Notícia publicada por brain em agosto 8, 2004 09:46 PM
| TrackBack
A Wired publicou um artigo comemorando 10 anos do Beowulf, projeto pioneiro nascido da iniciativa de Donald Becker na NASA, e que hoje é a base da maior parte dos novos supercomputadores com Linux que a imprensa anuncia quase semanalmente - inclusive aqueles formados a partir de simples CDs bootáveis.
O Beowulf forma supercomputadores a partir de componentes de prateleira: PCs comuns conectados por redes de alta velocidade e o sistema operacional Linux especialmente configurado. O artigo conta que a receptividade inicial ao novo modelo foi fria, mas com o tempo, seus detratores acabaram virando fãs, e hoje o Beowulf é uma realidade incontestável em organizações do mundo inteiro que precisam de poder intensivo de processamento - e provoca inveja de quem ficou para trás nessa corrida.
Artigo muito interessante para quem quer se atualizar a respeito da história dos clusters beowulf. Mesmo para quem já conhece a história, vale a pena conferir os comentários de Donald Becker, principalmente os que ressaltam a importância do projeto ser open-source
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.