Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Petrobras usa Linux para prospectar petróleo

Notícia publicada por brain em julho 29, 2004 09:33 PM | TrackBack


J@pa (japa@jrscomputacao.inf.br) enviou este link para reprodução de notícia do Valor Econômico e acrescentou: "A notícia esta chegando com alguns dias de atraso, mas a matéria é interessante: 'Quem entra no centro de processamento de dados da Petrobras no Espírito Santo pode não dar muita atenção a um cluster — um agrupamento de computadores — que ocupa meros 3,6 metros quadrados do complexo. Mas é nessa área relativamente pequena que se concentra um sistema fundamental para a companhia de petróleo. São, ao todo, 252 servidores interligados — cada um com dois processadores, o motor da máquina — que se comportam como um único grande computador e realizam um trabalho crítico para a empresa: o processamento sísmico, pontapé inicial de qualquer projeto de exploração de petróleo. Todo feito com base no sistema operacional Linux, de código aberto, o cluster foi montado pela IBM, que venceu a concorrência e combinou seus equipamentos ao software da Landmark, em um projeto de US$ 2 milhões, implantado em tempo recorde.O uso do Linux completa a estratégia, diz Camórcio. 'O Linux une capacidade de execução e simplicidade.'"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Helvio Mota () em 30/07 08:10

Notícias como essa me fazem rir ao lembrar de um episódio: uma vez, numa palestra sobre TI para novos funcionários, este que vos escreve perguntou ao palestrante qual a posição da empresa em relação ao software livre. A resposta? "Nós não utilizamos software livre". Semanas depois, ao tentar acessar um link na intranet, dei de cara com uma mensagem do... Apache! Algum tempo depois percebi que a empresa em questão usa sim, e muito, SL.


» Olivier () em 30/07 11:33

Se a empresa em questao é a Petrobras, então tenha certeza que eles usam Linux há muito tempo, especialmente na área de exploração e produção e no centro de pesquisas. Pode ser que a secretária ainda esteja usando windows mas para as aplicações cientificas o linux é muito apreciado pelos geofísicos e geólogos de reservatório.

Estas duas áreas da industria de petroleo necessitam de sistemas computacionais possantes para os cálculos de reservatorio e de prospecção geofísica. O linux é uma alternativa bem em conta para obter este poder de processamento. Alguns jobs demoram semanas ou meses de calculo.

Além disto é uma tendencia forte em todas as grandes empresas petroliferas


» BRInsider () em 30/07 19:35


Mais ou menos.

Na verdade, são duas realidades distintas dentro da Petrobrás: existem grupos em alguns orgãos que usam Software Livre (e softwares proprietários diversos) geralmente em aplicações 'de nerd' (sem querer ofender ninguem), mas a TI Corporativa é (quase) totalmente MS (com algum espaço para soluções proprietárias IBM e SUN). E Windows não é só para secretária, é em servidores com aplicações de negócio mesmo (banco de dados, inclusive)

Qualquer dúvida, é só dar uma boa olhada na sala cofre do data center.

OBS: Não sei se é bom vocês usarem seus nomes verdadeiros quando falam de lá. Há resquícios militares...


» Josceley () em 31/07 10:48

Trabalhei esse para uma empresa aqui do ES que prestava serviço a Petrobras. Desenvolvemos uma "intranet" toda em PHP para interligar as plataformas às bases, de Vitória e Rio. Tudo rodando em Conectiva e RH. E partíamos para adicionar Java a essa brincadeira. Ou seja, como em qualquer negócio, ela usará SL quando for compensador, e nesse caso era e muito.


» rafael () em 31/07 11:12

trabalho na sun
fizemos um cluster desse em natal tambem
para processamento cismico
montamos 45 maquinas e deixamos um servidor
de instalacao via rede (PXE, IPMI, rsync) para
proliferacao dos nohs
(PVM e MPIch)

muito legal o resultado
todas maquinas V60 da sun
com processadores 2.8 (duais) XEON
chegamos a reduzir calculos de 30 segundos
para 1.2 segundos

abracos

rafael tinoco
sun microsystems


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.