Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Artigo mostra 4 gerenciadores de janelas alternativos

Notícia publicada por brain em julho 29, 2004 09:35 PM | TrackBack


Lucas Zechim (lzechim[at]phreaker[dot]net) enviou este link e acrescentou: "Artigo no NewsForge, em que Rob Reilly comenta sobre 4 gerenciadores de janelas alternativos ao KDE e GNOME. Ele faz seus comentários sobre AfterStep, Enlightenment, IceWM e FVWM. "

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Matheus Villela () em 29/07 22:06

Enlightenment de 15 a 20 segundos, o cara deve tá usando um 100mhz.


» Wilfredo () em 29/07 22:52

O IceWM é meu preferido. Até agora não achei outro melhor.


» ofranja () em 29/07 23:41

Ainda fico com o WindowMaker.

Qualquer dia vou instalar a "suíte" do OpenStep aqui pra dar uma olhada, parece ser interessante. Alguém já testou?


» Guilherme Yan () em 30/07 00:05

Uso o Blackbox, este sim que é alternativo. :-;


» Douglas Augusto () em 30/07 00:45

Sou fã do Openbox3 ( www.openbox.org ), leve e compatível com os padrões ICCCM e EWMH. Possui também um excelente esquema de gerenciamento de teclas de atalho.


» marcovas () em 30/07 01:32

Concordo com meu colega Wilfredo. O IceWM é a pedida prá quem quem um desktop leve, com N skins, sem frescura de integração.


» Alan Kelon () em 30/07 05:06

Olá,

Você já ouviram falar do Xfce[1]? é um desktop muito legal e bem leve. Você pode customizá-lo facilmente.

Dica: coloque a barra de taferas na parte inferior e a barra com os atalhos no canto superior esquedo com o modo de auto-esconder. É assim que uso na universidade e, quando quero usar algum ícone, basta colocar o mouse no cantão lá de cima que a barrinha é mostrada.

1. http://www.xfce.org


» Alan Kelon () em 30/07 05:15

ops,

Vocês já ouviram falar do Xfce[1]? é um desktop muito legal e bem leve. Pode-se customizá-lo facilmente.

Ficou melhor ;)


» Alan Kelon () em 30/07 05:16

ops,

Vocês já ouviram falar do Xfce[1]? é um desktop muito legal e bem leve. Pode-se customizá-lo facilmente.

Ficou melhor ;)


» Victor Zucarino () em 30/07 07:41

Sem dúvida, o IceWM é o melhor entre eles. Se for colocar na balança os pontos fortes e fracos ele ganha. É difícil encontrar pessoas q usam o IceWM no Brasil, geralmente caem p/ o KDE ou Gnome (além dos demais, claro). Mas isso é pq demora um pouco até vc ter o Desktop arrumado como gostaria, tem q mexer em configurações e fazer alguns testes, mas depois de td pronto é só alegria. O q eu acho mais bacana é q depois vc só precisa fazer um backup em diskete (por exemplo) do q configurou e guardá-lo. Se precisar é só baixar novamente com td configurado. Uso IceWM com Idesk p/ mostrar os ícones na tela. Consome mt pouco da máquina, menos de 1Mb. Abraço!


» Wconserta () em 30/07 11:31

Eu uso o Fluxbox , gosto muito dele pois é leve e muito facil de configurar alem de aproveitar bem o espaço de 800x600 que uso , é bem estavel


» liquidslave () em 30/07 13:30

Sem polêmizar, gosto de todos mas prefiro o fvwm pois é muito mais configurável que qualquer outro dos citados, e esse é o seu maior defeito, leva-se muito tempo pra deixar ele redondo, mas existem projetos que encurtam esse ciclo, como :

http://dev.gentoo.org/~taviso/
http://www.linux.net.pl/~harnir/fvwm-crystal/

E o lindíssimo, até merece um artigo, metisse :

http://insitu.lri.fr/~chapuis/metisse/index.html

See Ya


» Leonardo S.R. () em 30/07 14:02

Pelo visto quase ninguém tem usado o Enlightenment. Eu inclusive.
Gostaria de saber dos usuarios deste programa os prós e os contra. Pois a uma semana atrás passei pelo site de mesmo e não vi muitas modificações desde a ultima vez que ouvi falar dele. Espero estar errado.

Desde já, muito Obrigado!
Leonardo S.R.


» liquidslqve () em 30/07 16:11

O enlightenment é lindo de morrer, fácil de configurar leve pros micros atuais, e inteligente.
Recomendo muito que você tente a versão 0.16, não vai se arrepender.
O E17 será ainda melhor, mais bonito e funcional e revolucionário, como o e16 foi em sua época, ele trás consigo o conceito de shelldesktop, um shell visual em seu desktop onde você faz via cliques o que fazia via terminal.
Não tenho nada contra o Enlightenment, é só uma questão de gosto.


» liquidslave () em 30/07 16:12

O enlightenment é lindo de morrer, fácil de configurar leve pros micros atuais, e inteligente.
Recomendo muito que você tente a versão 0.16, não vai se arrepender.
O E17 será ainda melhor, mais bonito e funcional e revolucionário, como o e16 foi em sua época, ele trás consigo o conceito de shelldesktop, um shell visual em seu desktop onde você faz via cliques o que fazia via terminal.
Não tenho nada contra o Enlightenment, é só uma questão de gosto.


» Daniel Dantas () em 30/07 16:33

Liquidslave, você já testou esse metisse?? Cara, eu estava querendo testar essa coisa, mas não consegui compilar. Vale a pena mesmo??
Para quem não sabe, o metisse é um gerenciador de janelas em 3D, parecido com o looking glass, só que mais espartano. Ele é baseado do fvwm.
http://insitu.lri.fr/~chapuis/metisse/index.html


» liquidslave () em 30/07 18:24

É legal, ainda não é muito estável, é bom pra mostrar para os amigos e palestras... isso se você tiver uma placa de vídeo boa, alias ... muito boa.
Tenho duas máquinas, uma com riva TNT2 e a outra com Gforce4... na riva não fica legal, mas na Gforce dá para usar no dia-a-dia na boa.
Pra quem não quer esperar o Looking Glass, fique atento ao metisse !

See Ya


» Daniel Dantas () em 30/07 21:33

Legal, saiu a nova versão do metisse e consegui compilar. Como tenho uma gforce4, o negócio está rodando que é uma beleza.
Um jeito novo de se usar o ambiente de trabalho. Muito diferente, mas bonito.
Dá pra impressionar muita gente. :OOOOOOOO


» jcarlos () em 31/07 01:23

Esse metisse funciona como wm somente? se for é só trocar o kwin por ele e já temos "looking glass /c recursos kde".. hehehe

Por enquanto não tenho como fazer testes, to sem hd na máquina, felizmente Kurumin salvou minha vida (ou minha máquina) e estou fazendo quase todas as minhas atividades em uma máquina sem hd.

PS:. /p não perder a chance de alfinetar... com outros sistemas operacionais isso não seria possível.. =)


» Jimi () em 31/07 09:17

Dou preferência ao WindowsMaker, mas levanto uma questão quanto a produtividade caso a função do gerênciador seja em desktop, pois em um servidor
não faz sentido um gerenciador como KDE ou Gnome.
Sou da opnião que a integração entre os aplicativos e o sitema é importante. Muitas aplicações dão preferencia ao KDE e Gnome, onde encontrei caso que, mesmo trabalhando com WindowsMaker, carrega tantas partes do Gnome que não compensa, justamente quando a nescessidade é um destop leve.
Pode ser até falha minha por falta de conhecimento, mas aconteceu assim .


» Matheus Villela () em 31/07 11:07

@jcarlos, estive testando o Metisse, ele roda somente com uma versão alterada do fvwm própria pra rodar ele. Ainda dá pra rodar ele em uma janela a partir de outro ambiente pois ele é um servidor 3D ou qq outra definição perto disso :)

Não achei muito bom não, ao rodar apps 3D ou mesmo alguns emus SDL em software ele travou por completo(no caso de apps ogl só reinciando o X) mas parece que a sessão continua aberta de onde parou(por isso que defini como um server pois ele fica rodando mesmo que o X caia).

A aproach feito pro ambiente 3D dele ainda tem que ser repensado, não ajuda em (quase) nada ter um ambiente 3D se ele não é funcional e o Metisse não é, looking glass(que consegui rodar só em janela) tem 10 vezes mais funcionalidade pena que a compatibilidade do mesmo com as apps seja mais fraca ainda e o desenvolvimento parece nulo depois de terem lançado como open source. Resumindo, o bom do Metisse é poder rodar um desktop acelerado, pode ser uma boa solução pra quem tem problemas de velocidade na renderização 2D(eu por exemplo, aqui os drivers da nvidia são sofríveis no desempenho 2D, pricipalmente em 24 bits de cor).


» Daniel Dantas () em 31/07 13:37

O metisse é apenas uma brincadeira, por enquanto. Não peçam para ele ser um ambiente profissional.
O legal dele é para mostrar para as outras pessoas. Nada muito mais do que isso.
Afinal, ele ainda está no início do desenvolvimento e não tem o apoio todo do looking glass, que por sinal, não consegui rodar no meu computador.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.