Notícia publicada por brain em julho 27, 2004 10:10 AM
| TrackBack
O LinuxJournal publicou um extenso tutorial sobre estilos de página no OpenOffice.org Writer. As dicas misturam conhecimentos de tipografia, design de documentos, editoração, aspectos práticos da operação, e informações específicas sobre o OpenOffice.org. Até usuários diários do sistema devem dar uma olhada neste artigo bastante ilustrado e simples de entender.
Para complementar, o Small Business Computing publicou um texto com dicas e informações sobre o OpenOffice.org, abrangendo o Writer,o Calc e o Impress. Embora bem menos completo que o tutorial acima, ele tem a vantagem de ser mais amplo.
Por falar em OpenOffice.org, acabei de atualizar o ícone mágico do Kurumin. Está disponível aqui, assim como todas as informações necessárias para instalá-lo:
http://www.kurumin.com.br/forum/viewtopic.php?p=163733
Também tive um problema de "Somente leitura" no OpenOffice.org 1.1.2 e consegui resolver. Gostaria que dessem uma olhadinha nesse meu outro tópico:
http://www.kurumin.com.br/forum/viewtopic.php?t=32995
Achei furada essa dica:
Do not use the native OpenOffice file format. If you do, and you need to share documents, most people will not be able to open them, since MS Office does not yet support OpenOffice files. Maybe one day it will, but until then, use the Save As function to save your documents in the MS Office equivalent. In Writer, for example, save documents as Word (doc) or Rich Text Format (rtf).
Ora, mande as pessoas instalarem o OpenOffice nos seus micros. Afinal, é software livre e disponível também para Windows.
Usar os formatos M$ só dificulta o uso do OpenOffice na minha opinião.
Acho melhor usar o formato do OO.o em caso de ser só pra você ou alguem que você sabe que tem, e salvar como html, um formato universal, pra passar pra outras pessoas. O rtf também não é uma má idéia, quando html não der conta...(?)
Mantenha o formato do OpenOffice, que não enfrenta os zilhões de problemas enfrentados pelo MS-Office quanto a formatação, e exporte em PDF quando quiser mandar para alguém (o problema é se a pessoa precisar editar, mas nesse caso RTF e MS Office servem).
Por sinal, tenho relatórios *grandes* em .swx e não ouso salvar em outro formato.
É realmente ridículo usar o formato .doc para se trabalhar no OO. Sobretudo porque a interoperabilidade não necessariamente é 100%. Ademais, fazendo assim, não haverá estímulo algum para outros usuários experimentarem o OpenOffice ou até eventualmente a Microsoft provicenciar um filtro para os arquivos OO.
É como usar o Mozilla e ter o user_agent como MSIE, o que acaba pesando contra nas estatísticas e incentivando sites "otimizados para IE".
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.