de tudo (hehehe).

Tinha que rola alguma coisa assim. E não só o povo com menos $$ vão comprar, mas muitas empresas irão gostar de ter estações que se possa rodar aplicativos de escritório e internet por um preço menor do que se encontra hoje.


O que vcs acham??


» cwagner () em 10/08 13:25

Eu (eu mesmo e não o "Eu" :), já havia levantado várias vezes o assunto do computador popular.

Por que nada foi feito no governo passado, ninguém vai saber. Mas pelo menos estão reabrindo a discussão e pelo visto a iniciativa partiu do Governo, o que, para mim, siginifica que estão atentos ao assunto, e pelo menos querem mostrar que estão lá para fazer alguma coisa.

Mas o que me preocupa é que apenas as empresas irão participar dessa discussão? E a sociedade? A maior interessada vai ficar de fora?

Se vocês leram a notícia viram que o maior "problema" a ser resolvido é o preço... Sejamos realistas... qualquer computador usável hoje em dia sai por menos de R$1.500,00.

Os empresários verão apenas o lado deles (o lucro), e deixarão passar essa oportunidade de prover acesso à Informação para milhões de brasileiros.

O problema é preço? que tal umas sugestões?

Em vez de placa gráfica de alta resolução que exija um monitor VGA, um placa com saída para TV (quem na vida comprou um monitor de vídeo pra jogar Super NES ou Mega Drive?);

Colocar uns HDs de 20GB (no máximo);

Memória de 256MB on-board, processador integrado à placa-mãe;

Existem várias soluções para diminuir o preço... por que ainda temos que deixar os megaempresário decidirem o valor a ser pago para obter conhecimento?

Vamos criar um link com o Planalto para discutir o assunto junto com todos, e vamos fazer nossos immpostos, já que são eles que estão em jogo.

Imaginem a quantidade de novos assinantes de telefonia e/ou acesso a banda larga... imaginem os impostos e serviços gerados com essa massa de usuários, as melhorias necessárias para suportar essa carga de acesso?

Num futuro não muito distante só temos a perder, caso deixemos passar essa chance de discutir de modo realmente sério, esse que é um dos principais assuntos para todos que têm, pelo menos, uma mínima ligação com a área de Informática, seja profissional, usuário, hacker, cientista, empresário...


» Joao Amaral () em 10/08 16:00

bom dia,

A gande verdade é a seguinte:

o FUST nada mais é que uma enrolação, como foi a CPMF, e o seguro APAGAO...ou alguem já viu estes recursos serem usados pra alguma coisa???

é apenas MAIS um geito fácil do governo nos roubar.!!!

:-(


» Marco Carvalho () em 10/08 16:08

Eu acho a iniciativa válida, mas a meu ver não basta ter computadores á preços acessíveis, é preciso que a população de baixa renda tenha acesso principalmente á **INFORMAÇÃO**, e para isso é preciso mudar o modelo de acesso á Internet que existe hoje, pois mesmo o acesso discado usando provedor gratuito é caro para quem ganha pouco.


» Henrique Vicente () em 10/08 16:46

O acesso gratuito não é gratuito... você paga os impulsos... o que para a operadora(normalmente quem tá atrás do provedor gratis) é uma maravilha... sobre usar tv como monitor eu discordo totalmente, uma tv "popular" não tem qualidade para servir como um bom monitor mesmo que seja um pc popular... o governo bem poderia cobrar menos impostos para esse pc popular não é... agora, sobre integrar processador e placa mãe acho uma ótima idéia, já sobre memória.. não acho que seria uma idéia tão boa.. a não ser que colocassem uns 512mb... tomara que a M$ não apareça metendo o fuçinho com algum windows xp + office lite... tenho certeza que ela não iria ganhar mas iria no mínimo atrasar o lançamento desses pcs populares...


» hamacker () em 10/08 18:04

Meu MSX e Apple2e de tantos anos atras discorda de voce, a TV era viável e era popular na época :P
O problema hoje é que todos querem uma configuração 1024x768x15+OpenGL+512RAM+HD40+CDROM a preço de popular... aí não dá!
nao temos nem fabrica, só montamos peças.
Depois de tanta discussão nós iremos chegar a seguinte conclusão : que o PC comum atualmente é o PC popular, o que não é popular é a telefonia/internet.


» The Darkness () em 10/08 18:27

Realmente este é um daqueles assuntos que nunca se chega a um concenso.
Realmente, o que é um PC popular ?
O que seria um COMPUTADOR popular ?
Não existe solução mágica para isso, ou é potente ou é barato. O que existe sim é adequação do produto às reais necessidades do cliente.
Hoje uma máquina básica tem + de 1GHz, + de 256MB e + de 20GB, roda com 1024x768 e por aí a fora.
Isso tudo é realmemente necessário ?
Como nosso amigo "hamacker" comentou antigamente os computadores pessoais utilizavam a TV e era uma beleza.
O que o governo tem que fazer é forçar as empresas a produzir produtos que atendam as necessidades básicas e não que sigam a onda. É insentivar a criação de uma infraestrutura que forneça a população um acesso decente a informação (Internet) por um preço que esta possa pagar.

Este tipo de solução hoje só é cara porque a demanda é pequena e a oferta é monopolizada, porém o governo tem força (verbas) para gerar uma demanda inicial que faça com que as empresas se interessem em criar esta solução por um preço justo.

Espero que desta vez saia do papel e dos debates e passe para a ação.


» Manoel Pinho () em 10/08 18:48

Me desculpem, mas quando o cara é carente mesmo ele não tem nem energia elétrica para ligar um PC e nem um telefone para acessar a internet. Aí o que o governo tem que fazer é atender essas coisas antes de pensar em fazer "democracia digital".

Vejam o caso daquele computador popular indiano, o Simputer. Acabou sendo um PDA com preço quase igual a de um PDA comercial e se perguntar aos indianos se é isso que eles querem como computador popular eu tenho quase certeza de que dirão não.

Já tive MSX também e sinto saudades do tempo em que computadores assim eram presentes que os pais compravam para os seus filhos adolescentes ou pré-adolescentes. Não dá para saber o quanto custaria na moeda de hoje, mas eu chutaria que aqueles computadores de 8 bits custavam cerca de uns R$ 500 de hoje. Usavam a televisão como monitor e a fita cassete para gravar dados. Lógico que a idéia de uso de computador naquela época era diferente mas eu acharia ótimo se tivesse computadores semelhantes hoje em dia para eu presentear um filho meu ou uma outra criança.

Como pobre gosta mesmo é de luxo, como diria o Joãozinho Trinta, acho que se o governo quer mesmo fazer um PC popular ele deve isentar os impostos e fazer como as Casas Bahia: parcelar em um monte de prestações financiadas pelo governo. Isso iria atender a classe média baixa e uma grande parte dos pobres (não estou me referindo aos miseráveis). E, logicamente, deveria usar linux e softwares livres.

Outra coisa que eu acho é que deveria haver 2 ou 3 modelos diferentes para que o consumidor escolhesse em função de custo ou qualidade. Poderia haver até mais de um fabricante fornecendo os computadores.

Para a M$ não impugnar um projeto desses alegando que não pôde participar e tal e coisa, eu deixaria ela vender (logicamente sem financiamento do governo) o Windows e MS Office OEM para quem quisesse adquirir o PCX popular. O preço do software seria destacado e financiado separadamente por qualquer banco (não governamental) que quisesse fazer isso pela M$. Aí eu queria ver quantos comprariam o Windows, mesmo a M$ falando que tem menor TCO... :-)


» Henrique Vicente () em 10/08 20:22

Ei, desde quando MSX era computador pessoal? :) eu tenho um aqui e como sou novo e nunca usei ele(já vi um screenshot dele(digamos.. uma foto de uma tv com ele ligado) na Internet, em falar nisso vou ver se o que tem aqui funciona ainda :) é fogo que não nenhuma fita mais para ele aqui.. mas tudo bem
já apple2 não falo nada, mas acho que é o mesmo, e concordo com Manoel Pinho sobre ser pc e não algo como um PDA, para mim isso de utilizar tv não é muito inteligente, se o governo quer mesmo promover a inclusão digital ele pode diminuir os impostos suficientemente para que as pessoas comprem o monitor com os impostos que não irão ser pagos.. não serão umas dezenas milhões que vão fazer falta à ele.. principalmente se você pensar nos benefícios... e que eu não sei onde vão parar boa parte dos impostos que eu pago porque não parece estar em obras publicas mas sim em obras de lalaus :)
agora, sinceramente alguém ai usa tv como monitor e acha bom? eu simplismente duvido... só o dot pich dessas tvs populares são de matar! além do mais que (digo isso sem base nenhuma) eu acho que elas podem fazer bem mal à visão que um monitor..

Sobre essa do governo aceitar que a M$ participe eu não concordo, para mim ela se quiser que faça uma versão mais barata.. e arranje sozinha os financiadores, o governo não deve facilitar ela em nada nisso :) e tomara que ela não tenha um comprador se acontecer algo do tipo :)
sobre marcas.. eu acho que deveria existir bem mais que uma marca e que o governo desse preferência para as menores ou alguma que esteja passando(verdadeiramente) atualmente dificuldades e que isso ajudasse ela a sair da sintuação..


» Carlos Vitoriano () em 10/08 20:33

Eu não sou pobre nem muito rico mas tenho condição financeira suficiente para comprar um PC cabuloso. Só que ainda prefiro o meu bom e velho Pentium 166 com 8GB de HD com 128 MB de ram com monitor 15pol e resolução 1024x768 em uma placa de video com 2MB. Modem 33.6 ISA JUMPEADO. O que tenho de luxo em meu PC é gravadora de CD.
Com isso mato diversos coelhos com uma cajadada só.

Não fico jogando, então estudo.

Programo pensando na OTIMIZAÇÃO. Se roda na minha SUPER-Máquina roda em qualquer Lugar.

Tenho acesso à internet de qualidade. Uso a internet para aprender e me informar. Os fúteis à usam para ver vídeos, baixar MP3 e jogar on-line.(Além de outras coisas máis fúteis ainda.)

Conclusão.
Os peças de PC apreendidos pela receita federal, polícia federal, o diabo a quatro que esteja ligado a qualquer coisa que faça apreenção e fiscalização, mesmo consideradas obsoletas. Use-as e instale nestas o Kurumin.Gov.br e os coloquem em bairros Violentos, escolas públicas, praças e se for possível dentro de ônibus. Quartel das polícias e exército. Dentro de Universidades (Olha que a minha é privada mas mesmo assim quando não tem aula, tem uns molequinhos da periferia usando os PC's..... Reitor candidato a vice-prefeito é foda..... Mas o cara faz a parte dele....).

PC popular pode ser igual ao meu. E funciona. Estou quase formando em Engenharia e estou usando esta máquina para aprender. Se eu estou quase completando um curso Superior usando uma máquina "OBSOLETA".... Inclusão digital não precisa de uma PUTA máquina para rodar o Kurumin.gov.br. A minha roda.......
Se querem PC's Leves. Aquela Placa da VIA de 12x12 cm já não resolvia?????
Meu professor tinha um notebook pentium 100, rancou a placa mãe e colocou essa plaquinha da VIA. Com processador de 1GB. gastou uns R$1000,00 e ficou SUPIMPA......

Os contrários ..... aprendam.

Carlos Vitoriano
7º Período de Engenharia de Computação

Agora é Linux.


» Marco Carvalho () em 10/08 21:34

"Meu professor tinha um notebook pentium 100, rancou a placa mãe e colocou essa plaquinha da VIA. Com processador de 1GB. gastou uns R$1000,00 e ficou SUPIMPA......"

Hummm, interessante isso, estou com vontade de fazer isso em meu note K6/2, mas... que magia negra ele usou para ligar o LCD, o CD-Rom, floppy, teclado, HD e fonte? (não to nem contando o touchpad)


» Rubens Paulo () em 10/08 22:02

Esses adaptadores vc encontra no Mercado Livre.
A magia Negra? é um flip flop da familia 74ls
http://home1.gte.net/bs/sharp2.html

Não é magia Negra. É Tecnologia.

Rubens Paulo
Engenheiro Eletronico


» Marco Carvalho () em 10/08 22:24

Rubens, agradeço a indicação mas continua sendo magia negra, segundo o link que vc postou:

"Laptop display panels don't work with this interface. This interface only works for analog (TV, composite video input) type panels. All laptop displays use a digital interface which requires a special VGA card or analog to digital interface board"

Mas este não é o local para prolongar esta conversa, mas terei prazer de conversar sobre o assunto pois tenho 3 Compaq Presario 1200 condenados que gostaria de "revitalizar".
Meu e-mail é marcoacarvalho arroba hotmail ponto com


» Itamar Graciano () em 11/08 09:44

Bom dia!

Gente eu descobri uma coisa muito certa pra resolver nossa situação brasileira, ficam todos os partidos politicos nas brigas e nao sai nada [a nao ser propina pra ki e propina pra cola] a melhor solução é os politicos DEVOLVER O BRASIL PARA OS INDIOS E PEDIR DESCULPA PELO O ATROSO QUE COLOCARAM ESTA NAÇÃO.

Hoje para nós os Bachareis em algum curso, tá tudo dificil, mas para um politico que nao tem nem o ensino medio completo é tao facinho, voces brasileiros e brasileiras [como diz o Jose Sarnei] nunca repararam isso?

Nao fica triste esse é o nosso Brasil, em vejo uma outra solução para o nosso BRASIL, que nao precisaria devolver para os Indios, era somente fechar o tal de CONGRESSO NACIONAL, poe os politicos ganhar um salario minimo por mês, sobraria dinheiro em caixa da nossa Nação, mas enquanto existir o CONGRESSO NACIONAL vai existir o Brasil pobre e cheio de dividas, enquanto o divida brasileira cresce, as propriedades dos politicos tambem cresce.

Nao fica triste esse é o nosso Brasil.


» Alexandre Figueiredo () em 11/08 10:57

Olá Pessoal,

Concordo com o Manuel Pinho plenamente.

Montar um PC popular não é fácil, talvés, nem tecnologicamente.

Se você procurar no mercado, você não encontra:

1. Memória para PCs antigos, o meu bom e velho Pentium 133 continua com 32Mb RAM e o DIMM da placa é PC100.

2. Processador abaixo de 2GHz AMD/Intel.

3. Os HDs da praça, só acima de 80Gb.

4. Placa barata, em que sentido? As da ECS/PC-CHIPS, por exemplo, tem um custo-benefício razoalvel. Mas, e a manutenção?

Essa lista poderia até aumentar. Mas, acho que o governo deveria fazer igual ao carro popular: Ele cria três configurações básicas e as empresas cadastradas as fornecem e dividiriam em parcelas, acima de 10x, com a ajuda do governo.

Ex.:
Desktop caseiro (Mínimo)
Processador de 2GHz
Memória de 256Mb
HD 40 Gb
Video/Som/Modem/Rede imbutido
Monitor de 15"
CDROM

Desktop corporativo
Processador de 2.6GHz
Memória de 512Mb
HD 80 Gb
Vídeo 64Mb off-board
Som/Modem/Rede on-board
CDROM

Desktop Gráfico
Processador min. 3GHz
Memória de 1Gb
HD 80 Gb
Vídeo 128MB off-board
Som/Modem/Rede on-board
Gravadora

O que vocês acham disso?

Sem flames, por favor. A configuração pode ser meio exagerada, mas é flexível. O importante é que a configuração que o governo chamar de popular, as empresas deêm o suporte tecnológico e financeiro apropriado. Seja IPI reduzido, emprestimo facilitado, incentivos fiscais para as empresas...

Ah! Acho que o ITI poderia dar uma mãozinha, não?

E ainda, se ela liberasse um alvará para uma Dell, HP, IBM, Microsoft montar um telecentro, você acha que elas não fariam? O governdo empresta o local por 2 anos e elas fazem o que o .GOV quer. Mas, claro e óbvio, ele tem que ser fiscalizado. Quem sabe a ANATEL não faria isso?

[ ]s
Alexandre Figueiredo


» Roberto () em 11/08 16:09

Uma pergunta honesta.
De que vale usar o Linux num computador popular se os computadores vendidos com Windows custam só um pouquinho mais. Façam a pesquisas nas lojas que vendem computadores com os dois sistemas operacionais e comparem.
Um dia desses vi um computador com Linux que era apenas 100 reais mais barato do que um computador com Windows.
Onde está a exploração abusiva da Microsoft nesse caso?

Obs: Não estou defendendo a Microsoft aqui nesta mensagem.


» Henrique Vicente () em 11/08 17:36

Oi Roberto, não sabemos ainda os preços dos computadores populares se eles ainda não estão sendo vendidos, essa diferença do preço mostra que TALVEZ tenha algo errado, TALVEZ não, de fato se mostrar para alguém sem outras influências no momento o pc rodando com KDM + KDE ou então gnome que seja.. bem bonito, com certeza a pessoa vai escolher a opção com software livre..

Carlos Vitoriano, não acho legal dar um pc desses porque como falaram ai acima não há mais peças... para mim isso não seria uma idéia viável em grande escala.. para você aprender com certeza esse pc é útil mas também existem pessoas das camadas mais pobres que desejam trabalhar na parte gráfica fazendo animações...(por exemplo, com o blender :) ) mas não podem.. outros querem um editor de textos.. esse seu pc é suficiente para rodar um editor de textos, outros querem apenas acesso a Internet para aprenderem alguma coisa que não tenha nada haver com informática, outros precisam de um pc decente(engenheiros por exemplo..), etc, mas hora, não é melhor o governo dar algo de qualidade? só precisa dele diminuir os impostos para esses pcs populares...


» Luciano Pacheco () em 13/08 00:54

Tenho uma idéia mas não sei o tamanho da dificuldade dela...

Por que não incentivar a produção dos principais componentes eletronicos no Brasil, assim já ajudava no desemprego tb...

Investir no básico de um PC(hardware), no próximo passo investir no SO, Capacitação em massa em Software Livre... Ao final deste processo teríamos muitos PC's populares....

Falow...


» Paulo Sérgio () em 15/08 08:31

Acredito que seja válida a tentativa do governo na produção de um computador popular, pois assim muitas pessoas que não poderiam comprar um PC terão acesso a essa importante ferramenta, mas se o objetivo for o acesso a internet não basta apenas o preço do micro, mas principalmente os custos com telefonia.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.