Notícia publicada por brain em agosto 8, 2004 09:34 PM
| TrackBack
O final de semana trouxe dois textos que complementam nossa recente notícia lembrando que as patentes de software prejudicam todos os desenvolvedores e usuários, não apenas os do software livre. Este editorial do LinuxToday faz uma nova análise do recente estudo do OSRM sobre infração de patentes no kernel do Linux, questionando as motivações, o método e a maneira como foi anunciado. Embora seja algo positivo conhecer os riscos, o autor do editorial lembra que é necessário ser responsável antes de gritar "Fogo!" em um teatro lotado, mesmo quando há mesmo um incêndio. Já este artigo do Sidney Morning Herald fala sobre a redução de competitividade da indústria australiana de software que irá ocorrer ao se adotar leis de patentes compatíveis com as norte-americanas como prevê o novo acordo de comércio entre os dois países. Algo similar pode acontecer no futuro próximo no Brasil envolvendo a ALCA, portanto esta é uma batalha que nos interessa a todos.
eu acho que esse USPTO precisa de uma reforma......
É como eu ja comentei, esta politica de patentes esbarra no limiar da severidade e banalidade; eu acerdito mesmo que ira para a banalidade, a globalização desencadeias fenomenos sociológicos interessantes a globalizaçãode da cultura e do conhecimento e a derrubada de valores éticos ditados por minorias, imagine o desespero das "culturas avançadas" da humanidade e dos grandes oligopólios que não podem mais ditar o que é bom nem o que é certo: pirataria ? patentes ? politicamnete correto ? software proprietário ? propriedade intelectual ? tudo isto esta sendo substituido pelo numero de hits ou de downloads , e porque ?
É crime piratear , então vamos ter que colocar na cadeia mais da metade da população terrestre, e crime ferir patentes ? então vamos ter que colocar outrso dois terço, o que é politicamente correto ? Aquilo que a maioria das pessoas faze concorda globalmente e se esconde atraves da web ? O software so pode ser proprietário então metade da venda de computadores no mundo sera cancelada. INfelizmente a propriedade intelectual não escapa deste conceito mas parece ser o prejuízo menor, precisamos compreender que o desenvolvimento tecnologico e o pensamento intelectual não é apenas indivdual mas coletivo também, ou sera que se o Linuz tivesse nascido na etiopia também teria desenvolvido o Linux ?
Infelizmente os governos do mundo com suas políticas loucas fizeram com que as coisas chegassem a este ponto.
Todo mundo fala em LINUX, OPEN SOURCE e etc, diz que infringiu isso ou aquilo, mas quase ninguém fala do real problema: As liberdades estão sendo proibidas, aos poucos e de forma disfarçada, mas estão.
Torço para que os grupos de apoio ao OPEN SOURCE consigam mudar o rumo das coisas. Porque se depender das mega-corporações e dos governos que temos visto atuando dentro em breve, não existirá mais liberdade nem mesmo de pensar.
E todos nós que ainda pensamos seremos forçados a fazer uma cirurgia de castração de cérebro para pararmos de infringir a patente do pensamento livre.
Infelizmente pessoalestamos indo para o caos, a lei de patentes brasileira pelo menos exige novidade e que seja exequivel, voce não verá um brasileiro patenteando a roda. Mas a de Tio Sam...Hum ..Sei não!!!
desculpem:
invfelizmente pessoal .... exequível...
desculpem:
....infelizmente pessoal .... exequível...
__Não gasto mais meu parco verbo, discutindo esse assunto sacal. . .Pelo amor de Deus, num mundo dominado pelo Echeron, patente de software é só mais um meio de garantir que mega-corporações e oligopólios, tenham a garantia de um futuro calmo e tranquilo. . .Fica cada vez mais claro que tudo gira em tornos de máquinas e redes corruptíveis, então somos reféns delas. . .Vejam só: Hoje os caixas eletrônicos da Caixa Econômica travaram no momento em que eu ia fazer um depósito. . .E sabem o que foi que eu vi. . .Uma telinha com o Menu ``INICIAR``.Isso é patético, confiar meu dinheiro a uma sistema vulnerável a 120,000 vírus. . .
__E o que isso tem a ver com patentes???Lógico! se a homogeneidade dos sistemas é tão terrível hoje, imagine se as leis de patentes derrubarem a minguada concorrência que ``coisas`` como a MS têm no mercado. . .Tenha a certeza de que a Redmond vai saber tudo o que e como fazemos na vida.E dizem que eles já sabem, afinal os cordeiros que usam o Windows, e o Passport, .NET e etc. . .Acabam reservando uma parcela de sua banda de conexão para tráfego com a MS, e especulam as más línguas que eles têm acesso não autorizado a dados restritos e privados dos usuários. . .
__Bem! O Baboo certamente desmentiria,isso. . .Mas quem quer saber?
Só um comentário sobre a máquina dos caixas eletrônicos da Caixa. Na verdade eles não são da Caixa, são da Procomp que presta o serviço para a Caixa. A responsabilidade é toda da Procomp, ela entrega apenas o pedido de transação para a Caixa. Assim como a maioria dos caixas eletrônicos por aí, estes são terceirizados.
Mas eu concordo, não precisava ser Windows, não há ganhos com isso. Você tem que pegar um sistema enorme e sair retirando coisas (quando dá) e ainda fazer todo o fechamento de segurança (se é que isso é realmente possível) para fazer algo parecido com um Kioski. Alternativas livres e proprietárias para estes casos são muito mais eficientes que usar Windows. Linux com SVGALIB e um programa desenvolvido para isso seriam uma boa solução, assim como seria o QNX, Virtu/OS e outros proprietários. O princípio é diferente, você só constrói o que precisa, não tem que ficar removendo coisas desnecessárias.
Por isso amigos, vamos votar no "Maluf". Se ele construiu até a torre Eifel (será q é assim ?), ele pode facilmente acabar com essas contradicoes da vida moderna, alias ele promete até acabar com a morte. :P
hahahahahahhahahah
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.