Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Conhecendo o OpenOffice.org 2 antes do lançamento

Notícia publicada por brain em agosto 8, 2004 09:16 PM | TrackBack


Carlinhos Cecconi matou sua própria curiosidade e agora certamente vai deixar muitos de vocês interessados em fazer o download e ver em seus próprios monitores: "Instalei aqui em casa o OpenOffice 1.9 m49 Snapshot. Anexei uma tela com Calc e o Draw abertos. Para quem puder testar, eis o link para baixar os pacotes. Agora inclusive é possível baixar o que eles chamam de "Native Installer" que no caso do Linux são pacotes rpm."

Ele continua: "Após baixar, descompactar e desagrupar os 92Mb do aquivo OOo_1.9.m49_native_LinuxIntel_install.tar.gz o resultado será a lista de pacotes rpms abaixo. Não instalei os últimos dois porque uso o Conectiva 10. Esses dois são apenas ícones e links para desktop. Há novas terminações para os formatos de arquivos: oxt: Open Text Document, oxs: Open Spreadsheet ... e evidente filtros para formato do OpenOffice 1.x. Taí a dica para que quiser testar."

openoffice-core-1.9.49-1.i586.rpm
openoffice-writer-1.9.49-1.i586.rpm
openoffice-calc-1.9.49-1.i586.rpm
openoffice-draw-1.9.49-1.i586.rpm
openoffice-impress-1.9.49-1.i586.rpm
openoffice-math-1.9.49-1.i586.rpm
openoffice-graphicfilter-1.9.49-1.i586.rpm
openoffice-javafilter-1.9.49-1.i586.rpm
openoffice-spellcheck-1.9.49-1.i586.rpm
openoffice-testtool-1.9.49-1.i586.rpm
openoffice-xsltfilter-1.9.49-1.i586.rpm
openoffice-mailcap-1.9.49-1.i586.rpm
openoffice-suse-menus-1.9.49-1.i586.rpm
openoffice-redhat-menus-1.9.49-1.i586.rpm

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» andreas () em 08/08 21:48

Mais um formato de arquivo? E depois xingam o Office por seguir essa linha... :(


» Rodrigo Romano () em 08/08 23:14

Que maldade ! Estou baixando agora.


» Paulo Zambon () em 08/08 23:24

E como é que ficam as distros Debian (.deb) e Slackware (.tgz) em relação aos pacotes .rpm? No caso da Debian, posso converter via alien que dá certo?


» Paulo Zambon () em 09/08 00:04

Olhem só o que eu achei :)

Plan:
end of August 2004: UI freeze complete OOo 2.0
November 2004: Beta Release Candidates
December 2004: OOo2.0 Beta
January 2004: OOo2.0 changes will be done on separated branch, the trunk (HEAD) will then be user for the next OOo major (3.0 ?) release.
February 2004: OOo 2.0 rc
March 2005: OOo 2.0

Link: http://development.openoffice.org/releases/OpenOffice_org_trunk.html

Aqui também tem mais notícias:

http://development.openoffice.org/releases/OOo_2_0_timetable.html


» Douglas Augusto () em 09/08 03:51

andreas,

Muito provavelmente as mudanças forçaram um novo formato de arquivo, criando a "incompatibilidade". Isto é aceitável, principalmente quando muda-se o número majoritário da versão. Por felicidade, criou-se filtros para importar (e talvez até exportar) arquivos da versão 1.x.

Tentar manter a descrição de um arquivo antigo pode ser um gargalo no desenvolvimento, limitando o progresso.


» Pow () em 09/08 07:52

Pois é, chega de xingar a MS por mudar o formato das versões do Office.


» Manoel Pinho () em 09/08 07:59

Para quem não leu

http://development.openoffice.org/releases/1.9.m49_snapshot.html

o formato OASIS é o formato default dos arquivos do novo OO.org. E por que isso é importante ?

http://www.oasis-open.org/committees/tc_home.php?wg_abbrev=office

The purpose of this TC is to create an open, XML-based file format specification for office applications.

The resulting file format must meet the following requirements:

1. it must be suitable for office documents containing text, spreadsheets, charts, and graphical documents,

2. it must be compatible with the W3C Extensible Markup Language (XML) v1.0 and W3C Namespaces in XML v1.0 specifications,

3. it must retain high-level information suitable for editing the document,

4. it must be friendly to transformations using XSLT or similar XML-based languages or tools,

5. it should keep the document's content and layout information separate such that they can be processed independently of each other, and

6. it should 'borrow' from similar, existing standards wherever possible and permitted.

O que significa OASIS ?

OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards) is a not-for-profit, international consortium that drives the development, convergence, and adoption of e-business standards. The consortium produces more Web services standards than any other organization along with standards for security, e-business, and standardization efforts in the public sector and for application-specific markets. Founded in 1993, OASIS has more than 3,000 participants representing over 600 organizations and individual members in 100 countries.

E quem são membros do OASIS ?

http://www.oasis-open.org/about/

(engraçado é que a M$ está no meio...)


» Marcos Alexandre () em 09/08 08:07

Eles podiam fazer igual a MS hoje. Os formatos dos arquivos do Office são compatíveis entre si. O que acontece é que os recursos novos não aparecem quando é aberto em um Office antigo, mas quando voce reabrir na versão mais nova, ele está lá.

Ironico que a agora que a MS mudou, o OpenOffice vai seguir os passos antigos.


» Vinicius () em 09/08 08:59

É impressão minha ou separaram os executáveis???


» Marco Carvalho () em 09/08 09:19

Aff, vamos prestar atenção!!
Essa mudança no formato de arquivos é para atender às especificações OASIS, que por sua vez são especificações abertas que pretendem unificar os tipos de arquivos de aplicativos office em torno de um mesmo formato, aberto e transparente, facilitando o intercambio entre os fabricantes, como o OpenOffice, KOffice, etc. Possivelmente até a MS entrará nessa. É algo como as especificações HTML, CSS e outras da W3C.


» andreas () em 09/08 09:44

Se for para OASIS, e se o OASIS der certo, só posso aplaudir. Tomara que pare ali :)

Aliás, o formato .sxw já não é um zip com xml e imagens?


» omorp () em 09/08 09:49

o que todo mundo quer saber:

continua lento e pesado, sendo inclusive mais lerdo que a mesma versao para windows ?


» Imposto Bolchevique () em 09/08 10:02

Ei, não é incompatibilidade, e sim compatibilidade! Os novos formatos devem ser usados tanto pelo OOo quanto pelo KOfiice, e pelo abiword, pelo gnumeric, ou sela todos os aplicativos "Office" de Linux (pelo menos). Excruzivo deveria haver uma biblioteca de "codecs" a parte, o que auxiliriaria no supracitado acima...


» A. Canhedo () em 09/08 10:44

> o que todo mundo quer saber:
>
> continua lento e pesado, sendo inclusive mais > lerdo que a mesma versao para windows ?

Um dos objetivos desta versão é tornar a carga inicial do sistema mais rapida.
Eu testei e senti uma boa melhora. Mas ainda muito mais lenta que o MSOficce.


» santo () em 09/08 11:17

Será que a MS vai adotar este formato aberto? Afinal enquanto lider do mercado a MS vai promover a incopatibilidade o maximo que ela puder.
Mas falando o OO este negocio de separar a visualização do documento do seu conteudo é uma grande ideia que eu só conhecia no formato TEX
sera que OO vai permitir escrever arquivos neste formato, se permitir com certeza o OO vai monoplizar os editores do meio academico.


» Guilherme Pereira de Freitas () em 09/08 12:23

Não acho que o OO vá monopolizar o meio acadêmico se puder escrever em TeX. As pessoas já estão acostumadas aos editores "padrão" (Emacs, Vim e Kile no Linux e Texnic Center, Winedt e outros no Windows) que têm várias funcionalidades muito específicas que eu duvido que o OO vai se preocupar em incorporar.

Agora, essa idéia do OASIS é simplesmente linda... Tomara que funcione direito!


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 09/08 12:53

Tem muito changelog, não dá pra saber direito o que tem de inovação e recursos interessantes. Alguém que tenha testado o produto pode nos dizer o que se ressalta e o que há de novo no novo openoffice.org?


» Job () em 09/08 14:07

Acho legal, mas ainda acho que o OO, devia ter skins para Interface, que teriam como opção, menus e barras "parecidos" com o MSOffice.
O Pessoal do OO, não gosta disso, mas, infelizmente, a maioria dos usuários não aprendem usar editor de textos e sim a apertar ícones, os quais se mudam de lugar ja se perdem.
Cancei de pessoas me ligarem dizendo não consigo usar meu Word, sumiu tudo. ó céus


» Paulo Zambon () em 09/08 14:15

Bom... sei que vocês não vão gostar, mas vou explicar. Eu baixei a última versão de testes do OpenOffice.org 2.O (1.9_m49) no Linux e não consegui analisar direito porque as letras estavam muito pequenas. Então apelei e baixei a versão para Windows. Por favor poupem a minha mãe ;-) O que pude sentir de diferente é o visual do mesmo. Está modificado e bem diferente do 1.1.2. Está bem mais parecido com o do MS Office. Se este era um dos problemas para os usuários do MS Office, não há mais desculpas. Ouve uma mudança bem visível na interface sim e no meu ponto de vista está bem melhor, só veio para somar. Eu, como já disse gostei. Não há aquela radicalização em mudanças no que se refere ao Writer e ao Calc. Estão somente com as interfaces bem mais amigáveis e tudo mais. Eu senti uma radicalização mesmo foi no Impress. Está com "cara" de profissional mesmo. Ele sim está radicalmente modificado. Ao abrirmos ele você já sente a diferença, com painéis navegáveis e uma facilidade extrema. Também aprovei esta idéia. Olhando pela parte de memória do mesmo, deixei a versão instalada do OOo 1.1.2 e verifiquei a taxa de memória que ambos consumiam (no Windows viu!) e o OOO 2.O (1.9_m49) está consumindo o dobro de memória em relação ao 1.1.2. Agora não é mais o "soffice" que fica alocado na memória, e sim o "swriter". Também leu com perfeição milimétrica meu arquivo .sxw (Writer) com 49 páginas + fotos, manteve a paginação e tabulação certinha. O painel de configuração (ferramentas/configurações) também foi mudado. Agora tem alguns ítens que não estão lá. Há sim algumas inovações que estão escondidas e que não pude perceber. Embora o consumo de memória (no Windows, de novo viu!) aumentou, o OOo 2.O (1.9_m49) está mais rápido para abrir, com o quick launch do lado do relógio. No Draw há também um navegador lateral que ajuda bastante, idéia aprovada. Por enquanto, por se tratar de um "beta" , porque ainda nem podemos chamá-lo de beta (confira o que postei acima), as mudanças estão sendo válidas e EU as aprovo.

Augusto,

Se quiser posso capturar várias telas do OOo 2.O (1.9_m49 só que do Windows) e mandar para você publicar, topa?


» Joerlei P. Lima () em 09/08 14:22

Ficou mais " bonitinho" e mais lento pra abrir.
E o velho e bom bug da célula de uma tabela que não pode ocupar mais de uma página continua lá, firme e forte! :-(


» Marcos Alexandre () em 09/08 14:27

Uma coisa que gostei é que agora ele tem suporte ao cups. Finalmente!!


» Marco Carvalho () em 09/08 14:36

Sobre a performance:
"startup speed by moving dialogs to separate libraries(reports of 2 second startups!!)"
Só não diz em que plataforma :-/


» Tiago Cruz () em 09/08 15:11

Queria que ele usasse as bibliotecas do KDE (por exemplo) para abrirmos arquivos do "abiente de rede" sem precisarmos copiar o arquivo localmente...


» Manoel Pinho () em 09/08 16:32

Acho cedo falar de desempenho pois essa versão provavelmente deve ter sido compilada com opções para debug, que tornam um programa mais lento e maior.


» Roger de Almeida () em 09/08 19:26

Já faz um tempo que estou acompanhando o desenvolvimento do OOo-2.0, e estou apostando que essa versão, vai ser um tiro na MS, não que seja mortal, mas vai doer um bocado e a bala vai ficar alojada em local de difícil acesso. Haja hemorragia.

Bom.. Desde que a velocidade de carregamento, seja mais rápido.

Este fato é primordial para que a migração para o GNU/Linux acelere, pois os usuários, a maioria absoluta, abrem os seus arquivos usando um programa de navegação, vê o conteúdo, fecha o OOo ou MSo e faz tudo de novo.

Não é fácil mudar a cultura do "windows explorer".


[]
Roger


» Manoel Pinho () em 09/08 21:31

É só usar esquemas de servidores de terminais para máquinas velhas que o OO.org vira uma solução plenamente utilizável. Eu uso um esquema assim (através do thinstation) para rodar o OO.org (sempre na última versão estável) em máquinas Pentium 100 com 16/32MB de RAM. Funciona que é uma beleza.

O tempo de carregamento só é grande na primeira abertura do OO.org (mesmo em uma máquina isolada). Nas próximas vezes, se o micro tiver uma memória razoável (não me venham com 64MB que isso não é memória hoje em dia, mas uma vaga lembrança) o carregamento é bem mais rápido. É justamente isso que faz a solução de terminais ainda mais utilizável.


» semente () em 10/08 01:17

Paulo Zambon,

Concerteza os mantenedores dos pacotes do OO no Debian o empacotarão, porém, se não me engano, essa versão ainda é beta. Quando houver uma versão estável, com certeza colocarão nos repositórios.


» Douglas Augusto () em 10/08 09:07

Estou curioso para ver algumas tomadas de tela do OO2.


» hamacker () em 10/08 09:19

Muita gente tá chorando, mas não vê que o MSOffice (acima do 97) também é lento em hardwares modestos, acho que unica versao que agrada em maquinas antigas é o Office97 e os usuarios Linuxsistas ainda não tem um OO do mesmo tamanho para maquinas assim e teriam de se conformar com o KWord/AbiWord que na minha opnião são muito bons para a tarefa de escrever textos, formatar, correção, enfim "Editor de textos", mas todo mundo só quer usar de usar o OO mesmo na condição de hardware pobre, mesmo correndo risco de perder o usuario.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.