Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Versão 2004.2 do Gentoo Linux

Notícia publicada por brain em julho 26, 2004 11:08 AM | TrackBack


Marcelo Gondim (gondim@databras.com.br) avisou: "Para os amantes do Portage, assim como eu. :) Foi liberada a versão 2004.2 do Gentoo Linux e com várias melhorias no LiveCD. Para maiores informações consulte o site oficial. Para aqueles que já tem as versões 2004.0 ou 2004.1 e querem atualizar para a 2004.2, basta fazer o procedimento abaixo."

Segue o texto com instruções de atualização enviado pelo Marcelo Gondim:

Sugiro para aqueles que não tem muita experiência com o sistema, não fazerem esses procedimentos sozinhos. Procurem um amigo ou peçam ajuda em irc.freenode.net - #gentoobr:

- emerge sync - sincroniza a sua portage com a oficial.
- rm /etc/make.profile; ln -s /usr/portage/profiles/default-x86-2004.2 /etc/make.profile - (para arquiteturas x86).
- emerge -uDpv world - mostra todos os pacotes que precisarão serem atualizados e suas USE flags.
- emerge -uD world - vai atualizar todos os pacotes

e por último basta fazer o comando: etc-update mas MUITO CUIDADO, com esse comando pois pode sobrepor configurações importantes no seu sistema, como por exemplo o seu /etc/passwd ou /etc/fstab e outros. Esse comando pergunta a você sobre quais arquivos de configuração serão sobrepostos pelos novos arquivos que foram instalados.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Enderson Maia () em 26/07 14:48

Muito boa notícia!

Augusto, estou sentindo falta da navegação por notícias que havia quando estavamos vendo a notócia em detalhes.

Agora tenho que voltar a página principal e ir para a próxima notícia, o que é um pouco incomodo. :)

Se isso foi alterado por motivos da publicidade da
página principal, sugiro que seja adicionado uma outra modalidade de publicidade na página da notícia. O que achas?


» Augusto Campos () em 26/07 17:08

Oi Enderson! Removi os links porque achei que ninguem usava, mas então vou colocar de volta! Obrigado pela dica.

Augusto


» Luciano Giordani Bassani () em 26/07 19:22

Eu usava também!


» Paulo Zambon () em 26/07 21:16

Acho muito interessante a forma como a Gentoo lança seus releases. Refiro-me à "nomenclatura" 2004.2 (segundo release de 2004). É totalmente diferente das demais.


» Marcelo Gondim () em 27/07 06:18

Olá Paulo, o Gentoo tem a proposta de fazer 4 releases anuais, esse ano tivemos a 2004.0, 2004.1 e a 2004.2. A última será a 2004.3. Sem falar na facilidade de atualização, você não precisa colocar um cd e mandar atualizar os pacotes, se você sempre mantiver o seu sistema portage sincronizado e os pacotes atualizados, quando sair uma nova versão você já estará usando ela automaticamente, precisando apenas mudar o make.profile. :)
Fora outras features que ele possui, mas nesse caso vou ver com o Augusto de publicar um tutorial sobre ele aqui no Site. Pode ser muito mais insteressante. :)

[]'s
Gondim


» chvt () em 27/07 14:27

Quais são as atualizações nessa versão? Apenas várias melhorias no livecd?


» Marcelo Gondim () em 27/07 17:23

Oi chvt, o lançamento de uma versão nova do Gentoo é apenas pelo seguinte: o livecd que é a base para a instalação do Gentoo, nele encontramos os stages, portages e distfiles com versões mais novas e testadas dos pacotes que compõe estes. Mas não é obrigatório ter o livecd para instalação. Por exemplo: se eu tiver remotamente uma máquina na Internet com ssh e espaço livre no disco remoto, eu consigo instalar o Gentoo remotamente sem a necessidade do livecd, apenas baixando o portage e stage que irei usar. Todo usuário que tem o seu Gentoo atualizado com emerge sync e emerge -uD world já possui a última versão do Gentoo. :)
Mais informações sobre alguns pacotes novos que vem no Gentoo 2004.2 podem ser vistos aqui:
http://www.gentoo.org/proj/en/releng/release/2004.2/x86-release-notes.xml

[]'s
Gondim


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.