Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Artigo sugere possibilidade de uma versão do MS Office para Linux

Notícia publicada por brain em julho 28, 2004 11:24 PM | TrackBack


Lucas Martinez (lucas.martinez@linuxdicas.com.br) mandou o link para a nota no LinuxRapido sobre um artigo do BusinessWeek que levanta a possibilidade de a Microsoft vir a lançar, em um futuro indefinido, versões "econômicas" de seus aplicativos Office - rodando em Linux. A idéia seria oferecê-las aos países em desenvolvimento, para não fazer concorrência aos seus próprios produtos de maior preço nos EUA e Europa. Embora seja uma hipótese interessante de se considerar - e até mesmo de questionar quantas pessoas ou empresas deixariam de usar alternativas livres para adotar uma versão reduzida do MS Office - trata-se de pura sugestão por parte do autor do texto, e não de uma notícia sobre alguma intenção real da empresa.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Manoel Pinho () em 29/07 07:39

Duvido ! O que ela pode fazer (e já está fazendo na Tailândia se não me engano) é criar uma versão "light" e especial para um determinado país cobrando muito menos.

E, num ato de desespero extremo, poderia tornar esse windows especial um freeware e então tentar ganhar dinheiro vendendo aplicativos para o seu sistema.

Afinal, se ela quiser vender o Windows a preço baixo ou mesmo dar de graça isso não custaria muito em certos países, que já costumam usar mesmo versões piratas. E só ganharia mais mercado para seus aplicativos e atrapalharia os concorrentes (incluindo o linux).


» Pierre () em 29/07 09:40

Falar em rodar aplicativos da MS no Linux, acabei de testar o Crossover e fiquei impressionado, neste momento estou rodando o IE dentro de um conectiva 10, passei e-mails no Outlook, enfim funciona perfeitamente. Deixo claro que é apenas uma experiência e na minha opinião o OpenOffice é a solução ideal. Mas como experiência foi interessante.
Eu comprei uma versao professional do Freedows da Cobra e confesso que fiquei um pouco decepcionado.
A novidade é o crossover, não vi inovação nenhuma.
E o preço R$ 150,00 é mais caro que o Crossover Stand.
O instalador é o anaconda da Red Hat.
Enfim não me senti bem com a distribuição.
Resumindo: Você compra o crossover, arruma um tema de XP e coloca na sua distribuição favorita!!
Pronto, é o projeto inovador da Cobra.
Bem, vou ficando por aqui, e deixo claro que é apenas uma opinião pessoal de usuario.
Um abraço a todos.

Pierre


» SanducerO () em 29/07 09:56

eu pessoalmente não gosto de distribuições/temas que "parecem" o windows, porque essa não é a parte mais dificil para novo usuario. o complicado é tirar ele do c:\, meus documentos, os programas padrões (kazaa, mirc, winzip) e o .exe.
no meu modo de ver, isso da a cara de imitação barata e grita: 'eu quero imitar aquele outro cara'. sou mais da ideia do MAC X: diferente, mas faz o mesmo. só se acostumar.


» Pierre () em 29/07 10:15

Amigos,

Em relação ao meu comentário foi apenas um relato de uma experiência, não estou sugerindo maquiar o Linux para se parecer para o XP.
É apenas um depoimento.

Pierre


» Marcelo R. Minholi () em 29/07 10:31

Uma coisa é certa. Já estão criando versões "lite" do Office. Várias pessoas ligadas à instituições de ensino já receberam ligações da MS perguntando se estava sendo desenvolvido algum projeto de migração para OpenOffice.org e em caso de resposta positiva eles informam sobre o futuro lançamento do "Office Lite".


» Cesar () em 29/07 10:44

Não espero que isto aconteça, mas é uma hipótese, afinal já existe pra Mac e se os executivos da MS quizerem fazer grana, pode ser que façam este lançamento sim, pois ta cheio de empresa que esta começando a usar o CrossOffice com licenças que já tinham antes de migrar pra linux.

Com isto eles podem fazer mais grana e seu competidor passa a ser a codeweavers...

Que como todo mundo sabe cópia de office pirata existe aos montes, e nada impede de quem esta acostumado apenas instalar esta cópia no linux com wine....

Se houver uma versão básica com um preço viável, tem gente que vai seguir este rumo....


» Rafael Roquetto () em 29/07 11:49

Para que eu vou querer o CrossOver, para que eu vou querer ver o Internet Explorer 6 rodando no meu Fedora se eu posso ter o Mozilla Firefox como aplicação nativa? Para que o Outlook, se eu tenho o Evolution ou o KMail?
Pra que o Microsoft Office, se eu tenho o StarOffice ou o OpenOffice, e também porque também um dos motivos de eu ter me tornado usuário do Linux foi querer me livrar da Microsoft e de seus aplicativos boquetas.
Eu não intendo por que as pessoas insistem em rodar aplicativos Win32 no Linux, qual é a vantagem?
Existem milhares de ótimos programas que compilam em Linux, e que são muito melhores que seus concorrentes em Windows. Eu não quero o Kazaa se eu tenho o Gift/Apollon, eu naum quero o WinAmp se eu tenho o XMMS e muito menos que o meu Linux pareça com o Windows XP sendo que eu posso usar meu KDE com estilos Plastik com menus transparentes e sombras.
Eu não quero o Klyx, que roda sobre o Wine, sendo que eu tenho o QtDesigner e o gcc.
Não quero CoffeCup sendo que eu tenho o vim (que pra mim é o melhor editor já feito).
Não entendo qual é a vantagem? Se vocês querem rodar aplicativos Windows, rode-os no Windows e não no Linux. Tenho certeza absoluta que o desempenho deles será muito melhor, além do mais, não faz sentido pra mim usar um sistema kernel Linux e add-ons Windows....
Não faz sentido...


» jcassale () em 29/07 12:18

O rafael tem razão. Eu não entendo também como alguém vai trocar o OO por um MSOffice meia boca já que seus defensores usam como arma de argumentação os seus "grandes recursos".


» hamacker () em 29/07 13:20

Rafael, voce esta pensando só em você. Os gerentes de TI estao interessado em solucoes, algumas delas envolvem sistemas que só funcionam naquele sistema Janelas95. Tá cheio de exemplos, o Bradesco NetEmpresas só roda no IE+ActiveX, o Autocad só para Janelas95. Aí voce fala, muda de banco, muda de aplicativo, não é bem assim, as empresas tem investimentos e muitas coisas não se muda da noite para o dia. ok ?
No servidor praticamente não há razões para manter Windows, mas no desktop, infelizmente tem de se pensar de maneira mais 'verticalizada' e aceitar posições de dominio proprietário. Nem tudo que é opensource é bom, assim como nem tudo que é proprietário é ruim.


» ¢arnage () em 29/07 13:34

Rafael, se vc mencionou klyx=kylix, saiba que ele não roda sobre o wine.


» Roger de Almeida () em 29/07 13:43

Onde há fumaça, há fogo.

Se o Wine ou o CrossOver conseguem executar o MS-Office, não será difícil para MS portar o seu produto para a plataforma GNU/Linux. Diante disso e de um cenário em que, o sistema operacional windows vier a perder força nos computadores desktops, podem ter a certeza absoluta, que a MS irá proceder a migração de seus produtos.

Toda empresa que tenha GESTÃO, tem planos de sobrevivência e de avanços, conforme o quadro de ameaças e oportunidades.

Não obstante, o OpenOffice é uma real ameaça aos planos do Bil Gates, pois não fica nada a dever so seu concorrente, o MS-Office, para os serviços que a maioria absoluta das pessoas fazem.

Só existe um agravo ao OpenOffice na minha opinião: É extremamente lento para ser "carregado" no GNU/Linux.

A saída para esse problema é sempre trabalhar com o openOffice carregado, abrindo os arquivos a partir dele, e não através de outro aplicativo.

Aliás, esse é um problema sério, o vício que as pessoas do windows têm. Executar o windows explorer e ficar abrindo arquivos do word (exemplo) e ver o seu conteúdo. É um abre e fecha danado, e muitas vez o computador fica travando.

Como no GNU/Linux, fazer isso é um sacrifício, a saída minha, foi treinar os meus cliente a usarem o OOo como uma ferramenta para localizar os arquivos e abrí-los diretamente. O interessante, é que no GNU/Linux, a tela que permite a navegação no disco, pode ser maximizada, ao contrário do windows, que não permite o dimensionamento.

Vida longa ao OpenOffice

[]
Roger



» santo () em 29/07 13:53

"Não quero CoffeCup sendo que eu tenho o vim (que pra mim é o melhor editor já feito)."

vim melhor editor? Forçou a amizade!
Mas se me perguntar o melhor editor é o kwrite com aquele recurso de identar em bloco que é perfeito para programar e ele colore igual a vim e roda no ambiente grafico do kde.

sem quere causar flames mas eu tinha que vangloriar o meu editor

eheheheheh


» santo () em 29/07 13:56

Esqueci de falar

E nem adianta utilizar wine winex ou windows, não existe editores para codigos sobre a plataforma windows sejam melhores que o vim e o kwrite(lógico que o kwrite é o melhor eheh)


» Pescador de Ilusões () em 29/07 14:02

Open Office melhor q o MS Ofice??

Como assim? Em que mundo vocês estao???
Gosto do Linux, uso o linux acreditando no seu potencial.. Mas agora, nao vejo nenhum programa linux q seja melhor do que o q existe pro Windows...

Pode ser que futuramente... Mas agora nao da pra aceitar isso.


» Adilson Oliveira () em 29/07 14:18

Apesar de eu também não ser fã de rodar aplicações windows em linux, como comentou o hamacker, às vezes é um mal necessário.
Eu, por exemplo, devido ao tipo de trabalho que desenvolvo, tenho que ter um servidor windows, desktops windows e, algumas vezes, testar aplicações windows rodando em linux.
Eu comprei o crossover office faz algum tepo também para que, na época, eu pudesse ver vídeos específicos para windows (via windows media player) e especialmente vídeo quicktime pois o mplayer, na época, não funcionava bem com estes padrões. Hoje em dia eu uso o mplayer mas foi um outro exemplo.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 29/07 14:22

Pescador de Ilusões, acho que depende do uso que se faz.

O Openoffice tem a edição de fórmulas matemáticas mais fácil que no Word. Também tem colocação de figuras em textos mais completa. Ele e o Office da Microsoft são dois produtos com seus altos e baixos - e pode ser que para uma pessoa particular os baixos do Openoffice significam pouco e seus altos signifiquem muito (em comparação ao MS-Office). Assim, para esta pessoa o Openoffice é um produto "melhor" - ou, pelo menos, mais útil.


» Everaldo Canuto () em 29/07 14:37

Bom pessoal,

Como alguns já sabem estou fazendo uma análise de Desktops (KDE,GNOME e WinXP) com usuários inexperientes ou com pouca experiência e no quesito Editor de Texto o MS-Word foi considerado melhor e mais fácil que todos os outros.

Obs. Patóla, sei que você não aprova a forma como estou conduzindo minha análise mas por favor, vê se não começa.

Abraços


» hamacker () em 29/07 16:12

Ja fui usuario do MSOffice por muito tempo, e a dois anos deixei de usa-lo por causa do OpenOffice e particularmente neste ultimo ano (e com a versao 1.1.2) o OpenOffice já esta anos-luz do MSOffice para trabalhos nao envolvendo OLE (integração com outros aplicativos como pagemaker, corel,...) no Windows. É muito mais façil ancorar textos e imagens no OO que no Word, planilhas gigantes do excel que converti para OO sao mais rápidas e menores.
A unica coisa que usuarios do OO se recentem é que no MSOffice voce grava o documento e o localizar do Windows é capaz de localizar em arquivos .doc palavras (meta-dados) e nao faz o mesmo em arquivos OO. Acho que só.
Claro que para algumas coisas talvez o MSOffice seja melhor, mas dentro do espectro do usuario rotineiro o OO ganha com muita virtude.
E para secretárias(os) até o abiWord(windows/linux) já esta a altura do Word.


» Zélão () em 29/07 16:33

Se eu fosse secretário me sentiria no direito de ficar ofendido com a tua colocação... enfim, no flames.


» Luciano () em 29/07 16:45

Creio que o Office não seja o maior problema na migração de Windows para Linux. Aqui na empresa que eu trabalho migramos algumas estações para Linux e tivemos que voltar para o Windows por causa do Browser e aplicações que rodam somente em Windows. Os sistemas da maioria dos bancos, ou senão todos, rodam somente em Windows. O portal do nosso distribuidor só funciona no Internet Explorer, apesar das reclamações estão adaptando lentamente para Linux.
Por questoes de produtividade tive que voltar algumas estacoes Linux para Windows. Entretanto em quase todas as estacoes Windows utilizamos o OpenOffice como ferramenta padrao para edicao de texto e planilhas. Existe o Office da MS somente em duas estacoes que trabalham com aplicacoes integradas ao Access ou Excel e que não funcionam / não foram adaptadas para o OpenOffice.


» hamacker () em 29/07 17:57

Porque um secretario se sentiria ofendido em usar o abiword? O abiword tem tudo que se precisa para diagramar e formatar textos.Nem todo mundo precisa de todos os filtros que o OO possui, ou precisa de autocomplete. Nao entendi.


» voodoo () em 29/07 21:33


Não me leve a mal, mas se você acha não existe programas para Linux melhores do que para Windows, só pode ser porque você está usando os mesmos softwares que usaria no Linux, só que em versão Windows: BRowser: Firefox, Mail: Thunderbird,... Os equivalentes MS desses softwares são nada mais que imãs de virus (IE, Outlook,...) O Windows fica mais seguro quando você não roda coisas MS nele :o)

Quanto ao Open Office, ele exporta direto para PDF. Coisa que o MS Office não faz. E eu uso muito isso. Ponto para ele.

IMHO: Quando é usado software proprietário no Linux, perde o sentido de usar Linux, pois o usuário continua usando formatos de arquivo fechados e preso a um fornecedor. E o objetivo do Software Livre é justamente o contrário.


» Cadu () em 29/07 23:16

Só o fato de o Linux e os aplicativos livres serem LIVRES, já faz deles melhores que os outros. Não importa se tem ou não tem a coisa X. Se eu precisar, pego o fonte e faço ter.


» hamacker () em 30/07 08:59

Voodoo, voce equivocou-se, mas voce não está sozinho, muita gente confunde o termo 'livre'. Veja se o SO é livre eu posso vender ou dar de graça, posso usar software opensource ou fechado. Isso é liberdade. (free as freedom)
É tanta liberdade que mesmo licenças opensources homologadas existem trocentas, as mais conhecidas BSD, GPL, MPL. A GPL é livre, no entanto, restringe junção de software livre+proprietário, disso concluimos que a dependendo duma licença a liberdade pode ser limitada, e outras quase anarquicas.
[]'s


» voodoo () em 30/07 19:28


Eu não me equivoquei, eu me expliquei muito mal (^_^)

Vou explicar melhor. O objetivo do software livre é que eu tenha liberdade de rodar um programa como, onde e quando eu desejar (e se eu desejar, claro!)

Para isso o software precisa atender aos pré-requisitos que estão descritos em:

http://en.wikipedia.org/wiki/Free_software

* the freedom to run the program for any purpose (freedom 0)
* the freedom to study and modify the program (freedom 1, which they state requires access to the program's source code)
* the freedom to copy the program so you can help your neighbor (freedom 2)
* the freedom to improve the program, and release your improvements to the public, so that the whole community benefits (freedom 3)

Repare bem, eu estou deduzindo algo além desse texto (um dia eu vou escrever isso formalmente e colocar na Internet...): se eu estiver usando formatos de arquivos proprietários, eu tambem não tenho liberdade, pois posso não ter como ler isso em qualquer lugar. Pense bem, se meus dados estão no Visio, eu não posso ler isso sem problemas em qualquer sistema que eu queira. É um formato binário fechado. Por outro lado um arquivo do Open Office (por exemplo, tambem) é XML (e tem formato bem documentado). Eu posso aBRir esse arquivo até mesmo escrevendo código sem grandes problemas, em último caso.

Isso é liberdade.

Se eu rodo OO no Win, eu posso ler sem problemas em outros sistemas. Se eu rippar um CD no Media Player do Windows naquele formato fechado dele, aonde mais eu vou ler?

Esses formatos proprietários (que são normalmente produzidos por aplicações proprietárias)reduzem a liberdade. E, no fundo, é isso que prende muita gente no Windows em empresas(Será que vai ler esses 20.000 arquivos Office direito? As macros? Os formatos? Os objetos OLE? Muita gente não arrisca)

Acho que está melhor agora.


» bebeto_maya () em 01/08 19:08

Isso tudo é especulação. . .A nossa comunidade Linux é pequena porém barulhenta, então transparece que o Linux está ``bombando`` em desktops, coisa que, infelizmente está longe de ocorrer. . .

A MS só lança uma versão capenga do Office para MAC, porque tem contratos com a Apple, e só lançará Office para Linux, no dia em que dominar 10% do mercado ,pelo menos. . .

A única coisa que me faz falta no linux é o Dreamweaver e o Flash, no mais até o Corel já virou fumaça, frente ao Inkscape. . .


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.